sexta-feira, 28 de outubro de 2011


Antes de começar o post, devo esclarecer que a foto da torneira estava tranquila, tinha pouquíssima Cal e eu não encontrei nenhuma foto que mostrasse a realidade: ou era com pouca Cal - como a foto da torneira - ou com uma quantidade exagerada. (Pausa para procurar outra foto) ACHEI!


Recebi da Ana a pergunta que deu origem ao título do post e achei super interessante. Na verdade, eu nunca tinha percebido nenhuma diferença nos cabelos, mas na pele... Noto que sempre está ressecada! Quando eu morava em Brasília e me esquecia de passar creme no corpo depois do banho, eu não me importava muito. Aqui eu raramente me esqueço e quando isso acontece, fico agoniada e só sossego quando passo creme. O lugar que eu mais sinto é o calcanhar e comprei um creme da Nivea que eu adoro! Acho ele um pouco duro na hora de passar. Parece que ele não desliza na pele como cremes da Dove, por exemplo, mas que o da Nivea hidrata bem... Ah, isso sim!

Sabem essas hidratações no pé que vocês pagam caro para fazer em alguma empresa especializada? Antes de vir para cá, vi uma podóloga falando que é ótimo passar uma boa quantidade de creme no pé e o envolver com papel-filme. Depois é só aguardar alguns minutos (20-30 minutos, mais ou menos) e o pé fica uma beleza! Eu troco o papel-filme por meia, mas penso que o primeiro abafa mais e traz mais resultados (nunca fiz com o papel-filme porque não consigo me imaginar deitada no sofá durante 30 minutos ou mais sem poder levantar. E se eu quiser um copo d'água? Vou me levantar e ir "esquiando" até a cozinha? E se eu escorregar? Isso tem algum fundamento? Ah, gente.. Tenho minhas loucuras!)

Como eu falei, eu não noto nada diferente no cabelo, mas pesquisei um pouco sobre isso e encontrei várias mulheres pedindo ajuda em fóruns por sentirem o cabelo e a pele muito ressecados. Para o cabelo, a Schauma - uma linha da Schwarzkopf - lançou um produto contra Kalk que se chama Kiwi Glanz Anti-Kalk Shampoo. Não tenho muita certeza quanto ao aroma de kiwi... Meu cunhado "se esqueceu" de um shampoo dele aqui em casa com aroma de temperos. JURO. E quando meu marido usou e eu quase pedi o divórcio na primeira respirada que dei perto dele? Eu preciso falar que é SOMENTE o pior cheiro que já senti na vida? Meu cunhado disse que até ligou na empresa do shampoo e perguntou como eles tiveram coragem de colocar um produto desses no mercado (em alemão, o aroma do shampoo é Kräuter e significa ervas, mas também é uma palavra utilizada para temperos). Voltando ao assunto, eu já usei Schauma e não gostei. Mesmo assim, acho super válido para quem está sofrendo com os cabelos ressecados por causa do Kalk experimentar, até porque cada pessoa tem um cabelo diferente. Eu tenho muito cabelo, é seco, o fio é grosso e não tenho problema nenhum em dizer que faço fotônica (escova definitiva) há tanto tempo que nem me lembro como é o meu cabelo normal. Estou me lembrando agora, já que estou aqui na Alemanha desde maio e estamos no final de novembro. OU SEJA, minha raiz está bem empenhada em não deixar eu me esquecer de como meu cabelo realmente é. Se bem que eu nem posso reclamar muito: ele não nasceu lindo, mas já fiz todo tipo de alisamento e ele aceita tranquilo.

Vamos mudar de assunto para eu não chorar de desespero? Ah, desde que cheguei aqui eu uso shampoo, condicionador e creme de tratamento da Maroccanoil. Quem tem cabelos secos e volumosos como o meu, eu aconselho DEMAIS a linha da tampa marrom (a outra eu não sei para que tipo de cabelo é). É muito bom e foi o meu cabeleireiro em Brasília quem me indicou.

Também achei produtos para o corpo. O Eucerin Lotion 12% Omega é um calmante para a pele e diz ser bom para neurodermatite e peles secas, avermelhadas, rachadas e com inclinação para eczema. Não conheço, mas vi elogios em um fórum. Outro produto que encontrei foi Kaiser Borax e é vendido em pó (para banhos de banheira) ou líquido. Diz que é uma limpeza suave dos poros e não resseca a pele. A promessa é de deixar a pele macia e suave.

Volto a dizer que para consumo, a água não tem problema algum. Dizem até que é mais saudável por ter mais minerais! E quanto ao ressecamento, é provável que aqui ficará um pouco pior do que no Brasil, mas não é nada desesperador caso a sua pele não seja super-hiper-ultra-mega sensível. Fiquem tranquilos! Sabem o quê? Estou aqui pensando na hidratação do pé com o papel-filme: a solução para o meu problema de "esquiar" até a cozinha é passar o creme antes de dormir e ficar a noite toda com o pé embrulhado! Será que dá agonia? Vou experimentar e conto para vocês.

