segunda-feira, 23 de abril de 2012

Queridos, já cheguei no Brasil e voei pela TAP. Como já fiz um post contando a minha experiência com a Condor (empresa alemã), resolvi também escrever a minha opinião sobre a empresa portuguesa. Eu já viajei diversas vezes pela TAP e, sinceramente, este vôo foi o mais ralé. Geralmente, em voos internacionais, cada assento tem uma televisão própria e você pode assistir a vários filmes, seriados, escutar músicas, mas neste voo não era assim. Tinha uma televisão a cada 2 ou 3 fileiras e eu, que sou míope, não consegui assistir quase nada e o fone não funcionou em um dos filmes. Ah, na Condor o fone custa 3,50 euros, mas na TAP ele é gratuito!

Como disse, nunca tinha tido "problemas" com a TAP. Sempre peguei bons aviões, mas em uma viagem tão longa, ainda mais diurna, eu acho muito importante o entretenimento. No mais, foi tudo ok: voo tranquilo sem muitas turbulências, refeição típica de avião (nunca é boa!), poltronas confortáveis... O único defeitinho foi a televisão ser coletiva! Eu já voei várias vezes pela TAP e indico! Ah, se lembram que eu peguei a mania de olhar a poltrona número 13 nos aviões? Eu olhei e na TAP tem a poltrona 13! Não entendeu porque eu falei isso? Clique aqui!

Fiz escala em Lisboa e não saí do aeroporto, mas já tive a oportunidade de ir duas vezes para lá e adorei a cidade! Ela é antiga (lembra muito alguns pontos do RJ!), linda, comida maravilhosa, pastel de belém fantástico e tem coisa mais importante em uma viagem do que lugares bonitos e comida boa?

Eu não tenho mais os nomes dos restaurantes que eu fui (quando fui, ainda não tinha o blog), mas não tem erro: pergunte no seu hotel algum lugar bom e eles indicarão. Sem contar que fomos andando e quando sentíamos fome, parávamos em um restaurante, assim, sem indicação e os pratos sempre foram ótimos! Não sei se tivemos sorte, mas o bacalhau é realmente muito gostoso e os pratos são muito grandes! Dá para dividir tranquilo com outra pessoa! Sempre oferecem aperitivo no início (pão, queijo, coisas pequenas) e é pago! Algo em torno de 10 euros. Caso o aperitivo seja um queijo chamado "Queijo da Serra", coma sem medo. É o melhor queijo que já comi na minha vida!!

Em Lisboa tem uma bebida chamada Frize. Eu tomei a sabor limão e achei super gostosinha e só tem 4cal/100ml! Outra coisa que eu vi muita gente tomando é tipo o nosso toddynho, mas em garrafa de vidro. Eu adoro leite com toddy e nunca vi na Alemanha ou na Áustria. Cem pontos* para Portugal!

Fotos das bebidas:

Meu voo saiu de Munique no sábado, às 6:00 da manhã. Isso significa que teríamos que dormir em Munique, já que o primeiro trem do dia sairia de Ainring às 5 da manhã e nossa aldeia é 2h30m distante de Munique, então não daria tempo. Ficamos em um hotel pertinho do aeroporto que é muuuuuuuuuito bom para quem precisa ficar uma noite. Ele se chama Holiday Inn Express. É bem perto do aeroporto (uns 5 minutos de carro) e eles "fornecem" (as aspas é porque você tem que pagar 5 euros por pessoa) transporte a cada 30 minutos e o café da manhã é servido a partir das 4 da manhã, ou seja: ele é feito para quem chega/sai em voos na madrugada. Os quartos são espaçosos, super confortáveis, banheiro ótimo, tudo bem limpinho, o café da manhã é bem gostoso (tem vários pães diferentes, queijos, presuntos, geléias, nutella, frutas, cereais, leite e aquelas máquinas de café que fazem de tudo - chocolate quente, capuccino, etc). Recomendo muito! Eu não me hospedaria o período inteiro da viagem por ser longe da cidade, mas é um hotel muito bom. Pagamos 79 euros pela diária em quarto duplo e não se preocupem: é perto do aeroporto, mas não dá para escutar nada durante a noite. Primeiro que os vidros da janela são excelentes e segundo porque é proibido voos após onze horas da noite.

Só mais um detalhe: é possível fazer o check in e despachar as malas no dia anterior à viagem, mas cuidado: só até 21h! Schatz e eu queríamos despachar as bagagens e ir pra o hotel sem mala e com o check in já feito, assim poderíamos chegar com uma hora de antecedência e não duas, como é necessário para voos internacionais, mas só conseguimos fazer o check in porque chegamos no aeroporto depois das 21:00! Se lembram que em Viena é possível guardar a bagagem por até 24h na estação de trem pagando apenas 2 euros? Pois é, pensamos que seria parecido no aeroporto de Munique, mas estávamos errados: o preço para deixar a bagagem no aeroporto varia de acordo com o peso dela. Tínhamos 2 malas de 23kg cada, o que nos custaria 18 euros. Detalhe: o taxi até o hotel nos custou 12 euros. Escolhemos o taxi!

Fica a dica - Munique (hotel para quem chegará/partirá de madrugada! Perto do aeroporto!)

  • Hotel: Holiday Inn Express.
  • Endereço: Freisinger Straße, 94 - Schwaig
  • Lanche rápido: Currywurst (salsicha com curry) na estação de trem principal (Hauptbahnhof) ou no aeroporto (em uma lanchonete chamada Smokey Joe's que imita um avião de guerra antigo. Não tem erro, mas, por via das dúvidas, foto aqui!. Eu prefiro com salsicha vermelha (Rote Currywurst), mas também tem com salsicha branca (Weiße Currywurst)!

