sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Você está em Viena, tudo lindo e maravilhoso quando você percebe que se esqueceu de algum remédio (pílula ou menopausa, por exemplo). E agora? O que fazer, já que você sabe que para comprar remédios que tenham hormônio na composição, precisa de receita médica?

Se você está aqui como turista, é só ir a uma farmácia e conversar. Explique que você está aqui a turismo e o remédio acabou ou você se esqueceu (conte a verdade, claro), que já toma o remédio há tanto tempo e diga o nome em português mesmo. Com um pouco de sorte, o nome do remédio em alemão é similar ao em português. Aí vai uma dica: se for pílula, saiba a composição. Tire uma foto com o celular - celular ninguém se esquece, né? hahaha - e isso vai facilitar muito a sua vida.

Os austríacos são bem compreensivos com turistas. Esquecer é normal e nem por isso eles vão te obrigar a ter uma receita médica. Claro que você não vai poder comprar três caixinhas, mas uma tenho certeza que não haverá problema.

Ok. O remédio acabou e você percebeu só à noite, quando as farmácias já estavam fechadas. Agora lascou de vez? Não! Aqui não tem quase nada que funcione 24h, mas farmácia sim. Não são todas. Elas se revezam e é fácil saber qual é "a da vez". Ao lado do horário de funcionamento (Mo-Fr = Seg-Sex; Samstag = sábado) tem um quadro com os dias da semana e os endereços das farmácias abertas no respectivo dia. Assim:


Na frente do "Do" (Quinta) está escrito heute bereitschaftsdienst. Eu tirei a foto justamente na quinta, dia do plantão da farmácia da foto.

Como funciona? Quando você chegar ao endereço da farmácia que está de plantão no dia, você aperta a campainha e alguém virá te atender. Ninguém abrirá a porta. Isso funciona como no Brasil: o funcionário abrirá uma "janelinha", pedirá a receita - se precisar - e vai buscar seu remédio. Ao voltar, te entregará o medicamento, cobrará o valor e fim!



Fácil, fácil, né não?

Remédios para coisas bobas (como para dor de cabeça) podem ser comprados sem receita médica.

Beijos, queridos!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Há muito tempo li o blog de um alemão contando o dia-a-dia do intercâmbio que ele fazia no Brasil. Acho que já contei aqui, mas conto novamente e já já vocês saberão o porquê. Ele contou sobre o encontro com um amigo brasileiro e, na despedida, o brazuca disse: "Ou, vamos nos encontrar de novo!" e ele respondeu: "Vamos sim! Quando?" Ao escutar uma risadinha com um a gente combina, ué! como resposta, o alemão ficou sem entender - afinal, se eles queriam se encontrar novamente, teriam que ter combinado a data. Depois ele entendeu que é o nosso jeitinho.

Quer almoçar com um amigo alemão/austríaco depois de amanhã e não combinou antes? "Desculpe, mas você avisou muito kurzfristig (em cima da hora). Quem sabe semana que vem, quarta-feira, 12:30 no restaurante X?"

Combinar data... Ter tudo programado é muito importante por aqui. Faço um trabalho voluntário e final de agosto fiquei sabendo que teria que acompanhar a família que ajudo em uma consulta médica no final de setembro. Deixaram bem claro que se eu tivesse algum compromisso já marcado, não teria problema. Gente, eu não sei o que eu vou fazer pro jantar amanhã, imagina se já vou ter algo marcado pro mês seguinte!

Eu nunca tive problemas com isso. Sempre me lembrei direitinho dos compromissos... até segunda-feira passada. Me lembrei do Termin - marcado há 3 semanas - só no dia seguinte. Sorte que era bobeira, mas é desagradável: alguém ficou me esperando e eu não apareci. Se tem uma coisa que me incomoda é falta de respeito/consideração com outra pessoa e, por isso eu não me permito me esquecer de mais nada! Como? Eu estou em uma onda "DIY - Do It Yourself" que vocês nem imaginam! Respiro blogs que ensinam o bom e velho "DIY" ou, traduzido, "Faça Você Mesmo". Vou fazer um mural aqui em casa para colocar fotos, recados, contas importantes e o meu mais novo ajudante: calendário do mês. Não pode ser qualquer um não. Tem que ter espaço para anotações! Ahá! Que tal este?


