terça-feira, 31 de julho de 2012

Meus amores do céu, nem acredito: a novela da cama nova chega aos capítulos finais! Vocês se lembram que Schatz e eu chegamos dia 1 de junho em Viena e como o trabalho dele começaria no dia 4, nosso plano inicial era dormir em uma cama de ar por uma semaninha, até chegar a sexta seguinte (dia em que ele sai mais cedo do trabalho) e sairmos para comprar nossa cama de verdade. Compramos a bendita e nos disseram que seria entregue em julho. O fato é que desde o dia da compra, muita coisa mudou: a cama de ar furou tem duas semanas e estamos dormindo lindamente (nem tanto) no chão. É nessas horas em que agradecemos por termos sido escoteiros na infância/adolescência. Pois bem, a boa notícia é que a nossa cama (a de verdade) chegará quinta-feira, entre 8 e 10 da manhã. Segura o meu coração, minha gente!! Pior que... Posso confessar? Parece que eu estou sofrendo, mas nem estou! Acho até que vou sentir falta do chão. O que me conforta é que antes de morrer de saudade, eu posso arrastar a cama pro lado e pronto. (#aloka)

Bom, que a entrega está marcada para quinta, está. Como aqui em Viena é tudo beeem diferente (mais demorado) que na Alemanha, oremos, né? Detalhe da enrolação austríaca: Schatz e eu não recebemos nossa autorização de permanência até hoje! Reza a lenda que as receberemos pelo correio. A de Schatz ainda vai chegar antes do que a minha porque eu não sou europeia e ele é. Lindo, né? Mas ó, quem trabalha (ou é casado com alguém que trabalha) aqui na Áustria e ainda não recebeu a autorização de permanência, não se sinta como se estivesse aqui ilegalmente não, viu? Se você já pediu a autorização e tem um contrato de trabalho, você não tem com o que se preocupar, já que você fez tudo o que deveria ter feito e te pediram para esperar!

Mudando de assunto, Schatz e eu adoramos cozinhar juntos aos finais de semana. No sábado fez tempo bom e saímos para andar um pouco. Voltamos com alguns utensílios domésticos e panelas Le Creuset. Temos aqui em casa o livro do Jamie Oliver chamado "Jamie Oliver - 30 minutos e pronto" e resolvemos fazer uma receita do livro para estreiar nossas panelas. Sei que eu estou parecendo "Pedro Bó" com nossas novas aquisições: se alguém falar que está com vontade de comer brigadeiro, corro pra fazer só pra usar as panelas. Se me pedirem um suquinho, é perigoso eu bater o suco no mixer só para fazer na panela - é motivo para me preocupar?

O fato é que fomos cozinhar. Ah, como eu amo comer! Preciso dizer que dormi e acordei pensando no nosso jantar? Foi um Rosbife com molho, batatas crocantes e cenouras. Quem tiver o livro, é a receita da página 194. Aprovadíiiisssima!

No livro diz que rende para 4 pessoas, eu fiz a metade da receita, não fiz a sobremesa e Schatz e eu estamos satisfeitos do jantar de anteontem até agora (tava demorando o exagero de hoje, né?)

Por falar em jantar perfeito, dia 08 de julho fizemos 1 ano de casados (contando a partir do casamento civil) e recebi uma surpresa: fomos jantar no castelo Schönbrunn e depois assistimos à uma ópera lá. Foi tudo tão lindo! Quem estiver por aqui e quiser ver uma ópera, indico muito. Foi super bacana! Não é monótona, é engraçada... Eu adorei! Em tempo: as letras das músicas que eles cantam são engraçadas. Começaram cantando em italiano e terminaram cantando em alemão. Quem entende uma dessas línguas, provavelmente vai achar engraçado também.

Agora tenho que ir, queridos. Meu projeto me chama!

Beijos!!

, ,
sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ontem começou o Popfest aqui em Viena e vai até domingo. Marcamos de encontrar um casal de amigos na frente da Ópera às 17:45. Claro que chegamos lá, olhamos para o céu, vimos que choveria em breve e, óbvio, estávamos sem guarda-chuva (Schatz e eu. Nosso casal de amigos estava com o deles). Antes de ir à Popfest fomos atrás de uma lojinha para comprar um guarda-chuva. Cinco minutos depois de comprarmos, caiu o maior toró e vimos que a festa ia ficar para mais tarde, porque era ao ar livre. Fomos para um café bem bacaninha ali na praça mesmo chamado Kunsthallencafe. É um lugar legal, com parte interna e externa - com a chuva, todo mundo que estava lá fora entrou e aí não ficou mais tão agradável - tem caipirosca, caipirinha além de outros drinks e alguns poucos pratos e petiscos.

Schatz pediu um hamburger que estava saboroso, mas sabe aquela sensação de "ah, mas assim eu consigo fazer em casa?" Pois é, eu tive essa impressão. Achei gostoso, mas quando saio para comer fora, gosto de algo que eu não conseguiria fazer em casa, sabem? Como o Cheese Salada do Marvin, por exemplo.

Algumas fotos do Kunsthallencafe (tirei quando estávamos saindo, depois da chuva):

A chuva passou rápido e fomos para a festa. Não tocou ninguém conhecido e nem tocará até domingo. haha Mesmo assim foi bem divertido. Tinha todo tipo de gente! Escrever isso me lembrou de uma coisa: no meio da praça tem um espelho d'água. Vocês acreditam que uma menina atravessou de um lado pro outro andando na água? Gente, por que não deu a volta? Ah, detalhe: ela estava de saia e meia-calça. Com tanto lugar seco, devidamente asfaltado, uma criatura de meia-calça atravessa de um lado pro outro pelo único lugar com água. Podia ter tirado foto, mas fiquei com vergonha por ela e aí preferi só contar o caso mesmo.

