sexta-feira, 30 de março de 2012

Gente, mentira que eu nunca tinha feito um post sobre a minha cidade? Me belisca!! Hoje vou mostrar algumas coisitchas do lugar onde moro e sentirei, com certeza, muita falta quando for para Viena!

Aliás, enquanto vocês estão lendo este post, eu estou, provavelmente, no trem indo para a minha nova cidade procurando o apê ideal! Eu estou curtindo tanto! É o primeiro passo que Schatz e eu tomamos juntos, depois de casados. Eu curto muito essas coisas! Bom, vamos pra as fotos?


Quando eu era pequena, eu tinha medo de girassol. Não me pergunte o motivo, mas eu tinha. Hoje eu admiro. Imagina que lindo uma flor acompanhar o sol? Acho quase poético, sem querer viajar na maionese.

Ainring é rodeada por algumas montanhas (se não me engano, são três) e a minha predileta dá para ver da minha janela e se chama Schlafende Hexe que significa "bruxa adormecida". Eu consigo ver uma mulher deitada certinho!! Vocês conseguem?

Tá, a boca dela parece do Homer Simpson, relevem. Para quem não enxergou, eu delimitei as curvas da nossa bruxa adormecida. Vamos ver minha obra de arte?


Esperteza rara, não? Quando eu fui trabalhar na foto, ela tva em zoom 300000% e eu fui fazendo, crente que tva lindo! Quando fui salvar a foto, vi que não dá pra ver nada! HAHAHA Ai ai. Cheguei em casa umas 23 e pouco cansadona porque fui jantar ontem com amigos e ainda fui preparar o post porque hoje (sexta) ainda tenho que arrumar a mala e viajar. Então, a ignorância momentânea está explicada, né? :D E, para me redimir desta mongolice da marcação dos traços da Bruxa Adormecida, eu cortei a foto pela metade para aumentar o zoom nos traços e, assim, ficarem finalmente visíveis:

Mas não deu certo! hahaha Ainda não dá para ler nada do que eu escrevi, mas fiquei com fadiga de trabalhar na foto de novo. SORRY! Ainda nem arrumei a mala, gente! Tenham piedade! Eu sei que será mala só para um final de semana, mas tenham piedade mesmo assim. Obrigada! :P Ah, os escritinhos ali, da esquerda para direita, é só dizendo "cabelo", "nariz", "boca", "seio", "mãos", "resto do corpo", para ajudar vocês a identificarem mais rápido. :)

Aqui ainda tem um pântano (que eu pensava ser totalmente diferente):


Ah, como sentirei falta desta cidade!


Beijos, queridos!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Esses dias recebi um comentário da Débora aqui no blog e, depois de respondê-la, fui dar uma olhada no blog dela. Achei super engraçado um post em que ela escreveu sobre desentendimento/confusão que só quem está aprendendo uma língua estrangeira é capaz de fazer. Ah, de início vocês não entenderão nada, mas a última frase faz tudo ficar mais claro! Como a história é bem rapidinha, eu coloco o post dela aqui:

"- I have a question. Why in the brazilian happy birthday song do you always wish a many happy cities do the person? Is it some tradition of you regarding the city the person lives?
-????? Sorry I do not understand...
- When you sing, you always sing muitas feliz cidades, muitos anos de vida...
"

O alemão trocou "muitas felicidades" por "muitas feliz cidades"! Eu achei muito gracinha! Me divirto muito com equívocos de gringos e, como não podia deixar de ser, eles também se divertem com os meus. E até o jantar de terça-feira, era eu quem sempre dava furos, mas aí eu vi que os gringos também são gringos como a gente! (trocadilho bacana, não? :P)

Estávamos Schatz, eu, o chefe e um amigo do trabalho de Schatz e meus chefes-amigos (ex-chefes, agora com a mudança para Viena e sempre amigos!). Bom, a história é que meus chefes vão ao nosso casamento no Brasil, no dia 5 de maio - e o frio na barriga? Já é permitido? -, mas antes eles vão conhecer praia e optaram por ficar 10 dias na Bahia. O problema é que o chefe do Schatz não sabia disso e, conversando sobre a Bahia, Schatz diz:
- Eu nunca fui à Bahia! - nesta hora ele olhou para mim
E o chefe dele pergunta quase que desesperado:
- O QUÊ? VOCÊ NUNCA FOI À CASA DELA? - e olhou para mim também.

