terça-feira, 22 de maio de 2012

Como vocês já sabem, Schatz e eu conseguimos nosso apê! Amanhã vamos para Viena assinar a papelada e espero que dê tudo certo. Digo que espero que dê tudo certo porque temos o pé no chão e sabemos que se o contrato não está assinado, não temos nada ainda. Não é sendo pessimista - até porque eu realmente acredito que a possibilidade de dar algo errado é remota -, mas pensar assim ajuda a dar um gás caso algo dê errado. Tem uma frase feita que diz algo parecido, não tem? "Quem não se ilude sei lá o que sei lá o que". Enfim, a ideia que eu queria passar vocês já pegaram, né? Próximo tópico(?).

Gente, vocês acham difícil prova do ITA? Encontrar um apartamento em Viena é pior. Jesus amadooooooo! Viena tem 9403548375309 milhões de anos, né? (O Wikipedia diz que ela foi fundada em 500 a.c. - "a.c" signifca Antes de Cristo, minha gente. Antes. De. Cristo. OHGOD!) Então tem muuuuuuuuuito prédio antigo. Eu acho super bonito se for qualquer um destes aqui, mas se for só o bagaço da laranja, como muitos dos que vimos, aí o bicho pega!

Eu tinha falado aqui no blog sobre os alugueis que temos que pagar como taxa do apartamento, né? Bom, em Viena é suuuuuuper caro. Pagaremos 5,5 alugueis como Kaution (isso significa que quando a gente for se mudar/sair do apartamento, a gente receberá esse valor de volta com correção. Mas até você sair do apê, o dinheiro fica lá. Você não pode mexer nele por nada no mundo! É garantia do dono do apê. Quando você for se mudar, terá uma vistoria. Se o apê tiver acabadão, você não vai receber a Kaution de volta) e mais 2 alugueis para o corretor. E o primeiro aluguel. É, o primeiro mês é pesado! Ah, tudo à vista! Se você pensa em se mudar pra Viena, já vai fazendo o pezinho de meia aí e eu falo como aconteceu comigo para vocês não terem surpresas depois!

O título do post é "Dicas - apartamento" e eu não dei nenhuma dica até agora, né? A dica que eu dou é uma pequena lista de sites para você procurar imóvel na Áustria (várias cidades). Tem um "porém": os sites são todos em alemão. Dito isso, lá vai:

  • Will haben
  • Bazar - este daqui é venda/aluguel direto com o dono do apê, então você já economizou na grana do corretor. Minha opinião: tudo bem que eu só tive duas semanas depois do casamento para encontrar um apê, ir visitar, gostar e assinar contrato, mas Schatz e eu tentamos encontrar algo neste site (Bazar) e vimos apartamentos lindos, mandamos e-mail (um eu mandei do meu e outro Schatz mandou do dele) e recebemos exatamente a mesma resposta (ele estava voltando para o país dele e teria que alugar o apartamento que ele ficava). Significa: o cara era trambiqueiro. Quem mora em dois apartamentos diferentes? Então, tem que tomar muito cuidado! Não tem mistério: se pedirem qualquer valor antes de fechar contrato, já abra o olho. No nosso caso, o cara falou que era inglês e que não estava na áustria, mas mandaria a chave por uma empresa especializada (a empresa existia mesmo) e aí poderíamos ver o apê. Quando fomos ver a empresa especializada, ela pedia o valor de 2 alugueis para retirar a chave. Quando a gente devolvesse a chave, a gente teria o valor pago de volta. Só suspeitamos do cara porque ele mandou o mesmo e-mail para nós dois.
  • Real3 - foi aqui que encontramos o nosso apê. Quem precisar, só mandar um e-mail e eu indico o corretor. Ele é demais!! UPDATE!! Encontramos nosso apê no site BAZAR! Lá não é site só para contratos entre particulares não! Encontramos um apê no site BAZAR que estava aos cuidados de um corretor do site Real3!
  • Der Standard
  • Immobilien

Ah, detalhe: o dono do apartamento liga fazendo entrevista. Não estranhem! Ele quer conhecer um pouco sobre o possível morador e você está concorrendo com outras pessoas! A que ele gostar mais, levará o apê. Conhecer um pouco, eu até acho certo. Mas perguntar se estou grávida, quanto recebemos mensalmente e afins, acho um pouco exagerado, mas aconteceu.

Então é isso, gente! Vou me preparar para a viagem amanhã e assim que voltar, mando notícias!

Beijocas!

,

7 comentários até agora

  1. Camila diz:

    Eba!!! Vai com Deus, Lê!! Boa viagem! :***

    Responder comentário

  2. S. W diz:

    Leticia, aqui até que tem muitos imóveis para alugar, o problema é o preço, tudo é super caro e super velho (meu prédio mesmo é de 1946 logo depois da 2nd guerra). O que pega também é esse depósito, aqui normalmente são 3 meses, e como você disse, só retira se mudar depois do primeiro ano de contrato.

    beijos e boa sorte no novo ap.

    Responder comentário

  3. oi Lê!!
    cariísimo né!!! E Deus vai iluminar de ser seuss sim... vai dar certo, alias já deu!!!
    Aqui pagamos 2 alugueis de calção... ainda bem!
    Bom, vi algumas fotos do casamento no Face, você estava LINDAAAAA!!!!
    25 aninhos!!! novinha né... caracas tenho 12 anos a mais que você... tou velha hem...
    beijãoooooooooooo

    Responder comentário

  4. Claudégio diz:

    Boa noite, Letíciaa o/!

    Vi essa matéria aqui no site do BBC Brasil aí lembrei que você mudou-se pra Viena! hehe! Vê só:

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120524_viena_reclama_rp.shtml

    Então (sobre seu post anterior agora) quer dizer que o turista na Alemanha pode dirigir com a carteira de motorista do país dele legalmente, de acordo com o tempo do visto dele =D ? É isso ou entendi errado (o mais provável)? hehe!

    Boa sorte nos 'momentos finais' na busca pelo novo apê!! hehe!

    Até maaiss o/!

    Responder comentário

  5. Oi, Claudégio!! Vou ver agora a matéria que você me enviou!! E você entendeu quase certinho: o turista pode sim dirigir na Alemanha com a carteira de motorista do país dele no prazo máximo de 6 meses!! Se o visto dele tiver 5 anos, depois do 6 mês, ele terá que fazer auto-escola! Por ex: eu já estou aqui há quase 1 ano. Nao posso mais dirigir, mesmo que meu visto seja de 5 anos. Tenho que fazer auto-escola desde novembro do ano passado - e nao fiz. hahaha

    Beijocas!!

  6. Anoooooooca!!
    Deu tudo certo, gracas a Deus!! :D
    Estamos com apê já!

    Que bom que vc gostou das fotos! :D Obrigada!!! hahaha

    Beijoos!!

  7. Pois éé! Tem mesmo muitos imóveis para alugar, mas também tem muita procura e acho que os corretores têm preguica de trabalhar quando é para alugar um apartamento. Nao sei, mas senti isso.
    Beijos e sorte que vc me desejou, deu certo! Obrigada! :D Conseguimos o apê!

Comente!