Algumas fotos da festa:

Reparem a distância que a menina percorreu. Ela começou do lado onde eu estava quando tirei esta foto e foi até onde está o toldo amarelo. O que nos resta além de parabenizar pela coragem? Nada!

As fotos foram tiradas do lado de trás do palco. Na frente dele estava muito mais cheio, obviamente. Ah, o interessante é que ninguém dança! O pessoal fica só olhando pra banda! Minha amiga austríaca disse que isso é normal. Só dança quem está muito bêbado! Sim, queridos, se vocês dançarem em um show aqui em Viena, todo mundo vai pensar que vocês estão pra lá de Bagdá!

Agora eu tenho que ir porque hoje está um dia lindo e ensolarado! Tenho que curtir o sol, porque está escasso por aqui! Juro que ~ desta vez ~ não tem nada a ver com a novela!

Bom final de semana!

Beijos, queridos!

,
quinta-feira, 26 de julho de 2012

Todo canto de Viena tem bicicleta para alugar. Fiquei sabendo que o Rio de Janeiro também tem isso! Vou escrever como funciona o aluguel das bicicletas públicas aqui, mas antes tenho que contar um erro que cometi. Vou contar porque quem ainda não fez, ainda pode ter uma salvação, porque é um caminho sem volta (ó o drama)! Sempre que entro no facebook, todo mundo está falando de uma tal de Nina e Carminha. Meu erro foi perguntar para umas amigas quem era Nina e quem era Carminha, porque eu não entendia nada do que estava no meu mural de recados no facebook. Quem me respondeu? A minha ÚNICA amiga que odeia novela, mas ama futebol. Foi aí que eu vi a gravidade do caso: "Avenida Brasil" deve ser a melhor novela do mundo! - pensei. Mas outro pensamento me veio: "Até parece. Está para nascer uma novela melhor do que 'Alma Gêmea'". Esta novela me deixava tão boba que, ao final de cada capítulo, eu me levantava do sofá e aplaudia. Sério. Depois disso nenhuma novela tinha graça para mim e sobrevivi muito bem sem assistir a nenhuma outra até que "Alma Gêmea" passou no Vale a Pena Ver de Novo . Não é que minha amiga me falou o resumão da "Avenida Brasil" e eu fiz a besteira de entrar no youtube e assistir ao primeiro capítulo da novela? Agora me encontro aqui, ao computador, às 12:14, escrevendo para vocês enquanto os trechos dos capítulos 103 carregam. Ó VIDA! Não, minha gente, eu não vi os 102 capítulos de ontem para hoje, porfa! O primeiro eu assisti inteiro, o segundo meu coração acelerava de dó da Ritinha e quando eu vejo muita maldade, parece que vou ter taquicardia, aí eu não aguentei e pulei para o capítulo 100. Confesso que o 100, 101 e 102 eu assisti hoje de manhã.

Antes que eu pergunte se alguém que esteja gravando todos os capítulos e vai fazer um DVD, possa me enviar uma cópia, vamos falar da bicicleta?

Como disse, em todos os cantos da cidade têm um monte de bicleta laranja (e outras cores) enfileiradas. É aí que você poderá alugar uma. Aqui em Viena eu achei um pouco difícil de andar porque em Brasília eu não andava de bike... Eu sou daquelas que descem da bicicleta para subir e descer meio-fio. Tenho medão! Quando eu fui andar por aqui, fui seguindo uma ciclovia normal até me dar conta que ela continuava no meio dos carros e o sinal estava fechado. Lindo, né? Para completar, eu me imaginei andando e arrancando os retrovisores de todos os lados. Ainda bem que, embora tenha chegado beeem perto, nada disso aconteceu! Bom, chega de historinha e vamos para as fotos:

O ponto para alugar e devolver as bicicletas é assim:

Vocês estão vendo esta coisa (como eu chamo isso, meu Deus?) cinza no meio das bicicletas? Com um círculo vermelho que não dá para ver direito porque eu tirei foto da lateral? Então! É lá que fica a máquina para você dizer qual o número da bicicleta que você vai pegar. No caso, a minha era a de número 11. Olha o número aqui:

Ah, até 50 minutos é de graça. Depois aumenta para 1 euro, 2 euros e vai dependendo de quantas horas você vai andar. O esquema é você andar por 50 minutos, devolver, esperar os 15 minutos necessários para poder alugar uma outra e andar novamente. Pode fazer isso quantas vezes quiser! Importante: não precisa devolver onde você pegou. Todos os postos são lugares para retirada e devolução das bicicletas. O único problema é que você tem que fazer um cadastro antes de alugar e só pode um cartão de crédito por pessoa.

Me lembrei de outro probleminha:

O freio é do lado esquerdo!!! Como pode? Eu sou destra e não consigo pegar um copo com a mão esquerda. Outro jeito de freiar: rodando os pedais para trás. Não quero contar - ou seria recordar? - como eu aprendi isso.

Para mudar a marcha, é só rodar esta borracinha onde estou com os dedos!

Não é muito raro ver pedestres andando na ciclovia. Quando isso acontecer, você precisa buzinar. Gente, não é gritar "sai da frente, MEUUUUUUUUUU!", não. É buzinar!! Povo escuta o barulhinho típico de buzina de bike e já dá um passinho pro lado! Normal! Como buzina? Rodando este negocinho preto onde eu estou com os dedos:

Eu super entendo que na hora do desespero, você vai é apertar a buzina, como seria o normal em todas as suas Calois da vida, mas por mais que possa ser difícil, rodar é o único jeito.

É isso, gente! Eu tenho que ir agora fazer o almoço! Não tem nada a ver com o capítulo 103 carregado aqui não, viu?

Beijos!!