Bonito, simples e com espaço para anotações: exatamente o que preciso!
Blog que fez e disponibilizou o calendário é este aqui.
Para imprimir o calendário direto, clique aqui (pdf).

Para quem precisa apenas de um calendário com os dias e um pouquinho de frufru (sempre bom, né?), achei este uma graça:


Tirado daqui!

Como você vai recortar cada imagem depois de imprimir, o mesmo calendário serve para o ano todo. Quando o mês acabar, é só trocar a imagem de setembro pela imagem de outubro, por exemplo. Os desenhos de presente, mala de viagem e etc é para você colocar no lugar do dia do mês. Explicando melhor: você tem um aniversário dia 2 de outubro. Em vez de montar o calendário colocando o número 2, você pode colocar o desenho do presente para te lembrar do aniversário. Ok, uma imagem vale mais do que mil palavras:


Agora ficou mais claro, né? :) Como disse, achei uma gracinha, mas o primeiro calendário é exatamente o que preciso. Vai da necessidade de cada um!

Outro muito fofo:


Foto tirada daqui!

Todo final do mês ela disponibiliza o calendário do mês seguinte. Tudo bem, é em francês, mas nada que a intuição não te ajude a traduzir. Ou então é só mudar para português com a ajuda de um editor de imagens. Claro que só para uso pessoal e com créditos para quem teve o trabalho de fazer, né, minha gente?

Poderia ficar até semana que vem só mandando link para vocês:


Tirado daqui! No final da página é possível escolher baixar em português ou inglês.

Perder compromissos de novo? Nunca mais!

Beijos e uma ótima semana, queridos!

P.S.: Adriana, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook! :D

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Fui com três amigas brasileiras ao café chamado Das Möbel aqui em Viena. Eu tinha muita vontade de conhecê-lo porque é bem despojado e tem um diferencial muito interessante: os móveis usados para decoração estão à venda! Sim, minha gente. A cadeira que você se sentou para tomar o seu café tem uma etiquetinha em algum lugar. As luminárias e mesas também. Não é genial isso? Pelo que eu escutei por aí, a loja de móveis era a ideia original. Depois surgiu a ideia de fazer uma cafeteria como forma de atrair mais clientes e possíveis compradores. Afinal, você passou a manhã inteira lá, cadeira super confortável, bonita... Por que não levá-la, não é mesmo?


Ó a etiqueta no banco!

Pedi um cappuccino e um misto feito com pão integral recheado de tomates e muçarela de búfala para acompanhar (delícia!):


Além de tudo, o serviço é ótimo. Ok, lento. Mas ótimo. O garçom era extremamente simpático! No Das Möbel você se sente realmente relaxado, como se o mundo tivesse parado e você ali com o seu cafezinho. Amei demais! Junta isso tudo com 3 brasileiras super engraças. Acho melhor nem comentar que saímos para tomar um brunch e voltamos para casa ~poucos minutos~ depois, para o jantar.

Ah, as etiquetas nos móveis mostram que eles estão à venda, mas para comprá-los você deve ir à outra loja deles, ok? A cafeteria é só para exposição.


Não tirei muitas fotos porque esqueci minha câmera no dia. Pensei em mostrar para vocês alguma do site deles, mas achei que não condiz com a realidade. Imagino que os móveis mudem de tempos em tempos e por isso a cafeteria esteja diferente pelo site - foi isso que eu quis dizer com "não condiz com a realidade" (as mesas, as luminárias e os banquinhos estão todos diferentes!). Como deu para perceber, ele tem um interessante toque alternativo. Gostei muito!

Bom final de semana, queridos!



Das Möbel (cafeteria)
Endereço: Burggasse 10 - Viena.
Como chegar? Estação Volkstheater (linha U2)
Dia e horário de funcionamento: diariamente das 10 até meia noite.
Site

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Schatz e eu visitamos mais um Heurigen. Este é maravilhoso já no caminho, logo antes da chegada:


Na última curva, o charme típico dos arredores de Viena:



E o danado do Heurigen ainda tem uma vista incrível!


