terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eu ADORO época de Natal e ontem fui jantar com Schatz em um restaurante (de sempre) aqui na aldeia e encontramos nossos amigos (de sempre também). Conversamos sobre o tempo, sobre natal e descobri coisas super legais! Aliás, o tempo é um assunto constante porque nunca teve um ano mais seco do que este. Estávamos com dias lindos, com sol, até o final de semana. Chuva? Dá para contar nos dedos quantos dias choveram. Neve? Nem pensar! E alemão é DESESPERADO por neve no natal. Povo aqui estava quase morrendo porque não tinha nevado ainda e é impossível curtir um natal sem neve porque é ela quem dá a graça, quem embeleza o natal. Aliás, todo mundo me pergunta como é ter um natal no verão e ninguém consegue imaginar!

A coisa legal que eu descobri é que hoje é dia de Sankt Nikolaus. Aqui na Alemanha existe o papai noel (igual ao nosso, o próprio "papai-noel-coca-cola") e também existe o São Nicolau. Gente, achei DEMAIS: no dia 24/25 de dezembro, as crianças recebem presentes do papai noel e no dia 6 de dezembro, recebem presentes do São Nicolau. Tá, o São Nicolau é mais "humilde": ele entrega mini-tangerinas (delícia!) e doces. Então, os presentes do dia 6 de dezembro são mais simples. Mesmo assim, o São Nicolau é o mais amado e o mais temido também. Explico: o Sankt Nikolaus carrega um livro de ouro que diz se o teu(a) filho(a) foi uma boa criança durante o ano ou não. As que não se comportaram morrem de medo dos "amigos" do Sankt Nikolaus. Daqui a pouco falo sobre eles. Ah, o bacana é que os pais têm costume de contratar alguém para se vestir de São Nicolau e contam tudo o que os filhos fizeram de bom e de ruim e aí as crianças realmente acreditam que ele sabe de tudo, que no livro de ouro do São Nicolau tem escrito tudo sobre a vida deles. Ele usa umas roupas que me lembra papa, sei lá. Peguei uma foto do, também santo, google:



Como eu disse, o São Nicolau não está sozinho! Além de bruxas que ficam varrendo os pés das pessoas, ele tem uns amigos chamados Krampus e quando os pais contratam alguém para se vestir do santo, também contratam alguns Krampus, que são muuuuuito assustadores. Eles usam dois ou três sinos na cintura e dá para ouvir de longe o barulho, porque onde tem um Krampus, tem mais 200 (exagerei). E quando o Sankt Nikolaus lê o livro perto dos pais e das crianças, ele diz mais ou menos assim: "Você foi muito bom neste ano nisso, nisso e naquilo outro, mas eu também sei que você fez isso e isso errado..." e cada coisa errada que o santo vai pronunciando, um Krampus (geralmente encostado na porta da casa), balança os sinos que ele carrega, como se fosse punir a criança. Vocês precisam ver a foto de um Krampus para imaginarem direito:



Eu, com 24 anos na cara, morro de medo de Krampus! A primeira vez que os vi, foi ano passado. Me lembro de ter que ir aos Correios e o Schatz estava no trabalho, ou seja, eu estava sozinha e comecei a escutar o barulho dos sinos. Andei mais rápido para chegar em casa e na curvinha do bloco, levei um BAITA susto porque dei de cara com um.............UMA SENHORA! Morri de vergonha e pedi desculpas, é claro!
Bom, espero que vocês tenham achado a história tão interessante quanto eu achei e deixo um vídeo de uma caminhada de Krampus para vocês assistirem!




Não falei que eles batem? Pois é. TERROR E MEDO! Sim, já apanhei. Ah, quem estiver no norte da Alemanha, não se preocupe! Os Krampus só existem no sul, na região dos alpes!

P.S.: Eu escrevi certo! Mini-tangerina é presente aqui! As crianças comem muita fruta e adoram!


,

7 comentários até agora

  1. Ana Gaspar diz:

    Oi LÊ!!!
    rsrsrs...vergonha!!! imagina...
    Deve ser um encanto a loja...eu adoro ver as cidades européias e principalemnte as alemãs, sào lindíssimas... as lojinhas, os restaurantes, os estilos das casa, muitas árvores, limpissimo... parques então! Lindos...
    Então faz o post, estou curiosa...rs
    ah! adorei a idéia de ir conhecer a cidade e principalmente com você!!!
    beijossssssssssssss

    Responder comentário

  2. Ana Gaspar diz:

    Lê... sobre este post... achei bem legal a história.
    Hoje curto tudo em relação a criança, para poder contar a Valentina, só pra vc ter idéia até os filmes da Barbie estou assistindo, pois ela adoro que eu assista junto... rs
    Agora uma curiosidade: Dresden fica "meio que no meio" da Alemanha... lá tem esses "bichões'? rs
    bjsss

    Responder comentário

  3. Ana Gaspar diz:

    Ah! Lê...
    esqueci de dizer meu aniversário é no dia de Sankt Nikolaus...rsrsr

    Responder comentário

  4. Ana Gaspar diz:

    oi LÊ!!!
    o meu niver é no dia de Sankt Nikolaus... que legal!!!

    Responder comentário

  5. Ana Gaspar diz:

    oi amiga!!! que vergonha... não tinha carregado a página da net e achei que o recadinho não tinha saído e coloquei novamente... I'sorry...

    Responder comentário

  6. camila foi uma boa menina em 2011 diz:

    haahahahaha! que gracinha! adoro essas coisas!! contando os dias pra vc chegar! beijao

    Responder comentário

  7. Obrigada!!!!!
    ficando mais velhinha... rsrsrsr
    beijos e bom fim de ano!!!
    FELIZ NATAL... e que 2012 seja MUITO BOM pra vocÊ... pra nós!!!
    abração
    Ana

    Responder comentário

Comente!