Agora vou correr para o shopping porque Schatz ainda não tem terno para o nosso casamento!

Beijos, queridos!

*Não sei se chega a ser uma expressão alemã, mas meus amigos daqui, quando aprovam alguma coisa, dizem Sehr gut! Hundert Punkte, que significa "Muito bom! Cem pontos"!

,
quinta-feira, 19 de abril de 2012

Oi, queridos! Pouco tempo depois de publicar o post anteontem, o corretor da Áustria ligou e tenho boas notícias: o apê está bem encaminhado para ser nosso. Não posso dizer com certeza porque ainda não assinamos o contrato, mas espero que dê tudo certo para Schatz viajar mais tranquilo. Eu sou baiana: para mim dá para fazer tudo que tem que fazer no tempo estipulado - e se não der, não tem problema. Não tem o que fazer. Eu não sofro muito com essas coisas não, mas Schatz é uma pilha. O humor dele muda, ele fica mais calado e ativo, acha que não vai dar tempo para nada... Bom, ainda bem que somos tão diferentes! Quando um está tenso, tem o outro para acalmar.

O nosso voo para o Brasil sai no sábado pela manhã e amanhã iremos para Munique porque o voo sairá de lá. E dia 10 de maio voltaremos casados mais uma vez! Estou tirando foto de tudo (pelo menos eu acho que estou) do casamento para mostrar aqui depois! As lembrancinhas das daminhas e pajens ficaram tãooooo fofoletes! E as dos padrinhos? Achei muito fofa também, mas depois que eu entregar eu conto tudo aqui e posto fotos.

Não posso escrever muito mais porque tenho que arrumar a mala ainda, fazer almoço e empacotar o que eu puder para as nossas últimas semanas aqui (quando voltarmos do Brasil, ficaremos só duas semanas aqui na Alemanha e vamos para Viena) não serem muuuito corridas.

Ah, o tempo aqui está louco: na páscoa nevou o dia inteiro quase, depois de dois dias já estava 20 graus, terça fez 3 graus e ontem fez uns 18 graus. Daí Schatz e eu comentamos com meu sogro sobre o tempo e ele falou uma frase que já é conhecida por aqui: "April, April – der macht, was er will" (É uma frase cantada, tanto é que tem a rima April e will) e significa "Abril, abril - ele (o mês) faz o que quer". Esta frase é conhecida porque o mês de abril é instável: pode fazer sol um dia e no dia seguinte nevar, chover, enfim, o que abril quiser, acontece.

Agora chegou a hora de arrumar a mala e fugir desse tempo doido!

Beijos, queridos!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Começarei dando meu depoimento quanto ao spray milagroso que "passa roupa". Eu fiz no final de semana, adorei: ele realmente deixa a roupa parecendo que você passou. Eu testei em uma blusa minha que eu gostava, mas ela me irrita (sabe aquelas blusas que você gosta, mas você tem que ficar arrumando toda hora a alça?). Eu só não me desfiz dela porque eu sou muito apegada. Eu sei, é ruim, mas eu sempre acho que um dia eu vou ter paciência com ela e vou usar. Pois bem, o importante é que eu testei nela porque aí se acontecesse algo com a blusa, tudo bem. Não sofreria tanto, afinal "ela me irritava mesmo"! Eu não vou dizer que eu perdi a blusa, mas ela ficou manchadinha com os "jatos" do spray. Se chegar de perto, dá para ver as gotinhas - ficou parecendo que eu dei a sprayzada e as gotas não avaporaram, sabe? Eu olho agora, depois de dois dias, e parece que acabei de usar o spray. Tudo bem que eu não dei só 3 borrifadas como a receita do blog pedia... Será que foi por isso? Vocês fizeram? Funcionou com vocês sem problemas?

A outra "novidade" é que Schatz e eu ainda não temos o apê. Parece que corretor austríaco não é muito chegado em ganhar salário não. Isso porque nós fizemos o trabalho todo: nós procuramos o apê pela net, agendamos a visita e só queríamos sanar algumas dúvidas para fechar o contrato. Mandamos e-mail no sábado (eu avisei que ia mandar sábado e ele falou que era tranquilo) e agora eu pergunto: ele mandou e-mail para vocês? Porque pra gente não mandou não! O pior é que sexta estamos indo para o Brasil e voltamos só dia 10 de maio. Tensão é pouco, né? E ainda junta com o casamento que está começando - cof cof cof - a me deixar nervosa...

Mudando um pouco de assunto, eu encontrei outro produto milagroso - agora para a cozinha e já testado e aprovado: um abridor de latas! Eu sou encantada com ele. No início, eu achei que não funcionava(?) porque eu rodava e não acontecia nada, mas no final, eu me apaixonei!

Olhem só que bacana como fica a latinha:


É o fim dos ganchinhos! Quem nunca se machucou com a tampa de lata? Aliás, quando eu era pequena, um menino da rua jogou a tampa de uma latinha no rosto do meu irmão e acertou pertinho do olho! Eu fiquei super assustada (devia ter uns 8 anos no máximo) e por isso não foi somente meu irmão, mas também este abridor ~ganhou pontos~ comigo. Achei super legal como ele deixa a lata. Dá até para tampar depois e guardar na geladeira como se nunca tivesse sido aberto! (estou brincando, gente. Dá para guardar na geladeira, mas por pouco tempo, como qualquer coisa aberta)

Quando eu me mudei para cá, eu não sabia nem ferver uma água, então pode ser que este abridor já exista há 500 anos e eu só descobri quando me aventurei na cozinha. Mas, como não era óbvio que existisse uma belezinha dessas por aí, posto aqui porque não deve ser óbvio para muita gente também. :)

O mágico:

Será que eu estava fazendo sobremesa?

