quarta-feira, 11 de abril de 2012

Meu povo, vou começar a escrever um pouco sobre os lugares que eu já conheci! A primeira cidade escolhida foi Berlim (quando você vir escrito Berlin, assim mesmo, com a letra "n", é porque está em alemão!) pelo simples motivo d'eu a considerar a melhor-mais-bonita-salve-salve cidade do mundo! Tá, longe de mim ter conhececido o mundo inteiro (snif), mas que eu amo Berlim de paixão, aí ninguém pode negar.

Vou mostrar um pouco para vocês! Fotos by Letícia e/ou Schatz, hein, moçada?

Em Berlim tem um lugar que concentra os museus da cidade e se chama "Ilha dos museus". Claro que tem um ou outro fora da ilha, mas os principais estão lá!


A próxima é de uma escultura que eu sou simplesmente apaixonada! É triste, mas de uma beleza sem igual! O lugar se chama Neue Wache e fica na mais conhecida rua da cidade: Unter den Linden.

O nome da escultura é Mutter mit totem Sohn, que significa: "Mãe com o filho morto". Agora me diz se não é a escultura mais triste e mais linda do mundo? A beleza dela está bem no teto: o lugar é coberto, mas tem um círculo aberto que pega apenas a escultura da mãe com o filho morto nos braços e sabem o porquê? Porque assim a escultura sofrerá todas as mudanças climáticas. Tenho o sentimento que é para deixá-la viva, entendem? Ah, ela foi feita como lembrança das "vítimas da guerra e da tirania" (é a tradução do que está escrito nela). Schatz já tinha ido no inverno e tem uma foto no computador dele que somente a escultura está com neve. O resto do lugar está sem nada, por ser coberto. Eu achei a ideia do teto aberto sob a cabeça da mãe com o filho uma poesia! Chorei quando vi! Sem contar que embaixo das pedras (essas 4 pedras grandes que sustentam a escultura) tem terra de um campo de batalha, cinzas de um soldado e cinzas de uma vítima da guerra. Berlim, te amo.

Como não poderia faltar, o Brandenburger Tor - Portão de Brandemburgo:


O Reichstag (Parlamento):


Lá dentro e uma foto lá de cima:


Schloß Charlottenburg (castelo):



E o muro de Berlim? Ainda tem? Todo, todo, é claro, não tem mais, mas em alguns pontos da cidade (o mais conhecido é em Potsdamer Platz) ainda existem algumas colunas. Uma coisa interessante é que por toda a cidade tem uma marca no asfalto indicando por onde passava o muro. Alemão não gosta de falar do passado, mas faz questão de não esquecer.

O Potsdamer Platz é tipo um centro cultural: é lá onde são as apresentações, teatros, cinema, alguns barzinhos/restaurantes...

O Checkpoint Charlie:


Não sei se já contei aqui, mas eu tenho um caso de amor e ódio pela Segunda Guerra Mundial, então, para mim, o Museu Judaico (Jüdisches Museum) é um passeio imperdível para quem visitar Berlim. Por falar em judeus, foi construído o "Memorial do Holocausto" em lembrança aos judeus mortos na Guerra. Tirei uma foto, mas não sei se dá para vocês terem noção de que as pedras têm tamanho diferentes, é como se fosse uma onda: algumas altas, outras curtas, outras médias... O piso também acompanha "a onda" (não é regular!):


Um outro local que tem restaurantes, cinema, teatro e lojas é o Hackesche Höfe. Quando fui a primeira vez, fiquei com um pouco de medo, confesso. Achei o lugar meio estranho, mas depois voltei com Schatz e comemos super bem por lá! Infelizmente a ideia de anotar nome dos restaurantes só veio agora e esta viagem foi em 2010. :(



E ainda tem uma porção de coisas para falar sobre esta cidade que tanto gosto! O campo de concentração é mais ou menos uma hora distante de Berlim (dá para ir de metrô, mas tem que pegar o ticket "ABC") e não vou falar mais sobre isso neste post porque não quero finalizá-lo com coisas tristes, mas se vocês tiverem curiosidade, eu escrevo um novo post sobre o campo. Continuando a nossa viagem, a "5ª Avenida" de Berlim é a Kurfürstendamm que o povo chama carinhosamente de Kudamm. Dizem que é o paraíso das compras (passei só para olhar, não vi valores nem comprei nada). Ah, já que está lá (é longe do centro da cidade!) dê uma passadinha na Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, uma Igreja que foi parcialmente destruída com os bombardeios da Guerra e uma parte foi mantida assim. Muito linda!


E, sabe de uma coisa? Já que você já está lá - parte II, dê uma passadinha no Zoológico, vai! É um programinha que sempre me chama a atenção! Acho chato e legal ao mesmo tempo. Sou doida? Aliás, foi lá que eu vi bebês de avestruz pela primeira vez!


Uma graça, né? Ai, queridos! Me desculpem por postar tão tarde, mas ontem foi feriado e isso me fez pensar que hoje era segunda. hihi

Beijos!

5 comentários até agora

  1. Ana diz:

    Lindas fotos Letícia! Também me apaixonei por Berlim quando fui lá no verão de 2010! Visitei todos os lugares que você mencionou. Essa cidade transpira história por todos os poros! Confesso que durante os meus passeios por lá, cheguei a me emocionar em algumas ocasiões...
    Abraços,
    Ana

    Responder comentário

  2. Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Eu também estive lá no verão de 2010! De repente nós nos vimos por lá, choramos juntas em alguns lugares e nem sabemos, ó! hahaha Eu também me emocionei muito! Acho tudo lá lindo demais!
    Beijocas, Ana!

  4. Nós visitamos Berlin ano passado, pra comemorar nosso aniversário de casamento... fui num dos dias mais quentes do ano e depois pegamos chuva... Mas adorei o passeio, a cidade é mesmo cheia de história, gostei bastante!! Um dia a gente ainda pretende voltar pra visitar os Museus!!
    beijinhos

    Responder comentário

  5. Ana diz:

    Bem que suspeitei que eu conhecia você de algum lugar! Rá! rsrsrs
    Beijos, querida!

    Responder comentário

Comente!