Ah, uma pequena observação: normalmente, chama-se Heurigen o lugar onde é vendido o vinho produzido na região, mas este lugar não é necessariamente dentro das vinícolas. Quando um local se chama Weingut, é porque a vinícola se mistura no ambiente. Como este do post de hoje - Weingut am Reisenberg -, onde é possível ver as uvas (fotos 2 e 3) e beber o vinho produzido com elas.

Estávamos sem muita fome, então pegamos algo para beliscar. Pedimos pão com duas pastas bem austríacas: Liptauer e Grammelschmalz...


...uma tábua de queijos...


...und sobremesa:


Não vou enganar vocês: tem os pontos negativos. Os responsáveis pelo Weingut am Reisenberg se preocuparam tanto em lucrar com a beleza do local que se esqueceram de investir no treinamento dos garçons (não eram/estavam no dia simpáticos) e outro defeitinho: tudo é muito caro. Schatz e eu não temos problemas em gastar um pouco mais quando a qualidade, serviço e todo o conjunto são bons. Lá o preço está tão acima dos outros Heurigen que perde a graça. Você se sente enganado, sabe? Vou confessar para vocês que quem nos abriu os olhos foram nossos amigos alemães. Nós somos brasileiros e estamos acostumados com valores extremamente altos para tudo (não acho bonito, não concordo, mas é a realidade) então nem nos assustou 1/8 de vinho custar €6. Para quem não bebe e/ou não é muito chegado na matemática, 1/8 de vinho é tão pouco que antes da bebida tocar seus lábios, ela já evaporou. Isso eu admiro nos alemães/austríacos: por mais bem de vida que eles sejam, eles sempre dão valor ao dinheiro que ganham e sabem quando é plausível pagar a mais por algo ou não. Coisa que nós, brasileiros, não sabemos mais. Nós perdemos a noção do valor real das coisas e sou grata pela chance de reaprender isso pelas bandas de cá. Gente, não estou falando mal do Brasil. Até porque, quem acompanha o blog sabe que eu defendo nosso país por aqui. Não sou uma brasileira deslumbrada morando no exterior, mas isso não significa que eu feche meus olhos para os nossos defeitos.

Finalizo o post com mais algumas fotos do Weingut:




Beijos, queridos! Uma ótima semana para vocês!



Weingut am Reisenberg
Endereço: Oberer Reisenbergweg 15 - Viena.
Como chegar? Estação Heiligenstadt (linha U4) + ônibus número 38A até Oberer Reisenbergweg + caminhada (10 minutos mais ou menos)
Dia e horário de funcionamento: acompanhar neste link, porque eles só divulgam o horário e dia de funcionamento do mês em vigor. Ex: estamos em setembro. No site tem os horários e dias de funcionamento do mês de setembro.
Site

,
sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Prater é uma das principais atrações turísticas de Viena. É lá onde está o famoso museu de cera "Madame Tussauds" e a roda-gigante.




Detalhe charmoso: o passeio é dentro de um vagão de trem! ♥

Muitas pessoas pensam que esta última existe somente para ter uma vista ampla da cidade e não tem mais nada de interessante ao redor. É só subir, ver Viena por cima e seguir o resto do roteiro. Vocês estão redondamente enganados! Por falar nisso, ontem Schatz e eu fomos em um restaurante muiiiiiito bom. Iria até postar sobre ele hoje, mas como só falei de comida nos últimos posts, quis escrever sobre algo novo. Aguardem semana que vem! O que "redondamente" tem a ver com isso? Gente, foram duas entradas + prato principal + sobremesa para cada. Saí de lá Dona Redonda total, só faltou explodir! - comentário fino e elegante (cof cof cof) da minha parte. Continuando: se você quiser muito andar em uma roda-gigante, você vai pra onde? Exatamente! Parque de divesões! Aqui não é diferente:



O carrossel é muito bonitinho, mas gera um desconforto: por mais que os pôneis sejam muito bonitos, fortes e não demonstrarem qualquer sinal de maus-tratos, devemos levar em conta o stress quando o parque não está movimentado. Eles ficam horas e horas parados. E quando está cheio? Horas e horas andando em círculos. Sim, queridos: o carrossel é feito com pôneis de verdade:



Ao lado do carrossel tem uma área aberta e ampla para passeios também com pôneis. Talvez depois de um certo tempo, os do carrossel sejam trocados por outros que estavam nesta área aberta ou, caso não aconteça essa troca, eles devem pelo menos ficar algum tempo dando ~uma esticada nas pernas~ nesta área verde. Até porque aqui em Viena tem muitos ativistas lutando a favor dos animais. Eles já teriam caído em cima. Bom, assim espero!