, , ,
terça-feira, 24 de julho de 2012

Exatamente no dia 6 de julho eu falei sobre Wachau, uma região super bonita e romântica pertinho (1 hora) de Viena, se lembram? Não? Então cliquem aqui! Terminei o post contando que eu teria que dividí-lo por ter muita coisa para escrever e também por estar gripada e, portanto, indisposta. O problema é que hoje já é dia 24 de julho e eu ainda não publiquei a segunda parte - Shame on me! Peço desculpas pela demora e digo que é por uma boa causa: estou com um projeto e tenho trabalhado muito nele. Em pouco tempo vocês saberão o que é. :)

Continuando nossa viagem para Wachau, de Langenlois seguimos para Dürstein-Loiben. No caminho tinha uns peixes no espeto. Sempre escutei que são muito saborosos, mas eram umas 11 horas da manhã quando vimos e eu não sou muito fã de peixe, então nem experimentei.

Depois fomos a um Weingut (vinícola) bem famoso na região chamado Brustbauer. Um encanto!! Eles também têm quartos (poucos) e para fazer reserva tem que se hospedar lá por no mínimo duas noites. A nossa ideia inicial era dormir em uma vinícola, mas não conseguimos lugar e dormimos em Krems (outra cidade bem famosa!) Quem quiser ter este tipo de experiência, se programe porque tem que reservar algumas semanas antes para conseguir lugar!

As fotos que eu mostrarei agora foram pegas no google imagens porque as da minha máquina eu apareço em todas as fotos e nem dá para ver o jardim e a beleza do local direito! Perto de Schatz eu me sinto a Gisele Bündchen em pessoa: cada movimento meu é um flash e tem que ser bem de perto. Daí em todas as fotos do jardim o meu rosto está em foco. Sem mais ladainhas, vamos conhecer o lugar:


Na segunda foto o jardim estava arrumado para um casamento! Deve ser lindo se casar em um lugar desses!

Acabei de encontrar uma foto tirada por mim:

Para comer, pedimos um Schmalzbrot:

A primeira vez que comi, Schatz não quis me contar o que era porque sabia que ia afetar meu psicológico. Só depois que eu amei e quis divir um segundo que ele me contou o que era: gordura de porco. Pega a gordura e passa no pão. Simples assim. Eu já comi um Schamalzbrot com um pouquinho de bacon e cebola. EIN TRAUM (UM SONHO)! - aliás, isso me lembra que um dia eu vi escrito em uma blusa: "A fruta que eu mais gosto é bacon". Só posso concordar com o gênio que inventou isso!

Ah, todo lugar em Wachau tem Marillen (damasco). Bebida de damasco, knödel de damasco (todo mundo fala que é maravilhoso! Para quem não sabe/se lembra, Knödel é isto aqui)! Para beber, pedimos o vinho da casa. Eu gosto mais de vinho tinto e a especialidade da região é vinho branco, mas mesmo assim achei uma delícia. Também pedimos uma bebida de damasco com vinho branco. Esta última eu não gostei muito porque não sou muito fã de damasco também. Nem pêssego, nem ameixa, "e qualquer outra. Ô menininha enjoada para comer fruta" - minha mãe acrescentaria.

Depois de visitarmos a vinícola Brustbauer, fomos dar uma voltinha na cidade. Algumas fotos:





Vocês estão percebendo que a graça de Wachau é visitar várias e várias vinícolas experimentando os vinhos que as próprias casas fazem e conhecer as cidades bem pequenas, porém charmosas, né? Tem como fazer o trajeto de bicicleta, mas não se preocupem: cada um faz no seu ritmo. Não é um grupo formado não. As pessoas pegam (ou alugam) suas bicicletas e vão de cidade em cidade com seus amigos visitando, comendo e bebendo. Deve ser muito bom! Vontade eu tenho de sobra, só não me perguntem como está o meu preparo físico.

Adorei a região. Aprovadíssima!

Beijos, queridos!

,
sábado, 21 de julho de 2012

Schatz e eu fomos no segundo dia do festival que acontece aqui na Rathaus de Viena. Adoramos!! Não ficamos para assistir ao filme, mas almoçamos lá e está tudo lindo! Bom, não expliquei o que é porque o nome diz tudo, né? É um festival de filmes a céu aberto. Agora que eu pensei: como será que o cinema sobreviveu às chuvas desta semana? Vou ver e conto para vocês.

O festival começou no dia 30 de junho e o último dia será 2 de setembro. A abertura foi com um show da Adele. Eu sei que não foi, mas tomara que tenha sido cover, porque eu perdi o show. Se bem que eu só gosto de "Rolling in the Deep", mas eu iria do mesmo jeito.

A tela de cinema é gigantesca e fica bem no meio do prédio da Rathaus (prefeitura), no Rathausplatz. Eu encontrei a programação até o final do mês de julho. Quando eu souber o que vai acontecer em agosto, eu posto aqui!

Ah, como disse, a tela fica bem no centro e as laterais foram ocupadas com stands de restaurantes famosos. Schatz e eu comemos um yakissoba! Delicinha até! O nome do restaurante onde comemos é Yellow. Estão cerca de 20 outros restaurantes por lá. Ainda tem bons drinks (caipirinha tá no meio, mas não experimentei).

Achei super legal e se o tempo colaborar, vou chamar Schatz para ir novamente!

A entrada é gratuita! Querem ver fotos? Cliquem aqui, aqui e aqui!

Informação importante: às 11 horas já está aberto, mas somente os restaurantes, drinks e o social. Para quem quer assistir aos filmes, saibam que o filme do dia só começa com o início da noite, em torno de 21, 21:30.


Programação das últimas semanas de julho:

Do dia 21/07 até 25/07 - Início do filme às 21:20

21/07: Andrea Chénier. Wikipedia diz que "é uma ópera em quatro atos do compositor verista Umberto Giordano, com um libretto italiano de Luigi Illica. A ópera é baseada na vida do poeta francês André Chénier (1762 - 1794), que foi executado durante a Revolução Francesa".

