quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O post desta semana está saindo um pouco mais tarde porque nossos amigos alemães têm uma joalheria aqui e eles se mudaram para uma loja maior, o que está rendendo muito trabalho. Me ofereci para ajudar na segunda e eles gostaram tanto da minha ajuda(oi?) que me pediram para ir a semana toda para ajudá-los com a mudança. Durante uma conversa, nosso amigo me perguntou se eu gostaria de ajudá-los na época do natal porque sempre tem muita gente. Claro que eu aceitei! Primeiro porque são amigos bem próximos e segundo porque é uma ótima oportunidade para eu treinar o alemão!

Coincidentemente, eu já tinha me decidido por fazer um curso de alemão e quarta foi minha prova oral. A prova é bem tranquila, é só um conversa para saberem em que nível você está. Eu farei o curso em um lugar chamado Inlingua. Acho bem legal a forma como eles trabalham: para quem já tem conhecimentos na língua que deseja cursar, as aulas começam todas as segundas, basta você escolher a melhor para você. E não tem tempo fixo: o mínimo é 2 semanas de aula e o máximo não é estipulado. Eu achei uma maravilha, mas não acho barato: 2 semanas custam 480 euros, 3 semanas 665 euros, 4 semanas 815 euros e a partir de 5 semanas fica 192 euros cada uma. Não é barato, pois tem curso na Volkshochschule que custa menos de 300 euros por mês. A única coisa ruim é que é só para inciante ou preparatório para o exame de proficiência em alemão e infelizmente não me encaixo em nenhum deles. Minhas aulas começarão na segunda e será em Salzburg - Áustria (é bem pertinho daqui!).

Falei isso tudo porque no caminho para a estação de trem, depois de responder "oi" para todas as pessoas que cruzaram o meu caminho, me veio a ideia para este post: aqui na Alemanha todo mundo se cumprimenta! Na verdade, não percebi isso quando estive em Berlim, mas é até injusto comparar costumes de uma cidade tão turística com os de uma aldeia.

Existem muitas formas para cumprimentar outra pessoa. Você pode falar "servus", hallo ou Grüß dich. Este último tem outras formas: Grüß euch quando a pessoa que você for cumprimentar estiver com mais alguém e você vai cumprimentar todas as pessoas de uma vez só ou Grüß Gott, que é mais formal, utilizada principalmente para cumprimentar pessoas mais velhas. Todas elas significam algo como "cumprimentos de Deus" e é muito utilizado em cidades religiosas, como aqui. Outra forma de cumprimentar (e também se despedir) é batendo três vezes na mesa. Engraçado, né? Sei que fazem assim na Bavária! Um dia eu estava em um restaurante com mais uns amigos (éramos 6 pessoas no total) e chegou uma conhecida nossa que, para não cumprimentar cada um de nós, bateu 3 vezes na mesa. Sabem quando você vai visitar alguém e não tem campainha e só te resta dar "uns cascudos" na porta? Então! "Bater 3 vezes na mesa" significa nada mais nada menos do que dar estes mesmos cascudos!

Meus queridos, me desculpem, mas hoje eu estou super cansada e com um pouco de dor de cabeça, então vou parando por aqui. Eu só não queria ficar mais um dia sem postar. Vou me despedir com uma palavra própria. Por falar em despedida, Tschüß é a forma que todo mundo conhece e a que eu menos escuto. As mais utilizadas são "Tchau" (alemão fala meio cantado. Ex: tchá-áu) e o Pfiat'di, que significa "Deus te abençoe".

Bom final de semana para vocês!

Estou desejando um bom final de semana, mas amanhã terá post! Mais provável à noite, quando eu voltar da loja dos meus amigos! (ou à tarde para quem estiver no Brasil!). E sem dor de cabeça! Pfiat'mi! Tá, gente. Este último aí eu inventei, só pedi para Deus me abençoar mesmo!

Agora eu vou dormir! Beijos e *Pfiat'euch!




*Este existe e significa "Deus abençoe vocês"! Também já vi escrito Pfiat'eich, mas penso que é pela pronúncia. Explicando rapidamente, o "ei" no alemão se diz "ai". A despedida é Pfiat'euch e no dia-a-dia sai mais um Pfiat'aich. Como o "ai" é a pronúncia do "ei", fica um "Pfiat'eich". Tentei facilitar e compliquei muito? Sorry! Só mais uma curiosidadezinha? Os alemães também falam "Sorry"!

,

2 comentários até agora

  1. É claro que é você no meu post "LÊ"!!!!
    só vc mesma para pensar essas coisas...rsrsrsr...
    Esse seu lado engraçado é bom demais!!!!
    beijAOOOOOO
    Ana

    Responder comentário

  2. Camila Valente diz:

    hahahahahaha!! Que gracinha, gente! Como é que uma cultura tão amigável dessas pode ter uma fama tão rude ao redor do mundo, né?
    Os três cascudos na mesa podia ter aqui também: "Hallo für alles!" (Até aqui vai o meu alemão sem google translate.)

    hahaha! adoro! poste mais curiosidades culturais, adoro saber! Beijos!

    Responder comentário

Comente!