terça-feira, 28 de agosto de 2012

Schatz e eu nos mudamos para Viena no início de junho e nos registramos na cidade dentro do prazo estabelecido, tudo certinho. Depois disso, deveríamos pedir nossa autorização de permanência. Fomos até o local em junho mesmo e lá é onde todos os estrangeiros devem pedir autorização para ficar mais tempo que um turista pode ficar (3 meses). Preciso nem dizer que estava LOTADO, né? E o pior: eles só abrem durante a semana - exceto quarta - de 8 às 12. Ficamos quase a manhã inteira lá e saímos de mãos vazias. Achei super estranho porque comparei com o mesmo procedimento em Ainring (Bad Reichenhall, na verdade. Uma cidade vizinha). Gente, pegar minha autorização de permanência na Alemanha foi a coisa mais fácil do mundo! Na mesma hora saiu o documento! O post sobre isso está aqui!

Em Viena foi diferente: saímos de lá só com o aviso de que iria demorar. A autorização de Schatz chegou pelo Correio na sexta, dia 18/08 e eu não pude pegar por ele, que estava no trabalho. Ainda expliquei que éramos casados, mas não teve jeito. Resultado: o documento foi para a agência dos correios no nosso Bezirk (equivalente mais ou menos ao "bairro" do Brasil) e Schatz teve que sair do trabalho correndo para buscá-lo, já que a agência fica aberta até 18 horas. Uma coisa que eu fico abismada é o horário de funcionamento dos lugares aqui. Quem trabalha em empresa, tem que tirar dia livre para conseguir resolver algo!

Bom, Schatz conseguiu buscar. Eu tinha ido encontrar uma amiga e quando cheguei em casa vi que, enquanto na Alemanha era um papel que tínhamos que anexar ao passaporte, aqui era uma folha de papel A4!! Gigante! Impossível carregar aquilo junto com o passaporte. Mais tarde descobriríamos que ele não terá que andar por todos os cantos com essa folha porque ele é suíço e a Suíça, por mais que não seja da União Europeia, faz parte da Europa e tem acordo com a UE. Vocês perceberam que até agora não falei da minha autorização, né? É porque até então eu não sabia nada sobre ela. Eis que quarta, dia 22/08, recebi uma carta em casa. Não, ainda não era a autorização. A carta dizia que eu deveria ir buscar naquele lugar onde levamos os documentos e demorou a manhã inteira do início do post, se lembram? OH, GOTT! Fui na quinta, pela manhã, óbvio e para a minha surpresa o local estava vazio. Saí de casa às 9, me sentei para esperar o atendimento às 9:45. Primeiro porque o lugar é longe, segundo porque tem que passar por uma portaria, dizer o que você precisa e as secretárias te encaminharão para o andar que resolverá seu problema.

Minha senha era a 95. Na sala de espera tem telão parecido com os que tem em consultório médico, sabe? Mostram umas 5, 6 senhas e ao lado a sala para onde a pessoa deve ir. Uma dessas senhas era a 81. Fiquei super feliz porque não demoraria tanto. Claro que eu estava enganada! Cheguei em casa com a minha autorização de permanência (é bem bonitinha! Parece carteira de estudante), 77,50 euros a menos na carteira e às 11:30.

Perguntei o porquê da minha ser diferente da do meu marido (vai que foi algum erro!) e a resposta que eu tive foi esta: "Você não faz parte da UE." Um doce de mulher! Muito meiga! Uma orquídea de tão linda!

Se você ainda está na fase da regularização, é só ter paciência e esperar. Aliás, se eu pudesse definir Viena em um verbo, seria este: esperar.

Não me entendam mal! Eu adoro Viena. É uma cidade linda, mas mil vezes mais burocrática que a minha da Alemanha e burocracia é sempre chatinha, né?

Quase 3 meses depois da nossa chegada, estamos com todos os documentos necessários. Agora é só curtir!

Beijos, queridos!

, , ,
sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O calor se lembrou que Viena existe e veio com tudo esta semana! Espero que continue assim, porque semana que vem teremos visita em casa e "turistar" com tempo ruim é pedrada! Nossa visita ilustre é minha sogrinha querida! (Ó a nora coruja, gente! Dá até dó da namorada do meu cunhado. Vai ter que penar! hahaha)
Então, como o dia hoje está lindo, o post vai ser bem rápido para eu dar uma voltinha. Será rápido também porque hoje é sexta: meu dia preferido da semana porque Schatz chega do trabalho às 15h! #amorosatag #amorosaday #diadaamorosidade(?)

Vários restaurantes - para não dizer todos - têm ambiente externo e, no verão, sempre ficam lotados. Europa é muito viva nesta estação do ano, mas eu acho que eles sentem saudade do inverno. Só isso para explicar este evento em Viena:




Patinação no gelo no verão! Tem lógica? E o pior: pelo vídeo, parece que lota, né? Sinceramente? A última coisa que eu quero ver/ouvir falar agora é neve/frio/casacão de inverno e afins. Até porque, em dezembro começa e só termina em março, abril e aí é frio até enjoar. Como vienense não concorda com isso? Acho que eu me mudei para Viena para colocar juízo na cabeça desse povo (#aloka)!

O lugar se chama Die Eisstadthalle e terça que vem é o último dia (28/08)! No 1:07 do vídeo aí de cima aparece uma menininha ruivinha patinando, que, gente, dá vontade de esmagar de tão linda!


Informações sobre o evento:

Dia de funcionamento: somente às terças.
Horário: 16:00 às 19:45
Valores: 6,50 euros para adultos (patins não está incluso!), crianças até 3 anos de graça, de 3 a 14 anos - 2,50 euros, de 15 a 18 - 5 euros (com carteirinha de estudante internacional, para estrangeiros).
Valor do aluguel do patins: até tamanho 31 - 3 euros, até tamanho 49 - 6,50 euros.

Lembrando que o tamanho do seu sapato no Brasil é diferente do tamanho dele aqui! O meu, no Brasil, é 36/37 e aqui é 39/40 (traumático para alguém de 1,55m, eu sei)

Beijos e bom final de semana, queridos!

