quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sexta-feira foi um dia muito importante para mim: minha Aufenthaltsgenehmigung (autorização de residência/permanência na Alemanha) saiu!

O procedimento é relativamente simples: primeiro tive que ir a Rathaus da minha cidade para me registrar. Isso não tem no Brasil, mas aqui, quando você vai morar em algum lugar é seu dever levar passaporte e alguns documentos que comprovem que você mora na cidade - eu tive que levar minha certidão de casamento e o contrato do apartamento - a Rathaus para se registrar como residente. Depois disso, você recebe um formulário e deve levá-lo devidamente preenchido ao Landesamt. Chegando lá, só apresentei o formulário, meu passaporte, o passaporte do meu marido (que também é estrangeiro aqui e só tem autorização de permanência), uma foto biométrica e depois de 5 minutos já estava legalizada na Alemanha até 2013. Confesso que não sei se existem outros tipos, mas quando meu marido veio pra cá, ele recebeu a autorização de permanência com validade de 5 anos e, depois deste prazo, caso a renovassem, seria vitalícia. Como eu recebi minha autorização por ter me casado, o prazo do meu visto acompanha o prazo do meu marido.

Espero que eu tenha escrito o post exatamente como foi minha experiência: sem complicação!

Agora é só atualizar meu novo nome nos meus documentos!

, ,

2 comentários até agora

  1. Lorena diz:

    Ei, já tô a horas passeando pelo seu blog e doida pra te perguntar algo!
    Vou pra Berlim fazer um breve curso de alemão pra enfermeiros e queria sua opinião se eu vou poder alugar um apartamento. O alojamento na escola é muito mais caro!!! Beijos, Lorena :)

    Responder comentário

  2. Lorena, com certeza alugar um apartamento será muito mais caro. A nao ser que vc tenha com quem dividir o apê.
    Uma opcao muito comum é donos de casa/apê alugarem um quarto que eles tenham livre. O quarto é independente: tem seu próprio banheiro e uma pequena cozinha e vc paga uma mensalidade para usá-lo. Outra opcao: algo normal por aqui é estudantes alugarem juntos um apartamento, entao se o apê custa mil euros por mês e sao 3 estudantes, cada um paga 333. Neste caso, a cozinha é comunitária.
    Tem que levar em conta que Berlim é uma capital, portanto, é uma cidade mais cara.
    Boa sorte na procura!
    Beijos!

    P.s.: veja se tem grupo de estrangeiro em Berlim no Facebook e escreva que você vai fazer um curso de alemao do período tal até o período tal e pergunte se alguém sabe de um quarto vago.

Comente!