sexta-feira, 29 de junho de 2012

Gente, eu estou vendo tanta coisa doida por estas bandas, que eu me senti obrigada a escrever uma categoria nova aqui no blog chamada: „Ah, se fosse no Brasil!“.

Brasil fica conhecido como país de mulheres com poupança e comissão de frente de fora (sou fina, né?), como país violento, pobre e etc. Agora chegou a hora de ver que os nossos defeitos tem em qualquer lugar.

Meu ex-chefe e amigo viajou pro Brasil com a mulher para o meu casamento com Schatz. Antes do casamento, eles foram para Costa do Sauípe. Amaram, mas disseram que tinha muuuuita mulher sem noção com shorts e saias muito curtos, homens com uma combinação feia de roupa: bermuda florida e blusa listrada, que ele viu poucas pessoas comendo bonito – ainda bem que eles nunca me viram comer cachorro-quente no Dog do Baixinho (213 ou 211 Sul, moradores de Brasília! ÓTIMO) - e a lista aumenta. Ok, não estou dizendo que estampa floral fica lindo com blusa listrada, mas calma: é praia, pelo amor de Deus! A bermuda florida se encaixa tranquilo. E europeu falar de short curto? Quem já veio pra europa no verão sabe: as meninas usam um cinto e mais nada. Sim, porque esse tipo de saia é tão curta que não pode ser chamada de saia, é um cinto mesmo. E a roupinha alemã? Aquela típica (Dirndl)? Tem um decotão de deixar Jennifer Lopez em Oscar parecendo freira!

"Oi? Oktoberfest? Não tenho roupa para ir. As minhas são muito comportadas. Pena... ¯\_(ツ)_/¯ "

Amo este meu amigo alemão, mas tive que responder: „Tá, e homem usando sandália com meia é lindo, né?“ - O outono chega e detona a moda. Eu penso que o amor pelo verão fica (sandália), mas o friozinho no pé é ruim, né? Dedicido: colocar meias! Nossa, como fica maravilhoso - cof cof cof CO-ÓÓÓÓ-FFF! Desculpa, engasguei.

Já tem uns dias que eu estou pensando na categoria nova e queria juntar mais material para não ficar muito tempo sem atualizar, mas ontem eu vi algo na televisão que eu senti como um sinal divino para começar a montar este post já! Querem saber o que era? Nada mais, nada menos do que um jogo de vôlei de praia. Eu a-d-o-r-o vôlei e quando eu liguei a TV só escutei (JURO!): „Nada mal, curtir o Terra Samba não é nada mal.. UEE-E-E-E-REI que legal...“ Olhei para a tela na hora e o jogo era China contra Brasil. Perdemos, mas não é o caso. Eu te pergunto: você está em Pequim. Descobre que tem jogo do nosso país. Qual roupa você escolheria para ir ao jogo? P.S.: está calor!

a) Uma bermuda, uma blusa de alcinha ou

b) Um............biquini?

Muito bem, brasileiras! Vocês responderam letra a (espero! Huahua). As gringas optaram pela letra b. Exato: parte de cima AND parte de baixo, para aproveitar e tomar um solzinho.

Eu tirei foto da televisão pelo celular. O resultado foi uma foto com qualidade horripilante, mas ainda melhor do que usar sandália com meia.

E são com estas fotos que eu inauguro a categoria nova:

“Ah, se fosse no Brasil!!“

P.S.: As fotos foram de outro jogo: Alemanha contra Áustria.

