sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Começo com uma frase bombástica: que saudade que eu tenho de não separar lixo! Gente, eu me importo com o meio ambiente, mas sem hipocrisia: separar TODOS os lixos é um saco.

Aqui temos que jogar resto de comida em um lixo com uma cor acinzentada, papel temos que jogar no lixo azul, plásticos no lixo amarelo e sem contar que temos que separar garrafas de vidro das de plástico. E quando você compra pilhas, por exemplo? Que a parte de trás é papel e a da frente é plástico? Pode jogar tudo no mesmo lixo? Não! Você tem que destacar um do outro e jogar fora cada um no lugar certo.

Temos que separar garrafas de vidro das de plástico porque toda embalagem de coca-cola ou qualquer outra bebida que você compra, paga-se no mínimo 15 cents a mais (depende do tamanho da garrafa) devido ao Pfand (algo parecido com imposto) e quando ela estiver vazia, você pode pegar o Pfand de volta em qualquer mercado. Caso você tenha mais de uma garrafa, a quantia é somada e se você tiver costume de fazer compras em um mesmo lugar, é só apresentar o papelzinho com a quantia total escrita (tem uma máquina onde você coloca as PETs e pelo código de barras, ela sabe quanto de Pfand deve te devolver) e esta quantia será descontada no valor final das compras. Por este motivo, não é raro chegar em um supermercado e vir alemão tirando do carro muitas e muitas garrafas PET que foram cuidadosamente(?) acumuladas em casa para aumentar o desconto da compra do mês.

Outra coisa que não é rara - eu quase morro do coração quando vejo - são velhinhos procurando dentro dos lixos destinados aos plásticos, garrafas que foram jogadas fora pelos turistas. Gente, eles não procuram só por cima não! Enfiam a mão dentro do lixo, reviram tudo! Eu acho isso bi-zar-ro. E para você que acha que só os moradores de rua fazem isso, uma foto para provar que estão errados.

E as de vidro que são separadas por cores (vidro banco, marrom e verde)? Que tal?


Bate fadiga só de pensar! E para quem acha que é só juntar todos os lixos e sair de casa só uma vez porque é um ao lado do outro, só digo isto: admiro teu otismismo. A realidade é que o de vidros é de um lado, o de PET é dentro dos mercados e lojinhas e o de papel, plásticos e alimentos é debaixo do bloco (urfa!).

Uma última peculiaridade: as caixas de papéis devem ser desmontadas pra jogar fora. Sabe a caixa vazia de sucrilhos? Tem que abrir ela toda nas laterais para deixar ela "pequena". Um senhor aqui do prédio quase me matou porque me pegou jogando uma caixa no lixo sem deixar ela "pequena". Aliás, foi neste dia que eu aprendi e nunca me esquecerei para não ter que escutar puxão de orelha de alemão novamente. Ah, e ele saiu enquanto eu desmontava a caixa, mas quando eu subi, eu vi pela janela o mesmo senhor olhando o lixo para ver se eu tinha feito certo. Vizinhança agradabilíiiiiiiiiiissima-NOT. Brinks! Este foi o único probleminha que eu tive por aqui!


Agora me respondam: tenho razão em achar um saco ou não?

,

Um comentário até agora

  1. diz:

    Nem me fala, eu comentei com o namorado sobre esse negócio de separar lixo que eu achava muito confuso e tal, e ele deu de ombros "ah depois eu te ensino"... Pra eles é automático né? Pra nós é um exercício mental sensasional! Rs.... Beijos

    Responder comentário

Comente!