, ,
terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quem conhece Viena ou já teve vontade de conhecer e pesquisou um pouco, viu que aqui existe um lugar chamado "Escola Espanhola de Equitação" ou, em alemão, Spanische Hofreitschule. Para quem nunca escutou falar - como eu, antes de vir para Viena pela primeira vez -, é a escola de hipismo mais antiga - e única no mundo - com estilo clássico puro, sem nenhuma modificação. Os cavalos são treinados a vida inteira e a apresentação é linda! Quem ama cavalos e sabe a dificuldade que é treiná-los, vai se encantar!

Eu acho cavalo muito lindo, mas a uma certa distância (o necessário para ele dar um coice e não me atingir). Tem gente que tem medo de cachorro, não tem? Eu tenho de cavalo e gato. Normal. O meu problema é que eu sei que eu tenho medo. Também sei que animal sente cheiro de medo. Medo + animal saber disso = coice ou gato se arrepiando todo para me dar o bote. Matemática básica.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post. Voltemos.

Schatz e eu fomos em uma apresentação dos cavalos. Coincidentemente era a última que eles fariam no verão. Fiquem atentos: não é atração que tem sempre. Quer vir para Viena para ver a Spanische Hofreitschule? Tem que se programar! Nós estávamos em 8 pessoas (parentes nos visitando!) e fomos na sexta para comprar ingresso para sexta. A gente teve muita sorte, mas é loucura. Aviso desde já. Olha o que aconteceu: para esta apresentação tem lugares em pé e sentado. Quanto mais confortável e perto dos cavalos, mais caro fica. Chegamos lá e nos foi informado que teriam 8 lugares, mas separados e dos 8, 5 ficariam em pé. Estávamos com a avó do Schatz e fomos perguntar se ela aceitaria ficar sentada sozinha - como disse, só tinha lugar separado. Ela aceitou. Fomos comprar e quem disse que tinham os lugares? Alguém já tinha comprado! Ficamos lá perto da fila pensando no que faríamos. Se a gente compraria para uma próxima vez, com todos os lugares juntos, sentados e, claro, com antecedência ou se a gente comprava pro dia seguinte no mesmo esquema: metade em pé, metade sentado e todo mundo separado. Palpite vai, palpite vem, estávamos perto da fila, um ouvido na conversa e o outro na atendende e a gente só escuta uma pessoa falando: "Então, eu queria devolver esses cinco ingressos. Não vai dar mais para a gente assistir". OI? Não sei quem avançou primeiro: eu, Schatz, a tia, a prima... Sei que conseguimos 5 ingressos sentados e 3 em pé. Dos 5 sentados, 2 juntos e 3 juntos. Em pé sempre fica junto, né? É quase uma micareta! Até o suor alheio parece. Jesus amado! Eu, Schatz e prima dele ficamos em pé. Na nossa frente, estavam duas chinesas japonesas orientais que pareciam ter cortado cana uma semana inteira sob sol de deserto - sem tomar banho nenhum dia, evidente.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post parte II. Voltemos.

O espatáculo dura 90 minutos. É bem bonito: os cavalos parecem dançar! Os passos são no ritmo da música! Dão até uma reboladinha quando toca a música do É o tchan!. A reboladinha é verdade. 90 minutos parece ser muita coisa, mas não é. São umas 4 apresentações e quando você pensa: "ok, agora podia vir a próxima", dá nem tempo de terminar o pensamento e a próxima já surge. Vocês sabem que eu sou sincera, então digo logo: se demorasse 91 minutos, ficaria meio chatinho. hihi Tenho certeza que quem gosta de cavalo, vai amar! Um beijo, Beto Carrero!

IMPORTANTE: meus tchutchucos lindos e queridos, não é permitido tirar fotos. Nenhuma. Nem dos cavalos, nem da parte de dentro antes da apresentação, nenhuma. Não, não, não. Decorem só essas duas palavras: foto. Não. Quando eu fui, rolou um bafafá gigante! Um energúmeno - graças a Deus não era brasileiro! - estava fazendo um escândalo porque o segurança pegou a máquina dele por ele ter sido flagrado fazendo APENAS uma filmagem. Vocês querem escutar o argumento do lindo rapaz? "Isso é um absurdo!!!!! Me avisaram que não podia tirar foto, mas ninguém falou nada sobre filmar!!!!!!!!" A vontade que eu tenho é de acabar o post aqui, ir pro canto e chorar de emoção por um argumento tão maravilhoso (só que ao contrário). Juro que ele tá no primeiro lugar de argumento mais trash da história da humanidade e daí, meu amigo, ninguém tira o rapaz. Sério: será que ele REALMENTE acreditava nisso?

Tem vídeo no youtube sobre a escola, mas como foi filmado dentro da apresentação, o que é proibido, não vou divulgar. Sim, sou cri cri com essas coisas. Sempre fui. No Brasil também. E quando é um brasileiro fazendo essas coisas, tenho vergonha como se eu própria tivesse feito.

Agora vou postar algumas fotos tiradas do wikipedia:




Curiosidade para fazer você se emocionar: todos os cavalos da apresentação são brancos, mas eles nascem pretos. Eles vão envelhecendo e mudando de cor. Então se tiver um cavalo com algum toque de preto nos pelos, ele é mais novo do que um totalmente branco. Como tudo na vida, esta raça também tem exceção: às vezes acontece de um cavalo crescer e continuar com a tonalidade escura. Desde sempre acontece isso e a Escola diz que enquanto um cavalo continuar com o pelo preto mesmo depois de crescer, significa sorte para a Escola. Atualmente existem dois cavalos pretos e a mulher disse que é sorte em dose dupla! 1...2....3... OWNTI, QUE BONITINHO!

Espero não traumatizar vocês por finalizar o post falando sobre os valores:

Para ficar em pé pagamos 23 euros por pessoa.

Para se sentar, cada fileira é um valor. Nossos parentes se sentaram mais ou menos na fileira do meio (são poucas fileiras) e pagaram mais ou menos 50 euros por pessoa.