Atrás das flores é a área livre para passeios com pôneis

Quem conhece ou é de Brasília, tem uma rua - chamamos de eixão - que passa bem no meio da cidade e aos domingos e feriados ela vira área de lazer. São quase 14km disponíveis para caminhar, andar de skate, bicicleta, patins e o que quiser. É uma maravilha! No Prater também tem um "Eixão" (o daqui nunca passa carro):



Esta foto está mais parecida com o Parque da Cidade, mas tudo bem.

Deu fome? Vá ao Schweizerhaus


Famosíssimo pelo chopp e joelho de porco super gostosos. Toda vez que Schatz e eu tentamos ir, estava lotado. :(

Agora é hora de voltar para casa...


Simbolizando o fim do espetáculo (aloka)

...E o clima do Prater te segue pelas paredes do metrô:


Beijos e um ótimo final de semana, meus amores!

P.S.: dependendo do horário (almoço e final da tarde) tem muitos moradores de rua ao redor do metrô. Eles não fazem nada, mas sei que tira um pouco do charme do Prater. Vá logo cedo e divirta-se!



Prater e a roda-gigante de Viena
Endereço: Prater 123 - Viena.
Como chegar? Estação Praterstern - linhas U1 ou U2
Dia e horário de funcionamento em 2013: Para conhecer, pode ir a qualquer hora. Alguns brinquedos funcionam das 10 até 01:00.
Site

, ,
quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Como é gelatina em alemão?


No mercado onde constumo ir (Interspar) tem apenas dois sabores: framboesa e aspérula. Elas já estão prontas no potinho. Só abrir e comer! Aqui em Viena eu nunca vi gelatina em pó, como a nossa (a não ser a incolor).

Está aí uma sobremesa que eu sei que é sem graça e mesmo assim eu gosto! Ah, o valor: €0,45!

Beijos e até amanhã, queridos!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quando escrevi sobre Baden, prometi falar para vocês o lugar que escolhemos para almoçar. Nosso plano era conhecer uma vinícola que está entre as 100 melhores da Áustria, chamada Weingut Gausterer:



Detalhe da uva decorativa feita com garrafas na porta da venícola

Como essa venícola estava fechada e fica em uma região com várias outras, não precisamos andar muito para ver um agradável Heurigen chamado Ludwig & Michaela Hofstädter.


Oi? Não sabe o que é um Heurigen? Veja no final deste post!

Agora é época de um cogumelo maravilhoso chamado Eierschwammerl. O Sr. Google diz que em português se chama "Cantarelo". No Brasil eu nunca fui fã de cogumelo. Na verdade, nunca fui de comer muita coisa que como hoje. Engraçado como o paladar vai mudando com o tempo, né? Voltando ao Eierschwammerl (no alemão austríaco. Na Alemanha eles chamam o cantarelo de Pfifferlinge), é o meu predileto e imaginem vocês minha felicidade ao ver que quase todos os pratos no cardápio do Heurigen tinham esse cogumelo como ingrediente principal. Queria muito pedir uma salada com cantarelo, mas estava com muita fome e meu psicológico não permitiu. Minha amiga teve a mesma ideia que eu tive, mas com um belo diferencial: ela realmente pediu a salada.


Gracinha, né? Força de vontade em restaurante: eu admiro quem tem.

Agora o prato de quem se preocupa com dieta ->meu<-:


O mais bacana foi meu amigo exclamar: "Nossa, o seu prato dá para três pessoas comerem!" Detalhe: eu achei caprichado, é claro, mas nada que algumas garfadas não pudessem concluir com êxito a missão dada pelo chef de cozinha. Este foi meu pensamento na hora que chegou meu pedido e eu estava morrendo de fome, ou seja: na teoria. Na prática, consegui comer metade porque o molho acabou e eu não iria comer macarrão sem nada.