Eu sei que até agora você está pensando "Eita que esta Letícia tem um humor, digamos, peculiar. Cadê a graça nessa joça?" Mas eu explico: uma das formas de dizer "na casa dela" em alemão, é "bei ihr" e, quando pronunciado, é muuuuuuuuuito parecido com Bahia! Daí o chefe de Schatz tinha entendido que meus chefes iriam lá para casa e que o maridón nunca tinha ido me visitar (nem conhecia meus pais, nem nada).

Foi super engraçado! Eu ri, mas também já passei por cada uma! Olha o terror: um dia eu fui falar de alguém que eu gosto muito e eu pretendia falar que a pessoa era muito amável, muito boa (algo neste sentido) e eu disse que a pessoa era horrível!! Tudo porque amável se diz Herzlich (pronúncia: "rérzlich") e horrível se diz hässlich (pronúncia: "résslich"). Ah, gente! É parecido, vai!

Tudo isso é normal! Quando você conhece um gringo, você não acha super legal ele aprender nossa língua e te fazer umas perguntas que você nunca tinha pensado antes só porque português é a sua língua materna? Então! Curta, erre e aprenda, porque aqui o gringo super legal é você!

Queridos, amanhã viajo para Viena, mas terá post normal! Segunda-feira conto o que eu senti na primeira vez que pisei na minha futura cidade! E também conto a tensão de arrumar um apê! Que dificuldade é encontrar um apartamento em Viena, gente! Um dia está na internet, a gente liga no dia seguinte e respondem que já foi alugado! Isso aconteceu com 4 apartamentos que escolhemos (inclusive o de 70 bilhões de dólares -o que tem que pagar 7 alugueis-). Agora escolhemos mais três e marcamos para ver no sábado. Tomara que tenhamos sorte!!

Um beijo, meus amores!

terça-feira, 27 de março de 2012

Oi, queridos! Cheguei em casa no sábado meio dia (horário da Alemanha) e à noite fui matar a saudade dos meus amigos e do restaurante chinês aqui da aldeia. Foi um reencontro muito gostoso, Schatz e eu entregamos os convites do casamento e eles amaram! Aliás, hoje a minha amiga austríaca (que eu encontro toda segunda-feira) me ligou toooooooda feliz dizendo que comprou as passagens e também vai ao nosso casamento! Fiquei suuuuuuuper feliz! Ela é um amor!

Mudando um pouco de assunto, viajei por uma empresa chamada Condor. É uma empresa alemã, bem barata e que só fará voos para o Brasil até abril e depois recomeça a vender passagens a partir de setembro. Por que esta pausa? Porque é inverno no Brasil e não tem muita procura, então eles preferem deixar de voar no inverno brasileiro.

Eu tinha medo de voar pela Condor, confesso. Primeiro porque paguei 570 euros na passagem, enquanto pela TAP custava 900 euros (só comprei ida!). Nunca tinha escutado falar na Condor, a diferença de preço estava grandinha e eu sou dramática com coisas desconhecidas. Já pensei que eu voaria com um 14 bis da vida, ia cair e eu seria devorada por tubarões (juro que tive este pesadelo uma semana antes da viagem!)

Outra coisa que eu achei ruim no voo foi não ter televisão para cada um. Tinha somente uma a cada duas fileiras e somente nas fileiras do meio. Eu fiquei na janela, então não via muita coisa e não comprei o fone também (custa 3,50 euros se você quiser assistir à televisão e eu queria só dormir - ou tentar dormir). De resto (que resto?) a empresa é bem melhor do que eu imaginava: as poltronas são relativamente confortáveis, o espaço é bom, os comissários são simpáticos... Dá para aguentar! Ah, outro ponto negativo (hahaha) é que só é permitido levar 20 kg na bagagem a ser despachada e 6 kg na bagagem de mão. Sim, eles pesam. A minha deu 21 kg (não tive que pagar excesso) e na bagagem de mão levei 6,3 kg (também não paguei) e detalhe: só tinha meu lap top e um casaco de inverno dentro da mala, ou seja, se você abriu a mala e colocou um freegells (de onde eu tirei isso?), a mala já pesa 6 kg.