Beijos, queridos!

, , , ,
segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tem coisa mais linda que ipê? Brasília tem ipês por todos os lados e eu sou apaixonada! O amarelo é o meu preferido e concidentemente o jornal chamado Correio Braziliense (com z mesmo) está fazendo um concurso do ipê-amarelo mais bonito de Brasília. Rafaela, uma grande amiga, está competindo!

A foto que ela tirou é esta daqui:

Quem quiser dar uma forcinha, só entrar neste link, apertar ctrl + f digitar Rafaela na caixinha que vai aparecer. Depois só apertar em uma bolinha ao lado esquerdo da foto, ir até o final da página e clicar em votar. Fim! Ela é a única Rafaela, mas, por via das dúvidas, o sobrenome dela é Prado. hahaha

Mudando de assunto, quando falei sobre meus dotes culinários (#aloka), a Ana pediu para eu postar as receitas. Eu já fiz bolo de limão, de banana e cenoura. O de limão foi o meu preferido e por isso coloco a receita no post de hoje.


Bolo de limão da Letícia (mentira, é da Rita Lobo - amo!)

Para a massa:
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
Raspas de 2 limões
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio. Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.

Se você quiser assistir ao vídeo - como eu comecei a cozinhar há pouco tempo, eu gosto de ver vídeo para aprender direitinho - clique aqui!

O dela ficou assim: (nem adianta clicar no botão play porque é foto, gente!)

Sem pensar no lugar perfeito para tirar a foto, sem photoshop e sem máquina fotográfica de 700 bilhões de dólares - tenho que puxar a sardinha pro meu lado - fica assim (não desanimem!! Ficou gostoso. Verdade!):

Sim, coloquei menos açúcar na calda. Ah, gente. Não tive psicológico para colocar a quantidade pedida, aí a minha cobertura ficou ralinha mesmo. Poxa, só por eu atravessar o Atlântico, engordei uns gramas (3 kg são 3 mil gramas, concordam?) aí vou ficar enfiando o pé no açúcar? Não deu. Enfim, a cobertura vai de acordo com o peso na consciência de cada um!

Beijos, queridos!!

, , , , ,
sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A primeira vez que viemos para Viena, procurar apartamento, Schatz e eu ficamos em um hotel. Uma semana antes de nos mudarmos, ainda tínhamos que ficar em Ainring porque Schatz tinha que trabalhar e ficamos novamente em hotel (se lembram do velhinho que entrou no quarto e eu quase morri? Se não se lembra, só clicar aqui!) Foi tomando café da manhã nos hoteis que surgiu a ideia deste post. Nunca escrevi no blog sobre isso porque para mim parecia algo óbvio, mas vi que eu considerava assim por já estar acostumada com as doideiras as coisas diferentes daqui.

Quando se fala na Alemanha logo pensam em cerveja e salsicha. Está certinho. O assunto de hoje é salsicha. Aliás, posso só fazer uma dê-dê-denúncia? Fui ao mercado esses dias e vi um pacotinho com duas linguiças toscanas - sabem aquelas de churrasco que o quilo é baratinho no Brasil? - por 4 euros. Gente, quatro euros por duas (duas = dois = depois do número um) linguiças toscanas. É de chorar ou não é? Meus amigos alemães que foram pro Brasil no casamento participaram de um churrasco lá em casa e, claro, tinha toscana (eu amo!). Eles acharam que a gente é playboy cheio da bufanfa? Sim ou com certeza? Mal sabem eles que só eu e a galera do Divino (estou viciada na novela até hoje) gostamos de linguiça toscana.

Enfim, o que eu queria falar mesmo era sobre a Streichwurst (a salsicha para passar no pão, que nem manteiga). Para saber se ela foi feita para passar no pão ou fincar o palitinho e comer, é fácil: se ela estiver perto das manteigas, geleias e etc, e, mais importante, tiver assim:

É uma Streichwurst! Reforçando: caso ela esteja cortada em fatias, a chance é muito grande dela ser uma Streichwurst. Ela é bem gostosinha! Quem gostar desses patês de presunto e tal, vai AMAR a Streichwurst! Eu acho bem melhor do que os patês, na verdade. Para passar no pão é bem tranquilo: só pegar a faca e passar, como se faz com manteiga. O recheio dela é bem macio e sai fácil!

Viram? Eu sei, as fotos ficaram horríveis e nem um pouco apetitosas, mas a foto foi tirada pelo itouch e tentei ser discreta porque dá vergonha pegar máquina/itouch/celular no meio do café da manhã de um hotel para tirar foto de uma salsicha! Tô perdoada? OBRIGADA!

Um teste para ver se vocês aprenderam! Pergunta: a próxima foto é de uma Wurst (salsicha) ou uma Streichwurst (salsicha para passar no pão)? Tirei a foto deste site.

Resposta: Nenhum dos dois! É um Schmelzkäse! Um queijo para passar em pães, torradas, etc. Parecido com o nosso requeijão!

É, meus queridos... Quem mora fora come muita pedra achando que é batata (dá para notar que eu inventei esse trocadilho agora? Não, né? Cof cof cofffff)

Agora deixa eu ir que hoje é sexta, estou com umas bananas dando sopa aqui e marido ama bolo de banana. Acho que vou fazer pro lanche hoje. Ahhh, semana passada fiz um bolo de limão aqui em casa que até a Ana Maria Braga me ligou pedindo a receita! Maravilhoso! Só tenho que tomar cuidado para não receber ligação do Alexandre Frota perguntando onde consegui o braço ou do Faustão perguntando onde eu consegui o ~ panceps ~... OHGOD!

Beijos, queridos!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Hoje estou sem condições de postar, meus queridos! Minha tia está grávida e minha priminha, Marina, nasceria no final de agosto. Não é que a fofura decidiu nascer ontem?

