segunda-feira, 23 de abril de 2012

Queridos, já cheguei no Brasil e voei pela TAP. Como já fiz um post contando a minha experiência com a Condor (empresa alemã), resolvi também escrever a minha opinião sobre a empresa portuguesa. Eu já viajei diversas vezes pela TAP e, sinceramente, este vôo foi o mais ralé. Geralmente, em voos internacionais, cada assento tem uma televisão própria e você pode assistir a vários filmes, seriados, escutar músicas, mas neste voo não era assim. Tinha uma televisão a cada 2 ou 3 fileiras e eu, que sou míope, não consegui assistir quase nada e o fone não funcionou em um dos filmes. Ah, na Condor o fone custa 3,50 euros, mas na TAP ele é gratuito!

Como disse, nunca tinha tido "problemas" com a TAP. Sempre peguei bons aviões, mas em uma viagem tão longa, ainda mais diurna, eu acho muito importante o entretenimento. No mais, foi tudo ok: voo tranquilo sem muitas turbulências, refeição típica de avião (nunca é boa!), poltronas confortáveis... O único defeitinho foi a televisão ser coletiva! Eu já voei várias vezes pela TAP e indico! Ah, se lembram que eu peguei a mania de olhar a poltrona número 13 nos aviões? Eu olhei e na TAP tem a poltrona 13! Não entendeu porque eu falei isso? Clique aqui!

Fiz escala em Lisboa e não saí do aeroporto, mas já tive a oportunidade de ir duas vezes para lá e adorei a cidade! Ela é antiga (lembra muito alguns pontos do RJ!), linda, comida maravilhosa, pastel de belém fantástico e tem coisa mais importante em uma viagem do que lugares bonitos e comida boa?

Eu não tenho mais os nomes dos restaurantes que eu fui (quando fui, ainda não tinha o blog), mas não tem erro: pergunte no seu hotel algum lugar bom e eles indicarão. Sem contar que fomos andando e quando sentíamos fome, parávamos em um restaurante, assim, sem indicação e os pratos sempre foram ótimos! Não sei se tivemos sorte, mas o bacalhau é realmente muito gostoso e os pratos são muito grandes! Dá para dividir tranquilo com outra pessoa! Sempre oferecem aperitivo no início (pão, queijo, coisas pequenas) e é pago! Algo em torno de 10 euros. Caso o aperitivo seja um queijo chamado "Queijo da Serra", coma sem medo. É o melhor queijo que já comi na minha vida!!

Em Lisboa tem uma bebida chamada Frize. Eu tomei a sabor limão e achei super gostosinha e só tem 4cal/100ml! Outra coisa que eu vi muita gente tomando é tipo o nosso toddynho, mas em garrafa de vidro. Eu adoro leite com toddy e nunca vi na Alemanha ou na Áustria. Cem pontos* para Portugal!

Fotos das bebidas:

Meu voo saiu de Munique no sábado, às 6:00 da manhã. Isso significa que teríamos que dormir em Munique, já que o primeiro trem do dia sairia de Ainring às 5 da manhã e nossa aldeia é 2h30m distante de Munique, então não daria tempo. Ficamos em um hotel pertinho do aeroporto que é muuuuuuuuuito bom para quem precisa ficar uma noite. Ele se chama Holiday Inn Express. É bem perto do aeroporto (uns 5 minutos de carro) e eles "fornecem" (as aspas é porque você tem que pagar 5 euros por pessoa) transporte a cada 30 minutos e o café da manhã é servido a partir das 4 da manhã, ou seja: ele é feito para quem chega/sai em voos na madrugada. Os quartos são espaçosos, super confortáveis, banheiro ótimo, tudo bem limpinho, o café da manhã é bem gostoso (tem vários pães diferentes, queijos, presuntos, geléias, nutella, frutas, cereais, leite e aquelas máquinas de café que fazem de tudo - chocolate quente, capuccino, etc). Recomendo muito! Eu não me hospedaria o período inteiro da viagem por ser longe da cidade, mas é um hotel muito bom. Pagamos 79 euros pela diária em quarto duplo e não se preocupem: é perto do aeroporto, mas não dá para escutar nada durante a noite. Primeiro que os vidros da janela são excelentes e segundo porque é proibido voos após onze horas da noite.

