terça-feira, 25 de outubro de 2011

Eu e Schatz já estamos há algum tempo com aquela velha frase "segunda começaremos a ir para a academia" e sempre fica para a próxima semana. Qual é a única explicação lógica? Está na cara que é o fato de começar na segunda! Já está muito manjado! Já é até piada falar que vai começar dieta ou academia ou qualquer outra coisa na segunda e nós não ficamos mais frustrados quando faltamos porque essa frase já faz a gente pensar que o normal seria não ir. Eu sei, estou viajando, mas não deixa de ser um pensamento confortativo para o meu descaso com a academia. E o pior é que eu não sou magra nem aqui nem nos EUA (tive que trocar China porque EUA se encaixa melhor), então tenho realmente que me cuidar, até porque não conheço nenhuma alma viva que depois de uma temporada no exterior voltou mais magra ou mesmo que tenha voltado com o mesmo peso com que foi. Pois bem, decidi mudar o dia do começo para domingo e comentei com uns amigos durante o jantar no sábado passado. Eis que eu escuto a palavra mágica: "academia ou caminhada na montanha com uma Alm?" E ficou combinado que a academia ficaria para a próxima semana (ela está acostumada, coitada!) e iríamos conhecer uma nova Alm, mas não foi o que aconteceu. Eu e meu marido ligamos desmarcando, acreditam? O dia estava tão nublado que desanimamos. Na verdade, nem desanimamos muito só por causa do tempo - até porque tinha sol, então a chance do tempo abrir depois era grande! - mas porque tínhamos algumas coisas a fazer e ficar o final de semana inteiro fora nos atrasaria.

Como vocês sabem, sou formada em direito, então não tenho como trabalhar na minha área aqui na Alemanha. Pensando em uma profissão mais internacional (aceito dicas!), comecei a estudar para me tornar uma web designer e o meu primeiro site será o do meu casamento (já sou casada no civil, mas o religioso será em maio do ano que vem!). Como eu estipulei início de novembro como prazo máximo para divulgação do site, ficar fora de casa na reta final seria ruim. Perdi a Alm, mas ganhei um final de semana muito produtivo!

E o que isso tudo tem a ver com a água e com a cal do título do post? Nada! Ontem à noite eu estava pensando sobre o que postar e achei super válido falar da Cal (Kalk em alemão). A primeira vez que tive contato com Kalk foi quando fiquei 2 meses em Montpellier, no sul da França. Me lembro de chegar no apartamento e ao me mostrarem o banheiro, percebi que a banheira estava com umas partes brancas, como se alguém tivesse pintado a parede de branco e alguns pingos caíram na banheira, sabem? Pingos não, como se tivessem chamuscado tinta branca na banheira, torneira, chuveiros e tudo quanto é coisa que toca na água. Achei uma foto na internet pra vocês verem. Não dá para ver muito o branco da cal, mas reparem que a torneira parece manchada. É exatamente esta mancha!

Existem produtos específicos para limpar lugares com Kalk e são bem eficientes, mas sempre ficam algumas manchinhas como na torneira da foto. Máquina de lavar roupa e louça também merecem atenção! Existe um sabão próprio para lava-louças e máquina de lavar roupas e deve ser colocado em todas as lavagens para evitar acúmulo de Kalk. O legal é que no site eles divulgam um mapa da Alemanha com cores que indicam a dureza da água. Quanto mais vermelho, mais "dura" é a água (dureza da água significa uma maior quantidade de Kalk). A minha querida cidade está na parte vermelha do mapa. Se bem que boa parte da Alemanha está. Você vai morar aqui? Se tiver curioso com a quantidade de Cal na tua região, clique aqui!

Temos uma máquina de ferver água e uma de cozinhar ovo e também devemos limpá-las com um produto específico contra Cal. Não é com o sabão, mas sim com um ácido cítrico e é vendido em todo lugar. Tem o desenho da máquina de lavar roupas, mas eu prefiro com o sabão. Vai com o gosto de cada um!

Ah, não se preocupem: não tem problema nenhum beber da água! Temos uma jarra que filtra água, mas muita gente bebe direto da torneira e é tranquilo! Quanto ao sabor, eu já me acostumei, mas me lembro de estranhar no início e meus pais também comentaram. A água não é gostosa, mas o gosto não tem nada a ver com a Cal! O único problema da Kalk é o visual (quem não sabe o que é acha que está sujo) e é meio chatinho para limpar, só isso!

Bom, caso você tenha alguma dúvida/curiosidade sobre algo da Alemanha, me mande um e-mail e eu responderei com o maior prazer! Quem sabe não vira assunto para o próximo post? :) Por falar nisso, recebi um comentário da Ana no post anterior e aproveito para responder por aqui: Ana, fui ver o material da minha segunda pele e não tem etiqueta! Talvez eu tenha cortado, porque etiquetas me dão alergia, mas eu acredito que ela seja feita de microfibras! Na dúvida, peça à vendedora uma segunda pele para inverno que, olhando, parece uma meia-calça, só que é blusa! Vendedoras estão acostumadas com perguntas doidas como essa que eu disse e com certeza ela vai saber o que é!

Boa semana, queridos!

4 comentários até agora

  1. Camilete diz:

    Eu também estranhei quando eu vi o copo branco. Em relação à agua, eu achei ruim pra caramba. Falta de costume, né? Parece que não mata a sede, né? Deve ser por isso que se bebe tanta cerveja por aí rs

    Beygos

    Responder comentário

  2. Ana diz:

    oi LÊ!!
    obrigada pela dica!
    Ah! é verdade que este "treco"da agua resseca o cabelo e pele???
    espero seu próximo post....
    beijinhosssss\Ana Gaspar

    Responder comentário

  3. Oi! Achei seu blog através deste aqui e achei super interessante. Eu também estou indo pra Alemanha esse ano pra viver e não posso exercer minha profissão de professora de Artes, mas descobri que posso terminar minha faculdade de Webdesign e Programação na Alemanha pois eles tem polo a distância em Frankfurt. Não senti diferença nos meus cabelos quanto estive aí na Alemanha mas senti na minha pele. Ficou muito toda queimada de frio também. Eu bebi água de torneira lá porque meu noivo só bebe água com gás e entre beber a da torneira e a comprada que é saloba prefiro a primeira. Esse é um ótimo blog, um abraço.

    Responder comentário

  4. Anônimo diz:

    comenta sobre o tempo, é sempre muito frio ai?

    Responder comentário

Comente!