Bem-vinda, Marininha! Acabou de nascer e já tão amada! Estou louca para ver seu rostinho! Nessas horas é tão ruim morar longe! :(

Mudando um pouco de assunto, ontem foi feriado e Schatz e eu passamos o dia juntos, aproveitando o verão que chegou tarde e já está mostrando que quer ir embora! À tarde vimos televisão e foi do programa que assistimos que dou as dicas de hoje: quem nunca teve chiclete preso nos cabelos? Quando isso aconteceu comigo, quase faleci ao ver a tesoura. Olha como é fácil tirar sem cortar os cabelos: é só pegar dois cubos de gelo e deixar o chiclete no meio dos dois cubos. Depois de pouco tempo, o chiclete endurece. Quando isso acontecer, você pode soltar os cubos de gelo e retirar o chiclete grudado do cabelo. Sai direitinho e muito rápido!Alguém sabia disso?

Outra dica que deram foi sobre os riscos em chão de madeira, sabem? Se o chão é de madeira e você arrasta algum móvel, fica um risco no chão. Dá para tirar isso com noz!! Você quebra como se fosse comer e usa a parte de dentro (a que se come mesmo) e passa no risco até sair. Genial, né? Ah, este programa é para desvendar os vídeos da internet! Então, eles tiraram as dicas de vídeos do youtube e testaram. Tudo isso que eu estou falando aqui é dica já testada e aprovada pelo programa! Terceira e última dica: tirar casca de alho sem deixar o cheiro nas mãos. Você pega um pote com tampa, coloca o dente de alho dentro do pote, fecha e agite bem forte. Depois de algumas agitadas, olhe para dentro do pote e você vai ver um alho lindo e descascadinho!

Sei que o post foi meio "Orgulho de ser Dona de Casa", mas gente, são dicas preciosas pra todo mundo que quer sair da aba dos pais algum dia.

Agora tenho que ir para saber um pouco mais sobre a nova integrante da família!

Beijos!

, ,
terça-feira, 14 de agosto de 2012

Oi, queridos! Se lembram que eu comentei sobre a praia de Viena em um post há poucos dias? Pois é! Schatz e eu combinamos de ir lá no sábado conhecer, dia que amanheceu chuvoso e, claro, não deu para ir. Deixamos para domingo e fomos. Primeiro: é uns 30 minutos de distância daqui (contando só o tempo dentro do metrô). Isso é um ~ fator de desanimação ~ total!

Ir à praia, para mim, significa acordar com solzão, colocar o biquini e saída de praia, tomar um bom café da manhã, dar 10 passos e já sentir a areia no pé! Agora imagina a trampeira que é andar 30 minutos só de metrô - sem contar o tempo para chegar até o metrô e a caminhada de 1 km saindo da estação até chegar na praya. Por tudo isso, chamarei Vienna City Beach Club de praya a partir de agora (com "i" é a que a gente conhece e com "y" é a falsificada). Até chegarmos lá, minha euforia já estava 70%.

E o contraste que é a região? Alguns pontos do Danúbio eram lindos, mas é só virar o pescoço que vai ter uma ponte gigante, pixada e que simplesmente não combinava com o rio. Ok, fomos ver no painel onde estávamos e onde era a Vienna City Beach Club. O certo seria andarmos 1 km para o norte, mas Schatz teimou em dizer que era caminhando para sul. Como ele sempre está certo quando o assunto é mapa, concordei e começamos nossa caminhada que, ao final, daria 6 km! Ah, pertinho do painel tem uma ponte, onde é possível ver uma galera andando de Wakeboard (O ticket válido para o dia custa 48 euros por adulto. Também é possível pagar por hora: 19 euros por hora, cada adulto, 30 euros, 2 horas, um adulto. O problema de pagar por hora é que quando você consegue finalmente ficar 3 segundos em pé na prancha, tchau. Teu tempo acabou. Agora, se você já consegue ficar em cima da prancha, pode até compensar, já que esta hora será bem utilizada. Em todos os valores que eu coloquei aqui estão inclusos o aluguel dos equipamentos básicos e a entrada). Parecia ser bem divertido!

Não dá para ver direito na foto, mas você se segura em um cabo, que vai te puxando em círculo e você vai fazendo suas manobras radicais - para mim até ficar em cima da prancha já é radical. Quem já esquiou ou já viu como funciona, vai saber como é: sabe o cabo que te leva para o topo (ou onde você quiser esquiar) da montanha? Não é o que dá para se sentar, que aparece em filme não! É aquele que você se segura, que te leva em pé! Então, é bem parecido com o que acontece no Wakeboard da praya de Viena.

Falei que Schatz teimou em dizer que a direção correta era para baixo, né? O lado bom é que eu posso contar o que tem por lá: depois de 1 ou 2 km tem um Hundebadebereich - um lugar reservado para cachorros nadarem.

Andando mais 1km, tem um lugar para fazer churrasco (de gringo, não o nosso - não tem nem churrasqueira! Povo leva aquelas de mesa, sabe?) e nesta região é permitido nadar.


Achei lindo, mas pensem comigo: a primeira região reservada era para cachorro nadar. A segunda, para pessoas. Meus lindos, eu estou andando na mesma direção que o rio, viu? Vocês perceberam que as pessoas nadarão na água que o cachorro nadou, pulgou, ~ número umzou ~ e etc? Eu amo cachorros, mas entre amar e dar banho nele na banheira e eu tomar banho na mesma água que ele, é um pulo gigantesco. Tudo bem que eu acabei de comparar uma banheira com o Danúbio, mas o meu psicológico não deixa de ser afetado porque o rio é mil vezes maior ou porque a água já não é a mesma, já que tudo está em constante mudançzzzzZZZzz. Eu sei de tudo isso, mas não dá!

Amores, minha amiga austríaca está aqui em Viena. Combinamos de nos encontrar meio dia lá onde judas perdeu as meias - as botas ele perdeu antes do lugar combinado (eu sei que essa piadinha é velha, mas eu adooooro coisa sem graça) - e eu ainda tenho que me arrumar. Vou terminar o post deixando mais algumas fotos para vocês refletirem e agradecerem todos os dias pelo Nordeste, litoral de São Paulo, Rio e etc.

Para ver as fotos escutando: Assim caminha a humanidade - Lulu Santos.