Posso falar uma coisa nada a ver com o post? Ontem tive que ir para Piding buscar algumas coisas que meu cunhado havia esquecido na clínica onde ele trabalhava e coloquei um CD para escutar na viagem de 10 minutos(!). De repente eu escutei sobre o trânsito: onde tinha engarrafamento, onde estava bom para dirigir e tal. Mais uma descoberta da Alemanha: aqui todo mundo que está com o rádio ligado tem que escutar sobre o trânsito. Você que acha que está livre porque está escutando CD, se enganou! Engraçado, né?

Ana, obrigada pela pergunta. Sinceramente, eu nunca havia relacionado o Kalk com o ressecamento da pele!

,
terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eu e Schatz já estamos há algum tempo com aquela velha frase "segunda começaremos a ir para a academia" e sempre fica para a próxima semana. Qual é a única explicação lógica? Está na cara que é o fato de começar na segunda! Já está muito manjado! Já é até piada falar que vai começar dieta ou academia ou qualquer outra coisa na segunda e nós não ficamos mais frustrados quando faltamos porque essa frase já faz a gente pensar que o normal seria não ir. Eu sei, estou viajando, mas não deixa de ser um pensamento confortativo para o meu descaso com a academia. E o pior é que eu não sou magra nem aqui nem nos EUA (tive que trocar China porque EUA se encaixa melhor), então tenho realmente que me cuidar, até porque não conheço nenhuma alma viva que depois de uma temporada no exterior voltou mais magra ou mesmo que tenha voltado com o mesmo peso com que foi. Pois bem, decidi mudar o dia do começo para domingo e comentei com uns amigos durante o jantar no sábado passado. Eis que eu escuto a palavra mágica: "academia ou caminhada na montanha com uma Alm?" E ficou combinado que a academia ficaria para a próxima semana (ela está acostumada, coitada!) e iríamos conhecer uma nova Alm, mas não foi o que aconteceu. Eu e meu marido ligamos desmarcando, acreditam? O dia estava tão nublado que desanimamos. Na verdade, nem desanimamos muito só por causa do tempo - até porque tinha sol, então a chance do tempo abrir depois era grande! - mas porque tínhamos algumas coisas a fazer e ficar o final de semana inteiro fora nos atrasaria.

Como vocês sabem, sou formada em direito, então não tenho como trabalhar na minha área aqui na Alemanha. Pensando em uma profissão mais internacional (aceito dicas!), comecei a estudar para me tornar uma web designer e o meu primeiro site será o do meu casamento (já sou casada no civil, mas o religioso será em maio do ano que vem!). Como eu estipulei início de novembro como prazo máximo para divulgação do site, ficar fora de casa na reta final seria ruim. Perdi a Alm, mas ganhei um final de semana muito produtivo!

E o que isso tudo tem a ver com a água e com a cal do título do post? Nada! Ontem à noite eu estava pensando sobre o que postar e achei super válido falar da Cal (Kalk em alemão). A primeira vez que tive contato com Kalk foi quando fiquei 2 meses em Montpellier, no sul da França. Me lembro de chegar no apartamento e ao me mostrarem o banheiro, percebi que a banheira estava com umas partes brancas, como se alguém tivesse pintado a parede de branco e alguns pingos caíram na banheira, sabem? Pingos não, como se tivessem chamuscado tinta branca na banheira, torneira, chuveiros e tudo quanto é coisa que toca na água. Achei uma foto na internet pra vocês verem. Não dá para ver muito o branco da cal, mas reparem que a torneira parece manchada. É exatamente esta mancha!

Existem produtos específicos para limpar lugares com Kalk e são bem eficientes, mas sempre ficam algumas manchinhas como na torneira da foto. Máquina de lavar roupa e louça também merecem atenção! Existe um sabão próprio para lava-louças e máquina de lavar roupas e deve ser colocado em todas as lavagens para evitar acúmulo de Kalk. O legal é que no site eles divulgam um mapa da Alemanha com cores que indicam a dureza da água. Quanto mais vermelho, mais "dura" é a água (dureza da água significa uma maior quantidade de Kalk). A minha querida cidade está na parte vermelha do mapa. Se bem que boa parte da Alemanha está. Você vai morar aqui? Se tiver curioso com a quantidade de Cal na tua região, clique aqui!

Temos uma máquina de ferver água e uma de cozinhar ovo e também devemos limpá-las com um produto específico contra Cal. Não é com o sabão, mas sim com um ácido cítrico e é vendido em todo lugar. Tem o desenho da máquina de lavar roupas, mas eu prefiro com o sabão. Vai com o gosto de cada um!

Ah, não se preocupem: não tem problema nenhum beber da água! Temos uma jarra que filtra água, mas muita gente bebe direto da torneira e é tranquilo! Quanto ao sabor, eu já me acostumei, mas me lembro de estranhar no início e meus pais também comentaram. A água não é gostosa, mas o gosto não tem nada a ver com a Cal! O único problema da Kalk é o visual (quem não sabe o que é acha que está sujo) e é meio chatinho para limpar, só isso!