Schatz pediu carne de novilho selvagem com o mesmo molho de cantarelo e um bolinho típico da Alemanha feito com pão (Knödel) cortado em fatias:


Tudo estava bem gostoso, mas tenho que dar o braço a torcer: Schatz escolheu muito bem! Só faltou tirar foto do pedido de um amigo que estava com a gente, mas como o dele chegou um pouquinho mais tarde e todo mundo estava com fome, fiquei sem graça de pedir para tirar foto. E também não sei falar se estava bom ou não porque nada me faria experimentar o que ele pediu. Segurem a bomba: fígado de galinha. Schatz experimentou e não gostou. O que por si só já é bastante assustador, já que ele gosta de tudo.

Mais algumas fotos do local:



Número da mesa com ar praiano!

Lembrando que para saber se um Heurigen está aberto ou não, é só prestar atenção na porta. Se tiver algo parecido com uma guirlanda pendurada ou uma bola de palha (não consigo definir melhor que isso), é porque está aberto. Ou ainda algo mais moderno, como era o caso do Ludwig & Michaela Hofstädter:


Bola de palha + lâmpada acesa para mostrar que está aberto!

Algum sinal vai ter. Pode procurar!

Beijos, queridos!



Ludwig & Michaela Hofstädter
Endereço: Hauptstraße 45 - Guntramsdorf, Áustria.
Como chegar? Carro. (Não tem transporte público até lá)
Dia e horário de funcionamento em 2013: A partir das 11 horas nos seguintes dias: 25 de setembro até 16 de outubro e do di 6 ao dia 27 de novembro.
Site

,
sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Para comemorar a chegada do final de semana, tem um restaurante novo para vocês. Não, minha gente. Não é qualquer restaurante novo não. É simplesmente o melhor italiano que já fui em Viena: Oliva Verde.


O pessoal que trabalha lá é italiano mesmo e italiano quando é simpático, é quase imbatível. Encontrar o Oliva Verde foi muita sorte. Schatz e eu conhecíamos um outro italiano na mesma rua (muito bom também. Escreverei sobre ele) e planejávamos almoçar lá. Chegamos e tchanan: estava fechado. Já estávamos com fome e o Oliva Verde era o único aberto nessa rua. A carinha era boa, estava relativamente cheio, chequei o Foursquare* a procura de recomendações (ou não) e as pessoas elogiaram muito tanto a pizza quanto o macarrão.

Nos sentamos, fizemos nosso pedido e o garçom volta dizendo que tomou a liberdade de pedir uma entrada para gente experimentar. Era Pizzabrot (só a massa da pizza - sem recheio nenhum - já crocante e cortadinha. Muito gostoso!) com um molho pesto por cima. Ele continuou: "O molho está caprichado no alho". Nosso amigo já se apressa em dizer: "então traga sem o molho!" Olhei pro Schatz e falei com os olhos: "Existe alguém no mundo que não gosta de alho! Temos que voltar para experimentar o molho pesto!" Ele me olhou de volta e sorriu. Quis acreditar que ele entendeu tudo o que eu falei com o olhar, mas homens não são bons com essas coisas, né? No fundo eu sei que ele só me olhou e sorriu. Tenho plena consciência de que ele sequer sabe que eu falo com os olhos (exagerei. Schatz ficou bem mais esperto com o treinamento intensivo durante o namoro. Afinal, se a nossa melhor amiga consegue entender tudo, o mozão também consegue, né não?). Todo mundo adorou o prato que pediu e antes de pagar a conta já programávamos a próxima ida!

Para nosso amigo e Schatz, batatas com frutos do mar:


Para nossa amiga, macarrão negro com mariscos:


Os camarões são doações do marido (que pediu as batatas com frutos do mar)

Para mim, macarrão verde com lula


Não estou querendo me gambar (como dizia a Mirna da novela Alma Gêmea) não, mas o meu pedido foi o melhor de todos! O macarrão estava al dente mesmo. O molho estava divino! Estou até com receio de voltar lá e não conseguir experimentar outro prato.

