terça-feira, 30 de abril de 2013

Sexta conheci uma cafeteria aqui em Viena que, na verdade, está mais para um restaurante (de comidas saudáveis). Talvez eu tenha tido essa impressão por ter ido em horário de almoço, mas quando penso no lugar em si, não me imagino pedindo um capuccino. Eu me imagino com uma bebida refrescante e é exatamente por isso que não consigo enxergar o Cafe An-Do como uma cafeteria, mas ela é definida assim, então fim de papo, né não?

Que lugar agradável! Como falei, fui para almoçar. A parte externa estava bem cheia. Além da parte externa, o Cafe An-Do tem mais duas partes cobertas. Conseguimos uma mesa em uma das partes cobertas e é assim:


Ok, concordo que a foto não ficou muito boa. O pior é que eu sabia disso na hora e pensei em tirar outra depois do almoço, mas acabei indo para uma sorveteria - brasileira! - e me esqueci de tirar outra foto. Aliás, a sorveteria também vai ganhar post aqui no blog porque é sensacional!

Voltando à cafeteria, ela fica em um mercadão chamado Yppenplatz, que é tipo o Naschmarkt, mas bem menor e sem turistas. Eu acho o Naschmarkt mais bonito de se ver - tanto é que ele é o turístico -, mas o Cafe An-Do me conquistou de jeito! Com certeza valerá uma nova visita ao Yppenplatz!

Para beber, pedi um Soda Zitrone (o mais perto que chegaremos de um suco de limão natural) e estava uma delícia! Geladinho, como deveria ser. Para comer, minha escolha foi bem fácil: An-Do Vorspeisenteller (tem pequeno e grande. Pedi o grande - €6,40 - porque era meu almoço e foi o tamanho ideal para a minha fome). É um prato com tudo o que eu amo: queijo feta, vinagrete, um pão bem gostoso para comer com humus e patê de berinjela, azeitonas e falafel. Tinha que se chamar "Letícia's Vorspeisenteller"! Olha ele aqui:


Estava muuuito gostoso! O prato mais pedido do Cafe An-Do é a Salada Exótica (Exotischer Salat - €7,40) - salada de folhas verdes com pedaços de frango, abacate e um molho que é tipo o molho especial do Big Mac: ninguém sabe do que é feito, mas todo mundo que experimenta, adora!


Ótima dica para viver Viena como um local e fugir um pouco dos restaurantes cheios de turistas.

Beijos e bom feriado, queridos!




Cafe An-Do
Endereço: Brunnemarkt Stand 169 - Viena
Como chegar? descer na estação Josefstädter Straße, linha U6.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado de 8 às 23h. Fechado aos domingos e feriados.
Site

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana passada tive muita vontade de comer esta belezinha aqui:

Foto retirada do blog Panelaterapia

Todo santo dia vejo receitas de um blog de culinária que gosto muito porque ela explica tudo tão ~mastigadinho~ (trocadilho nota dez) que, sério, qualquer pessoa consegue fazer as receitas. Para quem ainda não conhece, só clicar no link embaixo da foto!

Não, minha gente. O post de hoje não é só para divulgar o blog de culinária (até porque já é famoso) e sim, para ajudar quem mora por essas banda de cá a não morrer de vontade de comer quibe por não saber onde encontrar trigo. Nem adianta procurar no supermercado da sua cidade! Você só vai encontrar trigo para quibe em loja turca! O nome é "Bulgur" e, assim como no Brasil, tem dois tipos: com grão claro e escuro. O primeiro para fazer quibe de frango e o segundo, de carne.

Comprei o de grão escuro e é este daqui ó:


Fiz até setinha para chamar atenção para "Bulgur". Queridos, não vão chegar na loja turca e falar "Oi, moço! Tamam mı?* Tem Duru?" Esse é o nome da marca! Entrou na loja, viu escrito "bulgur", achou o que procurava!

O grão é estranho assim mesmo, mas pode fazer a receita na fé! Fica uma delícia!

P.S.: Vitor e Lorena, muito obrigada por terem curtido a página do Scho Schee no facebook! :)

Beijos, queridos!

*"Tudo bem?" em turco

sexta-feira, 26 de abril de 2013

- Primavera. Sem dúvida nenhuma!

Tenho certeza que foi essa a resposta que você ouviu quando perguntou para o melhor amigo do primo do seu vizinho (que mora há vários anos fora) qual a melhor época para vir à Europa. Queridos, a primavera é de fato ma-ra-vi-lho-sa!

Calma: maravilhosa para quem?