22/07: Alice no país das maravilhas

23/07: Óperas animadas: A flauta mágica, O barbeiro de Sevilha e Carmen

24/07: Fellini (Jazz & Co)

25/07: Carmen


Do dia 26/07 até 31/07/2012 Início às 21:10

26/07: La Traviata - Ópera.

27/07: Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena 2012

28/07: Elvis Presley: '68 COMEBACK SPECIAL, Ella Fitzgerald - Live At Montreux

29/07: Maurizio Pollini, Christian Thielemann em Dresden

30/07: La Forza del Destino - Ópera italiana.

31/07: Die Csárdásfürstin - Ópera.


Beijos!

,
sexta-feira, 20 de julho de 2012

Juro que não me esqueci de escrever sobre as outras cidades de Wachau. Vocês nem se lembram mais e eu fico aqui me denunciando, né? haha Hoje eu quero escrever sobre coisas aleatórias.

O tempo em Viena está mais doido do que o Rafael Ilha (o cara do dominó). Há duas semanas, estava um sol violento e agora: só chuva. Ontem caíram uns raios que quase me mataram do coração. Schatz foi sem guarda-chuva para o trabalho e ele me ligou para buscá-lo na estação de metrô - para ele fazer isso é porque o negócio está feio.

Eu não corto meu cabelo há 500 anos. Sou apegada com meu cabelo e com meus cabeleireiros. Probleminha: eles estão no Brasil, né, minha gente? Como faz? Dois medos que eu tenho aqui: cortar o cabelo e fazer sobrancelha. Nada contra nas outras pessoas, mas minha sobrancelha é grossa. Eu adoro ela assim. Vocês já repararam nas sobrancelhas das austríacas/europeias? É um risco. Parece que elas rasparam e fizeram com canetinha. Gente, quem me lê faz tempo sabe que eu sou zen! Se vocês gostam desse jeito, ÓTIMO, vocês devem achar a minha ridícula e eu não tenho problema nenhum com isso, mas eu, Letícia, curto a minha grossa. O problema? E a coragem pra enfrentar um salão para fazer a sobrancelha? Fica um apelo: alguém conhece um salão de beleza legal - talvez de brasileiras - aqui em Viena? Eu não tenho coragem nem de secar meu cabelo - mas aí é porque os cabelos das europeias são muuuuuito fininhos. O meu tem 500 km e a quantidade de cabelo também judia. Mas ó, para o cabeleireiro que vocês indicarem não ter medo de mim, fala assim: "Veja pelo lado positivo, fulano! A academia do dia, você já vai ter feito se secar o cabelo dela!"

Enfim, estou contando tudo isso porque eu...eu...USEI O MEU SCHATZ! Comecei com uns papos de que o cabelo dele estava grande e seria legal ele cortar, né? Sabe quando empresas anunciam algo muito legal e tem um asterisco bem pequeninho que tira toda a emoção do negócio? Então, o meu asterisco nesta frase "bondosa" é o seguinte... Calma, vamos fazer um teatrinho:

Eu: "Schatz, há quanto tempo você não corta seu cabelo? Quer ficar igual a mim, é? Teu cabelo está quase na cintura! Vamos descobrir um salão para você*!"

*Corta o seu cabelo primeiro para eu ver se ficou bom. Se não ficar, já coloco o salão na minha lista negra.

Ele: "Que procurar salão o que, amor! Tem um aqui pertinho. Corto lá mesmo." - Sim, porque homem não se preocupa com nada. Ficou bom? Beleza. Ficou ruim? Cabelo cresce! (Meu sonho pensar assim)

Eu sou daquelas que pede para cortar só o mínimo necessário - 2 dedos, por exemplo. Se cortar 2,5 dedos, já choro em casa falando que estou careca. Minha mãe sempre diz que sou dramática, que nem dá para perceber se eu aparei as pontas ou não. Aliás, para ela, meu cabeleireiro ideal seria este aqui. Alguém tem o contato?

Segunda coisa que atormenta o meu ser: eis que busquei Schatz na estação de metrô e ele foi cortar o cabelo dele. ~ Coincidentemente ~ (cof cof cof) decidi esperar para analisar. Enquanto Schatz estava cortando o cabelo, a chuva deu uma parada. Olhei pela janela e nossos vizinhos estavam INDO CAMINHAR. Eu preciso urgente dessa animação! Para mim sempre está muito calor/frio/úmido/seco/céu azul demais para malhar.

Estou pensando seriamente em colocar uma esteira na lista de desejos. Ó que delícia: fazer caminhada enquanto assiste CSI/Friends/Nigella/Jamie Oliver? SONHO!

Desfecho da história: O cabeleireiro se chama Daniel. O salão se chama "Haare Jahn Daniel" e o corte masculino, nós já aprovamos! Eu vou arriscar sobrancelha e cabelo lá. OREMOS! Ah, o preço varia se você vai lavar o cabelo no salão ou não. No masculino, pagamos 19 euros - lavando em casa!

,
quinta-feira, 19 de julho de 2012

Gente, o post hoje é utilidade pública(?): sobre um aplicativo de celular chamado "Water your body". Eu não acho bonito isso que eu vou falar agora, mas eu bebo tanta água quanto um camelo. Aliás, camelo está mil vezes melhor do que eu, porque ele tem a corcova, né? De onde meu corpo tira água para sobreviver, é uma incógnita. Quem tiver precisando de tema pra mestrado ou doutorado, pode me enviar um e-mail e estudar o meu caso.

Como eu disse, não tenho orgulho disso e decidi mudar. Claro que precisava de uma forcinha no início. Encontrei um aplicativo chamado Water your body. QUE BELEZINHA! Você coloca quantos quilos você tem e ele calcula quantos litros de água você deveria beber por dia. E tem mais: ele vai te lembrando!