Não vou dizer que foi ruim... Também não foi tão bom assim

, , ,
segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Também quase não acreditei quando vi a propaganda na TV. Gente, no Mc Donald's daqui de Viena tem sanduíche novo toda semana. É uma promoção chamada Mein Burger (meu hamburguer) que funciona assim: uma pessoa inventa um sanduíche que seria perfeito para ela. Caso tenha vários votos, este sanduíche fica, por uma semana, fazendo parte do cardápio. O vencedor desta semana é o "McMarryMe". Ah, a propaganda é feita pelo(s) inventor(es) do sanduba! Olhem só o vídeo do "McMarryMe":




Tradução:

Ela: "Sim, eu quero".
Ele: "Você quer a mim ou aquele ali?"
Ela: "Vocês dois!"
Aproveite agora o "McMarryMe": a "carnificação" da declaração de amor do vencedor do 'Meu Hambúrguer' Günther e sua Katherine. McMarryMe! Só esta semana! Só no Mc Donald's!

Eu achei o vídeo taaaaão fofinho!

Sobre o sanduíche: três hamburgueres, alface, duas camadas de queijo cheddar, cebola roxa e ketchup. Eu não comi e a verdade é que eu nem tenho vontade pelo simples fato de ser um Big Mac piorado e sem o molho especial, ou seja, piorado ao quadrado!

Outro motivo para não me dar vontade é ter 200 anos que não como no Mc Donald's. É muito engraçado como você vai envelhecendo e o gosto vai mudando, né? Antes eu amava Pringles, agora não como mais. Antes não passava creme nas mãos, agora eu não consigo ficar um dia sem... Bom, deixando a crise da meia-idade de lado, mesmo que eu não tenha tido vontade de experimentar a invenção do Günther, adorei o nome que ele inventou e a propaganda!

Já que estamos falando do Mc Donald's, aproveito para contar outra diferença que tem aqui: não sei se são em todos, mas já vi em dois (um na Mariahilfestraße e outro na Westbahn) uns computadores antes das filas para fazer o pedido. Caso você vá pagar no cartão, você pode ir até um desses computadores, colocar o cartão do banco e escolher todo o seu pedido. Quando a compra é efetivada, seu pedido já está sendo feito. Aí é só você ficar de olho na tela, até chamarem o número que está no seu recibo. Quando você vir na tela o seu número, é só ir até o balcão e pegar o que você pediu. O melhor de tudo: como sempre está cheio de turista, ninguém sabe disso e os computadores nunca estão todos ocupados. Então, enquanto o povo enfrenta fila de 500km, você está só de olho na tela, esperando o teu lanche. Importante: é possível escolher outras línguas pelo computador. Não sei quais tem, mas com certeza inglês é uma delas!

Outra coisa: aqui não tem McDia Feliz! Fico até triste, porque todo ano eu faço questão de participar. Ok, eu exagerei quando falei que fazia 200 anos que eu não comia no Mc Donald's. Deixo aqui quase um apelo para vocês: quem tiver oportunidade, coma, por favor, no McDia Feliz. Quando eu era criança, um amigo meu teve leucemia e foi muuuuuuuito ajudado pelo Instituto Ronald Mc Donald. Eles ajudam MESMO! Se você não comer fast food, chance dupla para você fazer o bem: compre um Big Mac e dê para alguma criança de rua! Eu nunca acreditei muito nessas grandes empresas que dizem arrecadar dinheiro para ajudar terceiros, mas como eu vi que eles realmente fazem o que prometem, nunca mais deixei de fazer minha parte no McDia Feliz - no Brasil acontecerá no dia 25 de agosto!

Beijos, queridos!

, ,
sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Semana passada Schatz chega do trabalho e me diz que um amigo dele da empresa também é casado com uma estrangeira (ela é da Sérvia) e como nós duas não conhecemos ninguém aqui em Viena, eles imaginaram que seria bacana se a gente se conhecesse e me pergunta se eu teria interesse em sairmos nós 4. Não é por nada não, mas meu marido não é a coisa mais linda do mundo? Uma preocupação comigo tão linda! Antes que eu faça propaganda do meu Schatz, já digo logo que ele é bagunceiro e deixa toalha em cima da cama. (Schatz, eu sei que você não deixa toalha molhada em cima da cama, mas é para ninguém nem cogitar olhar pra você, entende?)

Bom, aceitei meu Blind date versão amizade(?). Eles escolheram o local e nós fomos. O lugar é a descoberta da semana: se chama Brandauer's Schlossbräu e fica perto do palácio Schönbrunn. Super legal o lugar! Eu não sei se eles abrem no inverno, mas sinceramente? Eu só iria no verão. Sentar na parte de fora é muito agradável e a parte de dentro, nem tanto, eu imagino. Achei um pouco escuro e não tem a mesma energia que tem a parte do jardim. Nos sentamos, claro, no lado de fora. Eu pedi uma salada de salsicha e Schatz uma Spareribs, que é gigante por sinal. O garçom até perguntou se ele estava com muita fome, porque dava para duas pessoas. Marido e eu nos olhamos e sorrimos. Pode trazer, ele consegue. Quando o assunto é carne, Schatz entraria pro Guiness, fácil. Se fosse em dupla e meu cunhado participasse, aí, meu amigo, a competição ficaria até sem graça.

A cerveja é bem gostosa também (na Alemanha era e aqui na Áustria também é assim: se você não falar que quer uma pequena, você vai receber uma grande - 500ml), mas vocês estão querendo saber é do meu Blind date, né? Então, o nome da menina é Maria (graças ao Pai, porque eu preciso saber o nome da pessoa com quem estou conversando e sérvio parece russo. Imagina se ela se chamasse fneugfjdfmjoskowiski? Que conversa fluiria com um nome desses?), conversamos em alemão, ela é super simpática e está grávida de 8 meses. Aliás, eu descobri que sérvio parecia russo no meio de uma conversa nossa. Ela me perguntou se a gente falava espanhol e falei que falávamos português, mas que brasileiro em geral consegue entender pelo menos um pouco de espanhol (quem não arranha um ~ portunholzinho ~ que atire a primeira pedra!) e ela disse que é a mesma coisa com sérvio e russo. De início, achei que o marido dela também fosse sérvio, porque ele tem um sotaque estranho, mas descobri que ele vem de alguma cidade aqui da Áustria - que nem me lembro mais qual é - e nesta cidade tem uma coisa muito engraçada: eles chamam de "pé" a perna inteira! Se você está com dor na coxa, na cidade dele se diz que está com dor no pé!