Para mim, para Schatz, para o melhor amigo do primo do seu vizinho e para todos que moram por aqui, mas é importante pensar que talvez não seja a melhor época para você, que mora no Brasil. O motivo é bem simples: o sol não nos aquece desde outubro. São cinco meses que enfrentamos como se o sol estivesse em uma moldura, apenas decorando a cidade: ele está lá. Nós conseguimos vê-lo - alguns dias mais, outros menos -, ele toca nossa pele, mas não nos aquece. Continuamos sentindo frio. É exatamente na primavera que a vida volta! As pessoas saem mais felizes, sem casacos, na luta para encontrar um lugarzinho em qualquer jardim da cidade para fazer um piquenique. As árvores e flores ficam cada dia mais lindas! Essa é a visão que a gente tem da primavera: ela dá cor para o que estava há meses sombrio. E isso é de fato lindo de se ver!

Tem que pensar direitinho porque é exatamente isso que quem está no Brasil (na maior parte do país) vê todos os dias! Durante o ano inteiro há um revezamento entre as diferentes árvores, o que torna tudo mais bonito ainda. Você está acostumado com a natureza! Ela está sempre aí! Será que a primavera é mesmo a estação do ano que te deixará de queixo caído?

Cada época tem seu lado ruim, é claro. O da primavera e verão é a quantidade de insetos. Ok, soou exagerado. Não pensem que a cada três passos você terá que enfrentar nuvens de insetos! Longe disso! Na verdade, são tão poucos que quando aparecem, irritam muito. É como texto com erro de português: quando você lê um com vários erros, dá até dó de quem escreveu, mas se o texto tem só um errinho de nada... Ah, como irrita! Sabe como é? Aproveitando a deixa, desculpa aê por qualquer coisa. Tá, acho que vocês entenderam que é aquele pouco que chateia!

O lado ruim do outono/inverno é o óbvio: frio. Em Viena o frio é muito suportável e não neva muito. No natal do ano passado não caiu um floco e escutei de um vienense que aqui nunca neva no natal. Se você procura neve, aumente suas chances programando a viagem para janeiro ou fevereiro. Eu indicaria outono/inverno para quem quer fazer férias diferente do que está acostumado. Venha para sentir o frio no rosto (é diferente!), para ver as folhas esparramadas pelo chão ou espere mais um pouco e venha para esquiar!

Uma foto de cada estação do ano para ajudar vocês na escolha:

Primavera
Verão
Outono
Inverno

Pense no que você quer ver, o que você espera da viagem e escolha a sua melhor época!

Beijos e bom final de semana, queridos!

Importante: as fotos foram tiradas por mim. As que ilustram a primavera e o verão foram tiradas em Viena. A foto "Outono" foi tirada em Ainring (Alemanha), onde eu morava antes de vir para cá e a foto "Inverno" foi tirada em Filzmoos (Áustria) há um mês, mais ou menos. Ainda vou escrever sobre Filzmoos aqui no blog! Já adianto que amei!

P.S.: Gustavo, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook! :)

terça-feira, 23 de abril de 2013

Schatz e eu adoramos fritura (quem não?), mas nunca fomos de fazer em casa porque faz mal à saúde e aquele lenga-lenga que todo mundo está cansado de saber. Eis que chega no mercado a fritadeira sem óleo, imagino que vocês já tenham ouvido falar. A proposta dela é fritar sem nenhuma gota de óleo (com exceção da batata, que precisa de uma colher de sopa) e, para fritar, ela usa ar quente.

Schatz ama coxinha de frango - essas de padaria - e quando vamos ao Brasil, ele precisa comer coxinha todos os dias. Resolvi fazer aqui em casa e já tinha feito duas vezes, mas, gente, eu não tenho psicológico para colocar quase uma garrafa de óleo na panela! O pior é a hora de limpar a cozinha. Gordura até o teto! Foi aí que decidimos comprar a fritadeira sem óleo e amamos!! A gente se sente no Brasil porque todo domingo tem churrasco aqui em casa. Coloco um pagode para tocar, faço até arroz e vinagrete para acompanhar. Eita, me lembrei agora que me esqueci da farofa, ó! (me lembrei que me esqueci. Cadê os aplausos?)

