sexta-feira, 31 de maio de 2013

Gente, dá para acreditar que enquanto vocês leem este post, eu já estou com o pé na estrada de novo? Desta vez vai ser facinho descobrir onde estou. É só ficar atento ao instagram (quem não tem ou não me seguir, as fotos que eu tiro lá são atualizadas no canto direito do blog onde está escrito "Instagram")! É, queridos. Quando eu voltar de viagem, vou voltar a escrever só sobre Viena. Vou quietar um pouco, né? Até porque não é segredo para ninguém que viajar é muuuito bom, mas cansa demais!

Então, continuando o post sobre Bled (quem não viu a primeira parte, fazofavô!), ao lado da Igreja St. Martin - e em outros lugares de Bled - vocês encontrarão uma placa como esta:



Os caminhos - alguns são trilhas! - que chegam até o Castelo de Bled são mostrados pela placa escrito "Grad". Só seguir que você chegará até o Castelo.

É uma caminhadinha relativamente rápida, com algumas subidinhas que assaltam seu pulmão e tiram quase todo o ar, mas a entrada já é tão rústica e bonita que dá para falar que vai tirar uma foto do lindo visual, enquanto na verdade você está aproveitando para respirar e não passar vergonha chegando ofegante naquele mundaréu de turista. Olha a foto que eu tirei enquanto retomava meu ar:


Do lado de dentro (ainda antes da bilheteria):


Como era meu aniversário, Schatz tinha feito reserva no restaurante do Castelo e pediu uma mesa ao lado de fora, com vista para o lago e a ilha. Não é muito lindo esse meu marido? O chato é que o dia estava chuvoso e frio, então não foi possível sentarmos do lado de fora, mas a mesa da janela foi reservada para gente. É muito amor! Obrigada pelo dia maravilhoso, Schatz! Agora chega de romantismo e vamos voltar ao post. A entrada para o Castelo (lá dentro tem o museu, uma adega, o restaurante e uma vista incrível para a ilha e para a cidade!) custa 8 euros. Quem tiver reserva no restaurante, como foi o nosso caso, não paga entrada.



Não gostei da adega. Eu imaginei que entraríamos no porão do Castelo, todo antigo, lindo, de pedras e tal com vários vinhos, teria degustação e aí sim uma lojinha para comprar o vinho que foi degustado e aprovado. Realidade: é de fato um porão (bem pequeno), não tem nada de muito lindo, só um senhor vendendo vinhos naquele estilo "vendemos o melhor vinho esloveno. Este é maravilhoso, este também e aquele outro é divino". Não tem degustação e nós não compramos vinho às cegas. Fora que eu acho bem chato entrar em um local sem ter para onde fugir e me sentir quase que obrigada a comprar algo. Não sei se é porque eu imaginava ser diferente e fui com muita expectativa para a adega, mas a verdade é que desta parte nós não gostamos muito! O museu é suuuuper bacana. De início parece ser pequeno e monótono, mas fica bem interativo e bacana! Depois bateu aquela fome pós-biotônico fontoura (fome de leão) e fomos jantar. A entrada do restaurante é bem fofa (a do museu é bem parecida!):


O jantar estava perfeito! Schatz e eu falamos disso até hoje. Maravilhoso!! Eu pedi uma sopinha de cogumelos de entrada:

Schatz pediu tipo um caldo com sei lá o quê. Nem vou tentar enrolar, gente. Me esqueci mesmo!


Como prato principal, pedi um peixe com legumes, camarão, Jakobsmuscheln e purê de limão siciliano (o google traduz como vieira. Não sei como é o nome em português porque eu aprendi a comer aqui essas coisas que na minha cabeça eram exóticas. No Brasil eu tinha o paladar infantil - rima horrível)


Schatz escolheu carne de porco com crosta de amêndoa e risoto de aspargos. MARAVILHOSO!


Para sobremesa, pedimos o famoso "Bolo Bled". Não é ruim, mas achei o bolo sem graça e não gosto quando a camada de chantilly tem um palmo de altura. Agora, o sorbê de morango estava DIVINO! Sonho até hoje!


Espero que vocês tenham gostado!

Beijos, queridos!

terça-feira, 28 de maio de 2013

Queridos, tenho que interromper a nossa programação normal(?) porque dia 30 de maio vai ter O evento aqui em Viena: concerto de verão no Palácio Schönbrunn. Quem vai tocar? Apenas a Orquestra Filarmônica da cidade. Está bom ou quer mais? Para saber o valor e onde comprar, clique aqui!!