Depois de colocar o seu peso, você escolhe quantos ml tem o copo que você costuma beber (dá para mudar! Você pode começar com um copo de 250ml e no decorrer do dia, se você bebeu uma garrafinha de 500 ml, você clica na garrafinha e o aplicativo vai somando até chegar na quantidade ideal estabelecida).

Caso eu fique algum tempo sem beber nenhum líquido, o aplicativo faz um barulhinho de água caindo no copo que, sério, afeta meu psicológico! Me dá uma sedeeee! Tem funcionado super bem comigo!

Eu anoto só quando eu bebo água mesmo. Os outros líquidos (sucos e água que passarinho não bebe) eu não coloco não, mas só porque eu quero me disciplinar a tomar mais água. Se você já bebe uma quantidade razoável, creio que você já está em um nível mais avançado que o meu, portanto, pode anotar todo líquido que você bebe.

O aplicativo funciona tão bem, mas tão bem, que só de falar nele, minha boca secou! Vou tomar algo ali e você que não bebe água, meu(a) querido(a), vai já baixar esse aplicativo!

Beijo!!

,
terça-feira, 17 de julho de 2012

Estava eu navegando por esta coisa linda chamada internet e vi no site da VHS -Volkshochschule daqui de Viena uma atividade chamada "Deutsch im Park". Quando cliquei, quase caí para trás: no mês de julho a VHS dará curso de alemão para todos os níveis no parque e, o mais importante de graça!

O curso mais próximo daqui de casa começou tem duas semanas e as aulas são às segundas, terças e quintas. Eu descobri o curso na primeira semana, mas na quarta (véspera do último dia de aula da semana). Fui na quinta, óbvio! Eu estava doente, mas fui mesmo assim. Estava me sentindo melhor na quinta. O início das aulas estava marcado para às 14h e término às 17h. Ótimo! Eu sempre fui muito pontual (só que ao contrário), mas como morei na Alemanha, tive que aprender que 14h é 14h e não 14:03h. Cheguei lá 13:45 e começaram as minhas atrapalhadas, como disse a Jéssica nos comentários de outro post.

Gente, quando eu li, achei lindo e nem pensei nos detalhes. Quando eu cheguei lá, 15 minutos antes, vi o parque e pensei: "JESUS, como o povo do curso vai se encontrar aqui?" Eu não tinha pensado neste ~ pequeno ~ detalhe. Vi que a Volkshochschule ficava bem pertinho e fui lá perguntar: "Desculpe, mas eu vi sobre o curso na internet e gostaria de saber se é para todos os níveis ou só para iniciantes." Ela me respondeu: "para todos os níveis e começa em 5 minutos!" Continuei: "o ponto de encontro é aqui ou direto no parque?" Ela: "direto no parque" e se virou para mexer no computador. Eu, frouxa que sou, pensei: "putz, a pergunta que eu queria fazer - onde exatamente era o ponto de encontro - não rolou. Agora estou com vergonha de falar com a mulher que está dando atenção zero e já puxou minha orelha porque vai começar em 5 minutos, então, Letícia, a vergonha de perguntar é tua e agora se vira, minha filha!" Escutei os meus próprios conselhos e fui me virar. Voltei para o parque e já fiquei pensando que se passasse um policial por ali, me classificaria como Perigo grau 2(?), porque eu olhava para todos, que nem uma psicopata, analisando se tinha ou não perfil de quem estava ali atrás de um curso de alemão. Ninguém tinha este perfil.

No parque tinha vários bancos e me sentei em um deles. Do lado esquerdo, uma menina lendo um livro aleatório. Do outro lado um menino. Ele ficava me olhando e eu achando que ele estava perguntando (com o olhar) se eu também era do curso de alemão e eu olhando de volta querendo responder (com o olhar) "sim, sou!". Depois de outro olhar com uma risadinha, vi que estava quase caindo no conto do vigário(?) e correspondendo uma cantada. Ok, fui tentar observar a menina do livro aleatório. Ela continuava lá, lendo. Olhei para o relógio: 14:15. Isso já não é normal! Ela também olhou pro relógio e olhou para os lados. Aháaaaa!! Agora sim: ela era do curso! Fui lá perguntar para ter certeza. Sim, ela era! E do mesmo nível que eu! Conversamos um pouco e ela disse que estava observando outra menina no outro canto do parque e achava que ela também era do curso. Fomos lá perguntar e ela também era. Ótimo, éramos 3! Mas a terceira era iniciante, então conversamos mais em inglês com ela. Quando deu 14:40 chegaram 3 pessoas com um papel escrito "Deutsch im Park". QUARENTA MINUTOS de atraso! Estou muito europeia ou já é demais isso?

Depois do atraso, ocorreu tudo bem. O professor veio conversando em alemão para saber quem ficava com ele (ele era professor do grupo avançado) e eu e a menina do livro aleatório fomos as escolhidas. Foi tudo super bacana depois. Conversamos muito, fizemos exercício e ainda tinha dever de casa! O probleminha parte II é que acabou mais cedo também: uma hora antes do previsto, às 16h.

Acabou a aula, assinamos a lista de presença e a menina do livro disse que não sabia se voltaria na segunda. Eu falei: "ah, vem! Sei que a gente não se conhece direito, mas gostei de você!" Ela me olhou com uma cara de: "Vem cá, eu te conheço?" tão gigante, que eu me recolhi à miha insignificância (hahahaha), me despedi e fui embora. Nota mental: tenho que parar de gostar de todo mundo e achar que a gente é melhor amiga só porque a pessoa é bacana.