Depois que já tinha comprado, usado e aprovado, fui pesquisar na internet o que o pessoal estava dizendo sobre ela. Li o blog de um cara falando que era horrível, que a batata não ficava boa, fez um hamburguer e ficou com cara de cru e que não recomendava. Pior foi ele explicando como fez os alimentos e estava mais do que na cara que ele não leu o manuel manual. Gente, eu não sou dessas que lê manual inteiro de tudo o que compra, mas se você comprou um eletrodoméstico inovador, o mínimo que você tem que fazer é ler as instruções para saber como usar, o tempo de cada produto, o que você pode ou não fazer, enfim, tem que saber como tirar o máximo do equipamento. Estou certa ou estou certíssima? Até porque tem que fazer valer a pena o investimento. Ah, outra coisa que eu preciso muito contar para vocês: aqui em casa a fritadeira está mais do que aprovada porque nunca fomos de fazer fritura. Se você está acostumado com fritura em óleo, não compre achando que vai ser a mesma coisa, porque não vai! Fizemos coxinhas e asinhas de frango, por exemplo, e ficaram idênticas às feitas em churrasqueira. Ficaram crocantes por fora e macias por dentro. O alimento preparado na fritadeira sem óleo é mil vezes mais gostoso - e rápido - do que o feito no forno, mas não é igual à por imersão em óleo. Para quem quer uma vida mais saudável e quer largar as frituras, é com certeza uma excelente opção.

A que temos aqui em casa (e amamos) é esta:

Repararam a luz acesa? Ela estava preparando nosso churras! :)

Ela tem três partes:


A parte do meio (na foto acima) é uma espécie de reservatório para a gordura dos alimentos que tenham óleo por si só (ex. frango):


O encaixe é muito fácil, não precisa de força nenhuma:




Já fizemos frango, nuggets, batata e coração de galinha. A batata foi a que menos gostamos, mas vou tentar novamente porque acho que não usamos o tipo certo. Vamos tentar também fazer com a pré-frita (essas compradas em supermercado, congeladas, sabe?) e aviso aqui se foi melhor! A que menos gostamos = comemos tudo, mas não ficou bonita, crocante.

Querem ver a foto do franguinho que demorou 18 minutos para ficar pronto? Ah, quase me esqueci de falar que a máquina é super silenciosa, não faz sujeira nenhuma, super fácil de limpar (as partes desmontáveis podem ir na máquina de lavar) e ainda vem com uma tabela falando o tempo, a quantidade máxima que cabe na cestinha e a temperatura certa para fritar cada alimento. Importante: caso você queira fazer batata frita, uma vai ficar em cima da outra, certo? Então na metade do tempo você tem que mexer, senão algumas torrarão enquanto outras ficarão cruas. Nós ajeitamos as coxinhas de frango para ficarem em uma só camada (não colocamos uma em cima da outra) e aí não foi necessário mexer. Também é possível ir olhando pra ver se vai precisar de mais tempo ou não - isso vai muito do gosto de cada um. Tem gente que gosta mais torradinho, outros menos... O tempo descrito na tabela é ideal para cozinhar por dentro e ficar douradinho por fora. O resto vai de acordo com seu gosto. Ah, sim: é necessário colocar 3 minutos a mais para pré-aquecer a fritadeira! Por exemplo: o frango precisa de 18 minutos. Coloco o frango na cestinha e programo 21 minutos. Não é como no forno que primeiro pré-aquece e depois coloca o alimento!

Abri para ver como estava:

Resultado:


Não colocamos nenhuma gota de óleo e olha como ficou o reservatório:

Eu sei que estou repetitiva, mas, gente, eu não coloquei nada de óleo e a fritadeira ainda tirou um pouco do óleo do frango (canto esquerdo da foto). Estou devendo caloria para máquina! Não é uma belezinha?

Observação: é bom para casa com família pequena, já que a cestinha não é grande, como vocês podem ver na antepenúltima foto. Acho que para duas pessoas é ideal!

Parece que estou sendo paga para fazer propaganda da bendita, mas não estou não, viu, gente? Só amei o produto!

Beijos, queridos!




Onde encontrar? Qualquer loja especializada em eletrodomésticos. Em Viena tem a Saturn, por exemplo.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Isso é o que eu desejo para vocês, meus amores:


Eu espero que você encontre uma nota de 20 no seu bolso hoje.


Imagem feita pelo Marc Johns, mas a encontrei neste sehr* fofo blog.

*Sehr = muito. A ordem de "fofo" e "blog" está trocada porque em alemão não seria "blog muito fofo" e sim, "muito fofo blog". Escrever isso me lembrou de uma frase do Ariano Suassuna: "Se eu tivesse nascido na Alemanha, seria mudo" - por considerar alemão uma língua muito difícil. Achei genial! Fico rindo sozinha sempre que me lembro dele falar isso (vi um vídeo há muito tempo. Quem lê pensa que ele é da família, né?). E aí que mencionar a dificuldade em aprender a língua alemã, me lembrou o post da querida Ana. Minha mente não para! Credo!