P.S.2: Eu sei que eu tenho Dirndl. Duas. As minhas são comportadas igual a da J-Lo

UPDATE! Ontem eu liguei a TV e estava passando vôlei de novo. Desta vez era masculino: Brasil x Áustria e depois Brasil x Alemanha. O jogo contra a Alemanha estava muito emocionante e aí fui apertar o botão "info" no controle. Gente, vocês acreditam que estava lá "Grand Slam 2011"? DOIS MIL E ONZE. Como falei, o jogo estava super emocionante. Quando eu vi que era de 2011, quase fui no google ver quem ganhou para tirar minha tensão logo. Fui forte, vi até o final e Brasil venceu! Então, este update é para falar que o jogo da seleção feminina Brasil contra China, eu achava que era 2012, mas agora tenho minhas dúvidas! Outro dia Schatz e eu vimos jogo da Copa de sei lá quando (no ano que Brasil perdeu para a França). TV aqui na Áustria - e na Alemanha também - é uma caixinha (antiga) de surpresas (talvez nem tão surpreendentes assim).

terça-feira, 26 de junho de 2012

Vocês sabem que na Alemanha eu morava na divisa com a Áustria, em uma cidade bem coladinha com Salzburg. O título do post é "Bebidas Vienenses" porque em Salzburg eu nunca tinha visto a bebida que eu vou falar agora para vocês. Em Viena, por onde você olha tem gente com uma taça com um líquido meio laranja na mão. O nome disso é Aperol Spritz.

Se faz assim: 2/3 da taça de espumante ou vinho branco, 1/3 de Aperol (licor italiano) e gelo. Para quem achar forte (Aperol tem 15% de álcool e ainda tem vinho branco ou espumante na mistura) pode colocar um pouquinho de água. Eu achei bem gostosinha, refrescante, mas vou confessar que não é minha primeira opção em nenhum lugar. Eu acho meio doce, sei lá. Tem alguma coisa que não me agrada. Este final de semana tivemos visitas em casa e eles adoraram! Com certeza vale a pena experimentar!

Ah, em alguns lugares tem uma fatia de laranja (como tem quando pedimos guaraná)!

Aperol é isso aqui ó, minha gente:

Tirei a foto do google e "por acaso" a bebida é esta aí ao lado da garrafa.

Outra coisa que Vienense gosta é vinho branco com água (com gás). Achei até gostosinho, mas vocês sabem como sou fã(not!) de água com gás, né? Como experimentei na casa de amigos, tomei um copo - e só. Meu psicológico é fooorte e por saber que tinha a bendita, cada gole enrugava minha testa de um jeito que me fez pensar se aquele copo me envelheceu 10 anos ou mais.

Mesmo parecendo que eu não gostei de nenhum dos dois drinks, eu recomendo, viu, gente? Prometo que não é pegadinha! É bem gostosinho, só não para o meu paladar. hahahaha Vocês vão ver: não é ruim e também não é maravilhoso.

Experimentem e depois contem o que acharam!

Beijos!

, , ,
sexta-feira, 22 de junho de 2012

Posso continuar com o assunto comida? Gente, Schatz e eu fomos em um restaurante chamado Vapiano. Para quem, assim como eu, tem memória fotográfica, a frente do restaurante é mais ou menos assim (todas as fotos deste post são tiradas do google!!):

Quando a gente entrou, eu tive que comentar o tanto que era legal. Olhem QUE fofo é o restaurante por dentro.

É muito bacana! Pena que a comida não seja boa (hahaha!). Schatz pediu um carbonara que não estava bom de jeito nenhum! Só gosto de creme de leite. Eu pedi um penne com tomate cereja e manjericão. Estava menos pior, mas o penne tinha passado do ponto e estava meio borrachudo, sabe? Não experimentei salada e pizza. De repente são boas e como a gente só foi uma vez, pode ser que a gente teve azar no dia. Quem sabe? Estava lo-ta-do! Este também é um ponto negativo: você enfrenta uma fila enorme para fazer o pedido e tivemos que pedir uma água, porque para pegar um vinho, tem que enfrentar outra fila e, convenhamos, Schatz e eu não somos muito fãs de fila. Tem gente que vê uma fila grande e já entra achando que a coisa é boa. A gente tem fadiga.

Agora o ponto positivo:

QUE fofura sem tamanho, né?? Aí você se senta com sua galera e pega o azeite, sal, aceto balsâmico ou, se você quiser, um manjericão direto do vasinho!! Ai, eu achei um charme! Acho que volto lá só para tirar a folha de manjericão do vasinho de novo (#aloka)! Tem também alecrim em outro vasinho!