Ah, reparei nas fileiras dos aviões: não tem mesmo a 13ª!! Da fileira 12 passa para a 14! Não me lembro se eu já tinha confirmado isso antes, mas acho que peguei mania e em todo avião que eu entro, eu olho as fileiras. :P

Gente, estou sumida também porque estou repondo as energias. Estou sofrendo com o fuso. :( Cheguei no sábado, não dormi quando cheguei para não atrapalhar meu sono à noite, mas não teve jeito! 11 da noite eu estava elétrica, mas fui me deitar. Consegui dormir umas 3 da manhã (e, por coincidência começaria também o horário de verão aqui, ou seja, dormi às 4 da manhã) e acordei 8 horas porque tinha combinado de tomar café com minha amiga (a austríaca do início do post!)! Fiquei o dia inteiro com ela e demorei para dormir ontem novamente. Hoje acordei umas 10 horas da manhã e veremos como será hoje a noite. Aguardem cenas do próximo capítulo!

Amores, agora vou jantar (hoje é no italiano!), mas amanhã tem post novo para eu me redimir por não ter postado direito mais!

Beijocas!

terça-feira, 20 de março de 2012

Agora que Schatz e eu estamos de mudança, tenho percebido umas diferenças bem interessantes até nos apartamentos.

Na Alemanha (e na Áustria também), a sala entra na conta dos quartos. Por exemplo: se vocês está procurando um apê com 3 quartos, você terá que procurar um de 4 quartos, porque na verdade, os alemães contam a sala como um quarto. Um apartamento na Alemanha de 2 quartos, para o Brasil, só tem um quarto. O outro é a sala. Outra coisa interessante é que também existe apartamento com número quebrado. O meu apartamento na Alemanha é de 2,5 quartos. Isso porque a nossa sala é grande. Então é um quarto de dormir e uma sala grande, ou seja, 2,5 quartos. O outro exemplo que eu falei ali em cima, do apê de 2 quartos, é porque a sala é normal (ou pequena). Fica o aviso, meus brasileiros queridos: quando você for se mudar para Alemanha ou Áustria (acho que vários outros países europeus também) você vai pensar na quantidade de quartos que você procura e vai somar mais um. Aí sim, você procurará o apartamento certo para você!

Outra coisa que você deve prestar atenção: os gastos extras muitas vezes não estão inclusos. São chamados de Nebenkosten. Em vários apês que estamos vendo em Viena, pagaremos o aluguel e mais alguns euros (acima de 100 euros, depende do apartamento escolhido) por mês para ter água quente, por exemplo. Ah, quando você vir o valor do aluguel e tiver escrito Kalt (significa "frio") é porque no valor não estão inclusos os gastos extras (tipo o nosso condomínio). Se o valor for Warm (significa "quente") é porque já estão todos os gastos inclusos no aluguel.

Para quem vai alugar apartamento, é bom fazer uma poupancinha antes de pensar em se mudar: o primeiro mês você paga o aluguel, os valores extras (caso tenha), a comissão do corretor e mais algumas taxas. Um dos apartamentos que vamos conhecer, fizemos as contas e só de comissão e taxas será o equivalente a seis alugueis. Sim, caro leitor, no primeiro mês, caso a gente fique com esse apê, pagaremos seis alugueis de taxas e comissão do corretor além do aluguel do mês. E o aluguel do segundo mês vem normal. Vocês sabem que gosto de exemplificar, então vamos lá: finge que o aluguel seja de 1000 euros. No primeiro mês, Maria e José pagarão 7000 euros pelas taxas do apartamento (fora mudança, mobília e etc) e no segundo mês eles pagarão os 1000 euros do aluguel normal. O "assalto" é só no primeiro mês. Esta taxa do corretor é variável, mas nunca vi nenhuma abaixo de três alugueis.

Na Áustria também tem uma coisa muito engraçadinha: são dois banheiros (no mínimo) por apartamento. Um só com o vaso sanitário (e talvez uma pia) e outro com banheira/chuveiro e pia. Acho bacana a ideia do vaso sanitário ser separado do chuveiro, mas acho meio estranho a pia não ficar sempre onde tem o vaso. :P

Queridos, são essas as diferenças que eu observei até agora. Qualquer coisa, corro aqui e conto para vocês!

Beijos!

, ,
segunda-feira, 19 de março de 2012

Galera, antes de falar da cerveja, preciso falar uma coisa: o final de semana foi frenéeeeeeeeeetico! Sexta saí com alguns amigos, sábado foi minha despedida de solteira e ontem foi meu chá de lingerie. Amei tudo, estou triste só por uma coisa: porque o final de semana acabou. Foi PERFEITO! Só pessoas queridas, me diverti muito!