P.S.: Evelyn e Zilka, muito obrigada por terem curtido a página do Scho Schee no facebook! :)

Beijos e bom final de semana, queridos!

terça-feira, 16 de abril de 2013

Desde sexta os dias têm sido maravilhosos! Este foi o primeiro inverno que passei inteiro na Europa. Sempre fugia para o Brasil, mas este ano não deu. Resultado: vejo sol lá fora, não consigo ficar em casa. É como se eu precisasse sair para recarregar minhas baterias, sabe? Pior que é exatamente assim que me sinto. O inverno em Viena é mil vezes mais tranquilo do que era na Alemanha - isso porque os vienenses falam que o deste ano foi o mais severo dos últimos tempos - e eu aguentei bem, mas isso não significa que não tenha ficado com aquela deprê que os dias feios proporcionam. O problema é que aqui são dias feios por meses! Passar por isso me fez dar ainda mais valor ao sol. Saio para caminhar e me sinto viva agora. Ver tudo ficando verde novamente é muito gostoso! Eu estou em um nível de ~abobamento~ tão grande, que se estou no metrô e o sol bate no meu rosto, me dá vontade de fechar os olhos, curtir e se for preciso, perder a minha parada.

O que isso tem a ver com o labirinto? Nada! Quis apenas compartilhar minha paixão - maior do que nunca - pelo calor. Mentira: tem coisa a ver sim. Como disse, tenho saído para caminhar e o lugar mais perto de casa para fazer isso é nos jardins do Palácio Schönbrunn. Chaaaaaaaato demais (cof cof cof)! Nas minhas andanças, passei pelo labirinto (fica lá mesmo no palácio. É gigante, minha gente!) e me lembrei que já tinha feito fotos ano passado e me esqueci de postar no blog. Tem base um negócio desse? - diria minha amada tia goiana. O labirinto é bem divertido. Para família, então... Nem se fala! Vou contar com fotos:


No meio do labirinto tem um lugar elevado para você ter uma visão ampla e ver as pessoas perdidas tentando encontrar a saída. Foi de lá que tiramos as duas primeiras fotos:


São dois labirintos. Um tem o lugar no alto para ter a visão ampla e um outro mais acima, que é cheio de joguinhos. Um deles é de matemática. MUITO legal! Este aqui ó:


A explicação de como o jogo funciona (em alemão e inglês. Clique na imagem para aumentar):


Tem os diferentes tipos de labirintos em versão "para o dedo". É feito para colocar o dedo mesmo, gente! Pode se divertir sem medo! Reparem no tamanho do labirinto de Schönbrunn!!




Também tem aqueles espelhos que te deixam gorda, alta, baixa, magra, cara de ET, flutuando... Ou este que te deixa tudo isso aí em um espelho só:



Estes "postes" são bem legais. É exercício puro! O objetivo é ir até o topo escalando com a força dos braços e ajuda dos pés. Imaginem a cena: um bombeiro descendo por aquele mastro de emergência (tem nome isso?). Imaginou? Agora imagina o contrário. Só rebobinar o pensamento aí, gente! É o objetivo disso aqui:


As crianças amavam o da próxima foto. Cada quadradinho tem o som de uma nota musical. Teve alguém que tocou um trechinho de música mesmo!


Se cansou? Tem lugares com banquinhos para repor as energias:

Todos esses jogos você encontra enquanto está perdido no labirinto. Não é demais? Já falei que amo Viena hoje?

Beijos, queridos!

P.S.: Se você se perder, coloque uma mão na parede do labirinto (mão direita na parede do lado direito, por exemplo) e vai acompanhando sempre o caminho que sua mão vai passar (não desencoste a mão da parede!). Não posso afirmar que será o caminho mais rápido para a saída - até porque esse método não impede que você entre em um canto sem saída, mas é só continuar acompanhando sua mão que você vai conseguir sair do labirinto. Eu tive que fazer isso e estou aqui escrevendo para vocês, então o método funciona! Eu agarantcho!

Quase me esqueci de um outro motivo importantíssimo para não deixar de visitar o Palácio Schönbrunn: tem uma loja dos famosos chocolates Lindt!