Nunca mais voltei pro curso. Calma, minha gente! A menina não me traumatizou não! É porque eu estava doente, né? Ainda choveu na hora da aula (e todo mundo lá no parque, mas durou 5 min. Chuva de verão) e eu cheguei em casa só a capa do batman! Minha gripe piorou e sábado ainda tive uma festinha de aniversário do meu vizinho para ir (atrapalhada para o próximo post) e minha gripe piorou de novo. Fui melhorar só ontem e agora quero sair de casa só quando eu tiver perto de ficar zerada, porque iô-iô com gripe é pedrada! Sai pra lá!

Eu sei que eu ainda estou devendo a continuação de Wachau, gente! Não consegui fazer ainda porque é muita agitação na minha vida!! Até parece. Um aquário virtual(?) é mais agitado. Enfim, devo, não nego, escrevo quando puder! Agora vou jantar, meus amores!

Beijos!

A quem interessar:

- Do dia 03/07 até 26/07/2012: Ter, Qua, Qui 14.30-17.00h / Local: Arthaberpark (VHS Favoriten)

- Do dia 10/07 até 02/08/2012: Ter, Qua, Qui 14:30-17:00h / Local: Einsiedlerpark (VHS Polycollege)

- Do dia 09/07 até 02/08/2012: Seg, Qua, Qui 13:00–16:00h / Local: Hofferplatz (VHS Ottakring)

- Do dia 02/07 até 26/07/2012: Seg, Ter, Qui 14:00-17:00h / Local: Steinbauer Park (VHS Meidling)

,
quinta-feira, 12 de julho de 2012

A continuação do post sobre Wachau vai ter que ficar para a próxima, gente. Tenho uma novidade para contar: estou com internet, telefone e TV a cabo. Resumindo: estou de volta à sociedade!

Depois de um mês e uma semana morando sem esses itens, fico pensando se não seria uma boa acrescentá-los (meninamimada_on) na cesta básica (meninamimada_off).

Então, a empresa que nos enrolou por 1 mês se chama UPC. Por que Schatz e eu esperamos tanto? O que a UPC nos oferece: TV a cabo com 118 canais, inclusive alguns em HD, internet com velocidade de 34 Mb e telefone fixo pelo preço de 23 euros por mês (primeiros 6 meses) e depois pagaremos 35 euros. Não gente, eu não me esqueci de zero nenhum aí não! Aqui na Áustria, telefone, TV e internet é ridiculamente barato - se chama FIT - Fernsehen Internet Telefon. E o melhor: a concorrência é justa. Isso significa que todas as empresas têm mais ou menos o mesmo preço. Uma oferece velocidade de internet a mais, outra canal de TV, outra melhor plano de telefone e aí você escolhe a que for melhor para você, mas preço não vai ser o primordial para a sua escolha. Escolhemos a UPC porque a nossa prioridade era a velocidade da internet e a dela é a mais rápida.

Celular aqui na Áustria é outra piada: Schatz e eu temos o Galaxy III. O aparelho foi caro, mas o plano é maravilhoso: 10 euros por mês por 2000 minutos, 1000 mensagens e 2GB de internet. Tem lógica?

Bom, como a UPC funciona? Você liga par pedir tudo ou faz pela internet. Como Schatz tem acesso no trabalho, ele solicitou tudo pela internet. Eles enviaram todo o equipamento pelos correios com um manualzinho de instalação. A gente instalou tudo e aí é só ligar lá e falar que já conectamos para eles liberarem o sinal. Depois de 2 horas, no máximo, a gente já teria que ter tudo funcionando. Teria! Nossos equipamentos chegaram na segunda e não tínhamos sinal. Ligamos e o cara falou que não sabia o que tinha acontecido e que um técnico viria para ver. Próxima data disponível era quinta (hoje). Os horários são os melhores: entre 12 e 17 horas. Ou seja: se eu trabalhasse, a gente estaria no sal! E quando deu meio dia que eu pensava: "ok, a qualquer momento ele chega". Eu ia ao banheiro e pensava: " %$$%§!! Só falta ele chegar agora". E fiquei com receio de começar a fazer almoço e ele chegar. Fiquei nessa até que a fome apertou, por volta das 14h. Comecei a preparar e sabe aquela hora que uma piscada pode ser crucial pro almoço ficar muito gostoso ou queimar? Foi nesta hora que ele chegou. Sim, meu almoço queimou. Não é só a UPC que tem horário louco não! Muitas outras também têm. Banco, por exemplo, fecha às 15 horas. Quem trabalha e sai antes das 15, pelo amor?

Mas deu tudo certo e tá tudo lindo aqui em casa! Ah, nem contei: nossa cama ainda não chegou. A entrega estava prevista para semana que vem, mas tiveram um problema e só chegará na primeira semana de agosto. Problema nenhum, já que estamos com uma super-ultra-mega cama de ar. Cama mesmo, não é colchão! Cama de ar é mais alta! Bem confortável. Seria lindo se ela não tivesse vindo com um problema de fábrica e furado. Agora Schatz e eu somos os mais novos japoneses do pedaço: dormimos no chão. Tudo ótimo também, porque é verão e não precisamos dos nossos cobertores de inverno e estamos sem visitas, então, pegamos os nossos e os das visitas e fizemos uma caminha nota dez aqui. Depois eu conto se a gente aguenta até agosto!

Meu otimismo é sem fronteiras, né? hahaha Ai, gente, sem querer ser "da roça", mas eu tenho que ir aproveitar que agora eu tenho RTL Crime e está passando CSI!

Beijos, queridos!

, ,
sexta-feira, 6 de julho de 2012

A região misteriosa do post anterior se chama Wachau. Leia-se „Warrau“, com aquele „r“ bem alemão saído da garganta. Já falei e repito: é uma região linda e super romântica. Eu também falei no último post sobre Schatz, né? Que é o mestre em esquecer de carregar a bateria da máquina, alega que tem a bateria reserva e ela também está sem carga. Então, foi nesse dia que isso aconteceu! Mas não se preocupem porque algumas fotos, eu tenho!