Este ano eu não estarei presente, mas fui ano passado e é muito legal! O problema é: L-O-T-A. Você acha a agropecuária da sua cidade lotada? Vai ser pior. Gente, ano passado foi loucura loucura, loucura! Confesso que Schatz e eu chegamos tarde (hihi) e ficamos bem afastados. Os alto-falantes estavam fracos, não deu para escutar quase nada. Por isso muita gente levantou resmungando: "É melhor ver em casa" e eles foram, de fato, embora. Aí o que aconteceu? Foi liberando espaço para os pacientes brasileiros!

Importante dizer que não tem lugar para se sentar não! Todo mundo leva uma canga e se senta na grama mesmo. Acho isso o máximo: os vienenses levam uma cesta de piquinique (vende em todo lugar!). Daí eles se sentam, pegam um vinho, um pão e os frios que trouxeram e fazem o lanche lá mesmo. Schatz e eu queríamos ter feito isso este ano (porque ano passado, quando nós fomos, não sabíamos disso e voltamos com fome e pinicando por causa da grama). Então, levem uma canga (ou aquela cadeirinha antiga que dobra, sabem?) sem medo de ser "farofeiro", porque todo mundo leva!

Vamos para as fotos? Na primeira, quis mostrar para vocês onde o palco foi montado. Para isso (olha a fuleragem), coloquei umas discretas notas musicais. A frente do palco é virada para o Schönbrunn. Vocês não estão enganados: todos os pontinhos vermelhos são pessoas:


Coloquei notas musicais para mostrar onde está o palco!

Ó a situação! O nome da próxima foto tinha que ser lotado.jpg, estou certa ou estou certíssima? Detalhe: a foto foi tirada depois que muuuuuuuuuuita gente saiu pela falta de alto-falantes para quem estava na parte de trás do palco (gramado na direção da Gloriette)


Gloriette

Mais ou menos em frente à Gloriette tem um laguinho. Ano passado teve um show de luzes e a apresentação de um ballet. Foi fantástico!


Então é isso! Estou fazendo este post hoje, no domingo. Daqui a algumas horas estarei no voo indo para Brasília (eeeebaaa!) e chegarei na madrugada de segunda (já chego abalando a família nesse horário ~maravilhoso~). Como não sei qual será meu estado na terça, decidi fazer o post hoje e agendar para não correr risco de fazer vocês perderem uma apresentação gratuita da Orquestra Filarmônica de Viena. Afinal, esse evento é só uma vez por ano!

Beijos, queridos!

Gersilene e Caio, muito obrigada por terem curtido a página do Scho Schee no facebook!! :)



Concerto de Verão no Palácio Schönbrunn
Quando? Quinta, 30 de maio de 2013 às 21:00.
Onde? Palácio Schönbrunn
Como chegar? Estação Schönbrunn - linha U4.
Entrada gratuita.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Queridos, na terça eu não consegui postar. Pedi desculpas no facebook do Scho Schee e acho justo pedir aqui também. Schatz e eu chegamos de viagem na madrugada de terça, o que tornou impossível postar sobre a viagem no blog. Eu tive duzentas coisas para fazer e estava beeem cansada. Bom, desculpas aceitas (tomara!), é hora de acabar com o mistério: nós fomos para a Eslovênia! Na verdade, combinamos com uns amigos de nos encontramos na Croácia, sábado, dia 18 - mais conhecido como "meu niver" -, mas Schatz e eu decidimos viajar antes para conhecer a Eslovênia. Pegamos um hotel na cidade mais próxima de Umag - cidade na Croácia onde encontraríamos nossos amigos. Antes de começar, olha que engraçado: ao comentar sobre a viagem com meus pais, eles me contaram que a Glória Maria tinha feito uma matéria em uma cidade maravilhosa e se fosse perto da que iríamos ficar, valeria a pena dar uma esticadinha porque o lugar era lindo demais. Fui pesquisar e Glorinha tinha ido para uma cidade que abriga a única ilha natural do país e é considerada a ilha mais bonita do mundo! Continuei lendo a reportagem (eu leio primeiro e depois vejo o vídeo) sem pretensão nenhuma e adivinhem? Era a mesma cidade! Que doce coincidência, não?Schatz e eu passamos dias adoráveis em Bled. Ah, quem quiser ver a matéria e vídeo da Glória Maria, clique aqui!