Schloß Schönbrunn
Como chegar: estação Schönbrunn - linha U4. Se quiser ir primeiro na loja Lindt, parar na estação de metrô chamada Hietzing, fica mais perto. Explicando: o palácio é muito grande porque além do palácio em si, tem ainda o Zoo, os jardins, a Gloriette (tipo um Arco do Triunfo)... Essa loja da Lindt fica dentro da área do Schloß, mas é do lado oposto de quem desce na estação Schönbrunn. Pensem assim: estação Schönbrunn é a entrada A e estação Hietzing é entrada B. É importante saber que tudo está na mesma área. O que muda é só o tempo que você vai andar até chegar no palácio ou até chegar na loja Lindt.
Horário de funcionamento: Aberto diariamente, inclusive feriado. O horário de funcionamento muda de acordo com a estação do ano. Por exemplo: do dia 1º abril até 30 de junho, fica aberto das 8:30 até 17:30. De 1º de julho até 31 de agosto das 8:30 até 18:30. No inverno é de 8:30 às 17h. A loja Lindt fica aberta das 10 às 18h.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Queridos, como já postei sobre um restaurante esta semana, nem queria escrever sobre outro, mas não tem jeito. Decidi falar sobre o restaurante chamado "Deewan" daqui de Viena por um único motivo: eles têm como filosofia a frase "Comida para todos" e significa que qualquer pessoa pode ir lá almoçar ou jantar e pagar o que achou que a refeição vale ou, ainda, o que puder pagar. Você está de mochilão pela europa, grana está curta? Almoce lá e pague o quanto você pode pagar. Vai da consciência de cada um, mas divulgo o Deewan porque acho legal um lugar preocupado com pessoas e não somente com o lucro. Então, quem for até lá, seja justo, ok? Se você está com fome, sem dinheiro, passou por lá, almoçou e deu 2 euros porque era o que você tinha, é uma coisa. Dar 2 euros de "malandragem" é outra completamente diferente. Vamos pensar que além de ter sálarios para pagar, eles tiveram o trabalho de fazer a comida, de servir, limpar tudo e etc. Valorize o trabalho deles!

Sobre o buffet: é indiano-paquistanês, bem servido com 5 pratos diferentes (3 vegetarianos e 2 com carne). Também tem saladas e sobremesas. Água é gratuita (como em 99% dos restaurantes europeus). Como disse, você pega o que quiser do buffet e paga o quanto pode. A comida não tem valor fixo. O que tem preço previamente estipulado: bebidas (máx. €3) e a embalagem para levar para comer em casa (€4 a €9). Os sucos são bastante elogiados e eu tenho a impressão que são feitos na hora (raridade. O normal é você pedir suco esperando ser natural - como é no Brasil - e na verdade você recebe suco de caixinha). Tem até de goiaba! Suco em alemão é Saft, mas os chamados Lassi feitos no Deewan também são bem famosos. Confesso que não sabia o que é. Santo google me diz que é uma bebida indiana feita com iogurte. Em português: vitamina de iogurte + fruta escolhida (manga, banana, morango).


Os elogios que menciono são os que eu ouvi falar. Não fui ao Deewan, então não posso falar o que eu acho para vocês. Divulgo porque achei a proposta super legal e ouvi falar bem em vários lugares!

Ah, sim: um dia vi no site oglobo, uma matéria sobre Viena e o jornalista (não me lembro quem) falou que foi em um restaurante nesse estilo de "pague o que quiser" e comentou que como não tinha noção de preço, deu o que imaginava ser o correto: €15 por prato - no almoço, fora bebida - e a garçonete falou que foi um valor justo. "É o preço que as pessoas normalmente pagam" - ela teria respondido. Amores, o jornalista lambeu um "Caminhão do Faustão" inteiro de durex e ficou doidão(?). Só pode! Almoço aqui é muito barato! Os restaurantes têm um menu válido para o horário de almoço (até 15h. 15:01 você não pode mais pedir o menu de almoço) e quando é um local mais pomposo custa €10 o prato principal + entrada ou sobremesa. Repito: em horário de almoço!! Na páscoa almocei em um português e pedi o menu de almoço que incluia o prato principal (bacalhau com legumes cozidos) e uma taça de vinho. Paguei €9. Outro exemplo é o restaurante "Mario", que eu adoro! Ele é um dos melhores da cidade e o menu de almoço custa €9,40 (incluso: prato do dia + sopa ou salada ou sobremesa do dia). Os pratos não são bobinhos não! O de hoje, por exemplo, é lula com legumes e broto de feijão. A sobremesa é sorvete com caramelo. Falei tudo isso só para vocês terem noção do quanto o rapaz exagerou no valor - para almoço. Jantar é sempre mais caro, como é no Brasil também - e o quanto a garçonete foi cara de pau. hahaha

Aliás, quem encontrar essa matéria que eu mencionei, nem perde tempo lendo porque só tem relato de quem quer mostrar que tem muita grana e fica esbanjando. equívoco! Beijos e bom final de semana, queridos!