Wachau fica uma hora distante daqui de Viena. É uma cidade colada na outra e você vai parando na que você gostar. Claro que tem algumas mais famosas (que foram as que a gente parou), mas eu acho super gostoso conhecer algo que não é muito turístico. Por exemplo: eu não acho Paris o último biscoito do pacote como todo mundo fala. Acho bonita a cidade e pronto. Longe de ser exibicionismo, mas já fui umas 3 ou 4 vezes para lá, então eu sei que eu não sou deslumbrada por Paris. Claro que se alguém falar: „Letícia, estou indo para Paris, bora?“, eu já estou no primeiro avião, mas é porque eu amo viajar. Se me chamarem para ir pro Paraguai, eu estou dentro. Desvendar o cafofo do Bin Laden, estou dentro também. Paixão é paixão né? E falei tudo isso só para falar que eu não sou muito fã de Paris, mas tem umas cidades pequenas ao sul da França, que são bem mais lindas! E o porquê d'eu ter falado tudo isso em um post sobre os arredores de Viena? Nem eu sei! Acho que essa gripe está mexendo comigo. Este final de semana fui para Ainring resolver umas coisas e aproveitei para passar na joelheria que eu trabalhava para fazer uma surpresinha pros meus ex-chefes-sempre-amigos. Gente, quando eu cheguei lá e falei: „Halloooooooo!!“ Juro para vocês que eu me senti no Madame Tussauds. Ninguém respondia, só me olhava, tipo estátua de cera. Aí ri e falei: „Quis fazer uma surpresa!“ Aí eles me abraçaram e falaram: „o nome disso não é surpresa. É ataque cardíaco“. Fofos, né? Hahaha Depois falei com minha amiga austríaca e ela me chamou para dormir na casa dela. Dormi lá. Estava calor e ela dorme com as janelas da casa aberta. Resultado? Peguei o maior resfriado de todos os tempos. Eu sou que nem bebê: passou uma brisa perto de mim, já era. Gripe no dia seguinte. Ventilador virado pra mim? Nem pensar! E olha que aqui está beirando os 37 graus. Coitado do Schatz. Quase morre de calor para ficar uma temperatura confortável pra mim. Ê amor louco, hein, Schatz? hahahaha

Queridos do céu, vocês ainda tão comigo? Vou colocar as fotos de Wachau agora! Não desistam desta blogueira faladeira que vos escreve! Vambora pras fotos?

A primeira cidade se chama Langenlois. Uma das minhas prediletas e quero voltar lá. Pequena, charmosa, com um museu de vinho (pelo que eu me lembre, 15 euros por pessoa), mas como a gente foi visitando várias cidadezinhas em um dia só, nem entramos no museu. Fomos direto para a lojinha (do próprio museu) para compar um vinhozinho da cidade. O museu parecia ser muito interessante!! Por isso quero voltar lá também. Tinha um barzinho no final do tour e as mesinhas eram rolhas gigantes! Achei super criativo!

Foto da loja do museu:

No canto esquerdo da próxima foto dá para ver uma mesa (para ficar em pé, dessas de bar!) no formato de rolha! Vocês conseguem ver?

Quando você sai da lojinha, você dá de cara com a plantação de uva para fazer os vinhos. Dá para você se sentar em uma daquelas mesinhas ali atrás e dar umas bebericadas. Ó que lindo! Não tirei foto, mas do lado direito, também tinha esteiras para você tomar um sol (de roupa, porfa!) e degustar um vinho ou um espumante da cidade.

Olha como eles molham as plantas? Assim, até eu!

É lá também onde fazem o prosecco chamado Steininger. Não degustei porque chegamos lá umas 9 da manhã, daí não dou conta, né? Mas era um lugar muito fofo!

Detalhe da porta:

Queridos, vou dividir o post porque ainda tem muita coisa e eu estou sofrendo aqui com a gripe. Segunda tem mais, tá?

Beijos!!

, , , ,
terça-feira, 3 de julho de 2012

Oi, queridos! Sei que é difícil acreditar, mas hoje vou escrever pouco porque estou indo para a Alemanha resolver uns trem (família goiana/mineira dá nisso)!

Então, vou direto ao ponto: Schatz, eu e um casal de amigos alemães fomos conhecer os arredores de Viena. Gente, que lugares mais lindos! O romantismo chegou lá e ficou! A-M-E-I! São várias cidades pequenininhas, charmosas, com flores para todo lado e pequenos restaurantes com vinícolas para você se sentar e tomar um vinho feito pelo local. Tem coisa mais charmosa no mundo? Não tem! As fotos deste dia foram feitas pelo itouch porque Schatz é mestre em sair com a máquina fotográfica com a bateria vazia. Aí ele diz: "mas eu trouxe a outra bateria, amor!" e querem saber a surpresa? Vazia também. Eu tenho um pezinho no Tibet, sou zen, tranquila e já nem brigo mais. Como eu estava dizendo, as fotos deste dia - juntamente com a história e nome do local - eu escrevo no próximo post porque as fotos estão em casa e eu estou no trem.

Este lugar se chama Wachau e é somente reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Tá, vou parar de deixar vocês curiosos e vou logo para o tema de hoje. Fomos de carro (esta região fica mais ou menos 1 hora daqui de Viena) e em uma parte da estrada eu vi escrito "Início do Section Control" - eu sou que nem criança: toda placa que passa, eu leio. Ok, depois de andarmos 900 mil km(?) - foi um bom pedaço! - eu vi outra placa escrito "Fim do Section Control". Claro que eu descobri o que é e falo para vocês. Quem for alugar carro por essas bandas, tome cuidado com o section control! Quando você passa pelo início, tem um pardal que vê a velocidade que você estava e o horário que você passou. Durante a estrada, não tem mais nenhum pardal, mas isso não significa que você possa afundar o pé no acelerador e achar que você será o próximo protagonista do "Velozes e Furiosos". O próximo pardal só terá no final da section control e ele também marcará a velocidade que você estava e o horário que você passou. Sabem o motivo dos dois pardais marcarem o horário? Pasmem: porque com esta informação eles sabem se você estava na velocidade permitida o tempo todo. Entenderam? Sabendo o início e o término da section control, dá para saber quantos km tem, né? Então, se a velocidade permitida é, sei lá, 60 km/h, dá para calcular e saber se você andou 60km/h o tempo todo ou se só freiou quando viu os pardais.

