quinta-feira, 26 de julho de 2012

Todo canto de Viena tem bicicleta para alugar. Fiquei sabendo que o Rio de Janeiro também tem isso! Vou escrever como funciona o aluguel das bicicletas públicas aqui, mas antes tenho que contar um erro que cometi. Vou contar porque quem ainda não fez, ainda pode ter uma salvação, porque é um caminho sem volta (ó o drama)! Sempre que entro no facebook, todo mundo está falando de uma tal de Nina e Carminha. Meu erro foi perguntar para umas amigas quem era Nina e quem era Carminha, porque eu não entendia nada do que estava no meu mural de recados no facebook. Quem me respondeu? A minha ÚNICA amiga que odeia novela, mas ama futebol. Foi aí que eu vi a gravidade do caso: "Avenida Brasil" deve ser a melhor novela do mundo! - pensei. Mas outro pensamento me veio: "Até parece. Está para nascer uma novela melhor do que 'Alma Gêmea'". Esta novela me deixava tão boba que, ao final de cada capítulo, eu me levantava do sofá e aplaudia. Sério. Depois disso nenhuma novela tinha graça para mim e sobrevivi muito bem sem assistir a nenhuma outra até que "Alma Gêmea" passou no Vale a Pena Ver de Novo . Não é que minha amiga me falou o resumão da "Avenida Brasil" e eu fiz a besteira de entrar no youtube e assistir ao primeiro capítulo da novela? Agora me encontro aqui, ao computador, às 12:14, escrevendo para vocês enquanto os trechos dos capítulos 103 carregam. Ó VIDA! Não, minha gente, eu não vi os 102 capítulos de ontem para hoje, porfa! O primeiro eu assisti inteiro, o segundo meu coração acelerava de dó da Ritinha e quando eu vejo muita maldade, parece que vou ter taquicardia, aí eu não aguentei e pulei para o capítulo 100. Confesso que o 100, 101 e 102 eu assisti hoje de manhã.

Antes que eu pergunte se alguém que esteja gravando todos os capítulos e vai fazer um DVD, possa me enviar uma cópia, vamos falar da bicicleta?

Como disse, em todos os cantos da cidade têm um monte de bicleta laranja (e outras cores) enfileiradas. É aí que você poderá alugar uma. Aqui em Viena eu achei um pouco difícil de andar porque em Brasília eu não andava de bike... Eu sou daquelas que descem da bicicleta para subir e descer meio-fio. Tenho medão! Quando eu fui andar por aqui, fui seguindo uma ciclovia normal até me dar conta que ela continuava no meio dos carros e o sinal estava fechado. Lindo, né? Para completar, eu me imaginei andando e arrancando os retrovisores de todos os lados. Ainda bem que, embora tenha chegado beeem perto, nada disso aconteceu! Bom, chega de historinha e vamos para as fotos:

O ponto para alugar e devolver as bicicletas é assim:

Vocês estão vendo esta coisa (como eu chamo isso, meu Deus?) cinza no meio das bicicletas? Com um círculo vermelho que não dá para ver direito porque eu tirei foto da lateral? Então! É lá que fica a máquina para você dizer qual o número da bicicleta que você vai pegar. No caso, a minha era a de número 11. Olha o número aqui:

Ah, até 50 minutos é de graça. Depois aumenta para 1 euro, 2 euros e vai dependendo de quantas horas você vai andar. O esquema é você andar por 50 minutos, devolver, esperar os 15 minutos necessários para poder alugar uma outra e andar novamente. Pode fazer isso quantas vezes quiser! Importante: não precisa devolver onde você pegou. Todos os postos são lugares para retirada e devolução das bicicletas. O único problema é que você tem que fazer um cadastro antes de alugar e só pode um cartão de crédito por pessoa.

Me lembrei de outro probleminha:

O freio é do lado esquerdo!!! Como pode? Eu sou destra e não consigo pegar um copo com a mão esquerda. Outro jeito de freiar: rodando os pedais para trás. Não quero contar - ou seria recordar? - como eu aprendi isso.

Para mudar a marcha, é só rodar esta borracinha onde estou com os dedos!

Não é muito raro ver pedestres andando na ciclovia. Quando isso acontecer, você precisa buzinar. Gente, não é gritar "sai da frente, MEUUUUUUUUUU!", não. É buzinar!! Povo escuta o barulhinho típico de buzina de bike e já dá um passinho pro lado! Normal! Como buzina? Rodando este negocinho preto onde eu estou com os dedos:

Eu super entendo que na hora do desespero, você vai é apertar a buzina, como seria o normal em todas as suas Calois da vida, mas por mais que possa ser difícil, rodar é o único jeito.

É isso, gente! Eu tenho que ir agora fazer o almoço! Não tem nada a ver com o capítulo 103 carregado aqui não, viu?

Beijos!!

, , ,

5 comentários até agora

  1. OI...
    na viagem que fiz a Holanda vi muitas bicicletas destas... acho muito legal isso aqui na europa. Nossa em nem sabia que no Rio esta fazendo isso... que evolução!!! legal. saber disso..
    beijossssssss

    Responder comentário

  2. Anônimo diz:

    Que privilégio esse hein? Eu tenho verdadeira paixão por bicicletas! Essa facilidade toda me encanta!
    Lê, eu só sei dessa novela pq minha irmã fica comentando os capítulos todo momento, eu já fui muito viciada em novelas e fiz um pacto comigo mesma de nunca mais assistir, pq me conheço e não me controlo, acredita?! Mas as vezes vou lá no site da globo e leio só o resumo! hahaha e viva o youtube pra você!
    beijos

    Responder comentário

  3. Aqui tem esquema de alugar bicicletas também... só nao sei como funciona porque nunca usamos... Mas acho bem legal, sempre vejo gente andando com umas, aqui elas sao todas vermelhas... E olha, eu também morro de medo de andar no meio dos carros, na teoria eles nos respeitam, mas sabe como é, desconfianca brasileira, acho que nunca vou conseguir andar sem achar que vou ser atropelada!! Medo...

    Responder comentário

  4. Lá na UnB rolavam umas bicicletas também, mas não tinha ponto de retorno em todo o lugar e elas acabaram se perdendo na vida. Foda. Agora tão fazendo ciclovia em Brasília inteira, sabia? E é inteira mesmo. Todo lugar que eu vou tem a terrinha lá esperando pra ser asfaltada. Poderiam colocar esses pontos de aluguel de bike também, ia ser maneiro até!

    Responder comentário

  5. Anônimo diz:

    Leticia, eu estou aqui tentando nao imaginar.. mais confesso que estou caindo na gargalhada imaginando como voce aprendeu a frear girando o pedal para tras.. hahahahahhahaha
    aposto que foi assim: tava em uma decida.. onde a bicicleta vai sozinha, vc vai curtindo o vento bater no rosto, curtindo a paisagem, e pensando o quanto aquilo ali é gostoso.. quando resolve relaxar um pouco mais e gira o pedal pra tras.. hahahahhaha a bicicleta deve ter parado de uma vez e voce quase caiu.. ?! acertei?! hahahhaha
    beijos..

    Jéssica Lorrany

    Responder comentário

Comente!