Vocês estão vendo este círculo prateado? Então, entre este círculo e a parte preta do abridor, tem um espacinho e é neste espacinho que você vai colocar a lata a ser aberta. Aí é só girar (que nem aquelas bonecas que tem que dar corda nas costas) e você vai pensar que não está abrindo, não está acontecendo nada, mas está. Quando já tiver rodado a latinha inteira, é só tirar a tampinha. Muito prático e higiênico, já que o produto não transborda como acontece com o abridor normal. Este abridor (Dosenöffner) custa em torno de 17 euros!

Eu vou continuar encaixontando as coisas aqui e preparar o almoço!

Beijos, queridos!

,
sexta-feira, 13 de abril de 2012

Queridos, ontem eu passei o dia inteiro mal e hoje ainda não estou recuperada. Me sinto fraca, mas o dever me chamou: estou no trem (aquele maravilhoso da Westbahn) a caminho de Viena mais uma vez. Hoje vou ver um apê e espero que seja o nosso! Infelizmente, vou sozinha porque Schatz não conseguiu tirar o dia livre, já que semana que vem é a última dele antes da nossa viagem ao Brasil - para o nosso casamento!
Deixo aqui um vídeo que recebi por e-mail de um amigo alemão: um programa daqui fez um episódio sobre Brasília! Tem coisas em alemão, é claro, mas tem muita coisa em português também! Achei super legal!
Tem uma brincadeira de bater o dedo indicador nos outros dedos (vocês vão ver no vídeo) e o repórter disse que quando brasileiro faz isso, significa que algo é muito bom! Significa mesmo? Eu só conheço isso como: "êê, menino, corre que você vai levar uns tabefes" ou então para apressar alguém, tipo: "Vamos! Rápido!"

Só clicar aqui! para ver o vídeo.

O repórter adorou Brasília e eu adorei o jeito como ele come jabuticaba! Outra coisa que eu achei engraçado foi ele achar interessante a gente colocar diminutivo em tudo e todo mundo ser louco por novela. hahaha Ele diz que todo mundo comenta sobre novela e aí ele filma uma família conversando, depois filma uns homens na rua - como se o assunto deles fosse a novela! E depois filma uma mulher no salão de beleza - aí tudo bem. haha

Então é isso, meus amores! No próximo post dou notícias do apê e agora eu tenho mesmo que ir porque já estou me sentindo mal de novo... :(

Boa sorte para mim em Viena ou, como dizem os alemães: TOI TOI TOI*!

Bom final de semana!



*Pode ser entendido como "boa sorte", mas TOI TOI TOI é dito quando você está torcendo muito por algo, tipo "vai dar certo!". Ah, vamos traduzir como boa sorte mesmo? Acaba que em português o sentido da frase não muda.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eu estou com um vício: vejo blogs de culinária, decoração e truques para fazer trabalhos domésticos. Vou começar a praticar as coisas que eu aprendo porque, até então, meu vício só está na parte de procurar, amar e salvar para fazer mais tarde.

Sem enrolação, eu estava lendo um blog e fui clicando e clicando e cheguei em uma dica que, gente, sério, se funcionar (e eu já pesquisei: FUNCIONA!)... Gente, estou com medo de me dar um trem - como dizem meus parentes goianos/mineiros. Tá, eu sei que eu falei que não ia enrolar e não vou: dica preciosíssima para quem ama passar roupa (só que ao contrário). Eu detesto mesmo e assumo sem muitas vergonhas. Só sei que nos EUA vende um spray que ajuda a desamassar a roupa e no Brasil não tem. Nem procurei saber se vende aqui na Alemanha, mas se a dona do blog deu a receita para fazer um em casa, não tem lógica procurar o produto nas lojas, já que ele é suuuuuuper fácil de fazer e com coisa que todo mundo tem em casa. Vou evitar a fadiga e farei em casa mesmo.

O modo de usar: "Pendure a roupa num cabide, dê umas 3 borrifadas e estique o tecido suavemente para que a mistura penetre na fibra do tecido e ele desamasse".

A receita:

- Uma medida de água que fica a seu critério. Pode ser uma xícara, um copo, um litro, um copinho de cachaça... - é só pra ter uma base pras medidas dos outros reagentes -,

- Meia medida de álcool 98% (não funciona se for com álcool 60%, pois já estará muito dissolvido em água),

- Um quarto de medida de amaciante com o cheirinho que você preferir,

- Um borrifador pra fazer e guardar a sua mistura.

Eu posto esta receita com a maior felicidade do mundo porque desde ontem eu estou passando roupa e vou contar para vocês: fui passar uma camisa do Schatz e quem disse que ficou boa? Passei de novo e ela ainda parece que estava dentro de uma garrafa e percorreu o Atlântico, deu uma voltinha no Mar Mediterrâneo e veio rolando pra cá. Daí qual foi meu pensamento? "(medindo a altura do amassado) Ah, se Schatz usar a camisa para dentro da calça, nem vai dar para perceber". Que nível eu cheguei, Senhor? E está aí o motivo d'eu querer dividir a grande descoberta com meus leitores queridos.

Agora vou ali preparar meu caldeirão (oi?) e ver se funciona mesmo. Se depender de pensamento positivo, esse spray vai deixar a roupa lisinha na primeira borrifada!

Só quem tem blog sabe a trabalheira que é pesquisar/fazer/revisar/publicar um post, por isso eu jamais deixaria de mencionar o blog da Ângela, onde encontrei essa fofura.

Só fico triste por uma coisa: a coitada da Amélia vai ter que ir pro BBB12 (13? 14? Zilhão?), porque tem gente ~eu~ chegando para abalar com os trabalhos domésticos.

