segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Olhem a situação: voltando da Alemanha, esperando o trem para Viena na estação principal de Salzburg e preciso comprar algo. Lá na estação mesmo tem um supermercado chamado Spar. Grandinho, preço normal, tudo estaria lindo se não fosse a fila de 330km na frente de cada caixa. Gente, eu ia perder o trem se tivesse que enfrentar a fila. Perceberam que eu não enfrentei, né? Calma, queridos! Eu passei à frente de quase todo mundo, mas sem peso na consciência nenhum. Explico: acho que lá no mercado só tinha turista e ninguém que estava na fila, imagino eu, sabia falar alemão. Pergunta que não quer se calar: será que eu virei vidente? Não! Existe uma explicação mais plausível para eu afirmar que ninguém sabia alemão. Ao lado dos caixas com suas filas de 900 km, tinha um aviso gigante escrito: "Express Kassa - Schnell und Einfach" e não tinha quase ninguém!! Ok, você não precisa saber alemão para imaginar o significado de "Express Kassa", mas e o resto? Ninguém arriscou seu lugar na fila para tentar passar suas compras nessa "express-sei-lá-o-que" sozinho. Sim, digo sozinho porque nesses caixas especiais não tem nenhum funcionário do mercado. Você passa suas compras sozinho, paga, retira seu comprovante e adeus! Vai dizer se não é um sonho?

Corri para lá e tinha só um rapaz na minha frente! Felicidade me definia. Tirei umas fotos com o celular e vou falar logo que ficaram muuuuuuito péssimas porque, gente, o caixa é rápido. Quem já veio para Alemanha/Áustria, sabe que se você demorar, povo chama sua atenção mesmo! Não falo demorar 3 minutos não! Os alemães e austríacos não têm esse tempo. Se você parar para pensar se vai pagar em dinheiro ou em cartão, já é o fim do mundo para a pessoa que está atrás de você. Europeus - levando em conta minha experiência na Alemanha e Áustria - acham que você já deveria ter pensado na forma de pagamento quando você estava na fila. Quando chegar sua vez, já tem que estar tudo decidido ou então todos os olhares estarão em você.

Enfim, vou postando as fotos e falando como funciona, ok? Antes tarde do que nunca: "Express Kassa - Schnell und Einfach" significa Caixa express - rápido e fácil!

A máquina é assim (na tela tem todas as instruções):

Você primeiro passa o produto no leitor, depois você tem que apoiar este produto em uma mesinha ao lado e fazer isso até acabar sua compra. Passar no leitor, apoiar na mesinha.

Depois disso, só pagar e pegar o recibo (papelzinho perto da caixa vermelha na foto abaixo):

A numeração é para facilitar a explicação feita na tela. (1) passar no leitor; (2) não dá para ver na foto, mas era a mesinha onde seriam apoiados os produtos depois de computados; (3) pagamento - em moeda (meia circunferência na foto), em cartão (setinha ao lado do número 3) ou dinheiro (embaixo da setinha de cartão). Extremamente fácil e rápido mesmo, né? Um sonho! Se tiver difícil de enxergar, clica na foto que ela aumenta um pouco!

Para quem tiver curiosidade: a mesinha que tem o número (2) é como se fosse uma balança, então se você passou uma lata de milho e um refrigerante de 2L, a mesinha calcula que o peso deverá estar em torno de 2,3kg. Se alguém trocar o código de barra do refrigerante de 2L por um de 600ml para pagar menos e dar uma de espertinho, o que foi computado será diferente do peso e aí esse alguém não foi tão espertinho como ele imaginava. Muito legal, né?

Em alguns supermercados, a mesinha não existe. Você tem que passar os produtos no leitor e colocar direto no saquinho plástico, que fica apoiado em dois ganchos - cada alça em um - então fica bem prático para colocar as compras no saquinho, já que ele estará praticamente aberto. E aí? Onde fica a balança do segundo tipo? Nos ganchos que seguram o saquinho!

Para completar a beleza: o Spar da estação de trem principal de Salzburg abre aos domingos e feriados das 8 da manhã às 23 horas!

Só eu acho isso genial?

Beijos, queridos!

P.S.: Roberta, agradeço muito por ter curtido a página do Scho Schee no facebook, viu? :D

, , ,

2 comentários até agora

  1. Caracas LÊ! que legallll... eta primeira mundo hemmm... eu gostei!!!!
    beijossssssss

    Responder comentário

  2. Nossa, que super divertido!! Adorei!! No IKEA aqui tem um caixa que dá pra passar sozinho também, mas é só pra compras no cartão e não tem essa tal de balença, não sei se nos outros tb tem??! A gente sempre usa esse porque a fila é beeeem menor!

    beijos

    Responder comentário

Comente!