segunda-feira, 8 de abril de 2013

Oi, minha gente! Como foi o final de semana de vocês? Por aqui foi tão bom que é provável ter post a semana inteira! Quem lê pensa qualquer coisa, menos a realidade: só fizemos umas comprinhas, cozinhamos juntos, tomamos uns bons drinks (sim, uso esse termo até hoje), vimos filme e fomos pela enésima vez ao Naschmarkt. Aliás, este lugar é um dos TOP 10 de Viena, viu?

É um Mercado Municipal de São Paulo, com três pequenas diferenças: só funciona de segunda a sábado, é no meio da rua (a céu aberto) e a última é a mais bombástica: fica em Viena.

O Naschmarkt começa na estação de metrô chamada Kettenbrückengasse e termina na estação chamada Karlsplatz. É uma andada boa, ainda mais com stands gourmet dos dois lados. Por todo o caminho, você encontrará lojas e restaurantes. É uma maravilha! O Naschmarkt é conhecido pela qualidade dos produtos, então pode comprar ou almoçar lá sem medo. Ah, gente, eu fiz a comparação com o Mercado Municipal para vocês entenderem que quando eu digo "lojas", quero dizer que é venda de legumes, frutas, temperos, queijos, peixes, carnes, vinhos e etc. Lá é possível encontrar de tudo (menos batata baroa, que eu amo e estou psi-co-pa-ta à procura até hoje). Já vimos até jaca sendo vendida por lá, para vocês sentirem o nível. Tudo do mundo inteiro, vocês encontram no Naschmarkt. Uma coisa que eu acho muuuuito fofa - e no mercado tem várias casas de chá que vendem - é o "Chá para um", vocês conhecem? Acho lindo! A chaleira vem em cima da xícara, para fazer chá para uma pessoa só. Gente, toda vez que passo por um, minha mão coça para comprar e minha mente diz: "Por que comprar isso, minha filha? Adora gastar bufufa, né? Vai comprar isso não. Se toca!" e eu acabo vendo que minha mente tem razão, já que Schatz, assim como eu, adora chá e tomamos sempre juntos, então aqui em casa não teria fundamento ter uma chaleira pequena, combinando com uma xícara só. Ah, mas que eu acho lindo und acalentador, eu acho! Uma foto para vocês verem:


Tirei a foto daqui!


Ah, nem contei: muitas palavras alemãs nascem da junção de duas ou mais palavras, né? Naschmarkt é uma dessas. Markt não preciso nem explicar, imagino. Nasch vem do verbo Naschen, que significa petiscar. Então, você vai andando pelo mercado e pode provar os alimentos. No sábado, encontramos logo no início uma barraquinha muito simpática que vendia frutas desidratadas e castanhas de tudo quanto é jeito. Estávamos a procura de castanha de caju e o dono da loja já foi logo oferecendo para experimentarmos. A primeira era uma castanha de caju doce, bem gostosa, mas diferente dessas que compramos em shopping aí no Brasil que vem no cone, sabe? Era doce, mas não era crocante. Depois ele ofereceu uma bolinha branca e falou: "de coco". Eu amo tudo que tem coco. Comi e chuta o que era? BALA DE COCO! Dessas da minha, da sua, da nossa infância! Saímos de lá alegres e felizes com um saco de 500g de castanha de caju e 250g de balinha de coco. Muito delícia! Para vocês terem noção do valor, pagamos 10 euros nos dois saquinhos.


Vou aproveitar o embalo e colocar algumas fotos do Naschmarkt:



















Importante: o mercado não funciona aos domingos e feriados! Todo sábado, há também um Mercado das Pulgas (Flohmarkt) por lá. Fica bem cheio! Se for em um sábado, já vá preparado. Para quem não conhece, o mercado das pulgas é onde se vende muita coisa antiga. Dizem que se procurar bem, dá para encontrar alguma coisa legal. Eu não tenho muita paciência para andar em Flohmarkt, então não sei se é verdade, mas acredito que seja! Já escrevi sobre Mercado das Pulgas aqui! Tenha em mente que o daqui de Viena é 70 mil vezes maior (e, é claro, mais tumulto)!

Um detalhe que eu considero super válido também: se existe um mercado para petiscar, é porque é O local para você experimentar o que quiser. Agora, se você vier para a europa no verão e tiver com muita vontade de tomar um sorvetinho, você tem que escolher pela cara do sorvete. Aqui não se experimenta sorvete! Quem acompanha o blog desde minha época na Alemanha, sabe que já passei vergonha com isso! Você pode experimentar queijo, mas sorvete não! Engraçado, né?!

Beijos, queridos!

P.S.: As fotos foram tiradas por mim. Não costumo colocar marca d'água porque vivo em um mundo particular onde não existem pessoas que pegam as fotos dos outros sem avisar e/ou dar créditos. Por favor, não me desiludam! :)

P.S2: Letícia, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook!



Naschmarkt
Como chegar: Kettenbrückengasse ou Karlsplatz - linha de metrô U4
Horário de funcionamento: de segunda a sábado entre 9 e 18:30. Alguns stands abrem até um pouco antes (o horário de funcionamento não é fixo, mas de 9 às 18:30 já estão todos lá!). Os restaurantes ficam abertos até 23h (alguns fecham mais cedo). Fechado aos domingos e feriados!

,

3 comentários até agora

  1. ahahahahah bons drink! aí é bão mesmo! fica em viena? hahahaha! morri! beijo!

    Responder comentário

  2. Oi flor...
    Lê que TUDO esse mercado hem...
    Lembra quando você contou que iria mudar pra Viena? o que te disse? mesmo não conhecendo... mas que seria ótimo, cidade grande com inúmeras coisas pra fazer... vejo que não errei né, pois a cada dia voc6e esta mais apaixonada por essa terra... e realmente é para estar, muito bacana!
    As suas fotos da parte das frutas, legumes e comidas... ficaram lindas, coloridas, vivas... AMEI!!!
    beijos e boa semana que entra...

    Responder comentário

  3. Isabella Vaz diz:

    Que otima idéia esse blog, amiga! Adoreeeei o mercado d Viena!!! Amo vc, bjos.

    Responder comentário

Comente!