domingo, 20 de maio de 2012

Não. A semana de aula teórica, 15 aulas práticas e quase mil reais gastos para tirar sua carteira de motorista no Brasil não valem nada aqui na Alemanha. Quem tiver carteira de motorista de algum outro país da europa, aí sim, é só validar. Se você tirou no Brasil, como eu, ficará livre de fazer as aulas, mas terá que fazer as duas provas - teórica e prática - e desembolsar quase mil euros (o valor do curso inteiro. Não há redução por você fazer só as provas. Temos que pagar o valor total do curso). A notícia boa: você pode fazer a prova em português (valeu aí, Portugal!). Outra notícia boa: para quem vem só como turista, você pode dirigir legalmente por até 6 meses. Depois do 6º mês que você deve ter uma carteira alemã para dirigir (e um visto para permanecer na Alemanha! Visto de turista é só por 3 meses, mas Brasil e Alemanha têm um acordo e brasileiros podem pedir prolongação do visto para mais 3 meses, totalizando 6 meses como turista).

Para quem for tirar carteira aqui, gente, cooperem com vocês mesmos: tirem no verão!! Tirar no inverno é pedir para ser reprovado. Por mais Ayrton Senna que você seja, nós, brasileiros, não somos acostumados com neve e dirigir com gelo na pista não é fácil não! Sim, aqui tem que fazer baliza. E este é o menor dos problemas: a prova prática aqui é violenta! Além de sair na rua, como acontece no Brasil, tem uma pista especial de treino onde o instrutor te coloca em situações de risco (como te fazer perder controle em uma curva, puxar o freio de mão para ver como você se sairia se o carro derrapasse...) e se você fizer tudo certinho, você tem sua carteira.

Eu não dirijo mal, de verdade. Mas entre a prova e o trem, até hoje minha escolha foi o trem. Tomara que vocês sejam mais corajosos que eu!

Ah, o interessante também é que desde os 17 anos os alemães podem dirigir por aqui. Bom, mais ou menos. Poder dirigir, até pode, mas somente ao lado de uma pessoa autorizada (pode ser mãe, tia, pai, avô, amigo, tanto faz). Isso é como se fosse uma "pré-auto escola". O alemão já vai se preparando desde os 17 anos e quando ele tiver 18, ele começa com as aulas práticas e teóricas. A cobaia (quem tem que ficar ao lado do alemão no período da "pré-auto escola") deve ser autorizada pelo "Detran" daqui e ela não pode ter nenhum ponto na carteira e tem que ter no mínimo x (muitos) anos de carteira. Assim que o "Detran" autorizar esta pessoa, digamos, a mãe do alemão, ele pode dirigir o quanto quiser a partir dos 17 anos, mas somente com a mãe - que no caso é a pessoa autorizada - ao lado. Não pode sozinho e nem com outra pessoa. Isso eu achei bem legal: os alemães não chegam tão "crus" para fazer a prova de auto escola. Pensando pelo outro lado, deve ser um terror!! Imagina dirigir no início - que já é traumático - com a mãe ao lado!! A minha, pelo menos, só por saber que eu estava com uma semana de carteira, se eu fosse ultrapassar um carro, ela se segurava no putaquepariu (quem não sabe o que é, só clicar aqui!), fechava os olhos e se duvidar só abriria depois que eu estacionasse e falasse: "Mãe, pode abrir os olhos. Chegamos". Agora estou me lembrando do dia que minha vó ia viajar e não tinha ninguém em casa para levá-la ao aeroporto. HAHAHAHA Fiquei com dó quando ela soube que a neta de 18 anos, com carteira há pouco menos de 1 mês teria que levá-la.

Vou aproveitar que estamos falando de carro e contar outra coisa para quem mora aqui na Alemanha e tem um carro (ou quer ter). Quando você comprar o carro, você pode cadastrar um período de uso!! Por exemplo: se você só quer usar o carro no verão, você pode cadastrá-lo - no "Detran" - e todo pagamento referente ao carro (imposto, seguro) será proporcional ao período cadastrado! Mas cuidado!! Não vai dar uma de espertão e cadastrar o uso de maio até agosto, por exemplo, só para pagar menos imposto e seguro e usar o carro nos outros meses não! A multa é gigantesca - você estará sem registro, se lembre! - e tem fiscalização! Se você não cadastrou o carro de setembro até abril, ele deve ficar este período na garagem!

