sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Este final de semana é o último da Oktoberfest. Eu fui só no final de semana da abertura (há 2 semanas) e não fui mais. Eu não sei quanto a vocês, mas eu não gosto de lugar insuportavelmente cheio. Aliás, a segunda semana de festa é a pior: é a semana dos italianos. TODOS viajam até a Alemanha para a festa. O que eu digo para quem sai do Brasil exclusivamente para vir à Oktoberfest? Não faça isso!! Acreditem: não vale a pena. Claro que se você vem para uma viagem de, sei lá, duas, três semanas e finaliza com a Oktober, é super válido. Só não venha exclusivamente para a festa.

A Stimmung - me fugiu a palavra em português, mas é no sentido de energia, "vibe" do lugar - é super legal, mas é MUITO cheio. Para vocês terem uma ideia, parecia boiada. Sem exagero. Sabem quando o fazendeiro abre a porteira e os animais vão andando sendo levados pelos outros, de tanto animal junto que tem? Eu fui andando neste ritmo. Gente, é absurdo! Você não anda, você é levado pela multidão. E outra: eu queria ir para o lado direito. Eu tive que ir andando para a frente e ir virando para a direita passo por passo. Agora vocês veem o meu desespero? Não acredita? Está aí a prova:

A minha vista de frente:



A vista de trás:


Engoliu seco, né? Daí você pensa: "tá, mas aí é só procurar um lugar, se sentar, cantar a música "Ein Prosit" enquanto bebe uma cerveja e TÁ LINDO!!" Ok. Que lugar pra sentar? Se você encontrar, reserva uma cadeira pra mim! Parece que as pessoas reservam a mesa com 200 anos de antecedência. E detalhe: nossos amigos alemães disseram que ou você reserva e paga, óbvio, uma mesa para 8 pessoas ou não tem nada para você. Eu e Schatz somos dois. Ok. Temos que reservar uma mesa para 8 pessoas mesmo assim. E nós dois só faremos parte de um grupo indo para a Oktoberfest quando nossos amigos e familiares vierem nos visitar. Alemão não vai à festa. Claro que os mais jovens vão, mas nossos amigos de 30 e poucos choram só de escutar um convite para ir para München nesta época. Ah, e eles também nos disseram que para conseguirmos uma mesa é melhor falarmos que somos brasileiros e moramos no Brasil. Para gringo que não mora aqui é mais fácil.

E para os lindos que, assim como eu, não reservaram uma mesa? Bom, o horário de início é às 11 da manhã e vai até 22 horas. Boa sorte nas horas de caminhada! Chegamos às 11 para ver o o'zapft (é vídeo. Para quem preferir ver foto, clique aqui) que é o ato que marca o início da festa. Funciona assim: o prefeito da cidade tem um porrete(?) e ele tem que bater na "torneira" e fazer ela se encaixar no barril. O ideal é que seja de primeira, mas só teve um prefeito que acertou de primeira. O normal, como foi nesta Oktober, é acertar de segunda. Se errar as duas primeiras, já fica feio pro prefeito! Eles até treinam algumas semanas antes da festa! Bom, chegar na hora para ver é uma coisa. Conseguir é outra. Não achamos o lugar e não conseguimos ver. Depois de algumas horas caminhando, bateu aquela fome. Fomos a um restaurantezinho lá perto que, aliás, faz um "after" e foi lá que conseguimos um lugar para almoçar. Todos os outros lugares estavam lo-ta-dos e lá tinha duas mesas livres. As últimas do estabelecimento, mas tinha. E uma era nossa! Comemos super bem, estava tudo uma delícia, por incrível que pareça o atendimento é bem rápido e lá também cantaram a música Ein Prosit. Eu A-D-O-R-O cantá-la! Acho super clima de Oktoberfest balançar o copo de 1 Litro de cerveja (tem copo pequeno também! De 500 ml, é claro! Menos que isso, não tem!) para um lado e para outro cantando esta música. Aliás, cantem comigo:




Para quem se interessar, a letra é: "Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit! Ein Prosit, ein Prosit der Gemütlichkeit". Imensa, não? A tradução é: Um brinde, um brinde ao agradável. Um brinde, um brinde ao agradável. Podem rir, mas é verdade. Gemütlichkeit significa algo confortável, aconchegante, agradável.

Ah, cuidado: para brindar em um restaurante ou em casa, se diz "Prost", quando for cerveja ou "Zum Wohl", quando for vinho. O brinde aqui é ao bem-estar (significado de Wohl). Prosit não está errado, mas eu nunca escutei fora da música.

Agora dê o replay na música porque hoje é sexta com feriado alemão na segunda! Temos muito o que festejar!


3 comentários até agora

  1. Anônimo diz:

    HAUHEUAHUEHAUHEAE
    ESSA MÚSICA É VICIAAAAAAAAAAAAAANTE!
    Ein Proooooooooosit!
    Amei!

    (rafa)

    Responder comentário

  2. diz:

    Olha, meu namorado não curte muito a oktoberfest.. e é de Bayern! Ele acha também que lá é tudo muito caro... Mas nao nos aprofundamos em mais porquês... Vai entender né!
    Eu nao curto muito muvuca, então, até vou pra conhecer um dia, mas sempre... to fora!!! Beijos

    Responder comentário

  3. Camila Valente diz:

    a-d-o-r-o!


    No seu casamento a gente podia tocar, diz aí. hahaha! Adorei o post, mô bem!!

    p.s: até que enfim colocou no twitter, hein?
    agora vou sempre entrar.
    :)

    Muita saudade de vc. Tô sempre sonhando com vc... Nós duas sempre estamos numa piscina que parece um mar (!!), as águas são tão limpas, o sol é tão brilhante, tudo é tão bom" Te âmô!

    Responder comentário

Comente!