terça-feira, 16 de agosto de 2011

No último sábado eu e meu marido fomos pra Salzburg (Áustria) e compramos nossas Trachten. Estávamos super empolgados porque haveria uma festa na cidade ao lado e seria nossa chance de usar a roupa típica daqui. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas ainda usam essas roupas. Claro que não tanto em cidade grande, mas como eu moro em uma aldeia, digo sem medo que é algo bem comum. Existem trajes pros dias da semana e pro domingo. O de domingo é um traje mais arrumado, por ser dia ligado à Igreja. Estamos em um estado extremamente religioso. Ninguém obriga ninguém a ir à missa, mas todos os feriados são muito importantes e comemorados por aqui. Uma coisa interessante é que o que conhecemos como dízimo, aqui também existe, mas é descontado diretamente do salário de quem se declara católico.
Eu sou de família católica, mas nunca fui de frequentar Igreja aos domingos e gosto de pensar que Deus está na bondade das pessoas e, por isso, não me declarei católica. Meu marido também não; afinal ele é budista, vindo de família evangélica.
Fechando este imenso parêntese e voltando à festa na cidade vizinha, não pude deixar de perguntar ao meu marido se sábado era um dia proibido de usar Trachten: todos os dias vejo várias pessoas usando, mas logo no sábado não tem uma alma viva com o traje típico. Nem as atendentes que sempre estão vestidas, neste bendito dia, não estavam. Resultado? Ficamos com vergonha de sermos os únicos, voltamos para casa, trocamos de roupa e voltamos à festa. Nós ficamos com vergonha porque pensamos que poderia parecer uma ofensa aos bávaros, já que ninguém da região estava caracterizado e os únicos gringos da cidade estariam. Em vez de parecer que estávamos abertos a viver a cultura da região, poderiam pensar que estávamos ridicularizando. Para não correr o risco de sermos mal interpretados, decidimos trocar de roupa. Nos trocamos e fomos para outra cidade (uma terceira cidade), porque descobrimos que estava tendo festa do vinho - Weinfest. Foi super divertido e, por volta das 22 horas, pudemos ver as primeiras pessoas com Dirndl e Lederhose. Quando eu conseguir usar minha Dirdnl, faço um post comemorando. Tomara que não demore, porque tenho a leve impressão que quanto mais perto do inverno, mais difícil será para eu usá-la...

,

Um comentário até agora

  1. Anônimo diz:

    Amigaaa, você ficou linda com a roupa! Tinha esquecido de comentar no email. ^^ Mas afinal, você descobriu pq ninguém estava usando a roupa no sábado?! o.O

    Responder comentário

Comente!