Ontem eu já comecei a distribuir os convites do casamento, então já vou comentar sobre a pequena rebeldia que eu fiz! A forma correta de escrever os nomes nos convites é escrever sempre o nome do homem da família. Por exemplo: João da Silva e Sra. Acho esta norma um pouco machista. E se eu tenho mais intimidade com a mulher (o que é provável)? Tenho que colocar no convite o nome do marido dela e não o dela? Por isso eu fugi um pouco do tradicional e coloquei os nomes das mulheres em alguns convites. Fiz assim: se eu tenho mais intimidade com a mulher da família, mandei assim: Sra. Maria da Silva e Sr. Foi uma rebeldia (já tinha avisado que era pequena!), mas assim eu sinto que estou convidando a minha amiga. Gosto de ver o nome delas no convite. E ficou lindo!

Agora que eu já contei mais um pouco sobre o casamento, vamos falar de cerveja? Hoje eu pensei em fazer um post sobre algo que eu considero um mito. Sempre que alguém descobre que eu moro na Alemanha, me pergunta: "a cerveja é quente lá, né?" Gente, não é verdade! A cerveja é gelada no verão e no inverno é temperatura ambiente. Agora vamos pensar: temperatura ambiente no inverno alemão, significa que a cerveja está bem geladinha. hahaha Aliás, é bem normal usar varanda dos apartamentos/casas como uma geladeira! Schatz e eu já cansamos de visitar amigos e pegar cerveja na varanda!

Mesmo no verão, pode ser que a cerveja brasileira seja mais gelada, o que é considerado um erro pelos alemães. Eles dizem que tem uma temperatura ideal e quando ela está muito gelada, a pessoa que está bebendo não consegue sentir o gosto verdadeiro da cerveja. Eu bebo uma chamada Pils e sempre sou a última a receber a bebida porque a Pils tem que ficar paradinha durante exatos 7 minutos antes de ser degustada. Alemão tem umas frescurinhas - no sentido bom da palavra - com cerveja. Na verdade, só em um restaurante que eu fui que este tempo de 7 minutos foi respeitado e, como não sou nenhuma expert, não sinto muito a diferença quando fica os 7 minutos parada e quando não fica, mas quem não gosta de um mimo? :)

Queridos, agora meu corpo está me obrigando a dar uma descansada. Eu estou só o bagaço da laranja, mas como prometi um post para hoje, aqui está!

Beijos, queridooos!

,
sexta-feira, 16 de março de 2012

Meus queridos, segunda tem post novo com certeza! Esta semana eu estou ma-lu-ca porque sábado tem minha despedida de solteira, domingo farei um chá de lingerie aqui em casa e sexta que vem estou voltando pra Alemanha, então tive que preparar tudo do casamento, do chá e da despedida!

Estou morrendo? Estou. Mas tomara que valha a pena! Depois do chá eu coloco fotos! Ah, o convite ficou muito legal! Fiz três diferentes: um para as amigas, outro para a família que sabia inglês e outro para a família que não sabia inglês (a louca!). Para as amigas, eu fiz diferenciado porque também convidava para a despedida de solteira. Não vai ter nada demais na comemoração, é lógico, mas a frente do convite era com umas velhinhas tomando chá. Daí quando você abria o convite, tinha explicando onde seria o chá de lingerie e tal e do outro lado tinha um cara mostrando o popozão convidando para a despedida de solteira, que será em uma boate gay com show da Gretchen! Vai ser demais!! Eu não tenho nada contra quem faça despedida de solteira em lugar hetero, mas eu não me sinto bem. Acho que é muito "chama homem", sabe? Então decidi ir para um lugar para simplesmente me divertir com as minhas amigas! Depois conto como foi! E foi por causa do popozudo que eu fiz outro convite para minha família. Imagina minha avó vendo um trem desse? hahaha O outro também ficou bacana, escrito: "Keep calm and Party on!" e depois o endereço do lugar, horário e etc. Mas, de novo, minha amada avó não entenderia e por isso fiz um especial para ela: com uma taça de Martini e convidando para o chá.

Agora tenho que continuar a correria aqui, mas segunda terá post novo, queridos!

