terça-feira, 13 de setembro de 2011

Este é o meu primeiro setembro morando aqui na Alemanha. E daí? E daí que é o mês da Oktoberfest!! Sim, é em setembro. De "Oktober" só tem os últimos dias de festa. A de Munique começará dia 17 agora e terminará dia 3 de outubro. Estarei lá e conto para vocês como é, mas adianto que já tive uma prévia. Em Rosenheim, uma cidade entre Munique e Ainring(onde eu moro), teve o que é conhecido como a segunda Oktoberfest da Alemanha. Fui com a minha dirndl e com o sapatinho típico também. Depois de um tempo, meu calcanhar estava na carne viva, juro para vocês. Eu estava sem band-aid, sem bolsa, sem lenço e sem documento. Chegou uma hora em que eu não conseguia dar um passo. O que eu fiz? Não pensei duas vezes: fui aos primeiros socorros! (alguém aí discorda que era emergência?) Meu cunhado já se distanciou dizendo que não me conhecia. A moça foi super simpática - aliás, até hoje não sei o motivo dos alemães terem fama de frios - e me perguntou se o sapato era novo. Respondi que sim, que era a primeira vez que usava e sorrimos. Ao sair da "cabana" dos primeiros socorros com o meu dois band-aid gigantes no meu calcanhar , olhei para o Schatz e para o meu cunhado e disse: "Podemos ir. Minha cirurgia foi um sucesso." Eles riram e continuamos a andar.

Gente, a festa é completamente diferente do que eu imaginava!! A Oktoberfest é bem familiar: vão crianças também. Mas o que eu não imaginava era que eles colocam brinquedos de parque de diversões, sabe? Não tem montanha-russa, mas aquelas tendas de matar patinho com espingarda, aquele martelão que os homens levantam e batem em um "botão" para medirem a força... Neste último brinquedo, tinha nome nas alturas e uma delas era "altura de mulher", no sentido de que se o marcador parasse ali, o cara teria força de mulher. E um cara não conseguiu ultrapassar esta altura! Passou vergonha, coitado!

Outra coisa muito engraçada é que tem uns *chocolates (grandes!) com escritas dentro. Por exemplo, este aqui, que significa "eu te amo". Vocês repararam que tem uma alça? É para pendurar no pescoço. O namorado acha que é o romântico-conquistador-maravilhoso-criativo e te presenteia com essa belezinha para pendurar no pescoço e andar no evento. Pode morrer de rir agora ou só depois?

No dia seguinte encontramos nossos amigos aqui e contamos sobre a festa - eles não foram porque não gostam de lugares muito cheios - e contei sobre meu calcanhar e tal e fiz a piadinha da cirurgia de novo. Sou dessas que repetem piada: se foi engraçadinha entre os brasileiros, por que não seria entre os alemães? Pois é, não foi. A reação deles? Clique e ouça você mesmo.

Os alemães não são frios, mas que são ruinzinhos de piada, aí não tem como negar. Não que a minha piada tivesse sido de rolar no chão de tanto rir, mas já tive outras experiências e já li sobre isso também no blog do Felipe.

Só tenho a dizer que adorei a Oktober de Rosenheim. Agora é só esperar ansiosamente pela Oktoberfest original!


*Atualização dia 14.09 Errei, gente! Não é chocolate e sim, pão de mel!

Comente!