Só mais um detalhe: é possível fazer o check in e despachar as malas no dia anterior à viagem, mas cuidado: só até 21h! Schatz e eu queríamos despachar as bagagens e ir pra o hotel sem mala e com o check in já feito, assim poderíamos chegar com uma hora de antecedência e não duas, como é necessário para voos internacionais, mas só conseguimos fazer o check in porque chegamos no aeroporto depois das 21:00! Se lembram que em Viena é possível guardar a bagagem por até 24h na estação de trem pagando apenas 2 euros? Pois é, pensamos que seria parecido no aeroporto de Munique, mas estávamos errados: o preço para deixar a bagagem no aeroporto varia de acordo com o peso dela. Tínhamos 2 malas de 23kg cada, o que nos custaria 18 euros. Detalhe: o taxi até o hotel nos custou 12 euros. Escolhemos o taxi!

Fica a dica - Munique (hotel para quem chegará/partirá de madrugada! Perto do aeroporto!)

  • Hotel: Holiday Inn Express.
  • Endereço: Freisinger Straße, 94 - Schwaig
  • Lanche rápido: Currywurst (salsicha com curry) na estação de trem principal (Hauptbahnhof) ou no aeroporto (em uma lanchonete chamada Smokey Joe's que imita um avião de guerra antigo. Não tem erro, mas, por via das dúvidas, foto aqui!. Eu prefiro com salsicha vermelha (Rote Currywurst), mas também tem com salsicha branca (Weiße Currywurst)!

Agora vou correr para o shopping porque Schatz ainda não tem terno para o nosso casamento!

Beijos, queridos!

*Não sei se chega a ser uma expressão alemã, mas meus amigos daqui, quando aprovam alguma coisa, dizem Sehr gut! Hundert Punkte, que significa "Muito bom! Cem pontos"!

,

13 comentários até agora

  1. Adranoel diz:

    humm, estou com uma duvida acho que você pode me ajudar (depois do casamento ok!!!)
    o que cabe em 23 quilos? 10 blusas ,5 calças???
    Desculpa pela pergunta ,que pode parecer meio idiota ,mais me ajudaria muito ,
    bjs ,bons preparativos( ou final deles) para o casório.

    Responder comentário

  2. Unknown diz:

    Hundert Punkte? Essa eu nunca tinha ouvido!
    ahh o toddyinho me deu vontade!

    Responder comentário

  3. Já adiantando a pergunta do Adranoel!
    Cabe muita coisa, 23 kg parece pouco, mas na verdade vc consegue colocar bastante coisa na mala. Aí tbm depende do peso da mala!!
    Eu comprei um "Digital luggage scales" no amazon e ajuda muuuito!!!

    Responder comentário

  4. oi flor...saudades de vc...
    passei aqui pra de deixar um beijo e um casamento muito feliz.... ta chegando né!!!
    beijossssss

    Responder comentário

  5. hahaha!! Parece que nao, mas cabe muita coisa!! Eu trouxe tudo o que eu queria e minha mala deu 22kg! A do Schatz deu 18 kg!
    Minha mala só chegou aos 28 Kg quando me mudei! Pode acreditar: 23 kg é muita coisa!!

    Beijao!!

  6. Eu nao tomei o toddynho, mas também me deu uma vontadeee!! Sinto falta de achocolatado (doce de verdade) na Alemanha! haha Beijos!!

  7. Eu já vi o "digital luggage scales", Daniela!! Vi muitas vezes no próprio aviao (nas revistas onde estao as coisas que a empresa vende!).
    Parecia bem interessante mesmo!

    Beijos!

  8. Depois de amanha, Anooooooooooca!
    Estou pouco nervosa, viu? hahahaha

    Semana que vem conto tudo!

    Beijocas!!

  9. Claudégio Messias diz:

    Bom dia, Letícia!

    Estou indo prA'lemanha em agosto, minha namorada é alemã e resolvi procurar um site/blog sobre a cultura, os costumes de lá.. e adivinha qual encontrei? Vou ler tuuudoo! Já comecei pelo 'alemão bebe toda hora?' haha! Muito engraçada a parte do 'traz uma cerveja de criança pra moça' hehe! Também estou pensando em criar um blog sobre a minha ida pra lá, desde a preparação; porém é mais para parentes e amigos que desejam ter notícias minhas e das minhas bem-aventuranças! Tô inspirando-me na minha fofa que fez um quando veio para o Brasil: http://katrinnobrasil.wordpress.com Por enquanto é isso =)

    Saudações!!