Ah, vamos colocar as fotos dos convites? Se segura:



Os convites eu fiz por um aplicativo no itouch chamado "Red Stamp". Muito bacana! Aí só levei para a gráfica para imprimir! As etiquetinhas com o nome das convidadas, fiz por um outro aplicativo chamado "Labelbox". O do popozudo eu tive a ideia e peguei as fotos (no google, Ana! hahaha) e uma amiga publicitária fez a arte. Ficou muuuuito lindo, pena que estou com vergonha de colocar aqui! hahaha

Beijos, queridos!

terça-feira, 13 de março de 2012

Adoro tanto Bad Reichenhall que em um post inteiro não deu para falar a metade do que tem de legal na cidade! Dá para acreditar?

No post de hoje tem fotos de minha autoria para acabar com os boatos de que eu sou preguiçosa e fico pegando foto do google, NÉ ANA? hahaha Eu sei que fui preguiçosa, mas não poderia deixar vocês sem foto do "Jardim da Cura". É bonito demais para deixar vocês só na imaginação!

Bom, agora vamos para a cidade? No dia das fotos, meu amigo-chefe me pediu para ir ao banco para ele e aproveitei para tirar fotos no caminho. A cidade é bem "no pé" da montanha. Eu sempre voltava de trem e, gente... Esperar trem não é sacrifício nenhum! A vista da estação é muito linda! Infelizmente eu não tirei foto e não posso pesquisar no google porque estou traumatizada (e também porque não deve ter). :P


Onde os velhinhos estão passando é chamada de Fußgängerzone e significa que carros e bicicletas são proibidos (tem exceções) por lá, porque é como se fosse um shopping aberto! Lojas por todos os lados e você pode andar tranquilo, sem se preocupar com ruas, carros, etc. Toda rua que tiver com esta plaquinha, é uma Fußgängerzone:


A próxima foto será do "centrinho" da cidade. Ao lado tem uma salina bem interessante. Mostra como se tira o sal da água da montanha e conta a história do sal. O passeio é bacana porque você entra na montanha mesmo e vê muita coisa de perto! Esta estradinha na lateral direita também leva a um lugar lindo: um castelo! É suuuuuper legal ir pra lá! Schatz e eu íamos com frequência às sextas e é muito gostoso!

Um lugar imperdível em Bad Reichenhall é uma cafeteria chamada Reber. Era a cafeteria preferida de Mozart. Aliás, ele nasceu e morou em Salzburg, mas não gostava de lá! Sempre estava em Bad Reichenhall, nesta cafeteria. Tanto é que é aí que são vendidos os Mozartkugeln originais, que são bolinhas de chocolate com recheio de sei lá o que e pistache. Pense num bombom GOSTOSO! E o clima lá é muito legal! Tem gente tocando ao vivo (já vi um cara tocando violino e uma mulher tocando harpa) enquanto eu tomava um chocolate quente. Que delícia! Imperdível! Foto da cafeteria e do Mozartkugeln.


Na cidade também tem um lugarzinho (ao lado do Kurgarten pertinho do Reber) que é como se fosse uma piscininha para andar (cobre só até um pouco acima do tornozelo) e dá para dar, sei lá, uns 20 passos. A água é muito fria, fora do normal. Isso porque dizem que faz bem para a circulação do sangue. O ideal é ir e voltar duas vezes!



Eu, minha irmã e uma amiga sofrendo! Ninguém conseguiu dar duas voltas e olha que era verão! Achei que a água iria refrescar, mas pensei errado.

Mais fotos da cidade:



Era natal! Uma foto da feirinha:



Então é isso, meus queridos! Espero que vocês tenham gostado tanto de Bad Reichenhall quanto eu!

Beijos!

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estou devendo um post Bad Reichenhall SOMENTE há 300 anos, né, minha gente? Eu tardo, mas não falho(oi?) e é sobre a cidade onde eu trabalhei que eu escrevo hoje.

Ela só não é mais encantadora por falta de espaço. É relativamente grande (uns 20 e poucos mil habitantes) e é conhecida pelo ar. Dizem que o ar nesta cidade específica é muuuito puro. Tem um jardim chamado de "Jardim da Cura" (Kurgarten) e, além de muito bonito, muitas pessoas com bronquite, asma ou qualquer problema respiratório se tratam (ou se mudam) para Bad Reichenhall. E é verdade: o ar lá é diferente! Tem um percurso dentro do jardim (que é grande, tipo um parque) com uma parte bem alta com água caindo por cima de umas madeirinhas que ajudam a deixar o ar mais puro. (isso é o que o turista vê. A explicação técnica eu fico devendo. haha)