A Igreja da foto acima se chama "St. Martin". Nós passamos algumas horas lá dentro. Ficamos fascinados! Ela é bem diferente das que havíamos conhecido:



Estas pinturas na parede (próxima foto) fazem parte da história do dia em que Jesus foi crucificado. A sequência começa na parede esquerda de quem está olhando pro altar e continua até a do lado direito:


Também ao lado esquerdo de quem está olhando pro altar, estão placas como estas:

Cada plaquinha tem um trecho da oração "Pai Nosso" e dá volta na Igreja inteira! Em cima de cada plaquinha tem uma imagem ilustrando o trecho descrito. Muito diferente, né?


Quando chegamos, fomos direto para o hotel, deixamos a nossa bagagem e seguimos para conhecer a ilha. Infelizmente, o dia estava chuvoso e nublado. A notícia boa é que no dia seguinte o sol resolveu aparecer e embelezar as fotos:











No próximo post falarei sobre o castelo no topo da montanha (maravilhoso!) e da ilha! Ah, só tem um jeito de chegar até a ilha: com esse barquinho chamado pletna. Demora uns 20/25 minutos cada trecho (é um cara remando, né, minha gente?! Se for pensar certinho, até que ele faz rápido o trajeto).

Tenho que dividir em duas partes, queridos. Senão vou falar demais e vocês sabem que eu não sou disso. hahaha

Beijos!!



Onde nos hospedamos? House Klasika
Ficamos em uma espécie deGasthaus - é mais como uma casa do que um hotel. Super bacana! Tudo bem limpinho, café da manhã bem gostoso com uns quatro tipos de queijo, presunto e pães, geléias, omelete... Não é café da manhã como estamos acostumados nos hoteis brasileiros, mas é muito gostoso! Recomendo! Veja a House Klasika aqui (Booking.com)!
Site

,
sexta-feira, 17 de maio de 2013

Minha gente linda do céu! Peço mil perdões por um local importantíssimo ter ficado fora do TOP 10 de Viena: a Kärntner Straße. Ela é ~apenas~ a rua mais conhecida da cidade, mais importante und luxuosa. É tipo a Bahnhofstraße em Zurique, sabem?

Está precisando de um relógio novo? Tem uma loja da Rolex lá! Oi? Escutei alguém falar que quer bolsa? Não se preocupe: lá tem Lu (Louis Vuitton) e Hermès. Só para citar algumas! Quem for conhecer a Kärntner Straße, fica de olho porque é bem provável que me encontre fazendo umas comprinhas (na H&M e Forever21, óbvio. hahaha)

Ah, quem passar por uma loja chamada "Douglas" e entrar para conhecer, boa sorte na piração! Aqui não tem Sephora (sniiiiiif), mas a Douglas é bem parecida. Lá você encontrará maquiagens, protetor solar, produtos para o corpo e perfumes de várias marcas. Vale muito a pena dar uma olhadinha porque ela tem contrato de exclusividade para vender alguns produtos, como maquiagens da Benefit e produtos da Soap & Glory.

Você não sabe o que é Soap & Glory? Tudo bem. Eu descobri só ontem. hahaha É uma empresa inglesa que tem as embalagens mais fofas do mundo e... tcharararannnnnn (QUE RUFEM OS TAMBORES!!): um creme para tirar as celulites das coxas e da buzanfa, onde o componente mágico é ativado quando você se senta. Sim, o creme promete o milagre de tirar as celulites das outras meninas (porque eu e você não temos) enquanto a linda está sentada. Palavras-chave: sem, celulite, creme, sentar, magia, ativada. A belezinha é esta aqui!

Não sei se funciona porque comprei ontem a amiga da minha vizinha comprou e começou a usar ontem e ela disse que na caixa pedia para passar uma quantidade generosa do creme nas coxas e buzanfa, esperar de 30 a 60 segundos e se vestir depois. Ela fez exatamente isso e toda vez que ela se senta, sente o produto fazendo efeito (esquenta para caramba! Ok, para caramba é exagero. O trem não queima não, mas que a "quentura" é perceptível, é!). Farei um outro post contando se vi ela viu diferença. Oremos! Ah, no site diz que o valor é £16.50 / €19.31 - 125ml, mas na Douglas só tem o de 200ml, por €34.95.

Pelos motivos acima citados (lojas, lojas and lojas), não tenho foto da Kärntner Straße, acreditam? Quem estiver curioso, só dar um google que você encontrará várias.