P.S.: Thelma, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook! :)




Deewan
Endereço: Liechtensteinstraße 10, 1090 - Viena.
Como chegar? Estação Schottentor - linha U2.
Horário de funcionamento: segunda a sábado de 11 às 23. Fechado aos domingos e feriados.
Site (confuso para dedéu!)

,
quarta-feira, 10 de abril de 2013

Meus queridos, vocês já sabem que eu amo jantar fora e feirinhas, mas que eu amo festival é novidade, né? Pois então, do dia 11 ao dia 18 de abril terá um festival de filmes latinos aqui em Viena! O que me deixa com mais vontade de ir é o cinema em si. Sou louca para ir lá só pela fachada, alguém acredita? E o pior: só vi por foto! Quando eu for, com certeza faço um post par contar aqui no blog. Até onde eu sei, o Filmcasino é um cinema cult. Imagino que os donos devem conhecer o Brad Pitt ~só de nome~.

E não é que vai ter filme brasileiro no festival? Dia 13 de abril, às 22:30 passará "Tropa de Elite 2"! Um sonho: ver se vão permitir passar todas as cenas do filme AND ver a linguagem de ~mano da coabe~ traduzida para o alemão! Já contei aqui no blog que as partes violentas dos filmes são cortadas, né? Em filme de terror, aparece o assassino com a faca, a musiquinha de suspense e a próxima cena é a vítima no chão. Só é possível imaginar o que aconteceu. Há umas duas semanas, passou "Cisne Negro" na televisão. Schatz nunca tinha visto e como eu gostei bastante, vimos juntos. Gente, sabe aquela parte que a Cisne Negra (nunca sei nome de atores, relevem. O nome da atriz principal será "Cisne Negra" no post) arranca a unha? Não passou aqui. Essa cena simplesmente sumiu. Foi cortada na cara dura! E a parte fogosa dela com a menina do That '70s Show, também não apareceu! Foi mostrado o bastante para o telespectador entender que poderia ter acontecido algo entre as duas, mas o resto foi cortado. Sério, assistir filme no Brasil e depois aqui na Áustria (na Alemanha também era assim!), você passa facilmente por doida, porque é tipo:

-Amor do céeeeeeeu! Agora vem uma parte cabulosa. Vou até fechar os olhos porque dá muita agonia!!

Plim. A parte foi cortada e aí para provar que eu estava certa, só youtube na causa! Ah, outra parte que não passou: já pela metade do filme "Cisne Negro", que a Cisne Negra vai pro quarto e a perna dela fica virada para trás, tipo um Curupira-ET, se lembram? Na versão austríaca parece que ela caiu no chão! Letícia, vamos focar no post, fia?

O anúncio do festival é este daqui ó:

A programação você encontra aqui. Para facilitar, transcrevo a seguir:

Quinta 11.4, 20:00 - NO! - Pablo Larraín - Abertura do Festival
Sexta 12.4, 18:30 - JARDÍN DE AMAPOLAS - Juan Carlos Melo Guevara
Sexta 12.4, 20:30 - UN AMOR - Paula Hernandez
Sexta 12.4, 22:30 - RUDO Y CURSI - Carlos Cuarón
Sábado 13.4, 16:30 - ALICIA EN PUEBLO DE MARAVILLAS - Daniel Díaz Torres
Sábado 13.4, 18:30 - EN EL NOMBRE DE LA HIJA - Tania Hermida
Sábado 13.4, 20:30 - VIOLETA SE FUE A LOS CIELOS - Andrés Wood
Sábado 13.4, 22:30 - TROPA DE ELITE 2 - José Padilha
Domingo 14.4, 16:30 - TROPICANITA - Daniel Díaz Torres
Domingo 14.4, 18:30 - ELEFANTE BLANCO - Pablo Trapero
Domingo 14.4, 20:30 - MEDIANERAS - Gustavo Taretto
Segunda 15.4, 18:30 - RAISING RESISTANCE - David Bernet/ Bettina Borgfeld
Segunda 15.4, 20:30 - EL NIDO VACIO - Daniel Burman
Terça 16.4, 18:30 - PEQUEÑAS VOCES - Jairo Eduardo Carrillo
Terça 16.4; 20:30 - IGUALITA A MI - Diego Kaplan
Quarta 17.4, 18:30 - HACERSE EL SUECO - Daniel Díaz Torres
Quarta 17.4, 20:30 - 7 DÍAS EN LA HABANA - B. Del Toro/P. Tapero/J. Medem/E. Suleiman/G. Noé/J.C. Tabío/L. Cantet
Quinta 18.4, 18:30 - ABEL - Diego Luna
Quinta 18.4, 20:30 - LA PELICULA DE ANA - Daniel Díaz Torres