O único conselho que eu dou é andar sempre na velocidade que eles dizem. Sem contar que eu acho super trabalhoso andar acima da velocidade e ter que ficar prestando atenção se tem pardal ou não, se um pedestre louco vai atravessar a rua, se tem um animal... Eu prefiro fazer tudo certinho do que ver o flash e xingar depois, estou certa? Depois ainda tem que colocar culpa no Governo, dizendo que só querem pegar dinheiro... Não, muito trabalhoso! Melhor andar certinho. E isso, lógico, vale pro Brasil também!

Putz, quem não acreditou em mim quando eu falei no início que ia escrever pouco? Imagine que eu estou apertando sua mão, olhando nos seus olhos e dizendo: "parabéns. Você acertou!" Eu tenho que me conhecer mais.

Estou quase chegando em Ainring, gente! Tenho que desligar aqui e só vou compartilhar uma preocupação: saí de Viena com 32 graus e aqui perto de Ainring está chovendo. Acho que bermuda e blusa sem manga não está apropriado. Só acho! Ah, já contei que Viena é tipo Rio de Janeiro? Calor de matar, o suor gruda na pele, mas faltou o mais importante: o mar. Domingo fez 35 graus e no final de semana chegará a 37. Eu não me dou o direito de reclamar. Vou guardar todas minhas reclamações pro inverno.

Chegou! Beijos!!

,
segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais um post sobre o turismo gastronômico que Schatz e eu estamos fazendo! Pancho é um restaurante mexicano muito legal aqui em Viena. O restaurante mesmo fica na Blumauergasse 1a, no 2.Bezirk, mas no verão eles também tem o que eles chamam de summerstage e fica em um lugar com uma Stimmung (energia, clima, astral, por aí!) muito boa! A gente precisou reservar uma mesa porque l-o-t-a. Não sei se está sempre cheio por causa dos jogos de futebol ou porque é sempre assim no verão. Aqui são poucos meses de sol, então quando ele aparece, todo mundo adora comer do lado de fora dos restaurantes e summerstage é assim: várias mesas ao ar livre.

Olhando o cardápio (fomos com um casal de amigos vienenses), vi algo que me chamou a atenção: caipirowska, sim, com esse toque russo na palavra. Opa, minha chance de experimentar. Na verdade, eu já tinha tomado caipirinha aqui na europa e nem contei aqui no blog, né? Gente, eu sei que a intenção foi das melhores, mas quando eu vi o copo... O líquido estava MARROM. Só isso. O sabor era bom, mas a original é mil vezes melhor! O casal que fez a caipirinha pra mim e pro Schatz perguntou se estava igual a que tem no Brasil. Não podia mentir, né? Falei que a que eles tinham feito era muito boa, mas que era diferente da nossa. A do Brasil era transparente e não marrom. Aí que eu fui entender: eles fazem cairpirinha com açúcar mascavo!! E o pior: um dia fui ao mercado – ainda na Alemanha – e encontrei limões para vender já em um saquinho. No saquinho tinha receita de caipirinha e açúcar mascavo era um dos ingredientes da receita!

Pois bem, voltando ao Pancho, eu pedi uma caipirowska para tirar foto e colocar aqui no blog (pior que é verdade!), mas quando chegou era igual a do Brasil!! Fiquei triste porque não teria foto para postar para vocês, mas fiquei feliz porque degustaria de uma verdadeira caipiroska! Ah, detalhe: (lembrando que no cardápio estava escrito „caipirowska) na hora de fazer o pedido, eu falei como estava escrito: uma caipirówska, por favor!“ e eis que o garçom me responde: „uma caipiroska, ok!“. Só faltava ele falar: „Caipiroska? Tá na mão!!!“ Pô, eu, uma brasileira, falando caipiroska igual uma gringa (porque estava escrito no cardápio) e o cara me responde falando „caipiroska“ certinho, sem sotaque. Ô raiva, viu?? Caipiroska eu também sei falar!!

Esquecendo o papelão que eu passei, pedi uma salada – só porque engordei 437658340 kg em um ano. Apenas por isso – e Schaz pediu um salmão e o casal que estava com a gente, eu não cheguei a escutar o pedido. Quando o jantar chegou, a minha amiga tinha pedido um sanduíche que eu vou contar para vocês! Eu olhei o sanduíche, olhei minha salada, limpei a lágrima que escorria pelo olho, dei uma garfada naquele bando de alface e.........pedi um pedaço do sanduíche. SIM, fraquejei. Gente, se eu falar que o hambúrguer era feito de feijão alguém acredita? Se eu falar que era muito bom, vocês continuam acreditando em mim?? Só estava um pouquiiiinho apimentado, mas como é comida mexicana, não dá para esperar nada diferente, né? O gosto do hambúrguer era muito igual ao nosso tutu de feijão. Eu acho que é um tutu amassadinho para ficar no formato de um hambúrguer. Amo feijão, então eu curti demais! Claro que tirei foto:

Juro que pessoalmente ele aparentava melhor! hahahaha Tirar foto boa com ipod é puxado!

Quem vier/estiver em Viena e quiser conhecer o summerstage, pegue o metrô U4 e saia na Roßauer Lände. Ao sair da estação, você já dá de cara com uma fileira enorrrrrrme de mesas. É lá!

Beijos, queridos!