terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Antes da minha ida à Alemanha, sempre me diziam que na Europa, como um todo, para comprar qualquer remédio, precisava de receita médica. Alguém me disse que até para uma simples dor de cabeça, você precisaria da bendita. Hoje eu sei como funciona e essa informação está equivocada!

Ela é necessária como é aqui no Brasil, só tem uma diferença: aqui dá para comprar, por exemplo, pílula anticoncepcional sem receita e na Alemanha, não. Lá todos os remédios que tenham hormônios (por menor que seja a quantidade), devem ter receita médica.

E, te juro, nem sei o porquê ter isso! A dificuldade é só ligar no consultório e marcar uma consulta. Mais nada. Você chega lá, diz que quer pílula, paga 10 euros e em 5 minutos você sai de lá com o papelzinho na mão! Se você já tomar alguma pílula há muito tempo, você tem que falar a composição da que você está acostumada a tomar e o médico te receitará uma alemã com a composição equivalente. Caso seja a primeira vez que você tomará hormônio, aí você deverá ser consultada por um ginecologista antes (chamado de Frauenarzt). Isso mesmo: tomava antes = receita em qualquer médico; nunca tomou = só com o gineco!

Ah, a receita tem validade de 6 meses. Depois deste prazo, você deverá pegar uma nova. E, claro, eles têm o controle. A farmácia carimba o verso da receita médica e coloca a data da compra e a contagem do tempo começa daí! O valor varia muito! Uma amiga minha toma uma de 8 euros e vem com 3 caixas, OU SEJA, é quase de graça. Aqui no Brasil uma amiga minha(eu!) toma Femiane e o equivalente alemão se chama Femovan (custa 19,95 euros cada caixa).

Os outros medicamentos (gripe, tosse, dor de cabeça, muscular e etc) podem ser comprados direto na farmácia sem nenhum problema. E você nem precisa saber qual é o nome do remédio! Só chegar lá e falar que você precisa de algo contra tosse, contra gripe, contra dor de cabeça e assim vai. Se você falar que nem aqui: "oi, gostaria de um remédio para dor de cabeça", eles vão te olhar, rir e perguntar: "para dar dor de cabeça ou contra dor de cabeça?" Não que tenha acontecido comigo, claro que não! Foi com a prima de uma amiga da minha vizinha (glumpty!). Ah, algo contra dor de cabeça em alemão: etwas gegen Kopfschmerzen.

Beijos, meus queridos!


, , ,

6 comentários até agora

  1. oi Lê... essa foi ótima "queria para dor de cabeça".
    Que legal as dicas, vc sabe sobre o Femina? :) :)
    Ah! estou precisando saber sobre planos de celular, na Alemanha existe palnos igual aos do Brasil (tipo TIM) que vc não paga nada entre TIM pra TIM. Por exemplo, eu e Ivan queríamso um que eu e ele pudessemos conversar avontade, existe isso na Alemanha? Qual seria sua dica???
    beijooooooooooooo

    Responder comentário

  2. Ingrid diz:

    Acho legal que seja necessário ter uma receita médica, pois evita que muita gente se automedique, um perigo!
    A minha gineco tem a opcao de preencher um formulário online pedindo a receita e eles mandam pelos correios, legal pra quem mora um pouco longe do médico.

    Já vou me metendo e respondendo a Ana acima: Ana eu tbm usava Femina no Brasil e aqui o equivalente é o lamuna 20.
    bjos

    Responder comentário

  3. Ana, eu não sei sobre o Femina, mas a Ingrid mandou a resposta aqui no blog. Para mim não está aparecendo o comentário dela, mas ela disse que ela usava o Femina no Brasil e o equivalente é o lamuna 20!

    O post sobre o telefone vai sair!! haha Beijos!!

  4. legal!!!!
    já sei o nome agora... brigada! (Ingrid)
    beijos para as duas...

    Responder comentário

  5. Unknown diz:

    Olá, tudo bom?
    Uma dúvida que ficou: em qual tipo de consultório devo ligar? Qual especialidade médica? ( já tomo a pílula no Br há algum tempo!) Obrigada! E obrigada também por ter um blog tão informativo.
    Cassia

    Responder comentário

  6. Oi, Cássia! Se for a primeira vez que você vai tomar pilula na Alemanha, terá que se consultar com um ginecologista e pagar a consulta (em torno de 100 euros). Se nao for a primeira vez que vc vai tomar pilula na Alemanha, pode ser com clínico geral, ginecologista ou qualquer outro médico. Aí o valor é 10 euros - porque você só vai pegar receita médica.
    Fico muito feliz por você ter gostado do blog!
    Beijao!!

Comente!