Bom, caso você tenha alguma dúvida/curiosidade sobre algo da Alemanha, me mande um e-mail e eu responderei com o maior prazer! Quem sabe não vira assunto para o próximo post? :) Por falar nisso, recebi um comentário da Ana no post anterior e aproveito para responder por aqui: Ana, fui ver o material da minha segunda pele e não tem etiqueta! Talvez eu tenha cortado, porque etiquetas me dão alergia, mas eu acredito que ela seja feita de microfibras! Na dúvida, peça à vendedora uma segunda pele para inverno que, olhando, parece uma meia-calça, só que é blusa! Vendedoras estão acostumadas com perguntas doidas como essa que eu disse e com certeza ela vai saber o que é!

Boa semana, queridos!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Não sei se vocês sabem, mas aqui na Alemanha também tem horário de verão. Eu sempre adorei! Me adapto super bem e há muito tempo não preciso mais perguntar se o certo é adiantar ou atrasar o relógio. Ah, é claro que se o do Brasil está começando agora, aqui está terminando (mais precisamente no último domingo de outubro). Outra coisa que eu adoro também: o Brasil com o horário de verão e aqui com o horário normal, porque só fico 3 horas "na frente". Antes eu só conseguia falar com minha mãe nos finais de semana porque a diferença era de 5 horas e eu não aguentava ficar acordada até 1 da manhã para falar com ela às 20 horas, quando ela estaria em casa.

Pois bem, antes de começar com as dicas para o inverno, me lembrei de uma história: como já falei, meu cunhado é veterinário e nos primeiros dias de trabalho aqui, ele conversou com uma colega da clínica sobre natal e comentou que na época de natal é verão no Brasil. A menina já arregalou os olhos e perguntou: "Como assim? Vocês não têm natal branco? Não consigo nem imaginar!" Explicação rápida: natal branco significa natal com neve! Meu cunhado foi explicar: "Claro, porque quando aqui é verão, no Brasil é inverno e quando aqui é inverno, lá é verão". Gente, agora vem a pergunta-bomba! Vocês estão preparados psicologicamente? Eu dou uma chance para vocês fecharem a página do blog e desistirem de continuar. Estou esperando. Então tá! Se você continuou, é porque quer ouvir a pergunta-bomba da menina. Lá vai (eu avisei!): "Sério? Que mês é no Brasil agora?" Olhem o raciocínio da santa: "inverno lá, verão aqui. Fácil. Verão aqui, inverno lá. Complicou um pouco, mas entendi. Outubro aqui, março lá! Ah, agora sim!!" Entendeu tudo mesmo! Só que ao contrário.

Depois dessa história perturbadora que me rendeu duas horas de risadas intensas quando meu cunhado me contou, vamos para as dicas de inverno! Eu decidi fazer este post porque quando eu viajei para cá pela primeira vez, vim para ficar dois meses - de novembro até janeiro - e foi muuuuito cansativo ficar procurando roupas, comprar sobretudo, bota e afins. Sinceramente? Posso contar nos dedos de uma mão quantas vezes já usei meu sobretudo! É ótimo para dias com vento forte (e para glamour, convenhamos!), mas para aquecer não dá! É casacão de inverno mesmo! Daqueles com lã dentro e não precisa ser até o pé não. O meu é até o quadril, um pouco maior do que uma jaqueta jeans normal. Duas coisas que eu comprei só porque vi na internet que era bom, mas não tinha sentido firmeza nenhuma: meia-calça e segunda pele. A meia-calça deve ser grossa e hoje eu sei que me salva muito! A segunda pele eu só comprei uma e eu choro quando eu tenho que lavar e ficar sem ela. É SÓ a melhor coisa que existe no mundo! Encontrei uma igual à minha na internet e vou postar a foto aqui. Quem tiver no trabalho, não abra porque é a imagem de uma menina vestindo e é meio transparente... Bom, cliquem aqui! Parace que não ajuda nada, né? É a melhor coisa do mundo! Podem comprar sem medo!

Outra dica que eu considero SUPER importante é sobre bota. Eu errei na compra da minha. A sola dela é de borracha e lisa (mas é bonita e foi só na beleza que eu pensei na hora. Primeira viagem pro exterior e eu ia chegar em Paris, capital da moda, com uma bota feia? Jamais!) É... jamais naquela época. Hoje eu vejo o quanto é importante uma bota que aguente o frio de verdade. Sem contar que eu já escorreguei com ela (em Paris não! Lá eu mantive meu glamour!). Eu tropeço toda hora e caio raramente, mas quando isso acontece, eu me levanto com as pernas tremendo mais do que vara verde. Preciso até esperar um tempo para minhas pernas me obedecerem novamente. Eu não sei se fico com mais vergonha da queda ou da perna tremendo! Voltando a falar sobre bota, a que eu comprei aqui com a sola correta é mais ou menos assim. Não tem uma foto da parte de baixo da bota, mas pela lateral você consegue ver que ela tem uns "caminhos", uns "buracos" (como se chama isso, gente?!), não é totalmente lisa e são estes "buracos" que não te deixam cair quando a rua estiver com muita neve. Tudo bem que esta bota está mais para um tênis de cano alto, mas é uma beleza. É excelente para tudo, inclusive caminhadas na montanha (para conhecer as Almen - plural de Alm - que eu postei!) E bota de salto? Nem pensar! Eu não tenho nada contra salto, até porque em Brasília eu ia até para a padaria de salto, mas aqui não tem como. Se bem que pode ser porque não vamos morar a vida inteira aqui e sabemos disso, então quando eu e Schatz saímos de casa, já sabemos que é para turistar andar muito e acabado preferindo um sapato mais confortável.