Por falar em fofura sem tamanho, você gosta de chá? Então, BITTE (por favor!):

Eu tomei água, mas minha amiga pediu o chá de romã e eu achei bem gostosinho!! Tenho duas garrafinhas dessas (a segunda e a terceira da esquerda para a direita) decorando minha cozinha. Pronto. Falei.

Não é uma pena a comida não ser boa e o restaurante ter um ambiente tão legal? Acho que merece uma outra chance! Aí eu falo para vocês!

Beijos, queridos!

, , ,
terça-feira, 19 de junho de 2012

Hoje não vou escrever muito, mas a dica é dez: quando estiverem aqui em Viena, não deixem de tomar um sorvete na "Paolo Bortolotti", POR FAVOR! Estou, para variar, na Starbucks da Mariahilferstraße e nesta rua tem três sorveterias "Paolo Bortolotti". Gente, é somente o melhor sorvete que já tomei na vida! É italiana, obviamente, mas eu juro que nem em Roma eu tomei sorvete tão gostoso! Mais do que aprovado!

Todo dia Toda vez eu tento variar os sabores. Ontem eu peguei um copinho (ele aparenta ser pequeno, mas vai por mim: é o suficiente!!) de nutella e After Night que é o nosso "chocomenta". O de nutella eu não gostei muito, mas o After Night é UM SONHO! O de café e nozes também são maravilhosos!

O site da sorveteria é este daqui! e pelo site eu descobri que só tem aqui na Mariahilferstraße mesmo.

P.S.: conseguimos comprar celular! Estamos engatinhando, mas estamos chegando! O nosso problema é que, como já contei, precisávamos de uma conta no banco para comprar celular. Abrimos a conta, tudo certinho, mas recebemos um cartão provisório (só com o número da conta) e aí não pudemos comprar o celular antes porque não era o cartão do banco original - que demoraria 1 semana para chegar pelos correios. Pois bem, o prazo terminou segunda-feira passada e o cartão chegou na quinta, devido a um problema no envio - UHUM, SEI! Na quinta mesmo fomos comprar nossos celulares e agora estamos menos away (pelo menos aqui na Áustria, mas já é alguma coisa!)

Beijos, queridos!

, , ,
sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aqui é tudo bem explicadinho, bem certinho. Se você é adulto, deve pagar 2 euros pela passagem com direito a fazer baldeação (nome que se dá quando você tem que sair do metrô para pegar um outro, em outra direção), mas sem sair da estação de metrô. Para quem não conhece como funciona, ficou um pouco difícil de entender, né? Primeiro, você tem que saber o básico: toda vez que você vir um U grandão, escrito em branco com um fundo azul, lá é o metrô.

Em algumas estações você tem a possibilidade de mudar de linha (não são todas!) e com os 2 euros que você pagou pela sua passagem, você pode andar em todas as direções, mas só pode sair da estação quando você chegar onde você quer. Senão, tem que comprar outro ticket!

Crianças pagam meia passagem (1 euro). Se você for pegar metrô com bicicleta ou cachorro, também tem que pagar meia passagem para eles (sim, pela bicicleta também!). E tem horários próprios para entrar com bicicleta - de segunda à sexta das 9 da manhã até 15h e também depois das 18:30 e sábado, domingo e feriado, o dia inteiro.

Também existem preços especiais para senhores, para quem compra ticket válido por 24h, 48h, 72h, mensal ou anual. Quem vier visitar Viena, é uma boa comprar um desses combos aí!

Cuidado: depois de comprar o bilhete, você tem que validar em uma máquina parecida com essa:

Uma mais de perto:

Quando você coloca o bilhete nesta maquininha (só a ponta do bilhete), fica gravado o horário e o dia que você usou. Se você entrar no metrô sem validar, você se lascou se tiver controle! É a mesma coisa de não ter comprado o ticket!