Meu povo, vou começar a escrever um pouco sobre os lugares que eu já conheci! A primeira cidade escolhida foi Berlim (quando você vir escrito Berlin, assim mesmo, com a letra "n", é porque está em alemão!) pelo simples motivo d'eu a considerar a melhor-mais-bonita-salve-salve cidade do mundo! Tá, longe de mim ter conhececido o mundo inteiro (snif), mas que eu amo Berlim de paixão, aí ninguém pode negar.

Vou mostrar um pouco para vocês! Fotos by Letícia e/ou Schatz, hein, moçada?

Em Berlim tem um lugar que concentra os museus da cidade e se chama "Ilha dos museus". Claro que tem um ou outro fora da ilha, mas os principais estão lá!


A próxima é de uma escultura que eu sou simplesmente apaixonada! É triste, mas de uma beleza sem igual! O lugar se chama Neue Wache e fica na mais conhecida rua da cidade: Unter den Linden.

O nome da escultura é Mutter mit totem Sohn, que significa: "Mãe com o filho morto". Agora me diz se não é a escultura mais triste e mais linda do mundo? A beleza dela está bem no teto: o lugar é coberto, mas tem um círculo aberto que pega apenas a escultura da mãe com o filho morto nos braços e sabem o porquê? Porque assim a escultura sofrerá todas as mudanças climáticas. Tenho o sentimento que é para deixá-la viva, entendem? Ah, ela foi feita como lembrança das "vítimas da guerra e da tirania" (é a tradução do que está escrito nela). Schatz já tinha ido no inverno e tem uma foto no computador dele que somente a escultura está com neve. O resto do lugar está sem nada, por ser coberto. Eu achei a ideia do teto aberto sob a cabeça da mãe com o filho uma poesia! Chorei quando vi! Sem contar que embaixo das pedras (essas 4 pedras grandes que sustentam a escultura) tem terra de um campo de batalha, cinzas de um soldado e cinzas de uma vítima da guerra. Berlim, te amo.

Como não poderia faltar, o Brandenburger Tor - Portão de Brandemburgo:


O Reichstag (Parlamento):


Lá dentro e uma foto lá de cima:


Schloß Charlottenburg (castelo):



E o muro de Berlim? Ainda tem? Todo, todo, é claro, não tem mais, mas em alguns pontos da cidade (o mais conhecido é em Potsdamer Platz) ainda existem algumas colunas. Uma coisa interessante é que por toda a cidade tem uma marca no asfalto indicando por onde passava o muro. Alemão não gosta de falar do passado, mas faz questão de não esquecer.

O Potsdamer Platz é tipo um centro cultural: é lá onde são as apresentações, teatros, cinema, alguns barzinhos/restaurantes...

O Checkpoint Charlie:


Não sei se já contei aqui, mas eu tenho um caso de amor e ódio pela Segunda Guerra Mundial, então, para mim, o Museu Judaico (Jüdisches Museum) é um passeio imperdível para quem visitar Berlim. Por falar em judeus, foi construído o "Memorial do Holocausto" em lembrança aos judeus mortos na Guerra. Tirei uma foto, mas não sei se dá para vocês terem noção de que as pedras têm tamanho diferentes, é como se fosse uma onda: algumas altas, outras curtas, outras médias... O piso também acompanha "a onda" (não é regular!):


Um outro local que tem restaurantes, cinema, teatro e lojas é o Hackesche Höfe. Quando fui a primeira vez, fiquei com um pouco de medo, confesso. Achei o lugar meio estranho, mas depois voltei com Schatz e comemos super bem por lá! Infelizmente a ideia de anotar nome dos restaurantes só veio agora e esta viagem foi em 2010. :(



E ainda tem uma porção de coisas para falar sobre esta cidade que tanto gosto! O campo de concentração é mais ou menos uma hora distante de Berlim (dá para ir de metrô, mas tem que pegar o ticket "ABC") e não vou falar mais sobre isso neste post porque não quero finalizá-lo com coisas tristes, mas se vocês tiverem curiosidade, eu escrevo um novo post sobre o campo. Continuando a nossa viagem, a "5ª Avenida" de Berlim é a Kurfürstendamm que o povo chama carinhosamente de Kudamm. Dizem que é o paraíso das compras (passei só para olhar, não vi valores nem comprei nada). Ah, já que está lá (é longe do centro da cidade!) dê uma passadinha na Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, uma Igreja que foi parcialmente destruída com os bombardeios da Guerra e uma parte foi mantida assim. Muito linda!


E, sabe de uma coisa? Já que você já está lá - parte II, dê uma passadinha no Zoológico, vai! É um programinha que sempre me chama a atenção! Acho chato e legal ao mesmo tempo. Sou doida? Aliás, foi lá que eu vi bebês de avestruz pela primeira vez!


Uma graça, né? Ai, queridos! Me desculpem por postar tão tarde, mas ontem foi feriado e isso me fez pensar que hoje era segunda. hihi

Beijos!

domingo, 8 de abril de 2012

O post de sexta só saiu hoje porque queria fazer um post de páscoa e porque sexta foi feriado, então Schatz e eu saímos e não tive tempo de postar.

Ontem fomos para Bad Reichenhall almoçar com alguns amigos (o meu ex-chefe também estava lá!) e aconteceu algo que eu achei super engraçadinho desde a primeira vez: perto da páscoa, quando você vai a algum restaurante, você ganha ovos de galinha com a casca colorida. Já contei aqui no blog o que significa um ovo com casca colorida (qualquer cor!), se lembram? Se não, conto novamente: o ovo está cozido. Sim, frio. Mas cozido. No início, achei meio estranho comer ovo de galinha frio, mas hoje em dia eu já acho bem gostoso! Ah, geralmente é cortesia do restaurante, mas neste que a gente foi almoçar ontem, Schatz comeu um e quando pedimos a conta, o ovo estava lá (nos cobraram 0,90 cents). Achei meio carinho - se você parar para pensar, nossa caixinha com 6 ovos (bio, que tende a ser mais caro) custa mais ou menos 2,5 euros, o que resultaria em mais ou menos 40 cents cada ovo. Calma, galera! Não fiz barraco por causa de 0,90 cents, mas não pude deixar de pensar em tudo isso.