Quanto à quantidade de blusas, sempre uso várias quando o frio está de lascar. (várias significa mais de duas. Usar duas blusas compridas de uma vez só e o casacão por cima é normal). Quase me esqueci de comentar sobre gorros e luvas!! Uma palavra: indispensável. O frio é TANTO que meu queixo fica dormente! Sério. Eu já tirei os quatro cisos. Quem já tirou sabe como é: você sai do dentista louca para tomar um sorvete, já que serão os únicos dias da vida que você vai poder viver de sorvete. Eu quis me esbaldar! Daí eu saí do dentista direto para sorveteria e estava comendo como se não houvesse amanhã. Ok. O sorvete começou a escorrer pelo canto da boca (tenho que parar de falar essas coisas e me lembrar que minha sogra lê o blog!) e eu não sentia que estava escorrendo até que minha mãe veio limpar minha boca. Tá bom, Letícia. Adorei(not!) a história. Por que você está falando uma nojeira dessas? Porque, meus amores, o frio daqui é igual. Não, gente! Eu nunca babei sorvete aqui! Com certeza isso nunca aconteceu porque eu não tomo sorvete no frio. por isso. Eu juro que sinto meu queixo ficar dormente. E a ponta do nariz? Quase moooooooooooorrro!! Então, para você não sofrer no inverno (ou melhor, sofrer menos), pense nas minhas dicas. Ah, quer ficar mais quentinha ainda? Coloque a meia-calça, depois a calça jeans, em seguida a segunda pele e ao vestir a primeira blusa comprida - depois da segunda pele! - coloque a blusa comprida por dentro da meia-calça, porque aí ela não vai deixar nenhum ventinho tocar tua pele. É uma delícia! Depois desse ritual é só colocar as outras blusas, o casacão, as luvas, o gorro e pronto! Melhor do que isso, só encontrando mandioca no mercado para voltar para casa e assistir TV tomando um belo de um caldo verde!

Como é que é? Você está nem aí para o frio, só quer ficar bonita e arrasar até no inverno? Fácil demais: esqueça tudo o que eu falei!

, ,
terça-feira, 18 de outubro de 2011

Hoje meu post é sobre mais uma Alm que conheci no final de semana. Para mim, esta foi a mais bonita, mesmo sendo tudo bem simples e a caminhada relativamente rápida. Desde pequena eu sou meio fraca com carro, barco e afins. É só eu entrar em um deles que eu durmo. Já dormi em uma viagem de Brasília até Natal, acreditam? Eu penso que é uma defesa do meu corpo. Tanto é que eu sempre viajo para Anápolis-GO com meus pais e irmãos, mas na primeira vez que fui dirigindo sozinha tive que ir com o GPS porque não sabia sair de Brasília (eu sempre durmo antes de sair da cidade). Absurdo, né? Fazer o quê... Eu passo muito mal mesmo! Há dois anos eu e Schatz fomos a Veneza e adivinhem? Passei mal DEMAIS. Gente, até táxi era barco! Definitivamente, não é uma cidade para mim. Além de não ter nada para fazer: todos os lugares da cidade fecham meia noite. Tudo bem que durmo cedo para aproveitar o outro dia, mas eu gosto de dormir sabendo que se eu quisesse sair à noite (nunca aconteceu, mas vai que!) eu teria vários lugares para escolher. Lá é sem graça: a cidade dorme no mesmo horário que eu. Ah, para quem quiser ir, eu acho que dois dias tá mais do que perfeito!

Eu tinha um sonho: conhecer a Grécia. Schatz e eu fomos no meu aniversário do ano passado para lá. Foi tudo uma delícia, mas quando fomos até Santorini, 3 horas de barco de Kreta, adivinhem o que aconteceu? Não, gente! Não cheguei a passar vergonha, mas quando eu falei: "Amor, não vou mais aguentar. Já era. Tchau!", o capitão anunciou a chegada na ilha. Imaginem O alívio que eu senti na hora? Você com certeza está se perguntando: o que tudo isso tem a ver com a Alm, meu Deus? Eu respondo: para chegarmos à cidade é mais ou menos uma hora de carro. Até chegarmos na Alm, mais uma hora de caminhada na montanha e para estacionar o carro, várias curvas (o estacionamento é na montanha). Eu me esforcei para me mostrar uma pessoa forte, mas quando Schatz pegou minha mão e sentiu o suor, só escutei ele dizendo (sem eu falar nada): "calma, estamos chegando". Será que eu já estava VERDE? A volta foi ótima porque decidi me assumir pros nossos amigos e dormi a viagem inteira.

