sábado, 26 de novembro de 2011

Não existe. Então como acontecem as contratações? Com um contrato e nada mais.

Semana passada tive que dar algumas informações pessoais para os meus amigos da loja porque mesmo que eu só esteja ajudando por um mês, eu devo ter um contrato de trabalho como qualquer outra pessoa. Caso contrário, se chegar alguém fiscalizando e não estiver tudo certinho, o resultado será muita dor de cabeça para os donos do estabelecimento.

O legal daqui é que você não é obrigado a ter um documento comprovando que você tem conhecimento em uma determinada área. Se você souber muito da área, você pode ser contratado. Claro que se você souber muito sobre doenças, você não poderá se tornar um patologista, mas caso você entenda muito de programação e não tenha nenhum curso que comprove seus conhecimentos, você terá chance de provar que entende na tua entrevista de emprego e estará sim, concorrendo à vaga oferecida.

Como já falei, aqui não existe carteira de trabalho. Você entra e assina um contrato. Ótimo. E quando você quiser trocar de emprego? Fácil! Você sairá do antigo com uma carta escrita pelo chefe da empresa (ou responsável por isso) e, dependendo do que estiver escrito nesta carta, ela poderá te ajudar (ou dificultar) a encontrar um emprego futuro, pois o chefe poderá escrever coisas boas ou não escrever muito: tudo dependerá do que você fez durante o período em que esteve na empresa.

Explicando melhor, a carta deve conter as principais atividades realizadas pelo trabalhador. Se não tiver mais nada escrito, só a relação das atividades, já está meio que implícito que o trabalhador não fez diferença na empresa, o que não será bem visto pelo próximo empregador. Agora, se além da lista das atividades o chefe escreve algum elogio em poucas palavras (por exemplo: fez os custos diminuírem, aumentou as vendas em x%...), aí sim o contratado será visto de uma maneira diferente pelo futuro empregador. E se ele for demitido? Também receberá a carta de recomendação e pode ser que conste o motivo da demissão, mas não é obrigatório (até para a empresa não se expor). Então, tudo dependerá da "emoção" que o chefe passará com a carta. Encontrei um site em alemão que ajuda a interpretar as frases escritas pelo chefe e conto para vocês:

Será muito bom quando estiver escrito algo como:
"Nós ficamos em todos os sentidos extremamente satisfeitos com o seu trabalho".(A ideia era colocar só um exemplo de cada nível de satisfação do chefe, mas não quero que vocês pensem que "extremamente" é a palavra-chave de uma carta de recomendação muito boa. Por isso, coloco aqui mais um exemplo:)
"Fulano concluiu todos os trabalhos repassados a ele satisfatoriamente".

Será bom quando estiver escrito algo como:
"Nós ficamos muito satisfeitos com o trabalho de Fulano"

Será satisfatório (normal) quando estiver escrito algo como:
"Fulano atendeu nossas expectativas em todos os sentidos."

Será suficiente quando estiver escrito algo como:
"Nós ficamos satisfeitos com o trabalho de Fulano."

Será ruim quando estiver escrito algo como:
"Fulano sempre estava interessado no assunto"

Será insuficiente quando estiver escrito algo como:
"Fulano demonstrou saber sobre o trabalho"

Eu sei que em português parece ser mais ou menos tudo a mesma coisa, mas essas diferenças - aparentemente mínimas - contam muito para o seu próximo emprego na Alemanha. Percebam que ter uma carta de recomendação "ruim" é melhor do que ter uma "insuficiente".

Agora tenho que ir! Ah, está complicado postar nos dias certos, mas prometo me esforçar mais! Desejo um ótimo final de semana para vocês!



,

2 comentários até agora

  1. É Schatz, eu também estranhei isso de não ter carteira de trabalho aqui. Na verdade quando fui contratado não pediram nada além do meu passaporte. Comprovante de residência, certidão negativa, cópia autenticada, firma reconhecida, nada! Nem mesmo pediram para ver documentos que comprovassem algo do meu currículo! Acreditaram em tudo o que eu disse.
    A filosofia dos alemães é: sai mais barato (para a sociedade) contratar um perito (por exemplo para verificar a autenticidade de uma assinatura) do que mandar todo mundo toda vez autenticar tudo. Faz sentido? Enquanto o número de falsificações for muito menor que o de autênticos faz sentido sim!
    E quando precisei da 'Certidão de solteiro' para o nosso casamento? Tinha que ser retirado direto na prefeitura em Arbon, pessoalmente. Como foi a prima Niki que buscou, tive que fazer uma procuração autorizando ela. Até aí tudo certo, né? Bom, eu escreví e assinei o texto e mandei por fax. Pronto! Uma hora depois a certidão estava no correio. Rápido, descomplicado e de graça!

    Beijão‼

    PS: Eu adoro ler teu Blog‼‼‼

    Responder comentário

  2. oi Lê...
    saudades dos seus Posts... não demora muito não!!!!
    beijossss

    Responder comentário

Comente!