A fachada (mais fofa do mundo) do Filmcasino:


E aí? Se apaixonou também? Sabia!

Beijos, minha gente!




Filmcasino
Valor da entrada (válido para o Festival): €7 a €8,50 (depende do filme)
Endereço: Margareten Strasse, 78 - Viena
Como chegar: estação de metrô Pilgramgasse, linha U4 + caminhada de 10 minutos.
Site

terça-feira, 9 de abril de 2013

Na Alemanha, Schatz e eu morávamos em uma aldeia (4 mil habitantes. Pirem!) e na nossa ~mini-metrópole~ só existiam dois restaurantes: um chinês e um italiano. Ainda bem que os dois eram maravilhosos, então dava para revezar direitinho. Sempre pode piorar, né? Imagina se um dos dois fosse ruim? Ou os dois? Adeus, mini-vida social!

O engraçado é que estamos à procura de um ótimo restaurante italiano aqui em Viena. Resolvemos dar uma pausa na nossa procura para escolher uma cozinha diferente e variar um pouco. Onde terminamos a noite? Em um chinês. A única coisa que penso é: nós saímos da aldeia, mas a aldeia não saiu da gente!

O escolhido da vez se chama "Goldener Drachen" e é bem famoso aqui por ter sido o primeiro restaurante chinês em Viena (inaugurado há 50 anos!). O atendimento é excelente, comida muito gostosa e a decoração faz você se sentir na China. Eles dizem no cardápio que não colocam muito Geschmacksverstärker (tipo Sazon, sabe? Para realçar o sabor?) e quando provamos da comida, é fácil acreditar que a informação é verdadeira, já que tem gosto de feita em casa e não aquele "UAU" de feita em restaurante. Não me entendam mal: gostei muito de lá e volto com certeza, mas se você procura uma refeição com sabor fora do comum, pode ser que você considere o Goldener Drachen meia-boca. Eu não gosto de restaurante que serve comida à la assim-até-eu-faço-em-casa e eu considerei o Goldener Dacher acima disso. Por sorte - e muita fome - fomos bem cedo porque era o nosso almojantar (chegamos umas 18h, mais ou menos), então consegui tirar algumas fotos da decô e não só do nosso pedido.

Vamos viajar para a Ásia sem sair de Viena?



Nosso prato foi de camarão com legumes e uma camada de arroz crocante. Primeira vez que experimentamos! Depois pedimos um Acht Schätze que é uma mistura de frango, carne, camarão e legumes. Parece muita mistureba de carne, mas é um dos nossos preferidos (tanto que nem deu tempo de tirar foto)!

P.S.: Nicole e Elimar, muito obrigada por terem curtido a página do Scho Schee no facebook! :)

Beijos, queridos!




Goldener Drachen
Endereço: Porzellangasse 33, 1090 - Viena.
Como chegar: estação Roßauerlände, linha U4 + caminhada (máx. 10 minutos).
Horário de funcionamento: Fechado segunda à noite! Aberto todos os dias para almoço de 11:30 às 15 e de terça a domingo também para o jantar (17:30 às 23h).
Site

,
segunda-feira, 8 de abril de 2013

Oi, minha gente! Como foi o final de semana de vocês? Por aqui foi tão bom que é provável ter post a semana inteira! Quem lê pensa qualquer coisa, menos a realidade: só fizemos umas comprinhas, cozinhamos juntos, tomamos uns bons drinks (sim, uso esse termo até hoje), vimos filme e fomos pela enésima vez ao Naschmarkt. Aliás, este lugar é um dos TOP 10 de Viena, viu?

É um Mercado Municipal de São Paulo, com três pequenas diferenças: só funciona de segunda a sábado, é no meio da rua (a céu aberto) e a última é a mais bombástica: fica em Viena.