Claro que tirei algumas fotos! Escrever isso me lembrou uma conversa que tive com a nossa amiga: ela perguntou se eu tirava fotos do que a gente comia para colocar no blog. Como eu não pensei nisso antes? A partir da próxima saída, tirarei fotos do nosso almoço para postar aqui. Eu não tirei do de domingo porque a conversa veio tarde demais (mais especificamente depois da sobremesa).

Queridos, hoje vou fazer um pouco diferente: vou contar sobre o passeio enquanto coloco as fotos, ok?

Primeiro uma foto de um dos estacionamentos (você estaciona de acordo com a sua vontade de caminhar. Alm fica quase no topo da montanha, por ter a vista mais bonita. Então, se você quiser caminhar muito, estaciona mais para baixo. Neste dia estacionamos mais em cima e, como já disse, ainda tivemos que caminhar uma hora!)



Durante a caminhada:


Tirei esta foto para mostrar as pedras no telhado! Estas pedras servem para evitar deslizamento da neve! Achei interessante!


No final da caminhada! As casinhas ao fundo fazem parte da Alm que visitamos. Reparem no céu o quanto estava claro! Neste dia eu acordei, vi pela janela um céu desses, o sol brilhando, o que eu fiz? Abri a porta da varanda com camisola mesmo só para sentir o sol na pele. Resultado? Congelei! Estava uns 5 graus. Como eu pude ser tão inocente assim achando que iria fazer calor em pleno outono/inverno? Ah, mas agora eu aprendi! Nunca mais me iludirei com o sol! Nunca mais!


Uma foto da Alm:

Eu horrível e nossos amigos alemães:


Passamos um pouco da Alm para conhecer este lago. Super bonito!


Voltando para almoçar:



Enquanto almoçávamos, um caçador chegou e virou a sensação! Olhem o que ele trazia (repararam na língua caída no lado esquerdo?)


Na volta:


Fim das fotos! Hoje foram muitas, né? Ah, duas notícias: o aspirador de pó voltou para casa e finalmente terminamos o armário! A casa está em ordem de novo. Eu adorei o quarto "novo" (um armário faz muita diferença!). Aliás, temos até duas gavetas vazias do armário antigo - por enquanto, porque comecei a passar as roupas que eu sempre deixava para o dia seguinte. Por falar nisso, a querida me perguntou nos comentários do último post se eu passo todas as roupas. Cá, eu achava que sim até tentar passar lençol com elástico. Meu Deus! Se for para escolher entre passar um lençol com elástico e dobrar 200 com prazo estipulado, eu prefiro o segundo.

Agora deixa eu ir porque hora do almoço é sempre correria!


, ,
sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gente do céu, um furacão passou aqui na Alemanha e o pior: foi só aqui em casa! O armário chegou na terça, né? Lindo e tal, mas eu e Schatz ainda não acabamos de montar, dá para acreditar? Sim, a gente poderia ter pago alguém para montar, mas o valor seria quase o preço de um armário novo e preferimos gastar esta grana em outra coisa. Bom, primeiro que o armário chegou na hora do almoço e todo desmontado. Assim que Schatz voltou do trabalho, comecamos a olhar os manuais e na terça só conseguimos montar três partes do corpo do armário e são quatro no total. Somos relativamente rápidos, mas ele é de parede a parede, sabe? Ok. Na quarta ficamos de montar o resto (gavetas e tal. Sim, as gavetas também estavam desmontadas). Daí decidi por montar as gavetas enquanto maridão estava no trabalho para adiantar as coisas, mas ainda tinha que montar uma paradinha (não sei o nome, sorry) dentro do armário para encaixar as gavetas. Enfim, marido voltou do trabalho e terminou a última parte do corpo. Ontem estava novamente inspirada e o que eu fiz enquanto ele estava no trabalho? Montei TODA a parte de dentro. Coloquei as gavetas, o porta-sapato, o porta-calca(?), tudo! Falei isso para a minha irmã e ela falou: "você sempre foi quase um homem". Bom, cada um entende como quiser e eu entendi como um elogio. hahahaha Ah, gente. Gosto mesmo e daí? Aí vocês pensam que a saga do armário está concluída? Doce engano, minha gente! "Só" faltavam as portas, que são de correr e também estavam COMPLETAMENTE desmontadas. Tivemos que montar a porta pra depois encaixar ela no armário. Ficamos das 17:30 da tarde até umas 21h só montando UMA porta (são duas no total). Hoje terminaremos tudo e nosso final de semana será longo arrumando as coisas. Para vocês terem uma ideia, no momento, para entramos no quarto, temos que subir em cima da cama porque a cama está encostada na porta do quarto. Sim, está uma loucura e estou para pirar. Aliás, se terça que vem eu não postar, não se preocupem: estarei "de férias" no manicômio mais próximo. Meu paradoxo: estou pirando, mas estou gostando! O quarto está ficando uma graça!

