terça-feira, 23 de outubro de 2012

Final de semana Schatz e eu viajamos para Linz, que fica mais ou menos 1:30h distante de Viena. É uma cidade relativamente pequena (em torno de 200 mil habitantes, salvo engano) e bem charmosa. Enns é uma cidade suuuper antiga (de 1212), próxima a Linz, também super charmosa. Eu não aconselharia passar vários dias em nenhuma dessas cidades, tanto é que só ficamos 2 dias e 1 noite e foi o bastante. Estávamos com carro em Linz, o que é ótimo, porque é a primeira cidade europeia que vejo onde não tem metrô.

Sexta-feira foi o final de Avenida Brasil, né? Aproveitei que estava sem sono - energético sabor novela: eu aprovo! - e vi o último capítulo ao vivo pela internet. Dormi umas 4:30 da manhã e o trem saía no sábado às 10:41. Acordei 10:00 e nem tinha arrumado minhas coisas ainda. A nossa sorte é que eu sou um furacão e quase deu tempo de pegarmos o trem que havíamos programado. Estou contando isso para vocês saberem que saímos tão na correria que esquecemos apenas de uma coisa: a máquina fotográfica. Quem nunca viajou e esqueceu o mais importante, não é mesmo?

Em Linz ficamos em um hotel chamado Arcotel Nike Linz. Está super bem localizado, as fotos são bem próximas do que é realmente e gostamos muito. Nosso quarto tinha vista - maravilhosa! - para o Danúbio. O café da manhã não está incluso na diária e custa 20 euros por pessoa. É caro, mas é farto, com vários bolos, pães, geleias e até suco de laranja feito na hora (tem a máquina em cima da mesa e ao lado, várias laranjas cortadas ao meio. Só pegar e fazer seu próprio suco). Para quem achar caro, é possível pegar o café da manhã classic: 7 euros por pessoa, com dois pães, margarina, geléia, uma bebida quente e um pratinho de frios (queijo, presunto, salame...). Ah, quem for com carro, o estacionamento do hotel também é pago a parte, mas tem um gratuito ao lado do hotel. Se der sorte com vaga - no final de semana é tranquilo - aconselharia deixar lá!

Em Linz tem Alm - essas casinhas em cima da montanha, no meio do nada! - e, gente, que lugar mais lindo! Amei! Eu sou fã de Alm, tanto é que tem várias aqui no blog, mas este é especialmente bonito. O dia estava maravilhoso, com sol... Foi lindo!

Algumas fotos do Eidenberger Alm:



Depois de almoçarmos lá, deixamos o carro no estacionamento próximo ao hotel e fomos caminhar um pouco no centro da cidade (andamos um pouco mais de 5 minutos até chegarmos ao centro). À noite jantamos em um italiano muito gostoso e voltamos para o hotel. No dia seguinte, fomos até Mauthausen, 20km distante de Linz, onde fica o principal campo de concentração da Áustria. Vocês sabem que eu já conhecia o de Berlim, o que não é nada comparado com o de Mauthausen. Em Berlim não tem quase nada. Só os espaços delimitados... Então era mais ou menos assim: "Aqui ficavam os fornos, aqui a câmara de gás" e todo mundo ficava só no "Ó, meu Deus!" imaginando como deveria ser. Gente, no de Mauthausen é... Sei lá.. Não tenho palavras, sinceramente. Está tudo lá. Você como era tudo. É interessante, claro, mas dá muita tristeza. De verdade.

A entrada:

Essa foto foi tirada bem na frente. O campo em si, é gigante. Tirei uma foto que ficou ruim, mas colocarei aqui só para vocês terem uma ideia do tamanho:

Quem ficava na torre tinha visão panorâmica, é claro. Lá de cima, tirei uma foto. É difícil acreditar que um lugar tão macabro fique em uma região tão bonita:

Neste lugar, no pátio, os prisioneiros tinham que se apresentar para contagem 3 vezes por dia. Às vezes, completamente nus.

Em cada galpão desses, ficavam 2 mil prisioneiros:

Prisão onde ficaram 4.600 homens e mulheres (alguns famosos da época). Deles, 4.200 foram mortos.

As próximas fotos são, para mim, dos piores locais. As duas primeiras fotos são da câmara de gás e bem próximo a ela, tinha o lugar onde os prisioneiros eram mortos a tiro (terceira foto) e alguns poucos passos deste local, outros eram enforcados.



Na câmara de gás entravam mais ou menos 120 prisioneiros e eles demoravam entre 10 e 20 minutos para morrer. Cada um, antes de se dirigir à câmara, deveria tirar a roupa e passar por uma vistoria, onde os que tinham dentes de ouro eram marcados e, depois da morte pelo gás, ficaria fácil a identificação do corpo para retirada dos dentes de ouro. Foto de onde o dente era retirado:

Terminarei o post com duas fotos que dispensam comentários. A primeira é do forno e a segunda das camas. As beliches ficavam praticamente grudadas umas nas outras, afinal no quarto ficariam 2 mil prisioneiros.


Isso não é nem a metade do que acontecia lá, mas vou parar o post por aqui, ok? O próximo vai ser feliz, queridos! Prometo!

P.S.: para quem tiver interesse sobre o Eidenberger Alm, eles funcionam de quarta até domingo a partir das 7 horas. Endereço: Almstrasse 5. A-4201 Eidenberg - 14km de Linz, Áustria.

P.S.2: Marcela Kropf, obrigada por ter curtido o Schoschee no facebook! :))

Beijos!

2 comentários até agora

  1. Tenso né, realmente só pelas fotos dá pra imaginar como deve ser visitar um desses que ainda está em pé. Triste como o ser humano pode ser capaz de uma atrocidade dessas!

    Responder comentário

  2. oi flor...
    caracas forte este post hem... que tristeza...
    acho que sairia arrasada desta visita...
    beijosss e boa semana

    Responder comentário

Comente!