sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aqui é tudo bem explicadinho, bem certinho. Se você é adulto, deve pagar 2 euros pela passagem com direito a fazer baldeação (nome que se dá quando você tem que sair do metrô para pegar um outro, em outra direção), mas sem sair da estação de metrô. Para quem não conhece como funciona, ficou um pouco difícil de entender, né? Primeiro, você tem que saber o básico: toda vez que você vir um U grandão, escrito em branco com um fundo azul, lá é o metrô.

Em algumas estações você tem a possibilidade de mudar de linha (não são todas!) e com os 2 euros que você pagou pela sua passagem, você pode andar em todas as direções, mas só pode sair da estação quando você chegar onde você quer. Senão, tem que comprar outro ticket!

Crianças pagam meia passagem (1 euro). Se você for pegar metrô com bicicleta ou cachorro, também tem que pagar meia passagem para eles (sim, pela bicicleta também!). E tem horários próprios para entrar com bicicleta - de segunda à sexta das 9 da manhã até 15h e também depois das 18:30 e sábado, domingo e feriado, o dia inteiro.

Também existem preços especiais para senhores, para quem compra ticket válido por 24h, 48h, 72h, mensal ou anual. Quem vier visitar Viena, é uma boa comprar um desses combos aí!

Cuidado: depois de comprar o bilhete, você tem que validar em uma máquina parecida com essa:

Uma mais de perto:

Quando você coloca o bilhete nesta maquininha (só a ponta do bilhete), fica gravado o horário e o dia que você usou. Se você entrar no metrô sem validar, você se lascou se tiver controle! É a mesma coisa de não ter comprado o ticket!

Ah, e esta semana que eu peguei MUITAS vezes metrôs com todos os assentos, de todos os vagões, preferenciais para gestantes e idosos ou com criança pequena. Gente, eu sou psicopata com respeito ao próximo. Juro que tento sempre dar preferência, ajudar e tudo mais e olha o que acontece: estávamos eu e Schatz em um desses metrôs preferenciais aí e estava lotado! Claro que a gente precisava ir até a última estação. Lá pela metade do trajeto, já estava bem mais vazio e eu me sentei. Depois de umas estações, uma senhora entra e a mulher que estava ao meu lado se levanta para a senhora se sentar. Gente, eu JURO que tinha mais lugar livre! Aí a senhora olha pra a mulher e fala: "não precisa, obrigada. Eu prefiro o lugar desta mocinha aqui. Você pode se levantar? Você é mais jovem!" OI? Eu sempre tento fazer tudo certo e eu me senti como se tivesse feito algo errado - quase ilegal (tva faltando a pitada de exagero que sempre tem no blog!). Só para ter certeza de que vocês entenderam direitinho: TINHA MAIS LUGAR LIVRE! Mas ela queria O MEU lugar. Quando me levantei, até olhei embaixo para ver se não tinha um pote de ouro lá ou uma maleta com milhões. Resultado? Nunca mais me sento quando pego um desses preferenciais aí!

Mal sabe ela que eu sou mais velha do que muita senhora por aí! A avó do meu marido, por exemplo, tem 85/86 anos, mora no quinto andar de um prédio sem elevador. AÔOOOOOO!! Isso significa subir e descer todos os dias, com compras ou sem, 5 andares!

Tendo em vista que eu me canso só de pensar, me respondam uma coisa: eu merecia ou não ficar sentadinha como a idosa que sou?

, ,

5 comentários até agora

  1. O que eu gostei do metrô aí de Viena é que os trens sao grandoes, e nao como aqui em Hamburg que sao divididos porque daí se vc entre num lugar onde tem muita gente sentado tem a opcao de procurar um lugar livre mais adiante, o que não dá muito certo aqui... Mas achei meio mala o fato de ter q pagar pra levar bicicleta, por aqui é de gratis, e também achei as estacoes meio pareceidas entre si, se a pessoa for meio desligada, tipo minha mãe, é capaz de ser perder e descer no lugar errado... hehehheh

    bom fim de semana!!!

    Responder comentário

  2. oi LÊ!
    tadinha...pode sentar sim... rsrsr
    aqui na Alemanha é um pouco parecido com o sistema daí de tickets...
    dei risada do post como sempre...rsrsr Adoro seu senso de humor!!!
    beijinhos

    Responder comentário

  3. Camila Valente diz:

    Ahahhaahaahhahahahahahahahahhahahahahahhaahahah! Só de pensar na adorável cara de fiofó que vc COM CERTEZA fez eu ri alto. É, que senhorinha que gosta de causar a discórdia, hein? Sou a favor de ter uma plaquinha indicando assento preferencial para jovens com alma de idosa: aí sim! <3 amo tu!

    Responder comentário

  4. hahahaha
    Realmente!! Eu também acho as estacoes parecidas!
    Aqui para levaar bicicleta tem que pagar meia. Mas quem compra o ticket anual pode levar bicicleta ou cachorro de graca! Como falei, só para quem compra o ticket anual. O do dia-a-dia tem que pagar meia. E é sim meio mala! hahaha
    Beijos!!

  5. Oi! Esse tipo de coisa é de dar raiva mesmo. Já presenciei coisas do tipo duas vezes e até agora me sobe o sangue.
    Mas o que são esses negócios laranjas na foto?

    Responder comentário

Comente!