Mudando um pouco de assunto, domingo fomos à casa dos nossos amigos alemães e levamos o nosso filho (o querido até demais aspirador de pó robô) porque eles tinham pedido emprestado para testar e talvez comprar um para eles. Ok, emprestamos, mas estou até hoje sem meu aspirador! Gente, agora eu entendo minha mãe quando eu era criança e queria dormir mais de 2 dias na casa da coleguinha. Mamãe sempre perguntava: "A Letícia quer dormir lá de novo? Ela não tem casa não?". E meu aspirador? Vai dormir lá de novo? Ele não tem casa não? Me encontrem no manicômio mais próximo parte II.

Ah, fiquei de contar o sabor do bacon (inteiro) de javali no vinho tinto, né? Experimentei ontem e é bem gostosinho! O primeiro pedaço eu gostei e ao mesmo tempo não gostei, mas confesso que estava comendo com um certo bloqueio. Daí liberei minha mente (oi?) e tentei comer esquecendo que era javali e achei gostoso! Mais um alimento aprovado daqui da Alemanha!

Hoje eu estou toda doida manicômio parte III e tenho que correr aqui! O dia amanheceu com tanta neblina que eu não conseguia ver nada pela janela e é claro, meu ânimo de ir ao mercado comprar as coisas pro almoço estava nulo. Agora o tempo melhorou e tenho que correr para o almoço não sair mais tarde do que já sairá. É, meus queridos... Vida de dona de casa é difícil! Por falar nisso, valorizem a passadeira de vocês. Ô trabalhinho doméstico mais __________ (adicionem o que quiserem, mas não pode ser coisa boa, hein?)


Beijos e bom fim de semana!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

No feriado eu e Schatz fomos ao Königssee, aqui em Berchtesgaden. É um lago bem conhecido e bem bonito também. O legal é fazer um passeio de barco até St. Bartholomä, uma capela na península do lago. Já tentei conhecer St. Bartholomä duas vezes e ainda não consegui. É lo-ta-do e o último barco que volta da península é às 17 horas. Da última vez que fomos, no último final de semana, chegamos por volta de meio dia e os ingressos já estavam quase esgotados (o próximo horário disponível era 16:15 e ter que voltar às 17, não compensava. Até porque são uns 30 minutos de viagem até a península).

St. Bartholomä é conhecida por ter sido o retiro de caça do Rei Ludwig II. Não tem nada na península além de uma capela, um estábulo e um restaurante - palavras do marido. É bem pequeno, mas o passeio é bonito.

Como meu blog é praticamente um fotolog, colocarei fotos de lá também! Gente, deixo aqui a dica: se você quiser conhecer esses lugares famosos, não tem outro jeito: tem que acordar cedo. Eu sou uma pessoa totalmente do dia, mas meu marido só acorda umas 9 horas (tá bom, eu o acordo às 9) e ele gosta de tomar café da manhã com a maior calma do mundo. Eu devo confessar que também sou um pouco baiana. Faço tudo na calmaria, tudo tá bom, tudo tá lindo. Por isso não consegui fazer o passeio de barco. Tudo tem seu preço! Por isso também que eu ainda não me aventurei a conhecer o castelo que inspirou os da Disney (Neuschwanstein). É sempre muito cheio e como eu não consigo chegar cedo, me desanima. Até porque fica quase 3 horas de distância daqui. E os nossos amigos alemães também nunca foram porque, segundo eles, é lotado em toda época do ano e eles detestam multidão. Mas com certeza é um passeio que eu não vou demorar (muito!) a fazer e é claro, posto aqui - com fotos!

Falando nos nossos amigos alemães, anteontem fomos jantar com eles em um restaurante chinês aqui da cidade (que o italiano não me ouça!) e comemos um pato muito gostoso! Mas o que eu realmente quero contar é sobre o papo que rolou. Vocês acreditam que o rabo dos animais tem nomes diferentes? Rabo (qualquer um) se diz Schwanz, mas o do coelho se chama Blume que também significa flor (achei fofinho!). O rabo da raposa ou de cachorro se chama Rute que também significa vara e o de veados se chama Wedel, o mais sem graça porque não tem nenhum outro significado. Na verdade, só acho bonitinho o do coelho se chamar "flor". O alemão é uma língua muito lógica e é exatamente isso que complica. No português o verbo "ir" serve para todos os meios de transportes. No alemão, não. Se você vai viajar para o Brasil, você não vai, simplesmente. Você voa e é exatamente este o verbo certo a ser utilizado. Também tem verbos diferentes para ir a pé ou de carro/trem. E são essas diferenças que me fascinam!

Agora vou colocar as fotos do Königssee, antes que eu me esqueça.




Em Königssee estavam reformando a pista de Bobsled! Alguém se lembra do filme "Jamaica abaixo de zero"?


