terça-feira, 29 de outubro de 2013


Queridos, vou começar com uma dica para quem gosta de caminhar e entende inglês ou espanhol: faça um Free Tour. É a ideia mais sensacional do mundo. Especialmente se o tempo reservado para a cidade escolhida é curto e/ou a cidade é desconhecida por todos os que estão viajando. Este era exatamente o nosso caso. Duas amigas e eu fomos pela primeira vez para Budapeste. Ficamos 2 dias/1 noite. Andamos muito, vimos todos os pontos turísticos e saímos todas apaixonadas por Budapeste! Eu tenho para mim que sem o Free Tour, nós não teríamos aproveitado tanto a cidade. Por isso eu indico demais! Como funciona: dois horários de saída por dia (um pela manhã e outro no início da tarde), ponto de encontro pré-determinado (em Budapeste é em uma praça central) e 3h30min de caminhada leve. Várias paradas estratégicas para contar um pouco sobre a história e curiosidades do país e quando a guia fala que está a caminho do último ponto, você pensa: "oi? Não eram 3h30min?" e checa o relógio correndo para ver se foi o combinado mesmo. Passa vo-an-do! Isso porque não falei o melhor de tudo: é gratuito! No final, a guia espera uma doação de cada pessoa, o que é mais do que justo, né não? Para vocês não ficarem perdidos, algo em torno (a partir) de 5 a 7 euros por pessoa está tranquilo. O site do Free Tour que a gente fez é este aqui! Não precisa agendar horário nem nada não, viu, gente? O site é só para vocês saberem o horário e lugar combinados.

Não vai para Budapeste, mas vai para Amsterdam, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Copenhagen, Dublin, Edimburgo, Hamburgo, Lisboa, Liverpool, Londres, Jerusalem, Madrid, Munique, NY, Paris, Praga ou Tel Aviv? Tem Free Tour também! O site é outro, embora funcione da mesma forma do tour que descrevi acima. É este aqui!



A moeda da Hungria não é euro e sim, Florim Húngaro(HUF). É aqui que começa a segunda dica: Não troque dinheiro nas casas de câmbio que ficam dentro da estação de trem. O valor é muito mais alto do que nas casas de câmbio dentro da cidade! Caso você chegue em Budapeste sem nenhum tostão em Florim Húngaro, troque apenas 5 euros na estação (mais do que o suficiente para pegar o metrô até o seu hotel) e aí sim você pode procurar alguma casa de câmbio para trocar o resto - em cada esquina tem duzentas. Posso emendar a terceira dica? Troque de pouquinho em pouquinho. No início queríamos trocar 50 euros. Pensamos melhor e decidimos trocar 25 euros. Caso fosse necessário, trocaríamos mais. Se você for ficar 2 dias em Budapeste e trocar 50 euros logo no início, você vai se obrigar a viver 2 dias como rei só para não voltar com Florim para casa (isso sem contar a hospedagem). Claro que depende do seu estilo de viagem, mas trocando pouco no início, você vai sentir melhor como tudo funciona (imagine você parando para almoçar e, ao pedir a conta, você vê que deu 3000 HUF por pessoa. Antes de converter o valor para Euro ou Real, você já teve um mini-ataque cardíaco, estou certa? Por isso é importante sentir a cidade).



O mais comum entre os turistas é fazer um trajeto envolvendo Viena, Budapeste, Praga e, às vezes, Bratislava. Se o seu trecho escolhido é Viena-Budapeste, tenho dica de passagem para você. Quarta dica (como chegar): comprei meu ticket Viena-Budapeste na hora. É praticamente impossível você não conseguir o horário que você quer nesse trecho, especialmente em dia de semana. A cada 1 ou 2 horas sai um trem da estação Wien Meidling ou Westbahnhof em direção a Budapeste. Se você não tem psicológico para comprar na hora, compre adiantado pelo site da ÖBB (em inglês). Importante: cada trecho custa algo em torno de €36 e o tempo de viagem é de 2h30min mais ou menos (partindo de Viena).




Uma curiosidade: vocês sabiam que húngaro é uma das 5 línguas mais difíceis do mundo? A guia contou que talvez seja por isso que todo filme que tem E.T, eles conversam em húngaro! kkkkkk





Última dica: a primeira impressão (ao redor da estação de trem) não é das melhores. Deixe o coração livre para receber a verdadeira Budapeste.



Está aí uma cidade que conquistou nós três! Amamos demais!

P.S.: nós nos hospedamos no Regency Hotel. A localização é maravilhosa (só usamos metrô para ir e voltar da estação. O resto, fizemos tudo a pé!), o café da manhã é ótimo também e o único defeito é a internet (funciona nem com reza braba).

