terça-feira, 6 de setembro de 2011

Domingo eu e Schatz fizemos nosso primeiro jantar depois de casados para um casal de amigos. Adrenalina puuuuuuuuura, porque eu saí de casa sem saber fritar um ovo e agora, 3 meses depois, inventei de receber amigos em casa e fazer o jantar. Ah, mencionei que o convidado é quase um mestre-cuca? Ele fez duzentos cursos de culinária e, obviamente, sabe cozinhar. Escrever isso me fez pensar: eu e ele estávamos na adrenalina. Eu por cozinhar e ele por comer algo feito por mim. Sim, ele sabia dos meus vastos conhecimentos culinários. Da última vez que os convidamos, servi torrada com patê de atum. Agora vocês entendem o meu nível? Bom, liguei para minha mãe e pedi uma ideia de receita. Coincidentemente, ela também receberia amigos no final de semana e me falou para fazer o mesmo cardápio, que seria camarão na moranga, arroz e salada. Sábado fomos comprar os ingredientes e não tinha a quantidade que queríamos (800g) de camarão fresco. Tivemos que comprar o congelado. Olhei o camarão grande, congelado e fiquei só imaginando o quanto ele diminuiria. Preciso falar que quase chorei? Eu queria tudo tão perfeito e já começei a ficar preocupada.

Depois de comprarmos tudo, fui para casa fazer a sobremesa. Escolhi fazer uma mousse de chocolate. *Caso adrenalina parte II: Eu já tinha feito dois bolos para este casal de amigos e o mestre-cuca falou que estava (preparem-se) "incomível" de tão doce. Quando ele não gosta de algo, ele fala mesmo. E aí estava o meu medo: eu não queria ter perdido o meu final de semana para fazer tudo perfeito e escutar que estava ruim. E agora vem a explicação do título deste post: doce aqui é zero açúcar. Tá, exagerei, mas tem pouquíssimo. Tão pouco que as sobremesas ficam sem gosto (juro!). Para mim, quando falam que vai ter sobremesa eu só penso em algo com chocolate, morango, coco ou uma combinação destes ingredientes. Eu não consigo salivar com um doce de damasco, por exemplo. Oi? Fruta é fruta, sobremesa é sobremesa. Claro, uma fruta com uma calda de chocolate por cima (fondue) foi promovida - com louvor - à sobremesa.

Voltando ao jantar, fiz tudo: arroz, salada, camarão na moranga e a mousse. Marcamos para às 19 horas e eles chegaram pontualmente, é claro. Os alemães são tão pontuais, que eu juro que já me passou pela cabeça o seguinte: o horário da saída é marcado às 19h, por exemplo. Os alemães ficam prontos às 17h e ficam vendo TV - com a bolsa ao lado - até o horário de sair de casa e chegar com 5 minutos de antecedência no local combinado. Eles ficam esperando encostados à porta, olhando pro relógio e com o dedo já posicionado no interfone. E aí é só esperar a contagem regressiva. "5, 4, 3, 2, 1..." Campainha. Pronto, contei o segredo da pontualidade dos alemães.

Vou parar de segurar o ibope(oi?) do jantar e contar logo: ELES AMARAM! Gente, fiquei tãooo feliz!! Meu primeiro jantar foi um sucesso! A mulher dele elogiou muito e ele nem tanto, mas quando ele perguntou como eu fiz e falou que ia tentar fazer em casa, deixou claro que tinha gostado. E adoraram a sobremesa também! Até repetiram!! Tomara que não tenha sido sorte de principiante! haha

Obs.: Não sei se já expliquei, mas Schatz é meu marido. No Brasil é muito comum chamarmos o namorado, companheiro, marido e afins de "amor" e aqui o equivalente é "Schatz", que significa tesouro. Gosto de pensar que significa "amor", porque chamar marido de tesouro é dose, né?


Agora vou preparar o almoço. É, estou gostando desta história de cozinhar! :) E ó, fica a dica: doce aqui não é doce e nunca espere uma sobremesa ter chocolate. Frustração na certa!


,

Comente!