Bom, o dia foi super divertido! Gente do céu, o título do post de hoje é Käsekrainer e até agora, nada, né? Com certeza já falei sobre ele aqui no blog, porque eu amo! É uma salsicha recheada de queijo e, às vezes, tem bacon enrolado. Pecado, eu sei. Ontem eu estava vendo o facebook e uma amiga postou esta foto:

Olhei rápido e achei que fosse queijo no recheio e me deu uma vontade absurda de comer Käsekrainer! Aí percebi que era macarrão, mas a vontade não passou. Schatz chegou do trabalho e decidimos jantar no Brandauer's Schlossbräu novamente (o mesmo restaurante que fomos com o casal "sérvia simpática & coxa e pé é tudo a mesma coisa"). Não tirei foto da comida (estava com fome, sorry), mas a próxima vez que eu for, tiro com certeza!

Finalizo o post com fotos do local (tiradas pelo cel!):

Beijos, queridos!





Brandauer's Schlossbräu

Am Platz 5, 13.Bezirk - Viena

Aberto diariamente das 10 da manhã até 1 da manhã.

De segunda à sexta tem menu de almoço por 8,50 euros. Período de almoço se inicia às 11:30 e termina às 15 horas.

,
quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que ia ter de gente falando que nada no Brasil presta, que na europa/eua/qualqueroutrolugar isso não existe e mil outros blábláblás, não ia ser brincadeira! As fotos foram tiradas em uma estação de trem na Alemanha, viu?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Há um mês Schatz e eu fomos convidados para a festa do nosso vizinho de porta. Achamos uma gentileza muito grande, já que somos novos na cidade, ele nem nos conhecia e bateu aqui na nossa porta para nos convidar dizendo que assim nós nos conheceríamos mais e também os outros vizinhos. Bonito da parte dele, né? O nosso apê tem 76 m2 (mais do que bom para um casal) e ele tem apenas três apês aqui no prédio. Gente, ele fez um triplex para ele e para mulher. Bonito da parte dele de novo, né? Pois é. A festa seria no jardim do prédio que nem é do prédio mais, porque é deles. Sério: o jardim "do prédio" é deles. Não é nem bonito da parte dele mais. É LINDO!

Pensem comigo, minha gente: você sabendo disso tudo aí, com que roupa você vai para o aniversário da criatura? Quase fui procurar uma loja da Hermès para alugar(?) um vestido para ir. Decidi ir com um desses vestidos que a gente usa no natal, sabe? Elegante, mas normal? Coloquei meu vestido, um salto alto e fomos para a festa. Antes de começar, eu tenho certeza que vocês vão achar que eu estou de brincadeira com a cara de vocês, mas eu já aviso logo que não estou. Queridos, estava combinado para começar às 18 horas. Os alemães são extremamente pontuais. Já contei aqui que Schatz e eu fomos convidados para um evento e nos disseram que começaria mais ou menos 20:00. Planejamos chegar lá umas 20:30. 20:15 nos ligaram em casa perguntando se a gente iria ou não porque nós éramos os únicos que faltavam. Depois de um micão desses, aprendemos a lição, né? Então, se a festa estava marcada para 18h, Schatz e eu já estávamos prontos e ficamos esperando dar 18:03 (doidera, eu sei) para irmos pro jardim. Chegamos lá na festa e a mulher do vizinho estava cuidando do jardim!!! Cuidar do jardim significa que ela estava com calça de ginástica, blusa do Brizola de 1840 e o cabelo daquele modo que vocês já podem imginar. Ele estava sentado, tranquilão, em uma cadeira. Quando nos viram, a mulher - que é Argentina - falou: "Vocês já chegaram? Vocês são da América do Sul, como eu!! Como são tão pontuais?" Eu respondi com o sorriso menos amarelo que pude fazer na hora: "É porque a gente morou na Alemanha!" Ela pediu desculpas e falou que ia tomar um banho. Gente, que vergonha! Sorte que depois de 5 minutos, chegou uma família e não nos sentimos mais os convidados inconvenientes da noite.

Nisso, a mesa já estava posta. Tudo super bem arrumado, mas se eu não tivesse visto um prato com carne e um molho e outro com frango e outro molho, juro que acharia se tratar de um jantar vegetariano.

Eis que a mulher do aniversariante volta do banho. Gente linda do meu coração: ela só mudou a blusa do Brizola! No pé, uma havaiana, gente. No aniversário do marido! Ela ainda vira para mim e fala ironicamente: "Meu sapato está super parecido com o teu, né?" Fundo do poço me definia. Eu já me sentia deslocada de novo. Ela era a única de havaiana, mas eu era a única de salto. Que vergonha parte II!!

Ela volta falando que trouxe tabule. AMO tabule, mas quando chegou, não era feito de trigo e sim de quinoa! Estava tudo super delícia para quem é natureba, mas gente, eu escuto povo falando: "nossa, ontem fui numa festinha ÓTIMA! Tinha coxinha, empada, risole" - meu paladar é super rico (not) - mas nunca escutei alguém falar: "melhor festa que já fui na vida! Tinha quinoa, amaranto, soja, linhaça... Só de me lembrar, já salivo!"