Crédito das fotos: amoreca Ana

Beijos e uma ótima semana, queridos!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Avisei na página do Scho Schee no facebook, mas muitos leitores ainda não devem saber o motivo do meu sumiço aqui do blog: uma amiga amada - que conheço há 20 anos - veio me visitar pela primeira vez. Só este fato já me tiraria tempo para atualizar o blog. Imaginem vocês que resolvemos viajar e uma outra amiga amada se juntou a nós! Fomos até a região onde eu morava na Alemanha e, aproveitando que a mala já estava mais ou menos feita, demos uma esticadinha até Budapeste (farei post em breve). Preciso nem falar como foi, né? Matemática básica: amiga amada² + lugares lindos = ♥

Aqui vai uma dica para economizar na passagem de trem: a Westbahn faz o trajeto Viena-Salzburg/Salzburg-Viena. Se você for para/de Salzburg-Viena ou qualquer lugar que tenha entre essas duas cidades, compre ticket pela Westbahn. É quase a metade do preço da estatal OEBB. O trajeto completo é este: Wien (Viena), St. Pölten, Amstetten, Linz, Wels, Attnang-P., Salzburg. Sim, a Westbahn vai somente para esses destinos.

E até agora nada sobre o Königssee, hein? O Königssee é um lago daqueles que você vê foto e acha que usaram Photoshop. É incrivelmente bonito! Aliás... Tenho uma notícia boa e uma ruim. Qual vocês querem primeiro? A ruim? Ok. Lá vai: estava beeeem frio no dia e para completar, choveu. Por isso tiramos poucas fotos. Ah, o tempo por aqui está doido! Chegou a fazer -6 graus (sensação térmica) no início de outubro e ontem estava um dia lindo, até usei blusa sem manga. Sem mais lero-lero, vejam as fotos tiradas pela minha amoreca, que tem um olho danado de bom para tirar fotos lindas até em dias nublados e chuvosos:





Fotos 1, 2, 3 e 4 foram tiradas por amoreca

E a notícia boa, Letícia? Qual é? Também já fui lá no verão. :)







Ô lugar lindo! ARMARIA! O Königssee fica em uma cidade chamada Berchtesgaden, na Alemanha. Era a cidade preferida do Hitler, sem querer tirar um pouco da beleza do lugar. Brasileiros queridos que virão para a Alemanha e/ou Áustria: evite conversar sobre o bigodinho com as pessoas por aqui, viu?

P.S.: Hilton, Bernardino e Munike, muito obrigada por terem curtido a página do Scho Schee no facebook! :):):)

UPDATE: e ainda está entre as 10 águas mais claras do mundo! Fonte

Beijos, queridos!

Site (em inglês)
Tour panorâmico

,
sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Vocês conhecem o Scratch map?


É um mapa-raspadinha! A ideia é raspar todos os países que você já conhece e a cada nova viagem, você atualiza o Scratch Map. Todos os países são coloridos por baixo, mas a cor só muda de acordo com o continente em que o país visitado está. Ê vontade de deixar tudo coloridinho, né não? Schatz e eu amamos! Sabe o que é legal? Que agora a gente tem uma noção bem melhor dos países que nós já conhecemos e juro para vocês que até nos ajudou a escolher (e sonhar com) o nosso próximo destino. Muito maravilindo, armaria!


foto tirada antes de começarmos

Schatz e eu fizemos um único acordo: só rasparíamos os lugares que nós conhecemos juntos. Os que fomos separados, não conta para gente. Afinal, temos uma vida inteira para repetirmos os lugares na companhia do outro, né? :)

Outra coisa super bacana é ter espaço para você escrever o nome de quem viajou contigo e tem umas raspadinhas "extras". Tem escrito o nome de algumas cidades e ao lado uma raspadinha, mas a ideia é raspar só quando você for visitar a cidade em questão. É como se fosse uma informação bônus, imagino. Sim, minha mão coçou para ver o que tinha por baixo. Deixei a moeda "cair" várias vezes, com força, para ver se raspava "sem querer" Fui forte e vou fazer como manda o figurino(?): vou aguentar a curiosidade e só saberei o teor do texto quando for viajar para um dos países da dica extra ou seja lá o que estiver escrito. Preciso ir com urgência para França, Havaí, Islândia, Coreia...


tortura.jpg


Não viu os posts sobre a viagem ao Egito? Sobre o que você quer ler?
- Informações sobre o país;
- Sobre visto e nosso hotel;
- Templo de Hatshepsut em Luxor-Egito;
- Vale dos Reis, também em Luxor;
- Karnak (Luxor).


Um vídeo sobre o Scratch Map:

Muito lindo! Amei demais!

Bom final de semana, queridos!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Achei que já tivesse escrito sobre Predigtstuhl, mas vi que não tinha nada sobre essa montanha aqui no Scho Schee. Fato que muito me espantou, já que fica na Alemanha, mais precisamente em uma cidade chamada Bad Reichenhall, onde muitas vezes fui com Schatz de bicicleta ou para visitar amigos. Aliás, quarta que vem estarei novamente nessa cidade tão charmosa. Quer saber mais sobre ela? Veja aqui e aqui!