O post está saindo um pouquinho antes do previsto porque amanhã não terei tempo para nada! Schatz tinha um armário no quarto tão pequeno que eu juro, gente, não cabe nem 1/3 das minhas blusas e olha que eu não tenho muita roupa assim! Resultado? Tivemos que comprar um novo (ninguém mandou querer se casar, né? :D) e ele chega amanhã! Ótimo porque ainda tenho uma mala com roupas de frio no porão. Depois eu conto a cara que ele fez quando souber que ainda tenho mais uma mala de roupa! E o que vai tirar meu tempo mesmo é ajudá-lo a montar o armário. Ele ama desmontar/montar qualquer coisa. Estamos os dois super felizes com a chegada da nova aquisição: ele para montar e eu para organizar! No próximo post eu conto como foi!

00:14 já! Agora tá explicado o porquê d'eu estar m-o-r-r-e-n-d-o de sono! Boa noite, meus queridos!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eu e Schatz fomos convidados para um passeio até Berchtesgaden. Nossos amigos nos convidavam para uma caminhada na montanha Jenner (se diz Ienner) e depois comermos algo em uma Alm. Nunca neguem um convite para conhecer uma Alm! Será muito gostoso, vocês vão ver! Alm é uma casinha, geralmente no meio do nada, onde servem bebidas e comidas para aqueles que querem recuperar o fôlego depois de algumas horas de caminhada. Ah, e tem uma vista incrível! Tudo bem que temos que andar umas 2 horas para chegarmos no local - nesse dia andamos quase 3 horas!

Eu tive que aguentar porque nossos amigos são muito atletas e se eu desse a ideia de subir de teleférico, eu certamente levaria uma puta de uma encarada nervosa deles. Daí, como eu conheço os amigos que tenho, tive que subir SORRINDO 600 metros verticais. Claro que tinha hora que eu pedia arrego. É muuuuuito cansativo, mas sempre vale a pena. Uma hora passou um carro de polícia. Eu juro que quase falei que estava sem passaporte para poder pegar uma caroninha!

A primeira vez que caminhei com alemão na montanha, achei muito engraçado: ao estacionarem o carro, eles tiram a crocs que eles estavam usando (não é cor discreta não! É verde, azul, etc. Mencionei que eles usam Crocs com meia? QUE BOM!), trocam pelo tênis de caminhada, pegam os tacos (tipo de esqui, sabem?) e aí é que estão prontos para começar! Ah, gente! Vamos ver uma foto de alemão andando com o taco? Reparem no meu amigo de casaco azul! Lá vai:

Foto pequena, né? :( Agora reparem em um negocinho preto na mão da menina de blusa rosa (eu). Eu também usei, confesso, mas fui obrigada! Eles disseram que ajuda na subida. Pior é que ajuda mesmo, mas mesmo assim eu achei.. sei lá.. desconfortável!

E a vista? Bem bonita, né? Também vejo muita gente saltando de parapente! (o pontinho no centro da foto)

Deve ser incrível!! Eu tenho muita vontade e pouca coragem.

Mais algumas fotos:

Vista da Alm:

Vou colocar uma foto do petisco que pedimos, mas esta foto é de outra Alm... Só colocarei para vocês terem uma ideia e porque tem banha de porco na foto! :D

O bacon inteiro que eu comentei no post de terça é este aí! A banha é este negocinho atrás da faca com uma aparência linda(not!), porém saborosa, como qualquer coisa que engorde mais de 3 kilos em uma mordida. Aliás, o nome disso é Schmalz. Podem acrescentar no manual de sobrevivência. Ah, acrescentem também Streichholzschachtel, que é como se diz "Coca-cola" em alemão. CALMA, GENTE! Estou brincando. Isso daí é "caixa de fósforo" (pros alemães é uma "caixa de madeira para riscar" - tradução verdadeira!) Coca-cola se chama Cola, se diz "Côla" e muita vezes vem Pepsi. Triste, mas melhor do que pedir Fanta. Eu adoro a Fanta laranja do Brasil, mas a daqui tem gosto de Cebion! Outra bebida bizarra é coca sabor baunilha. Gosto nem de pensar! Imagina eu chegando na casa de alguém e me servem como lanche uma coca-cola sabor baunilha e um Sülze? "Onde fica o banheiro mais próximo, por favor?" - eu perguntaria. Fica a dica, hein, gente?!

Queridos, agora vou colocar mais um casaco aqui porque o inverno já está dando as caras: da janela de casa vejo neve até a metade da montanha. E eu sou fraca com frio também. Escolhi o país certo para morar, não? E meu cabelo? Ele fica maravilhoso daquele jeito , mas isso é assunto para outro post!

Beijos e bom final de semana!


, ,
terça-feira, 4 de outubro de 2011

O final de semana foi prolongado (feriado na segunda) e eu e Schatz decidimos conhecer Zell am See, uma cidade que todo mundo diz ser muito bonita, cerca de 70 km distante daqui. Vocês não têm ideia do quanto é lindo o caminho até lá! A cidade em si é bem bonita - aliás, o sul da Áustria é de tirar o fôlego! - , mas não vimos muita coisa para fazer, então é um ótimo lugar para quem quer descansar no final de semana.

Claro que tirei umas fotos para vocês! Primeiro algumas do caminho até Zell am See:




Olhem o cinema, que gracinha!


