terça-feira, 20 de março de 2012

Agora que Schatz e eu estamos de mudança, tenho percebido umas diferenças bem interessantes até nos apartamentos.

Na Alemanha (e na Áustria também), a sala entra na conta dos quartos. Por exemplo: se vocês está procurando um apê com 3 quartos, você terá que procurar um de 4 quartos, porque na verdade, os alemães contam a sala como um quarto. Um apartamento na Alemanha de 2 quartos, para o Brasil, só tem um quarto. O outro é a sala. Outra coisa interessante é que também existe apartamento com número quebrado. O meu apartamento na Alemanha é de 2,5 quartos. Isso porque a nossa sala é grande. Então é um quarto de dormir e uma sala grande, ou seja, 2,5 quartos. O outro exemplo que eu falei ali em cima, do apê de 2 quartos, é porque a sala é normal (ou pequena). Fica o aviso, meus brasileiros queridos: quando você for se mudar para Alemanha ou Áustria (acho que vários outros países europeus também) você vai pensar na quantidade de quartos que você procura e vai somar mais um. Aí sim, você procurará o apartamento certo para você!

Outra coisa que você deve prestar atenção: os gastos extras muitas vezes não estão inclusos. São chamados de Nebenkosten. Em vários apês que estamos vendo em Viena, pagaremos o aluguel e mais alguns euros (acima de 100 euros, depende do apartamento escolhido) por mês para ter água quente, por exemplo. Ah, quando você vir o valor do aluguel e tiver escrito Kalt (significa "frio") é porque no valor não estão inclusos os gastos extras (tipo o nosso condomínio). Se o valor for Warm (significa "quente") é porque já estão todos os gastos inclusos no aluguel.

Para quem vai alugar apartamento, é bom fazer uma poupancinha antes de pensar em se mudar: o primeiro mês você paga o aluguel, os valores extras (caso tenha), a comissão do corretor e mais algumas taxas. Um dos apartamentos que vamos conhecer, fizemos as contas e só de comissão e taxas será o equivalente a seis alugueis. Sim, caro leitor, no primeiro mês, caso a gente fique com esse apê, pagaremos seis alugueis de taxas e comissão do corretor além do aluguel do mês. E o aluguel do segundo mês vem normal. Vocês sabem que gosto de exemplificar, então vamos lá: finge que o aluguel seja de 1000 euros. No primeiro mês, Maria e José pagarão 7000 euros pelas taxas do apartamento (fora mudança, mobília e etc) e no segundo mês eles pagarão os 1000 euros do aluguel normal. O "assalto" é só no primeiro mês. Esta taxa do corretor é variável, mas nunca vi nenhuma abaixo de três alugueis.

Na Áustria também tem uma coisa muito engraçadinha: são dois banheiros (no mínimo) por apartamento. Um só com o vaso sanitário (e talvez uma pia) e outro com banheira/chuveiro e pia. Acho bacana a ideia do vaso sanitário ser separado do chuveiro, mas acho meio estranho a pia não ficar sempre onde tem o vaso. :P

Queridos, são essas as diferenças que eu observei até agora. Qualquer coisa, corro aqui e conto para vocês!

Beijos!

, ,

5 comentários até agora

  1. oi LÊ!
    caracas 7 alugueis!!!!!!!!!
    caramba...quando Ivan alugou, fiz o post (lembra?) dizendo que tiramos os rins para pagar... mas achei na época caro, mas o seu amiga, bateu o record... a taxa da imobiliaria foi apenas um aluguel, agora a taxa calção foi de 1500 euros... e pagamso o primeiro aluguel adiantado. realmente acho que Alemanha oriental as coisas são mais em conta...ainda bem né amiga...
    tadinho de vocês...
    depois coloca fotinhas pra gente ver...
    beijossssssssss

    Responder comentário

  2. Unknown diz:

    Ahh no meu apartamento também é assim! Tem a privada mas nao tem pia! Voce tem que fazer o servico, sair do banheiro, passar pela cozinha e entrar no banheiro que tem o chuveiro para lavar as maos lá! Horrível!!!

    Responder comentário

  3. hahahahahahahaha!! Eu pensei exatamente nessa dificuldade, Anna! hahaha Beijos!!

  4. Este apê de 7 alugueis é só um dos que a gente viu!! Nao é necessariamente o que a gente vai pegar nao! Ai, Anoca, é taaaaaaao difícil achar um apê em Viena! Meu Deus! A gente vê na internet, manda e-mail para o corretor e povo responde que já está alugado. Todos tao assim! Sexta viajaremos para Viena e vamos conversar pessoalmente, porque tá ficando difícil!!
    Colocarei fotos simm! Beijocaaas

  5. Anônimo diz:

    Po...que tenso!!! Mt grana!!!

    Responder comentário

Comente!