Ah, e esta semana que eu peguei MUITAS vezes metrôs com todos os assentos, de todos os vagões, preferenciais para gestantes e idosos ou com criança pequena. Gente, eu sou psicopata com respeito ao próximo. Juro que tento sempre dar preferência, ajudar e tudo mais e olha o que acontece: estávamos eu e Schatz em um desses metrôs preferenciais aí e estava lotado! Claro que a gente precisava ir até a última estação. Lá pela metade do trajeto, já estava bem mais vazio e eu me sentei. Depois de umas estações, uma senhora entra e a mulher que estava ao meu lado se levanta para a senhora se sentar. Gente, eu JURO que tinha mais lugar livre! Aí a senhora olha pra a mulher e fala: "não precisa, obrigada. Eu prefiro o lugar desta mocinha aqui. Você pode se levantar? Você é mais jovem!" OI? Eu sempre tento fazer tudo certo e eu me senti como se tivesse feito algo errado - quase ilegal (tva faltando a pitada de exagero que sempre tem no blog!). Só para ter certeza de que vocês entenderam direitinho: TINHA MAIS LUGAR LIVRE! Mas ela queria O MEU lugar. Quando me levantei, até olhei embaixo para ver se não tinha um pote de ouro lá ou uma maleta com milhões. Resultado? Nunca mais me sento quando pego um desses preferenciais aí!

Mal sabe ela que eu sou mais velha do que muita senhora por aí! A avó do meu marido, por exemplo, tem 85/86 anos, mora no quinto andar de um prédio sem elevador. AÔOOOOOO!! Isso significa subir e descer todos os dias, com compras ou sem, 5 andares!

Tendo em vista que eu me canso só de pensar, me respondam uma coisa: eu merecia ou não ficar sentadinha como a idosa que sou?

, ,
quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gente, ainda estou sem internet, vocês acreditam? E sem nada, aliás. Não temos televisão (aqui até para ver a televisão aberta tem que pagar (quase 300 euros por ano) e só quando o pessoal tiver a bondade de ir até a sua casa te entregar a antena é que você pode assistir televisão com tranquilidade. Ah, detalhe: Schatz já solicitou o serviço e nada deles confirmarem o pedido e muito menos de irem lá em casa! E depois do contrato ser assinado, ainda demora 2 semanas! Sério, se para abrir um contrato é essa demora toda, imagina pra cancelar? Acho que assim que chegar eu já pedirei o cancelamento e imagino que depois de 4 anos, seja realmente cancelado. Quesito burocracia: ponto para a Áustria!

Não temos telefone fixo ainda porque é um contrato casado (televisão a cabo, telefone fixo e internet). Ou seja: tá tudo bem no Brasil? A Dilma ainda é presidente? Os jogos olímpicos já acabaram?

Acho que aqui tem uma "lei das 2 semanas", só pode. Abrimos uma conta no banco e o cartão chega quando? Em duas semanas. Fizemos o cartão para pegar bicicleta pública (farei um post sobre elas!) e tem que esperar o que? 2 semanas. Preguiça, né? Se fosse no Brasil, o que o alemão estaria falando (mal), não é brincadeira! Do austríaco eu ainda não posso falar porque ainda não estou muito por dentro, mas ficarei. Aguardem comentários maléficos. HUA HUA HUAAA

Hoje eu não estou escrevendo do trem! haha Estou na Starbucks da Mariahilferstraße, uma das ruas principais de Viena. Todas as lojas que você imaginar, tem aqui (as chiques não, mas tão perto). São mais de 2 km só de lojas - dos dois lados da rua.