    (aaaahh..!!)

    ps.: Será que vou encontrar aqui sobre como é a ida pra lá, pessoas que foram pela primeira vez, estudos e tal? Experiências de amigos seus ou algo parecido? Caso não você tem algum outro blog ou coisa parecida pra recomendar?

    Agradeço desde jáa!

    (E vi agora nos comentérios que você vai casar =D Um casamento FeLiZ =))) !!!)


    Auf Wiedersehen!

    Responder comentário

  10. Claudégio, muito legal o blog da tua namorada!! Pena que ela odiou tanto Brasília! Eu sou de lá! huahaua
    Volto com o blog semana que vem porque amanha volto pra alemanha e estou de mudanca, entao esta semana está meio corrida!
    Vou tentar pesquisar sobre cursos assim que eu voltar, ok?
    Beijos e divirta-se no blog! :D

  11. Claudégio Messias diz:

    Haha!

    Não é que ela 'odioou' (tá, ela odiou - mas) é que ela achou beem diferente do resto do Brasil tudo 'tão organizado, tão limpinho'! Nós mesmos (brasileiros) achamos que estamos em outro país lá, fora que houve uma situação chata que contribuiu pra isso e também encontrar pontos turísticos fechados, a dificuldade de andar por lá (tanto de ônibus como a pé)..! Ela ficou na casa de uma amiga lá, Camila (ou é Gabriela se não me engano).. Mas éé... só a cidade em si mesmo, ela acha todo o povo brasileiro 'muito amável' (um reflexo dela =)

    E obrigadão, Letícia! Já cheguei em 2012 no seu blog =) Foi uma leitura noturna realmente proveitosa! Sou muito devagar pra ler e entender ao mesmo tempo (wtf?!) algo quando não está bem claro, mas da forma como você transcorre suas narrativas foi chuchu beleza (hehe!)!

    Não vou me estender muito não nos meus comentários, senão tomo conta daqui (já vi que leitor vai 'sofrer' caso eu faça um blog =) ..! Começaria a bombardear você de perguntas se é tranquilo pra quem vai pela primeira vez, o que é necessário de antemão, extensão de visto e talz! São mais perguntas pra via email, ou pra alguém que você ache mais indicado =)

    Obrigado novamente pelo contato, Letícia! Amanhã (ainda não dormi) acabo de ler o seu blog e depois passarei a acompanhá-lo =))

    küsses!

    Bis bald =D

    Responder comentário

  12. Claudégio, pode mandar e-mail para o schoschee@gmail.com , quando você tiver dúvidas! Infelizmente, eu nao conheco outra pessoa que more na Alemanha, entao nao tenho ninguém para te passar como uma ajuda extra... Bom, te ajudo no que eu puder e quando eu nao souber de algo, pergunto para os meus amigos alemaes aqui! Nao tem problema nenhum! Antes da viagem, você precisará de visto (se for estudar em universade ou se você for estudar alemao para entrar em faculdade ou visto de trabalho) e passaporte com validade mínima de 6 meses (contado pela data de volta. Por ex: você volta pro Brasil em julho de 2013. Teu passaporte tem que ter validade até dezembro de 2013 no mínimo). Ah, se você for vir como turista, pode ficar aqui por 3 meses sem precisar de visto! Ah, você também tem que ter prova de que consegue se manter aqui. (pode ser uma carta da sua namorada, por exemplo! Isso seria um extra caso você viesse como turista - nao é obrigatório -, mas com visto, é obrigatório e sua namorada teria que registrar a carta na Ausländeramt da regiao dela). Ah, Brasil e Alemanha têm acordo de extensao de visto sim! Se você vier como turista, pode ficar 3 meses e durante este tempo, pedir para ficar por mais 3 meses - 6 meses no total. A extensao deve ser pedida também no Ausländeramt da regiao onde você vai ficar. Bom, qualquer coisa, como já falei, só perguntar!!
    Beijao!

Comente!