Por falar em "al dente", tenho uma dica para quem sempre erra o ponto do macarrão (lembrancinha legal também!): aqui em Viena tem um timer que canta ópera (claro!) quando o macarrão está al dente. Acho uma graça! Olha ele aqui:


Foto tirada do site da Amazon.de

O bonequinho canta três músicas diferentes: Triumphmarsch - Aida (depois de 7 minutos), Gefangenenchor - Nabucco (depois de 9 minutos) e La donna è mobile - Rigoletto (depois de 11 minutos). Toda loja que vende utensílios para casa tem esse cantor de ópera (ex: Leiner na Mariahilfer Straße).

Curiosos para ver ele em ação? (Se quiser agilizar, pule para 0:17 segundos)


Beijos e bom final de semana, queridos!

*Foursquare é um aplicativo para celulares onde é possível fazer check-in e contar para os seus amigos onde você está. Caso queira, pode deixar um comentário falando sobre o que você achou do lugar (se é caro ou barato, se vale a pena ir ou não, comida boa ou não, se aceita cartão... Você pode colocar o que você quiser). Isso é o que eu mais gosto: ver a opinião de outras pessoas que já foram.



Oliva Verde
Endereço: Florianigasse 15 - Viena
Como chegar? Parar na estação Rathaus linha U2 + caminhada de 5 minutos, mais ou menos.
Dia e horário de funcionamento: De segunda a sexta das 11:30 às 24h; sábado das 17:30 às 24h e domingo das 11:30 às 24h.
Site

,
quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Viena tem uma localização muito boa: várias cidades interessantes estão a poucos quilômetros de distância daqui. Algumas até mesmo em outros países, como, por exemplo, Bratislava (capital da Eslováquia. Fica a menos de 1 hora de viagem), Praga (capital da República Tcheca) e Budapeste (capital da Hungria). Para visitar as duas últimas - com saída de Viena - pode contabilizar mais ou menos 3 horas de viagem. Muito pertinho, né?

Uma dessas cidades interessantes fica aqui mesmo na Áustria e se chama Baden bei Wien ou simplesmente Baden. Uma graça! Fomos com um casal de amigos no final de semana e não demoramos nem 30 minutos até lá (de carro). Baden é uma cidade pequena e muito charmosa.

Eles têm um mercadinho de rua muito bacana chamado Grüner Markt.



Gostei muito também por ser coberto. Mesmo em dias chuvosos é possível comprar alguma coisa sem precisar equilibrar o guarda-chuva enquanto pega o legume, como é aqui no Naschmarkt. Claro que não posso nem comparar os dois porque o segundo é bem maior do que o primeiro. Pense no trabalho que seria deixar um mercado de 1,5km de extensão todo coberto! Isso sem falar no aspecto visual e lá sempre tem muita gente. Ok, não seria nada confortável. Melhor continuar equilibrando guarda-chuva mesmo!

O Grüner Markt tem um stand que me deixou com os olhos brilhando:


Sucos naturais feitos na hora. Luxo puro!

Depois de conhecer o mercadinho, fomos ao gigantesco Kurpark. Ma-ra-vi-lho-so!




E o romântico lago no Doblhoffpark:


Lembrando que ao redor de Baden tem vários Heurigen (não sabe o que é? Veja aqui!) para almoçar e tomar alguma coisa. Depois escrevo sobre o Heurigen onde nós almoçamos!

Não vou indicar hotel porque o intuito deste post é mostrar para vocês possibilidades de passeios de um dia, ok? Aproveitando a deixa, quero fazer um parêntese: vejo muitos brasileiros reservando apenas 2 dias para conhecer Viena. Minha gente, digo logo que fica muito corrido! Não precisa fazer os passeios de um dia que vou postar por aqui, é claro, mas lembrem-se que Viena é capital e tem muito a oferecer! Fim do parêntese

Finalizo o post com mais algumas fotos de Baden.


E aí? Gostaram de viajar comigo? :)

Beijos, queridos!

P.S.: Rosy, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook!

,