O Naschmarkt começa na estação de metrô chamada Kettenbrückengasse e termina na estação chamada Karlsplatz. É uma andada boa, ainda mais com stands gourmet dos dois lados. Por todo o caminho, você encontrará lojas e restaurantes. É uma maravilha! O Naschmarkt é conhecido pela qualidade dos produtos, então pode comprar ou almoçar lá sem medo. Ah, gente, eu fiz a comparação com o Mercado Municipal para vocês entenderem que quando eu digo "lojas", quero dizer que é venda de legumes, frutas, temperos, queijos, peixes, carnes, vinhos e etc. Lá é possível encontrar de tudo (menos batata baroa, que eu amo e estou psi-co-pa-ta à procura até hoje). Já vimos até jaca sendo vendida por lá, para vocês sentirem o nível. Tudo do mundo inteiro, vocês encontram no Naschmarkt. Uma coisa que eu acho muuuuito fofa - e no mercado tem várias casas de chá que vendem - é o "Chá para um", vocês conhecem? Acho lindo! A chaleira vem em cima da xícara, para fazer chá para uma pessoa só. Gente, toda vez que passo por um, minha mão coça para comprar e minha mente diz: "Por que comprar isso, minha filha? Adora gastar bufufa, né? Vai comprar isso não. Se toca!" e eu acabo vendo que minha mente tem razão, já que Schatz, assim como eu, adora chá e tomamos sempre juntos, então aqui em casa não teria fundamento ter uma chaleira pequena, combinando com uma xícara só. Ah, mas que eu acho lindo und acalentador, eu acho! Uma foto para vocês verem:


Tirei a foto daqui!


Ah, nem contei: muitas palavras alemãs nascem da junção de duas ou mais palavras, né? Naschmarkt é uma dessas. Markt não preciso nem explicar, imagino. Nasch vem do verbo Naschen, que significa petiscar. Então, você vai andando pelo mercado e pode provar os alimentos. No sábado, encontramos logo no início uma barraquinha muito simpática que vendia frutas desidratadas e castanhas de tudo quanto é jeito. Estávamos a procura de castanha de caju e o dono da loja já foi logo oferecendo para experimentarmos. A primeira era uma castanha de caju doce, bem gostosa, mas diferente dessas que compramos em shopping aí no Brasil que vem no cone, sabe? Era doce, mas não era crocante. Depois ele ofereceu uma bolinha branca e falou: "de coco". Eu amo tudo que tem coco. Comi e chuta o que era? BALA DE COCO! Dessas da minha, da sua, da nossa infância! Saímos de lá alegres e felizes com um saco de 500g de castanha de caju e 250g de balinha de coco. Muito delícia! Para vocês terem noção do valor, pagamos 10 euros nos dois saquinhos.


Vou aproveitar o embalo e colocar algumas fotos do Naschmarkt:



















Importante: o mercado não funciona aos domingos e feriados! Todo sábado, há também um Mercado das Pulgas (Flohmarkt) por lá. Fica bem cheio! Se for em um sábado, já vá preparado. Para quem não conhece, o mercado das pulgas é onde se vende muita coisa antiga. Dizem que se procurar bem, dá para encontrar alguma coisa legal. Eu não tenho muita paciência para andar em Flohmarkt, então não sei se é verdade, mas acredito que seja! Já escrevi sobre Mercado das Pulgas aqui! Tenha em mente que o daqui de Viena é 70 mil vezes maior (e, é claro, mais tumulto)!

Um detalhe que eu considero super válido também: se existe um mercado para petiscar, é porque é O local para você experimentar o que quiser. Agora, se você vier para a europa no verão e tiver com muita vontade de tomar um sorvetinho, você tem que escolher pela cara do sorvete. Aqui não se experimenta sorvete! Quem acompanha o blog desde minha época na Alemanha, sabe que já passei vergonha com isso! Você pode experimentar queijo, mas sorvete não! Engraçado, né?!

Beijos, queridos!

P.S.: As fotos foram tiradas por mim. Não costumo colocar marca d'água porque vivo em um mundo particular onde não existem pessoas que pegam as fotos dos outros sem avisar e/ou dar créditos. Por favor, não me desiludam! :)

P.S2: Letícia, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook!



Naschmarkt
Como chegar: Kettenbrückengasse ou Karlsplatz - linha de metrô U4
Horário de funcionamento: de segunda a sábado entre 9 e 18:30. Alguns stands abrem até um pouco antes (o horário de funcionamento não é fixo, mas de 9 às 18:30 já estão todos lá!). Os restaurantes ficam abertos até 23h (alguns fecham mais cedo). Fechado aos domingos e feriados!

,