Uma do lago de Zell am See:


Se eu contar que não encontrei fotos da cidade na câmera, vocês acreditam? Viram como é bonita? Nem me lembrei de tirar foto! :P Sorry!!

Enquanto eu estava lá, fui percebendo que os hotéis anunciam quartos vagos somente em alemão e tive a ideia de fazer um pequeno "manual de sobrevivência" para quem estiver planejando uma primeira viagem à Alemanha ou Áustria ou qualquer outro país de língua alemã. Até porque as comidas também são um pouco diferentes. Eu nunca fui muito de comer carnes exóticas, mas como me casei com um cara que a-d-o-r-a, eu me lasquei: tive que experimentar muita coisa. Comi aqui na Alemanha pela primeira vez: carne de veado, tubarão, canguru, pato, coelho e banha de porco (para de me olhar assim, gente!). A carne de veado foi a primeira de todas. Assim que cheguei aqui fui a um restaurante com Schatz e um casal de amigos nossos. Schatz pediu carne de veado e eu pedi algo que não tem erro: Schnitzel (um nugget gigante). Quando os pratos chegaram, todos pediram para que eu experimentasse a bendita da carne de veado e experimentei. Gente, é SÓ a melhor carne do mundo!! Fiz aquele olharzinho-gato-de-botas-do-Shrek e meu marido trocou de prato comigo. Depois disso, passei a experimentar tudo por aqui! Já comi uma segunda vez em um outro restaurante e não estava tão bom, então tem que ter um pouco de sorte, eu acho. Coelho e pato são super saborosos, só não aconselho tubarão e canguru. HOR-RI-PI-LAN-TES. Tá, eu detestei.

Voltando a Zell am See, encontramos uma loja de especiarias por lá. Eu AMO queijo (aqui tem queijo de cerveja!) e lá tinha alguns muito gostosos! - Ah, aqui é normal pedir para experimentar queijo em loja, viu? Só não peçam para experimentar sorvete. Isso não existe! Estranho, né? Sim, eu já passei vergonha na sorveteria, mas vocês não passarão! - Pois bem, compramos o queijo e um bacon (peça inteira, não é bacon quadradinho, crocante!) feito com a carne de javali. Quando eu vi, pensei: "tá, eu é que não vou comer". É um bacon muiiito escuro! Quase preto, sério! Mas depois fui ver que tinha esta cor porque tinha vinho tinto. Aí eu acho que vou experimentar e conto aqui no blog.

Gente, e o manual de sobrevivência que eu não falei até agora?? Vamos lá?



Manual de Sobrevivência

Quarto livre - Zimmer Frei. Também já vi só Frei (livre),
Apartamento de férias (para alugar) - Ferienwohnung,
Self-service - Selbstbedienung. Em todos os restaurantes que tiverem escrito Selbstbedienung não tem garçonete! Eu traduzi como self-service porque você tem que ir té o balcão para pedir. Não tem nada a ver com restaurante por quilo!
Joelho de porco (muuuuito comum!) - Eisbein, (pronúncia: aisbáin)
Nugget gigante (pode pedir sem medo!) - Schnitzel, (pronúncia: xnitzel. l no céu da boca! Não é xnitzeu. É com l!!)
Salsicha - Wurst. Se o nome for gigante e aparecer Wurst, é salsicha. (pronúncia: vurst)
Veado - Hirsch (com chifre. Pronúncia: Rirxe), Reh (bambi. Pronúncia: rê. Não é "Rê" apelido de Renata. (O r sai do céu da boca.)
Bolinho suuuper comum aqui feito de batata ou pão - Knödel. Os recheados são gostosinhos, mas eu não sou muito fã dos sem recheio. Tem um que tem recheio com o gosto parecido com torresmo!! (pronúncia. O google traduziu como "torta", mas não é! É um bolinho mesmo, formato de almôndega, só que maior!)

Este merece destaque(negativo):
Não tem no Brasil. Não consigo traduzir em uma palavra, mas é uma fatia fina de gelatina e carne ou legumes, depende do que for o recheio. É a pior coisa que eu já comi na vida!! MUITO horrível! - Sülze. Vamos ver uma fotinha para dar embrulho no estômago? Corajosos, cliquem AQUI!

Outro detalhe importante é sobre os banheiros públicos. Eles são pagos. Quando você não tiver que colocar moeda para a porta abrir, terá uma mesinha na porta do banheiro para colocarem as moedas. Quando tem só a mesinha, pode colocar quantas moedas quiser. Quando tem preço estipulado, varia entre 50 e até 1 euro (em estações de trem, por exemplo!).

Sobre gorjetas: eu e meu marido sempre damos 10% nos restaurantes que vamos toda semana (tipo o italiano aqui da cidade), mas os alemães acham muito. O certo aqui é dar alguns centavos, uns 50 centavos, mais ou menos (o chefe do meu marido foi jantar com a gente e deu 50 centavos). Ah, taxista também ganha gorjeta!

Espero ter ajudado com as dicas! Boa semana, queridos!