Tem uma brincadeira com os ovinhos (só dá para brincar de duas pessoas): cada um pega um ovo com a ponta virada um para o outro


Não precisa encostar, até porque a brincadeira é as duas pessoas baterem as pontas dos ovos e ver qual ponta quebra. O dono do ovo que quebrou primeiro, perdeu.



Coincidentemente, Schatz perdeu porque o dele quebrou mais que o meu (ele era o azul)!

Eu sei, é bobinha, mas vocês querem sentir a páscoa ou não? :P Aliás, como é realmente a páscoa na Alemanha? Se for pensar nos ovos de páscoa "legítimos", não é muito bacana não! Aqui também tem ovos de chocolate, mas não tem ovos feitos com os chocolates mais famosos daqui (você nunca vai encontrar, por exemplo, um ovo de páscoa tamanho 15 de um milka). Eu nunca vi, pelo menos. É mais comum você ver/receber um chocolate no formato de um coelhinho, que pode ser da Milka, mas um coelhinho. Agora, se você for pensar na páscoa em si, como uma comemoração, aqui é bem legal! Sabe quando chega dezembro que para todos os lugares que você olha, você sente o natal? A Páscoa aqui é igualzinha: você sente que chegou. As árvores no jardim ficam cheias de ovos de galinha decorados, a casa recebe decoração, os restaurantes presenteiam (ou cobram no final) com ovinhos... Você enxerga a páscoa em todos os lugares e isso eu achei muito gostoso!

Foto de ovos de galinha decorados:

Eu tirei esta foto em uma loja que estava cheia de gente e não tinha nenhuma vendedora livre para eu perguntar se podia tirar foto. Por não saber, tirei bem rápido só para colocar aqui e não tirei de mais nenhum com decoração diferente, mas se você entrar no google.de e colocar ostereierbaum aparecerão várias árvores decoradas!

Quanto à quaresma, alguns alemães também fazem. Uma amiga não podia beber nada alcoólico (difícil na Alemanha) e não podia comer chocolate também. Quando ela me falou isso, contou uma história bem interessante: há muito tempo, os monges bávaros, procurando uma forma de poder beber cerveja durante a quaresma, inventaram uma cerveja extra forte e colocaram em um barril sem cuidado nenhum para manter a cerveja boa para consumo (foi de propósito). Eles pegaram este barril cheio com a cerveja extra forte e enviaram para o Vaticano (Papa) juntamente com uma carta perguntando se ele autorizava o consumo desta nova cerveja no período da quaresma. O plano dos bávaros deu certo: quando a cerveja chegou até o Papa, ela estava horrível, podre, o que fez com que ele autorizasse seu consumo. Até hoje encontra-se esta cerveja (Fastenbier - cerveja da quaresma) por aqui!

Termino o post desejando uma boa viagem/chegada para a Anoca e, é claro, uma ótima páscoa para todos vocês!

Beijos, queridos!


P.S.: hoje nevou a manhã inteira aqui. Já começo a me questionar se eu realmente aguento um inverno europeu inteiro (sempre fujo pro verão no Brasil). Estamos em abril, gente! Era pra ser primavera!

, , ,
quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ontem não consegui postar a segunda parte de Viena, então posto hoje! Contei que teria uma inspeção aqui do apê, né? Isso acontece sempre que alguém vai se mudar porque o proprietário do apartamento (uma empresa pode ser proprietária do apê também!) tem que ver se está tudo em ordem, se tem muitos estragos, etc. A pintura deve ser feita com certeza (é padrão) antes da pessoa se mudar, para a nova família chegar com o apartamento "nos trinques". O cara da inspeção poderia ter falado que deveríamos colocar piso novo (se tivesse muito detonado) ou que teríamos que pintar o vão da porta ou polir isso ou qualquer outra coisa para o apê ficar do jeito que a gente pegou. Ele gostou muito de como está o nosso apartamento e só precisaremos pintar e tampar os buraquinhos na parede (calma, a gente não metralhou a parede não! Mas aqui se vc fizer um furo na parede para pendurar um quadro, quando você for se mudar, você tem que tampá-lo. Também é padrão!). Assim que eu vim para cá, decidimos mudar nossa varanda. Ela tinha um piso meio feio e resolvemos tirar e colocar uma grama artificial, uma churrasqueira elétrica e uma mesinha com duas cadeiras. Ficou uma graça e, quando o cara viu, disse que a gente não precisaria deixar a varanda como era antes, porque estava mais bonito assim. Ah é, aqui, mesmo o apê sendo alugado, você pode fazer muitas mudanças: pode pintar parede da cor que você quiser, pode tirar piso, pode até quebrar parede (mas aí eu acho que precisa avisar ao proprietário), mas guarde na memória o jeito que estava antes, porque quando você for se mudar, terá que deixar tudo como estava! Também pode acontecer de você perguntar para o novo inquilino se ele vai mudar a cor das paredes do seu apê, porque, se ele for mudar, você economiza a pintura, já que ele vai pintar de qualquer jeito. Por ex: o apartamento é todo branco e ele quer a sala verde, menos um cômodo para você pintar. Nós perguntamos e não tivemos esta sorte: a nova família quer como está, então teremos que pintar tudo. Ontem conversei com meu chefe-amigo e ele disse que fica um pouco mais de mil euros (nosso apê aqui tem 57 m²). Eu estou quase pegando meu avental e mandando brasa nas paredes. (Não pode! A pintura deve ser feita por um profissional!)