Meu salto ainda me preocupava. Perguntei ao Schatz se eu deveria subir para trocar de sandália porque estava me sentindo mal e ele respondeu que não, que ela tinha visto que eu estava de salto quando cheguei e, portanto, foi opção dela colocar havaianas. Não é que ele estava certo? Parei de pensar nisso, continuamos lá e foi super divertido! Conhecemos nossos vizinhos de baixo que são uns amores! Ah, conhecemos uma turca que também merece destaque. Ela não é do prédio, é amiga da vizinha de sei lá onde. O importante é que ela se sentou na nossa mesa (éramos umas 8 pessoas) e falou que queria se mudar de Viena, que já estava aqui há muito tempo e havia chegado a hora de se mudar (tudo isso em inglês). Uma mulher perguntou há quanto tempo ela morava aqui e olha a resposta delicada (só que ao contrário) dela: "Não quero falar". Pronto, cortou o assunto de todo mundo. Ninguém falou um "a" e a turca continuou: "eu não quero falar porque vocês vão me sacanear por causa do meu alemão..." Todo mundo continua em silêncio e ela diz: "4 anos". Ela não sabia naaaaaaaaada de alemão. Nem "hallo"!! Aí ela descobre que somos brasileiros e fala: "Lula". Eu: "Agora é mulher: Dilma!" Ela: "é, é" e falou o nome de mais alguns presidentes de países da América do Sul, olhou para a gente e falou: "Vocês tinham que ter orgulho do país de vocês!" OI?? Eu morar fora do Brasil significa que eu não tenho orgulho? E ela que é turca e mora em Viena? Era a suja falando da mal lavada! Ai que preguiça de hipocrisia que eu tenho! Aí ela veio com uns papos de deixar Che Guevara com inveja. Ai, que preguiça parte II! E continuou: "eu quero morar em um lugar onde eu possa falar que conheço o padeiro há 10 anos". Então para de se mudar, minha filha!! Se ela fosse escola de samba no carnaval, jamais escutaríamos: "Turca. Coerência, nota....DEZ". Confesso que peguei birra dela desde o segundo que ela soltou essa história de que deveríamos ter orgulho do Brasil, como se a gente não tivesse.

Tirando a turca, meu salto desnecessário e a quinoa, a festa foi ótima! Tiveram uns velhinhos tocando sanfona e violão e foi super legal! Deu um climinha de lual ótimo!! Pena que perto de meia noite tivemos que ir embora porque eu estava super gripada e como fiquei a tarde inteira pegando friagem, estava tossindo muito. Se não fosse isso, teríamos ficado mais com certeza!

Eu nem comentei se o aniversariante subiu ou não para tomar banho! Será que eu conto? Acho que vou deixar o mistério.*

Vou terminar o post com esta lição de vida: em festas de aniversários daqui, não se preocupem com salto ou com maquiagem. Super normal ir sem!



Beijos, queridos!

noɯoʇ oãu ǝlǝ*

,
segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O verão decidiu aparecer agora, em agosto. Eu já estou chorando porque o tempo já começa a ficar ruim em outubro, o que significa que só tenho mais dois meses de felicidade. O esquema é aproveitar ao máximo, então!

Estou louca para conhecer uma praia aqui em Viena chamada Vienna City Beach Club nas margens do Donau! Schatz está com preguiça de ir porque final de semana deve ser lotado e sábado e domingo são os únicos dias que podemos ir juntos pra praia. Amores, quando eu falo praia, o ~ mar ~ é o Danúbio, viu? (Danúbio é um rio e aqui não tem praia de verdade, como no Brasil)

Fiquei sabendo que no Vienna City Beach Club tem duas quadras de volei de praia, aulas de Windsurf, espreguiçadeira, guarda-sol, cadeira... Para usar as espreguiçadeiras tem que pagar 5 euros. Tem uma lanchonete com bebidas e petiscos também. A entrada é gratuita e à noite vira uma discoteca a céu aberto!

Ainda tem internet gratuita! Como não amar?

Para quem gostou e quer ir até lá com transporte público, é só parar na estação chamada Donaustadtbrücke (U2) ou Kaisermühlen (U1). Só tomem cuidado porque um bom trecho da U1 está em reforma. Para não ter erro, pegue o metrô U2.

Não sabe como funcionam os metrôs em Viena? Clique aqui!

Não tenho fotos porque ainda não falei que tem aulas de Windsurf para convencer Schatz a ir comigo, mas terei e posto aqui depois. Para quem, assim como eu, for prematuro e quer ver AGORA as fotos porque não se aguenta de curiosidade, só colocar "Vienna City Beach Club" no santo google!

Beijos, queridos!

, ,
sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Antes de falar do Festival of Colors, gostaria só de dar o meu depoimento sobre dormir em uma cama. Digo apenas que hoje foi difícil acordar! Pa-ra-í-so! Quando Schatz acorda para ir ao trabalho, eu sempre acordo com ele. Não me levanto sempre, mas acordo (ninguém é perfeito). Hoje o despertador tocou no horário (7:20), mas Schatz criou coragem de se levantar só às 7:50. Eu confesso que ainda pensei: "Marido que me perdoe, mas hoje não vai rolar!" Aí o anjinho em cima do meu ombro direito disse: "tadinho, Letícia... Imagina o quanto ele gostaria de dormir mais um pouco e não pode! Tenha empatia. Vamos, levante!" Me levantei junto com ele - foi prova de amor gigante - ele se arrumou rapidinho e saiu. Eu fui tomar café, escovar os dentes e escrever aqui no blog. Deitada. Na cama. Tenho a leve impressão que vou ver Viena só pela janela este final de semana. E tenho apoio divino, viu? Hoje amanheceu chovendo! Todo mundo colaborando pra ~ bed potato ~ aqui! Ah, não tive problema nenhum com os dois colchões juntos. Dá nem para sentir onde eles se juntam!

Também queria agradecer pelas dicas do que fazer com a parede do quarto, viu? Vocês são as decoradoras particulares mais lindas do mundo!

Por falar em decoração (cores e tal), descobri um evento muito bacana: Festival of Colors! Achei tão lindo! Claro que eu não tenho mais idade (leia-se: jamais farei isso com o meu cabelo!) para ficar lá no meio do povo, mas vi o vídeo pelo youtube e adorei!