Voltando ao Predigtstuhl, você pode ir até o topo de dois jeitos: por uma trilha ou com bondinho. A vista pelo bondinho (e lá de cima também) é maravilhosa! É possível ver Salzburg, Bad Reichenhall e os alpes centrais. Nós decidimos ir com o bondinho...


...e voltar pela trilha


Eu não caí não, minha gente. Quando você mora por 8 meses em uma aldeia com 4 mil habitantes, não tem muito o que fazer, a não ser trilha nas montanhas. Então, posso dizer que adquiri uma certa experiência. Confesso que nas primeiras vezes, sempre me imaginava levando um ~tabacão~ daqueles e chegando involuntariamente mais rápido à base da montanha. Não reclamei da minha ex-cidade não, viu, gente? Até porque mesmo sendo fã de cidade grande, amei o tempo em que Schatz e eu moramos na aldeia.

Ah, com certeza você chegará lá em cima com vontade de, pelo menos, beber algo. Tem uma cabaninha bem rústica, exatamente como um restaurante no topo de uma montanha tem que ser. Importante: não tem garçonete. É Selbstbedienung, ou seja, você tem que ir ao balcão fazer seu pedido. Não tirei foto do restaurante por 3 motivos: 1. estava lotado e tivemos que tomar nossa cervejinha em pé mesmo, 2. minha bexiga pediu arrego e 3. a caminho do toilette, o ser da foto abaixo tirou minha atenção e me fez esquecer que eu não tinha tirado foto do restaurante


Se vale a pena ir? Ô, se vale!




Para quem tiver interesse, um vídeo divulgado no site deles:




Predigtstuhl

Endereço: Südtiroler Platz 1, Bad Reichenhall - Alemanha.
Dia e horário de funcionamento: das 9h às 17h. O bondinho sai toda meia hora e hora cheia (9, 9:30, 10...). A primeira subida é às 9h e a última às 16h. A última descida do bondinho é às 17h. Fechado do dia 11 ao dia 29 de Novembro.
Site

,
quarta-feira, 2 de outubro de 2013

São Pedro se confundiu, coitado! Ele se esqueceu que entre verão e inverno tem o outono! :( Só isso explica o frio que está fazendo. Minha gente do céu, ontem fez 4 graus com sensação térmica de 2 graus. Gracinha, né? O bom é que o dia estava lindo! Com sol (que não esquenta a pele, mas a alma) e o céu sem nenhuma nuvem... Muito lindo mesmo!

Hoje o sol está tímido, mas não é sobre isso que quero falar. No inverno a pele resseca muito e os lábios também. Sempre tenho um hidratante labial na bolsa. Não é vaidade, é necessidade. Se não cuidar, a pele racha de um jeito quase desesperador!

Todo mundo já escutou falar no Bepanthol, né? Quem já tomou roacutan (aquele remédio para acabar com as espinhas) com certeza andava com um bepanthol na bolsa para passar nos lábios. Agora vem a novidade: aqui tem um na versão hidratante labial!


Um abraço apertado e meus parabéns para quem inventou isso aí. Hidrata que é uma beleza! É ~apenas~ perfeito. Podem esquecer a manteiga de cacau, viu? Ah, qualquer farmácia vende, mas - pelo menos na que eu fui - não ficava exposto não. Tive que pedir por um e a vendedora foi buscá-lo atrás do balcão. Aí fica difícil descobrir produtinhos novos por aqui, né não?

Acho que não tem no Brasil e, em uma pesquisa rápida, o encontrei no mercado livre por preços que variam entre R$30-35 (atenção: valor em reais). Se este valor estiver correto, compensa comprar por aqui (paguei 5,10 - atenção: valor em euro). Dica: qualquer cosmético é mais barato na Alemanha. Se na sua viagem você for visitar os dois países (Alemanha e Áustria), saiba que o imposto alemão é menor, por isso tudo é um pouco mais barato lá do que aqui (produtos para cabelo também). Oi? Você está revoltado(a) porque estava na Alemanha ontem e eu só postei hoje sobre isso? Calma! A diferença é pequena! Vi que o bepanthol labial lá custa €4,80 (aqui é €0,30 mais caro). Como eu disse, a diferença não é grande, mas existe.

Espero que tenham gostado da dica.

Beijos, queridos!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Infelizmente o post de hoje será the flash, minha gente! Estou com o dia lotado. Nem por isso deixaria de passar por aqui, mesmo que rapidinho. Quem vem visitar Viena sabe de pelo menos uma coisa: é a cidade da música. A capital austríaca tem "ópera" e "valsa" como sobrenome. Para quem não conhece, a ópera de Viena é esta:




Linda, né? E o banheiro da estação de metrô da Ópera é este:




Toda vez que passo por lá, esse banheiro arranca um sorriso meu. hahaha

Oi? Está vindo para cá e teu sonho é ver um concerto sem gastar muito? Não deixe de ver esta dica aqui não!

Beijos e uma ótima semana!

P.S.: Beth, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook!! :D