E agora vamos para Viena? Preciso falar que o post vai ficar gigante? Pode fazer uma pausa, galera! Aliás, estou quase fazendo uma pausa também para ir comer um teco da sobremesa que fiz ontem... Gente, fiz o pavê do amor e vou te contar, viu? MARA! Eu só troquei o chocolate branco pelo preto porque Schatz não come chocolate branco e eu correria o sério risco de comer a travessa inteira, então eu fiz com chocolate preto para agradar o mozão (tá bom, foi para dividir as calorias. Meu casamento está aí, gente! E eu não sou a melhor do mundo em fazer dietas. Aliás, se eu não fiz nem para me casar, eu sou um caso perdido! Agora que estou pensando nisso...) Ok, vamos para Viena?

Ficamos somente um final de semana lá, então, no último dia, tínhamos muita coisa para ver ainda. Pensando nisso, compramos as passagens para o final da tarde, mas tínhamos que fazer o check-out às 11 da manhã. Saímos do hotel às 9 e veio a questão: o que fazer com a mala? Na Westbahnhof de Viena tem lugares para guardá-la. Quando você vir algo parecido com aqueles armários de escola, sabe? Pode ter certeza que você está no lugar certo! Vou falar que Schatz, eu, um casal com dois filhos e um casal de japa tivemos problemas com o armário, mas eu tirei umas fotos e vou mostrar aqui como se faz.

Primeiro você tem que procurar um armário com um quadradinho verde ao lado:

No nosso caso, não tinha nenhum verde, ou seja, estavam todos ocupados. A seta azul está mostrando qual quadradinho pertence a qual armário. Parece óbvio, mas esta foto é só uma pequena parte e, na verdade, é uma sala inteira com armários em toda a parede e não é tão difícil assim achar que o quadradinho pertence ao armário do outro lado, caso você encontre um livre bem no meio, por exemplo. Ah, os da foto são do mesmo tamanho, mas tinha de outros tamanhos também (para bagagens maiores ou menores)! Vocês estão vendo o azulzinho no canto direito (topo) do armário? Então, aquilo ali vai te dizer qual máquina você deve usar. Vou explicar melhor por fotos.

Uma foto do armário:

Este daí é o 04-02, então você vai colocar suas bagagens lá dentro e encostar a porta. Neste momento, ela deve se trancar sozinha (dura 1 segundo. Encostou a porta, trancou!). Tivemos problemas com isso. Encontramos um armário com o quadradinho verde, mas a porta não fechava e chegamos a pensar que só fecharia depois de fazer o pagamento, mas não é! Ela deve trancar assim que você fechar a porta! A nossa estava com defeito e procuramos outra. Enfim, o número 04-02 significa que você deve efetuar o pagamento na máquina 04 e que o seu armário é o 02.

Foto da máquina (reparem no número 04 no topo!!):

Quando você colocar as suas coisas no armário, fechar a porta e ele se trancar sozinho, você vai até a máquina com o número correspondente e já vai estar na tela o número do seu armário. Aí é só clicar nele e esperar o bilhete sair. Custa 2 euros e vale por 24h. Depois de 24h a porta se abre sozinha (a gente viu um armário aberto com coisas lá dentro e imaginamos ser de alguém que deixou lá por mais de 24h!). Para a retirada das suas coisas, é só colocar o bilhete na máquina e a porta se abre sozinha (você deve colocar tipo ticket de estacionamento).

Pronto! Agora você, Schatz e eu, o casal japa e a família não teremos mais probemas com as malas. Outra coisa: esta salinha das fotos, que todoss os armários estavam com o quadrado vermelho e o único verdinho estava quebrado, estava realmente lotada! Se isso acontecer, tem outros armários no segundo andar da Bahnhof, ao lado das plataformas de trem! (não tem nada avisando dentro da estação - pelo menos eu não vi. Tive que perguntar).

Agora um pouco mais sobre a cidade! O parlamento é lindo:


Quando chegamos ao centro, estava uma rua parada e várias pessoas de bicicleta. Paramos para ver (somos pouco curiosos. COF COF COF) e tinha uma feira de bicicletas com direito a apresentação (ou será que era campeonato?) e tudo!



E também tinha uma pista - não tão radical - para crianças! Eu que não gosto de crianças nem nada, quase me sentei na calçada para ficar admirando essas coisinhas mais lindas! Daqui a pouco é o meu coração (filho/a) andando de bike por lá! Eu morro de amor pelos meus filhos que não nasceram ainda. É normal? hahaha


Mais algumas fotos:






Esta última ficou um pouco escura, mas ela foi tirada na Karlskirche. É uma Igreja linda, de mármore e com algo que nunca vi em outro lugar: um elevador dentro da Igreja que te leva até o topo, onde está o Espírito Santo. Achei a ideia bem legal! Morro de medo de altura, mas fui. A entrada custa 6 euros por adulto e, caso você queira, pode pagar 2 euros (se não me engano) pelo rádio (está mais pra um telefone do que para rádio, mas tudo bem!) que te conta a história da Igreja.

Ah, me esqueci de contar uma coisa no post anterior: pela Westbahn você pode comprar passagem pelo trecho e também por km! Por exemplo: você compra 1000 km. Se você viajar de Salzburg para Viena (mais ou menos 300km), será descontado 300km. Outra ideia que eu achei bem legal! Aviso para quem mora/vai visitar outra cidade alemã que não seja Freilassing: a promoção, infelizmente, não serve para vocês. A Westbahn só faz o trecho Salzburg-Viena, Viena-Salzburg e alguns horários abrangem também Freilassing, que é bem coladinha em Salzburg e em Ainring.