Só clicar:

Está previsto para acontecer em várias cidades, mas ainda não tem nenhuma confirmada. Talvez vá acontecer em Viena e aí eu divulgo o dia. O site oficial diz que pode ser que nem aconteça este ano porque requer muito tempo para a preparação de cada evento. O último Festival of Colors que eu fiquei sabendo foi em Berlim no dia 29 de julho do ano passado. Li comentários dizendo que foi muito bom!

As possíveis cidades são:

Na Alemanha: Dortmund, Dresden, Düsseldorf, Frankfurt, Hamburg, Hannover, Heidelberg, Köln, Leipzig, München, Nürnberg, Regensburg, Stuttgart.

Fora da Alemanha:

Barcelona, Budapest, Cape Town, Ibiza, Istanbul, Lisboa, Madrid, Mallorca, Miami, Praha, Rio, Roma, Singapur, Saint Tropez, Tel Aviv, Wien, Zürich.

Vocês também leram "Rio" ali ou eu estou doida?

Bom final de semana, queridos!

, , , ,
quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Oi, queridos! Hoje é quinta! Quinta-feira! Isso! E já passam das 10 da manhã!! O que que tem? Que a nossa cama chegouuuuuuuuuuuuuuu!!!! Nossa, gente. O interfone tocou e só escutei: "entrega da cama". Ele falou desse jeitinho aí, mas eu escutei assim: "Oláááá!! Que lindo dia, não? Letícia, minha querida, eu estou aqui para entregar sua cama e ó: vou montar bem rapidinho para você poder deitar e curtir, viu? Abra a porta aí, por favor! Beijão! Tô subindo!!" - e ainda saíam flores da voz deste lindo rapaz! (lindo porque trouxe a cama, gente. Depois de 2 semanas dormindo no chão, se o Batoré tocasse a campainha, eu falaria a mesma coisa).

Começando do começo (sempre achei esta frase engraçada - leia-se tosca -, mas como tudo o que eu não gosto, eu pego mania, fica assim). Aliás, posso fazer um parênteses? Há muitos anos, eu estava no orkut (orkut ainda!) e vi o perfil de uma menina. Olhando os depoimentos, vi um que o namorado da menina escreveu pra ela. Gente, ele começava com "Darling, I love you so much" e continuava 300 linhas em português. Aí no final, ele falava: Kisses, my love. Era o próprio Joel Santana - não entendeu? clique aqui, POR FAVOR! Preciso falar que eu peguei essa mania? Até hoje chamo minhas amigas de "my love". Por que eu estou falando isso, Jesus? Vamos voltar para cama? - "Vamos voltar pra cama?" OHGOD! Hoje o negócio tá difícil aqui pro meu lado!

Gente, eu nem contei como foi a compra da cama, né? O lugar mais em conta aqui para comprar coisas para casa é Ikea, mas em Viena é longe para dedéu! Schatz e eu - e muitos e muitos vienenses - não temos carro, então para evitar a fadiga, fomos em uma loja aqui no centro da cidade mesmo. Ela se chama Leiner. Tem muita coisa bonita e tudo o que você imaginar para casa. Tem váaarios andares! Quem tiver se mudando pra cá, acho super válido dar uma passada por lá!

Pois bem, aqui na Áustria (na Alemanha também) é normal a cama ser de casal, mas com uma diferença: são dois colchões que formam a cama de casal, sabem? Eu achava isso muito estranho! O nosso na Alemanha era um colchão só, normal, como é no Brasil, mas aqui em Viena é difícil achar! Eu nunca gostei dessa ideia de dois colchões separados sempre imaginei que fosse acontecer o que acontecia quando eu e minha irmã éramos pequenas: não bastava dormir no mesmo quarto, a gente tinha que juntar as camas. Nossa, era batata: sempre uma caía no meio, na parte onde as camas se juntavam. Ainda penso que será assim, mas só vou poder dar meu depoimento amanhã, né? Porque no chão isso não acontecia e eu não dormi na cama ainda. Aliás, estou até com medo do Schatz dormir hoje e acordar só na segunda, porque para ele estava complicado, coitado!

Para quem não entendeu, é assim, ó:

Enfim, fomos comprar a cama, gostamos de várias, escolhemos, beleza. Ah, a gente escolhe tudo: o tamanho da cama, a cor, se terá acolchoado ou não e a cor, tudinho! Feito isso, fomos escolher o colchão. Eu ainda estava na ideia de que queria um inteiro e não dois colchões formando um só! Quando me deitei para experimentar um lá na loja, gente do céu, se alguém falasse um pouco manso, eu juraria que era canção de ninar e adeus. Só acordaria no dia seguinte. Com um sentimento tão puro e verdadeiro, o que eu falei? "Nossa, amor! Experimenta esse!! Amei!!" Schatz experimenta o que eu pedi, experimenta outro e fala que gostou mais do outro. Quando eu fui me deitar no que ele gostou, eu não sabia se era uma pedra ou se era colchão mesmo - mentira. Era confortável(zinho), mas eu já estava apaixonada pelo primeiro colchão. Resultado? Respondi com a maior cara lavada que a gente poderia experimentar essa moda europeia de dois colchões formarem um só! Aí eu pegava o meu pedacinho de nuvem(?) e ele a rocha dele e todo mundo sairia feliz. Foi o que fizemos!

Ah, a entrega da cama demorou muito por isso também: porque foi feita sob medida. Se já estivesse pronta no depósito, não demoraria tanto.

Só fizemos um errinho: colocamos um acolchoado branco e nossa parede é branca - mongolice de principiantes - e aí nem dá para ver nada direito. Ah, quer saber? Estou nem ligando! Depois pinta a parede ou pinta o acolchoado ou faz nada e fica feliz por ter uma cama novamente, né não?

Segundo probleminha - facílimo de resolver: o povo colocou o criado-mudo muito perto do armário. Facílimo de resolver porque tem um bom espaço do outro lado ainda e aí é só esperar Schatz chegar cansado do trabalho e pedir para ele colocar no lugar certinho.

Olha a fofa sem roupa de cama ainda! ♥ (foto tirada pelo celular, na emoção do momento):

Queridos, no próximo post eu conto como foi dormir bem de novo! Só não pode babar, né não?

Beiijo!

, , ,