Vou colocar algumas fotos para vocês visualizarem melhor. Começarei pela foto do percurso. Tem até uns casais andando! Eu digo "percurso" porque é realmente um caminho já determinado (tipo de corrida de 100 metros, sabe?) É um "círculo" que você tem que percorrer enquanto respira. Sinceramente? Agora que eu escrevi que é um círculo, eu não tenho mais certeza se é mesmo ou se é a impressão que me passa e, na verdade, é só uma reta meio oval(?). Quando eu ia passear com o Schatz era sempre final de semana e andamos só pelo caminho da foto, mas juro que tenho a impressão que dá sim, a volta. Bom, o povo fala/falava muito "fica a dica" - no twitter, pelo menos - e agora só me resta falar "fica a dúvida". Próximo post eu confirmo isso aí!

A foto da água caindo em cima das madeirinhas (óbvio que não dá pra ver que a água está caindo, mas disso eu tenho certeza! haha):

Como eu disse, o parque é bem grandinho e tem uma parte que o povo gosta de ler um livro enquanto toma um solzinho na frente de um chafariz. Muito gostoso ficar lá!

Tem coisa melhor do que não fazer nada e depois descansar? Não tem!

Achei outra foto que tem o povo curtindo!

Eu falei que lá é cheio! No auge do verão, então...

No Kurgarten tem um espaço para shows também. É pequeno e quando eu digo "show", não vão imaginar o da Ivete no carnaval de Salvador nem show do U2! Eu quero dizer que neste espaço sempre tem apresentação de orquestra. É muito legal!

Tem um restaurante chamado "Atrius" (lá no jardim da cura mesmo!) que, vou te contar! É uma delícia e suuuuuuper em conta! Um dia eu e Schatz pagamos 14 euros cada para um festival de camarão! Não é fartura como no Brasil, o prato era pequeno, mas podia comer à vontade. O normal é ter prato para almoço: você escolhe um menu que inclui entrada, prato principal e uma bebida para acompanhar (pode ser vinho também!) e paga algo em torno de 15 euros pelo menu. A sua escolha não é do cardápio inteiro. Eles te dão umas duas opções de pratos.

O post está gigante! Por isso vou finalizar com uma foto pegando um pouco das árvores:

Ah, tirei todas as fotos do santo google!!

Só tenho mais 15 dias aqui no Brasil e por isso viajarei hoje! Vou buscar minha priminha e curtir nosso último final de semana juntas antes d'eu voltar para a Alemanha! Já posso morrer de saudades dela? (No final de semana do dia 17, farei meu chá de lingerie aqui em casa e a despedida de solteira! Quando eu entregar os convites para todas as amigas, posto aqui!)

Agora é pegar estrada! Beijos, queridos!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Está aí uma coisa que me irrita: burocracia. Não digo que tudo deveria ser uma bagunça, mas que tem coisa simples que o povo complica, ah, isso temm!!

Antes da minha volta ao Brasil, Schatz e eu fomos até Munique para fazer uma procuração no Consulado Geral do Brasil para que eu pudesse resolver uns problemas pendentes aqui no Brasil (ele não tinha pegado o diploma ainda e fizemos a procuração para eu pegar o diploma por ele e movimentar a conta dele no Brasil, caso eu precisasse). Viajei com a procuração na mão e tudo certinho, achei que estava tudo lindo. Doce ilusão!! Gente, fui para a universidade, tirei o diploma tranquilo, mas na hora de sacar para pagar uma taxa, cadê que eu pude? Sim, estava tudo descrito na procuração e no banco me disseram que eles teriam que mandar a procuração para São Paulo, para que o pessoal de lá scaneasse a procuração e anexasse na conta virtual dele. Só depois disso eu poderia fazer algo.

Que preguiça que isso me dá! Pegar diploma já é um saco (te amo, amor!) e ainda ficam com essas regras que me irritam. Poxa, custa um pouco de empatia? Schatz não mora aqui, temos a procuração, somos casados, mostrei até nosso cartão do banco da Alemanha - lá nossa conta é conjunta. Gente, se no lugar onde a gente mora a nossa conta é conjunta, qual é a probabilidade d'eu querer "roubar" na conta de um país que a gente, no momento, vem só para férias? E olha o diálogo da mulher do banco:

-Eu entendo a senhora e não estou dizendo que a senhora fez, mas... E se for falsificado?
-Esta procuração é a original, com carimbo, adesivo e assinatura do Cônsul. Se eu conseguisse falsificar algo assim, teria um filme com a minha história(me referia ao "Pegue-me se for capaz") e me desculpe, mas se eu tivesse realmente falsificado, eu sairia daqui com tudo o que eu quero resolvido. Essas regras só prejudicam quem é honesto.