Aliás, a Starbucks daqui é apaixonante, não só por ter internet de graça (risos) mesmo sem você consumir nada (sim, é só chegar, se sentar, pegar o laptop e mandar brasa!), mas no segundo andar tem uns sofás perto da janela e se você, ao subir as escadas, olhar para o lado direito, tem uma mesa daquelas de biblioteca: grandes, para umas 4 ou 6 pessoas se sentarem, sabe? E esta Starbucks é feita pra isso: para a galera vir e estudar ou simplesmente atualizar o blog. :) Eu achei super legal a ideia. Enquanto eu escrevo, vejo muitos estudantes com papéis, livros e todos só sentados à mesa, estudando, normal. Alguns com café, mas é a minoria. Acho interessante a ideia porque é claro que se a pessoa fica aqui o dia inteiro, uma hora ou outra a fome/sede vai bater e vai acabar consumindo na loja. Por falar em consumir, quem tiver fome ou só vontade mesmo, peça Zimtschnecken (tradução: caracol de canela). É uma rosquinha de canela muuuuuuuuuuito gostosa! O formato é como de rosca húngara e o sabor lembra de leve um pretzel, mas mais gostoso, eu achei.

Ah, falar sobre o doce me lembrou que anteontem eu usei a minha "matrioska-medidora"! Deu super certo!! Fiz um bolo de cenoura e comi com cobertura de Nutella. Não façam em casa. Me arrependo sempre depois do segundo pedaço. :( Fica muito bom!

Ah, tá. Acabei de saber que minha permissão vai demorar mais do que o previsto para sair porque a austríaca linda, fofa e maravilhosa(#not) errou meu nome no registro da cidade! Bom, esqueçam a lei de 2 semanas que eu tinha inventado.

É a lei de 2 semanas OU MAIS!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Estou em Viena desde sexta e já tenho algumas impressões:

  • aqui, como em Brasília, os carros param na faixa de pedestre,
  • diferente de Salzburg, aqui ninguém espera o sinal fechar para atravessar a rua. Em Salzburg, se o sinal estiver aberto para os carros e tiver alguém querendo atravessar, mesmo com a rua vazia, as pessoas esperam o sinal fechar para ir para o outro lado (haja paciência!!),
  • como em qualquer lugar da europa (creio eu), você tem que se registrar na cidade,
  • para ter uma conta de celular, primeiro é preciso ter se cadastrado na cidade - e levar o comprovante até a empresa de celular - e também ter uma conta no banco e quando você vai abrir a conta no banco, perguntam qual o número do seu celular(?) - mas não te impede de abrir a conta bancária. É só você explicar que se mudou a pouco tempo e diz que levará assim que tiver um número de celular,
  • para ter um celular em Viena, você tem que ser registrado em Viena por, no mínimo, 3 meses. Se tiver na cidade há pouco tempo, os primeiros meses você tem que ter um cartão pré-pago e depois desse tempo, passar para pós-pago,
  • aqui é SUPER importante o seu nome. Eles se importam se você tem diploma ou não,
  • a cidade é linda e não precisa de carro para nada (só para ter dor de cabeça. É mais fácil encontrar uma vaga dupla no ano novo em Copacabana do que encontrar vaga aqui. Ah, e é paga - também pode pagar pelo celular!!
  • Internet, televisão e telefone fixo são um problema: você faz o contrato e depois de duas semanas eles vão até a sua casa. Espero não ter nenhuma surpresa depois de esperar tanto!

E eu continuo sem internet. Estou no trem (novidade! #not) e aproveito para postar aqui no blog.

Beijos!

, ,
segunda-feira, 4 de junho de 2012

Gente, estou AMANDO cozinhar. Estou com sérios problemas porque com o amor pela cozinha, vem o amor pelos utensílios domésticos.

Meus novos xodós:

- Colher medidora do Jamie Oliver:

As caixas de mudança não são meus xodós não! :P Não usei as colheres ainda, mas já me apaixonei: tem medida para "uma pitada"!!! Meus problemas acabaram, sinceramente. Eu tinha um treco quando via na receita "uma pitada". Agora, só felicidade!

- Xícaras medidoras (olha o charme!):

Matrioska! E as medidas vão diminuindo, é claro, nas xícaras de dentro.

Não usei ainda, mas já AMEI!