Sempre que eu viajar, vou escrever um "Fica a dica", que será uma descrição rápida do hotel, restaurantes, minhas opiniões, etc. Começarei com Viena.


Fica a dica - Viena

  • Hotel: Pension Riede. Tem 3 estrelas, o café da manhã é bem gostoso, tudo limpinho, arrumadinho, pessoal super bacana e no final ainda deram uma garrafa de vinho verde (também não sabia que existia!) e no rótulo estava escrito: "boa viagem de volta". Achei uma graça! Ele fica ao lado de uma estação de metrô chamada Niederhofstraße. O quarto é grande, banheiro também. Gostei muito! Uns 15 minutos de caminhada até o castelo Schönbrunn. Endereço: Niederhofstraße 18, 12. Meidling, 1120 Wien, Österreich
  • Restaurantes:
      Der Schwabl -> Ao lado do castelo Schönbrunn. Eu pedi um Schweinsfilet in der Käsekruste mit Petersilienerdäpfel (filé de porco com crosta de queijo e batatas com salsinha) e estava maravilhoso! Schatz pediu uma costela muito boa também! Como entrada, escolhemos salada de folhas com batata (veio parecido com rolinho primavera) recheada de brócolis. Muito boa! Eu só esperava mais das cervejas! Mas percebi que não é problema do restaurante. As que são servidas na Áustria são menos gostosas do que as alemãs. Endereço: Schönbrunnstraße, 250. 12.Bezirk.

      Giersterbräu-> Aviso para quem clicar no site deles: tem música! Eu não gosto de site com músicas, por isso estou avisando. :) Continuando, é um restaurante bem tradicional que ganhou prêmios pela culinária. Lá tem cerveja da casa (não é como cerveja alemã, mas é boa). Por mais que tenha sido elogiado, eu não tive muita sorte: escolhi Erdäpfelbiskuit überbacken mit Schaf- und Ziegengouda, Bärluch/Spinatsalat (biskuit de batata, assado com queijo de cabra e ovelha acompanhado de uma salada de espinafre e alho dos ursos/alho selvagem - pode confiar: é gostoso!) A salada estava uma delícia, mas achei o biskuit seco e sem sabor. Não gostei do prato que eu escolhi. Por outro lado, Schatz pediu um Medaillons vom Premiumschwein gebraten, Rahmpolenta - Bärlauch/Kürbiskernpesto (medalhão de porco com polenta e molho pesto de alho selvagem com óleo de semente de abóbora). Este sim, gente! O prato do mozão estava muuuuuuito gostoso! Ah, como entrada pedimos uma sopa de Bärlauch (não disse que era gostoso? Todo prato que a gente pediu nesse dia tinha Bärlauch! P.S.: não tem gosto de alho. É verde e o sabor está mais para agrião do que para alho!)

      Wienerwald -> Na hora da fome, até rola de comer. Não me entendam mal, é gostoso, mas é uma fast food melhorada. Eu pedi um refrigerante austríaco bem gostosinho chamado Almdudler e Schatz pediu uma cerveja escura (eu nunca fui fã de cerveja escura, mas esta é boa! Se chama Ottakringer). Schatz comeu costela (tipo do Outback) e eu comi batata frita com peito de frango frito (aí minha dieta de noiva!). Como disse, para uma fast food, é boa.
  • Metrô: Pegamos o ticket que vale por 48 horas. Schatz e eu gostamos muito de caminhar pelas cidades, mas como só ficaríamos um final de semana, a gente não veria nem a metade do que vimos se não tivéssemos comprado o ticket. Pagamos 10 euros em cada um e poderíamos andar ilimitado de metrô e ônibus durante 48 horas. Vale muito a pena, já que uma passagem individual custa 1,8 euros. Em dois dias, é quase certo que você vai usar o metrô 6 vezes, então já pagaria o ticket de 48 horas. Vale a pena!

Para finalizar, só vou interpretar, linha por linha, a música "Faroeste Caboclo". Tá, foi sem graça. Vou ficando por aqui mesmo. :P

Beijos, queridos!!

, , ,
quarta-feira, 4 de abril de 2012

Está aí algo em alemão que eu acho que nunca vou entender de primeira quando eu escutar:

  • Tausend significa mil. Ok, até aí, sem dificuldades.
  • Million - Milhão. Ok também!
  • Milliarde - Bilhão. Agora vocês estão entendendo o meu desespero?
  • Billion - Trilhão
  • Billiarde - Quatrilhão
  • Trillion - Quinquilhão
  • Trilliarde - Zilhão

Na teoria, eu até entendo* (e, sinceramente? Acho que não tem lógica nenhuma), mas até eu entender qual número é de verdade, o jornal já acabou!

Queridos, o segundo post sobre Viena vai aparecer! Agora eu não posso porque o cara da inspeção vem aqui em casa e eu não gosto de parar o post na metade e depois voltar a escrever. Tenho minhas manias! :P

Aproveito e conto também que inspeção é esta!


Beijos!

* Depois do Million, vai intercalando o sufixo "ion" e "arde" e em cada mudança de sufixo (esqueçam o prefixo!), devemos multiplicar o número por mil. Por isso Million é milhão e Milliarde significa bilhão.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Voltei de Viena no domingo e vou te contar a primeiríiiiissima impressão que eu tive da cidade: Ô CIDADE DANADA PARA VENTAR! Gente do céu, é vento de 500km/h! Tá, como não poderia deixar de ser, eu exagerei, mas te juro que teve uma hora que até Schatz, nos seus 1,90m de altura, deu uma desequilibrada. Eu vou mudar de assunto pra não chorar pensando nas minhas madeixas. Qual é o pente que vai me pentear?