Moral da história: saí indignada e pedi pro Schatz transferir pela internet (santa internet!). Dois dias depois a taxa estava paga e estamos só esperando o diploma ficar pronto para pegar. Agora sim, está tudo lindo!

Como não poderia faltar, faço agora a comparação de como funciona na Alemanha: não existe cartório, nem burocracia. Tem a papelada necessária? Ninguém te transfere para outro setor e nem te enrolam. Você sai do lugar com o que você quer e tem direito. Falar de reconhecer firma para um alemão, pode desistir! Ninguém nem entende a lógica disso! A europa toda é assim, creio eu! Pelo menos Áustria e Suíça são. Para vocês terem noção de como é o negócio, escrevo a primeira história que me veio à cabeça: como mozão é suíço (além de brasileiro), a gente precisava de um papel que só ele poderia pegar e precisávamos para o nosso casamento. Então teríamos que viajar até lá só para pegar este papel (teria que ser durante a semana, porque final de semana era fechado) e isso significava um dia a menos de trabalho pra ele além dos dias que ele já tinha tirado para o casamento na Suíça. Ok, Schatz mandou um e-mail para a responsável pelo setor na Suíça e autorizou a tia dele a buscar o papel. A tia dele mandou pra gente pelo correio e deu tudo super certo. Mandou um e-mail, minha gente! Outro exemplo: o contrato do novo trabalho de Schatz. Só teve uma entrevista pessoal. O resto foi tudo feito por telefone e e-mail. O contrato? A empresa assinou e mandou pelo correio pro Eric assinar. Ele assinou e mandou de volta pelo correio. Tudo certo. Problema nenhum!

Agora me responda: mesmo amando o Brasil de paixão, tem como não ficar revoltada com algumas coisas?

( )não tem como não se revoltar.
( ) você está certinha.
( ) se você tivesse errada, eu falaria. - e nesta hora você fica mudo -.

Sim, só tem essas três opções por hoje. :P

Beijos, queridos!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Estacionamento em qualquer lugar hoje em dia é uma arte, né? Em Brasília está quase impossível, no RJ então... O sorrisinho do Mahatma Gandhi iria pro espaço, aposto. Na Alemanha não é muito diferente e só não é pior porque o transporte público alcança qualquer lugar, então é difícil alguém ser obrigado a sair com o carro para chegar no destino desejado.

Você está viajando, alugou um carro e quer visitar um ponto turístico na Alemanha. Para ficar mais bacana ainda a tua viagem, um conselho: saiu do carro? Já olhe a tua volta procurando uma maquininha para pagar seu ticket. É obrigatório e todo estacionamento tem! Nem sempre é chamativo não, viu, gente? Mas pode procurar, que tem. Geralmente é um P (azul) clique aqui! mas, como eu disse, também existem alguns mais discretos, como este aqui!

Depois que você fizer o pagamento (será feito pelo tempo que você pretende ficar no local e em alguns lugares tem tempo máximo que o carro pode ficar estacionado. Ah, só aceita moedas "baixas" - de 1 euro, 2 euros ou menores e não aceitam nota - eu, pelo menos, nunca vi), você receberá um papelzinho que tem que ficar em cima do painel interno do carro. Sim, você se desloca até a máquina para comprar o ticket e ainda tem que voltar até onde você estacionou o carro só para deixar o ticket em cima do painel. Vai demorar mais do que você esperava? Das duas uma: ou você tem que voltar para comprar um novo ticket ou você receberá multa. E tem fiscalização sempre! Não se esqueçam que os minutos contam! Se você pagou por 20 minutos, quando o relógio mostrar 21, você poderá sim ser multado.