Mudando um pouco de assunto, obrigada pelos parabéns na sexta e pela compreensão por não ter tido post novo! :) Meu dia foi super bacana: tive o melhor presente de aniversário do mundo! Querem saber? Schatz e eu conseguimos o apê que a gente queria!! Até chorei de felicidade. Eu curto tanto os nossos primeiros passos como casal! Ah, à noite fomos comemorar a notícia e meu aniversário no restaurante chinês aqui da cidade e foi super gostoso! À tarde, para eu não ficar sem um bolinho, Schatz e eu fizemos um bolo de chocolate com pedaços de chocolate (meia receita, para não pesar ~tanto~ na consciência) e cantamos parabéns para mim. Assim mesmo, só nós dois, em casa. Foi uma delícia!

Agora deixa eu ir almoçar porque Schatz está só me esperando!

Beijos, queridos!!

, , ,

9 comentários até agora

  1. S. W diz:

    Eu estou tomando coragem para tirar a carteira novamente ano que vem. Eu tenho a brasileira que também só tem validade de 6 meses aqui na Holanda, mas cade a coragem de fazer aulas, estudar tudo novamente? aff

    beijos

    Responder comentário

  2. Paula diz:

    Muito interessante saber disso. Essa historia de dirigir na neve e com riscos me pareceu bastante aterrorizante! Se um dia eu tiver que dirigir na alemanha, talvez escolha a bicicleta e o trem hahaha.

    Responder comentário

  3. Oi minha amiga sumida!!!!!!!
    e o casamento como foi?
    já esta aqui?
    E foi seu aniversario??? Parabéns!!!!!! tudo de bom, que Deus te ilumine sempre, sempre... Quantos anos já garota??? rs
    adorei o post, você só não contou onde é o local para se tirar a carteira, fazer as provas? tem gabrito na net para estudar? rsrs
    saudades de vc...
    Nossa a adaptaçao aqui esta fogo viu...
    beijao

    Responder comentário

  4. hahaha
    Estamos no mesmo barco!! :P
    Beijocas!

  5. Minha escolha até hoje!! hahahaha

  6. Oi, Anaaaaa!! O casamento foi lindoooooo!! Já estou aqui sim (desde o dia 10 de maio).
    Fiz 25 anos, Anoca! hahaha
    Nao tem gabarito na net nao (pelo menos nao encontrei!)
    Ah, a carteira se tira no Landesamt!! Lá tem um setor para carteira de motorista!

    Beijocas!!

  7. Anônimo diz:

    Oi. Legal seu blog. Mas, estou com uma duvida. E a carteira internacional, sera que posso tirá-la e andar com ela por mais tempo em Berlim? (validade da original).

    Responder comentário

  8. Olá!
    Eu pensei muito na carteira internacional também. Sei que é válida na Alemanha e na Áustria (além de vários outros países) e parece ser bem fácil adquirir (caso a CNH esteja válida, é claro!). Tem que pagar uma taxa e fica pronta depois de 3 dias - sao as informacoes que eu tenho do Detran-DF. Farei um post sobre a Permissao Internacional para Dirigir em junho, porque em maio viajo para o Brasil e vou ao detran saber todas as informacoes. Eu imagino que a Permissao Internacional para Dirigir nao tenha nenhuma restricao no exterior. Espero que meu pensamento seja o correto, mas nao posso garantir nada antes de tentar. Como disse, minha experiência ficará registrada aqui no blog em junho! Beijos

  9. Anônimo diz:

    Mesmo com a carteira internacional (PID) você terá que tirar a carterira alemã. O PID nada mais é que uma tradução da sua carteira e não serve para quem vai residir na alemanha depois de seis meses.

    Responder comentário

Comente!