Fora o vento, eu adorei a cidade! É super antiga, linda, muito legal mesmo! Eu ainda acho que sentirei falta da beleza e tranquilidade daqui da aldeia, mas eu gosto de mudanças! A Ana até me deu uma força dizendo que eu sou de Brasília, que também é cidade grande, então Viena será tranquilo. Sim, você está certa neste ponto, Anoca, mas, querendo ou não, eu penso nos meus filhos (sim, já!). Acho que seria tão bom se eles pudessem crescer soltos em uma Dorf! Claro que na adolescência eles chorariam de tédio, mas nenhum lugar é 100%, né não? haha

Gente, estava pensando no post e eu tenho tanta foto, mas taaaaaaaaaaaaanta, que terei que dividir o assunto em outros posts para falar de tudo. Neste primeiro, vou começar do começo (eita que eu já comecei bem!). Para quem está na Alemanha (não sei em outros países), a Westbahn está com uma promoção ótima: nos finais de semana, trem saindo de Freilassing (última cidade alemã antes da divisa com a Áustria) até Viena custando 8 euros (um trecho só, por pessoa!). Oito euros pra uma distância de 300 e poucos quilômetros. Nada mal, né? No próximo final de semana até maio, custará 14 euros (também um trecho). Eles fizeram isso porque a concorrente cobra 40 e poucos euros pelo trecho e quando eles chegaram no mercado (Westbahn é nova), eles prometeram cobrar a metade do preço da concorrente. O problema é que, a outra empresa que não é boba nem nada, diminuiu o preço na metade só para quebrar a Westbahn, mas não deu certo (pelo menos por enquanto) e a disputa da metade do preço continua e a gente sai ganhando. Que a briga dure muito!! Ah, Schatz e eu fomos na sexta, então só aproveitamos a promoção no domingo. O valor normal é 28 euros (normal para a Westbahn. O normal das outras empresas é 40 e poucos euros).

O trem é fabuloso, com bancos confortáveis, largos, leitos (não totalmente, é um pouco melhor que de avião), com duas tomadas (embaixo do braço da cadeira), lugar para mala, bistrô, lugar para crianças ficarem (e tem um responsável lá com elas para que os pais possam ficar onde quiserem sem se preocupar) e tem dois andares. Falei que tem internet de graça e rápida? Tá, só não funciona muito bem nos túneis, é claro, mas dura pouco.

Uma foto do trem:


Se você tiver com mala, tem um espaço reservado para colocar. Você tem que ter moedas para deixar lá (colocamos uma moeda de 2 euros, mas, se não me engano, pode ser de 1 euro também!). Foto:


Colocou a moeda no lugarzinho da direita? Então você pode puxar este treco preto ao lado esquerdo da moeda. Você vai puxar e vai parecendo uma cobra (não pensei em nada melhor para comparar, sorry) daí você dá uma volta com esse treco na alça da sua mala e prende o negócio preto no fio que apareceu. Também não entendeu nada do que eu falei? Calma, eu tirei foto porque eu me conheço e sei que não conseguiria explicar bem essa parte. hihi Lá vai:


A moeda está no lado direito (estão vendo a pontinha?) e quando você retirar sua mala, a moeda, que antes estava presa, fica solta e você pode pegá-la de volta!

Também vi coisas interessantes na rua: se o seu cachorro passar um fax (fizer cocô) e você não limpar, você, meu amigo, pagará 36 euros de multa. Está aí o cachorrinho do Máscara que não me deixa mentir:


Outra coisa que eu achei o máximo, foi o lixo para pontinha de cigarro. Gente, se o bendito do fumante tiver coragem de ver um treco deste tamanho na rua e jogar a bituca do cigarro no chão, a pessoa merece um pedala robinho (sabe o que é pedala robinho não? Clica aqui!

A foto do lixo para bituca:


O domingo amanheceu tão frio, que nevou! Gente, estou começando a me questionar se eu realmente consigo passar um inverno inteiro aqui. Não tem fim!! O frio começou em novembro/dezembro e está até hoje! :(

Ah, conhecemos o Schloss Schönbrunn (um dos castelos de Viena) e o jardim é maravilhoso! É gigante, não entramos para ver o castelo porque estávamos com pouco tempo, mas é claro que faremos o passeio e aí eu conto para vocês o que eu achei! Onde está o castelo, está também o zoológico. É o mais antigo e ao mesmo tempo moderno do mundo! Também não fui, mas irei. Vou morar lá, gente! Calma que com o tempo eu conto tudo! :)

O castelo:


Outras fotos:


Com tanto verde ao redor, deve ficar ainda mais bonito daqui pra frente com a primavera.




Queridos, amanhã posto outras coisas sobre Viena porque o post já está gigante! Ah, não tive sorte com a procura do apartamento! O corretor ficou doente e não avisou nada, vocês acreditam? Eu também não acredito. Acho que ele ficou com preguiça de mostrar apê no final de semana e inventou a velha história de ficar doente. Ok, caso seja verdade, por que não avisou? O final de semana foi ótimo lá, mas estamos com foco e é muito ruim quando outra coisa tira a gente do rumo, né? Provavelmente voltaremos a Viena no próximo final de semana, aproveitando que aqui na Alemanha teremos feriado na sexta e na segunda e na Áustria o feriado é só segunda. Então, tentaremos ir na quinta para vermos apês na sexta e, assim, não "atrapalharmos" o final de semana do corretor.

P.S.: coloquei o botão de "curtir" do facebook no final dos posts, vocês viram? Dei uma pausa no meu vício em sites de decoração e aproveitei a internet do trem de volta para dar um up no blog. :P


Beijos, queridos!

, ,