Nos lugares em que tem quantidade máxima de horas permitidas pra deixar o carro estacionado, o policial pode anotar o ângulo da válvula do pneu do carro para saber se o motorista saiu do lugar ou se só comprou outro ticket de estacionamento. Doidera, né? Porque, por exemplo, se está na placa que a pessoa só pode deixar o carro lá por no máximo 15 minutos, significa que depois de 15 minutos, você deverá entrar no carro, sair e tentar a sorte de encontrar a mesma ou outra vaga. Olha que loucura: se nos 15 minutos você entrar no carro, der a volta no quarteirão, voltar e sua vaga ainda estiver lá desocupada, você pode estacionar novamente sem problemas, mas é obrigado a sair e dar chance para outra pessoa pegar sua vaga. É proibido você simplesmente comprar um novo ticket. A compra do segundo ticket não te dá direito de ficar mais 15 minutos! Por isso os policiais podem anotar o ângulo da válvula do pneu: se o ângulo mudou, provavelmente você saiu com o carro. Se não mudou, é porque você só comprou o ticket. Importante: esta regra de ter que sair da vaga para dar chance para outra pessoa estacionar é em estacionamentos onde determinam a quantidade máxima de minutos para estacionar. Este tipo de estacionamento não é o mais comum! Nos comuns, você pode sim comprar um novo ticket sem ter que dar uma voltinha.

Outra coisa bacana é estacionamento de lugares de compra (shopping, algumas áreas da cidade, etc): na entrada tem setinhas apontando em qual setor tem vaga livre e, como se não bastasse essa forcinha incial, cada vaga tem uma luz verde (quando está livre) ou vermelha (quando está ocupada), então na entrada do setor você sabe se tem vaga mais pra frente ou se você tem que estacionar logo. As luzes ficam bem visíveis.

Isso eu já acho bem bacana! Bom, agora que vocês já estão craques em estacionamento na Alemanha, é só curtir a viagem! :)

Beijos, queridos!


, ,
sexta-feira, 2 de março de 2012

Mais um post sobre telefone na Alemanha. Já postei sobre celulares, agora é sobre telefone fixo. Saber disso me ajudou para caramba, porque, não sei se já contei aqui, mas tenho uma irmã que é 11 meses mais velha que eu. Preciso dizer que quase morri quando fui morar na Alemanha e a "abandonei" aqui? Meu aniversário é em meio de maio e o dela início de junho. Por isso, nossas festas de aniversário eram sempre juntas quando pequenas e é muito difícil a gente brigar. Claro que quando a gente briga, SAI DE BAIXO, mas depois de 5 minutos estamos de boa de novo. Nunca nos separamos: onde uma está, a outra também está. Somos grudadas MESMO. Tá, disse tudo isso aí só para vocês terem noção de como foi sofrida minha ida pra Alemanha. Só não morri do coração porque lá existe um plano da Vodafone para fixo que é uma belezinha:Schatz e eu pagamos algo em torno de 14,95 euros por mês para ligar para: uma parte da Ásia, uma parte do Oriente Médio, América do Sul e muitos países "longes" da Alemanha. Digo isso porque acho que a Vodafone tem 2 planos: um para ligações para países longes e outro plano para países perto da Alemanha. Ah, sim: pagamos 14,95 euros por mês para falar ilimitado com o Brasil (e alguns outros países)!

Para quem precisa falar com alguém que more nos EUA, é um plano diferente. Este post não tem como eu detalhar muito porque eu realmente não sei mais do que está escrito aqui. Vejam pelo lado positivo: pelo menos vocês já sabem que existe e é só entrar em contato com o pessoal da Vodafone, caso este plano ilimitado seja interessante para vocês.

Defeitinho: às vezes a ligação cai depois de uma hora, outras dá linha cruzada, mas é relativamente raro. Eu me atrevo até a pensar que estes probleminhas acontecem porque quando eu estou no Brasil, Schatz me liga e ficamos, tranquilamente, 2 horas por dia ao telefone. "Tá, mas agora que vocês estão casados, vocês não ficam mais tanto tempo distante e os problemas na linha continuam acontecendo..." Correto, mas quem pensou isso se esqueceu da minha irmã no Brasil! Ou seja, todos os dias ligamos para o Brasil e ficamos umas - muitas - horinhas ao telefone. Com esses defeitinhos ou não, digo uma coisa: vale a pena!

Agora que estou de mudança para Viena, fui procurar se tem o mesmo plano lá. Fuén fuén fuén fuén fuéeeeeen! Pelo visto, é privilégio dos alemães!

Mudando um pouco de assunto, o casamento está quase todo pronto! Fiz uma pequena rebeldia (leia-se: não tradicional) no convite... Conto depois que os convidados receberem! Eu disse pequena rebeldia, gente! Não imaginem nada extravagante para não se decepcionarem depois!

Beijos e bom final de semana, queridos!