quarta-feira, 31 de julho de 2013

Está aí uma coisa que eu adoro: uma boa fatia de pão quentinha com manteiga. Que delícia que é a manteiga derreter no pão! O problema é que eu não gosto de manteiga nem margarina. "Que gracinha, Letícia! Como você pode não gostar e ao mesmo tempo adorar uma coisa?" Fácil: eu só gosto da caseira. Aprendi no livro do Jamie Oliver (30 minutos e pronto) e nunca mais faltou aqui em casa. O melhor é que demora 1 minuto para fazer (sem exagero! Um minuto mesmo!)

Só precisa de um creme de leite fresco com alto teor de gordura (para quem mora na Alemanha ou Áustria, é muito fácil encontrar). É este daqui ó:


E um processador de alimentos:


A "lâmina" certa é o batedor de massa. Este daqui ou similar:


Depois é só colocar o creme de leite no processador de alimentos e deixar batendo. Quando virar manteiga, o processador vai fazer um barulho diferente. Nesta hora a manteiga está pronta, mas com muita água. É preciso retirar todo o excesso. Jamie diz para passar para uma peneira sobre a pia e deixar lá escorrendo. Depois espremer com as mãos. Eu já espremo logo com um papel toalha (uso duas folhas no total - uma de cada vez - para deixar bem sequinha).




Acabei de fazer. É uma delícia! Na primeira foto da manteiga pronta ela está dividida em duas porque a do lado direito eu acrescentei, depois de pronta, um dente de alho esmagadinho e um pouquinho de sal. Então, a do lado esquerdo é manteiga caseira normal e a do direito é uma caseira com alho.

Dica: quanto menos você mexer na manteiga, melhor ela fica. Só esprema até sair o líquido e pronto!

A mantegueira é feita e pintada a mão. Fácil de encontrar nas feirinhas de natal ou de páscoa

Beijos, queridos!

8 comentários até agora

  1. Sbmv diz:

    Posso substituir o processador por um liquidificador?

    Responder comentário

  2. Anônimo diz:

    Adorei a receita! Essa minha suricate é cheia de dotes! Mas quem não tem esse processador pode usar o liqui?
    rsrsrs
    beijo


    Responder comentário

  3. Camila Valente diz:

    Amei seu template novo, amei a receita, amo o schoschee! <3

    Responder comentário

  4. Achei a receita mara! Ainda mais agora que eu mesma faço meus pães depois do curso que fizemos, marido e eu na VHS Meppen. Boa sacada!Bjs

    Responder comentário

  5. Anônimo diz:

    Ótima dica , mas fiquei com a mesma dúvida da Barb: pode usar o liquidificador????

    Responder comentário

  6. Minha gente, não dá para usar liquidificador não. :( O liquidificador iria destruir a manteiga, caso ela chegasse a virar manteiga. É só com a "ondinha" do processador mesmo. :(

Comente!