Quase me esqueci de contar: é bem provável que você veja a cada 500m uma pessoa diferente tocando instrumento musical, fazendo estátua viva ou qualquer outra coisa. Ontem tinha um senhor sem blusa dançando em cima de um banquinho. Estava demais!! Provas? Tenho sim. Em vídeo. Qualidade exemplar (not), mas tenho:




Posso confiar que vocês anotaram essa rua no TOP 10, né? Eu sei que vai virar TOP 11 e o pior é que a lista ainda vai crescer mais. Então, relevem! Ah, a rua é imperdível também à noite - especialmente perto do natal!

Beijos, queridos!!



Kärntner Straße
Endereço: Kärntner Straße. Como falei, é uma rua!
Horário de funcionamento: Depende da loja. A H&M abre às 10, a Mango às 9:30, Douglas abre às 9...
Como chegar? Estação Karlsplatz - linha U4 ou Stephansplatz - linhas U1 ou U3.

terça-feira, 14 de maio de 2013

No último post, comentei sobre Zurique ser uma cidade bacana, bonita, mas que - como turista - eu não vejo muito o que fazer por lá. Penso que dois dias em Zurique sejam suficiente. Também comentei sobre minha paixão pelas cidades pequenas da Suíça. Pois bem, é sobre uma delas que vou falar hoje. E o melhor: pertinho de Zurique (uma hora, mais ou menos). Então, para você que já agendou 4 dias por lá e quer conhecer uma outra região, super indico a "Cidade das Rosas": Rapperswil.

Rapperswil é bem o que imaginamos do país. É olhar para uma casinha, um canteiro e exclamar: "É.. Eu estou realmente na Suíça!" Quem avisa, amigo é: vocês acharam que o post sobre Filzmoos tinha muita foto? Gente, o de hoje tem apenas mil vezes mais. Só foto linda, você vai ver!







Tem pedalinhos para dar uma voltinha no lago:


Os da foto abaixo são ótimos para ir com criança. Tem até escorregador para elas caírem direto na água!





Foco nas cadeiras do canto direito da foto acima:


Na cidade tem um castelo. As fotos a seguir são do trajeto até lá:















Primeira vez que vi um veado albino:





Os quadrados marrons são plantações de rosas. Por isso que Rapperswil é conhecida como a "Cidade ds Rosas". Fomos na primavera, mas, como já falei aqui, o inverno não quer sair da Suíça. Tá um frio de rachar. Resultado: poucas flores pela cidade. Pena!













Não vimos o castelo por dentro porque quando nos aproximamos da entrada, percebemos que um casamento estava sendo celebrado. Os casamentos daqui têm, em média, 40 convidados e fazer a festa em um castelo não é algo tão incomum assim. Aliás, meu casamento com Schatz foi em um castelo, vocês já leram este post?




Achei esta igreja linda! Repararam no piso verde? Diferente para uma igreja, né?





Fomos em uma cafeteria muito aconchegante (Café Rosenstädter). Tudo bem gostoso. Peguei um peda"cinho" de torta de chocolate:


Não satisfeita, pedi um chocolate quente para beber. Quem encontrar "Caotina" para vender, pode comprar. É uma delíiiiicia!


Como se o dia não tivesse sido lindo o bastante, o caminho de volta para Zurique veio para fechar com chave de ouro (as fotos foram tiradas da janela do carro em movimento. Dê um desconto, porfa - especialmente para querida Mary que morre de rir com o meu "porfa"):






Se apaixonou por Rapperswil? Eu também!

P.S.: Querida Elimar, obrigada pelo elogio! Fico muito feliz por ter gostado do meu blog! Respondendo a sua pergunta, setembro é bem instável. Ano passado um dia eu saí de vestido e no outro, tive que usar um casaco mais quente. Penso que trazendo roupas leves e um casaco mais quentinho (setembro costuma chover e Viena é uma cidade que venta muito!) você consiga curtir bem suas férias por aqui. Sobre as atrações de Viena, veja os TOP 10 aqui, acrescente o museu "Belvedere" (obra "O beijo" de Gustav Klimt), Haus der Musik (vou fazer um post sobre o Haus der Musik antes da sua viagem!) e assista uma ópera. Já ensinei como encontrar bilhetes baratos aqui! Ah, conheça o Museumsquartier clicando aqui! Beijos!

Beijos, queridos!!



Café Rosenstädter
Endereço: Fischmarktplatz 4, - Rapperswil, Suíça.
Como chegar? De carro ou de trem saindo de Zurique.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 7 às 19h. No inverno (nov-fev), eles fecham na segunda-feira.
Site