terça-feira, 21 de agosto de 2012

Quem conhece Viena ou já teve vontade de conhecer e pesquisou um pouco, viu que aqui existe um lugar chamado "Escola Espanhola de Equitação" ou, em alemão, Spanische Hofreitschule. Para quem nunca escutou falar - como eu, antes de vir para Viena pela primeira vez -, é a escola de hipismo mais antiga - e única no mundo - com estilo clássico puro, sem nenhuma modificação. Os cavalos são treinados a vida inteira e a apresentação é linda! Quem ama cavalos e sabe a dificuldade que é treiná-los, vai se encantar!

Eu acho cavalo muito lindo, mas a uma certa distância (o necessário para ele dar um coice e não me atingir). Tem gente que tem medo de cachorro, não tem? Eu tenho de cavalo e gato. Normal. O meu problema é que eu sei que eu tenho medo. Também sei que animal sente cheiro de medo. Medo + animal saber disso = coice ou gato se arrepiando todo para me dar o bote. Matemática básica.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post. Voltemos.

Schatz e eu fomos em uma apresentação dos cavalos. Coincidentemente era a última que eles fariam no verão. Fiquem atentos: não é atração que tem sempre. Quer vir para Viena para ver a Spanische Hofreitschule? Tem que se programar! Nós estávamos em 8 pessoas (parentes nos visitando!) e fomos na sexta para comprar ingresso para sexta. A gente teve muita sorte, mas é loucura. Aviso desde já. Olha o que aconteceu: para esta apresentação tem lugares em pé e sentado. Quanto mais confortável e perto dos cavalos, mais caro fica. Chegamos lá e nos foi informado que teriam 8 lugares, mas separados e dos 8, 5 ficariam em pé. Estávamos com a avó do Schatz e fomos perguntar se ela aceitaria ficar sentada sozinha - como disse, só tinha lugar separado. Ela aceitou. Fomos comprar e quem disse que tinham os lugares? Alguém já tinha comprado! Ficamos lá perto da fila pensando no que faríamos. Se a gente compraria para uma próxima vez, com todos os lugares juntos, sentados e, claro, com antecedência ou se a gente comprava pro dia seguinte no mesmo esquema: metade em pé, metade sentado e todo mundo separado. Palpite vai, palpite vem, estávamos perto da fila, um ouvido na conversa e o outro na atendende e a gente só escuta uma pessoa falando: "Então, eu queria devolver esses cinco ingressos. Não vai dar mais para a gente assistir". OI? Não sei quem avançou primeiro: eu, Schatz, a tia, a prima... Sei que conseguimos 5 ingressos sentados e 3 em pé. Dos 5 sentados, 2 juntos e 3 juntos. Em pé sempre fica junto, né? É quase uma micareta! Até o suor alheio parece. Jesus amado! Eu, Schatz e prima dele ficamos em pé. Na nossa frente, estavam duas chinesas japonesas orientais que pareciam ter cortado cana uma semana inteira sob sol de deserto - sem tomar banho nenhum dia, evidente.

Aqui estou eu fugindo do assunto principal do post parte II. Voltemos.

O espatáculo dura 90 minutos. É bem bonito: os cavalos parecem dançar! Os passos são no ritmo da música! Dão até uma reboladinha quando toca a música do É o tchan!. A reboladinha é verdade. 90 minutos parece ser muita coisa, mas não é. São umas 4 apresentações e quando você pensa: "ok, agora podia vir a próxima", dá nem tempo de terminar o pensamento e a próxima já surge. Vocês sabem que eu sou sincera, então digo logo: se demorasse 91 minutos, ficaria meio chatinho. hihi Tenho certeza que quem gosta de cavalo, vai amar! Um beijo, Beto Carrero!

IMPORTANTE: meus tchutchucos lindos e queridos, não é permitido tirar fotos. Nenhuma. Nem dos cavalos, nem da parte de dentro antes da apresentação, nenhuma. Não, não, não. Decorem só essas duas palavras: foto. Não. Quando eu fui, rolou um bafafá gigante! Um energúmeno - graças a Deus não era brasileiro! - estava fazendo um escândalo porque o segurança pegou a máquina dele por ele ter sido flagrado fazendo APENAS uma filmagem. Vocês querem escutar o argumento do lindo rapaz? "Isso é um absurdo!!!!! Me avisaram que não podia tirar foto, mas ninguém falou nada sobre filmar!!!!!!!!" A vontade que eu tenho é de acabar o post aqui, ir pro canto e chorar de emoção por um argumento tão maravilhoso (só que ao contrário). Juro que ele tá no primeiro lugar de argumento mais trash da história da humanidade e daí, meu amigo, ninguém tira o rapaz. Sério: será que ele REALMENTE acreditava nisso?

Tem vídeo no youtube sobre a escola, mas como foi filmado dentro da apresentação, o que é proibido, não vou divulgar. Sim, sou cri cri com essas coisas. Sempre fui. No Brasil também. E quando é um brasileiro fazendo essas coisas, tenho vergonha como se eu própria tivesse feito.

Agora vou postar algumas fotos tiradas do wikipedia:




Curiosidade para fazer você se emocionar: todos os cavalos da apresentação são brancos, mas eles nascem pretos. Eles vão envelhecendo e mudando de cor. Então se tiver um cavalo com algum toque de preto nos pelos, ele é mais novo do que um totalmente branco. Como tudo na vida, esta raça também tem exceção: às vezes acontece de um cavalo crescer e continuar com a tonalidade escura. Desde sempre acontece isso e a Escola diz que enquanto um cavalo continuar com o pelo preto mesmo depois de crescer, significa sorte para a Escola. Atualmente existem dois cavalos pretos e a mulher disse que é sorte em dose dupla! 1...2....3... OWNTI, QUE BONITINHO!

Espero não traumatizar vocês por finalizar o post falando sobre os valores:

Para ficar em pé pagamos 23 euros por pessoa.

Para se sentar, cada fileira é um valor. Nossos parentes se sentaram mais ou menos na fileira do meio (são poucas fileiras) e pagaram mais ou menos 50 euros por pessoa.

Beijos, queridos!

, , , ,

10 comentários até agora

  1. Acredita que eu também morro de medo de cavalo e gato? Gato porque já fui atacada duas vezes (acho que eles sentiram o medo mesmo) e cavalo porque... bem, sei lá! Mas tenho medo. haha

    Mas não entendi muito bem. É tipo uma apresentação com cavalos? Com números? Eu pensei que fosse algo do tipo: cavalos pulando barreiras. haha Não consigo imaginar um espetáculo em si.

    Deve ter sido bem bonito! :D Vou procurar o vídeo ilegal no youtube, haha. Beijocas! :*


    Responder comentário

  2. Deve ser bem interessante essa apresentacao. Quando fomos à Vienna até tinha vontade de ver, mas por esse preco, nao rola... Quem sabe se um dia eu ganhar na mega-sena... hhehehheh
    beijos

    Responder comentário

  3. Eu nunca fui atacada por gato, mas morro de medo mesmo assim. Cavalo idem. hauhauha
    É uma apresentacao sincronizada com cavalos. Eles meio que dancam! É bem legal!
    E nao tem esse negócio de pular barreira nao! hauhauhau Essa que é a graca da escola espanhola: ela faz o que ninguém faz (adestrar cavalos para apresentacao).
    Só tinham homens - cavalheiros - e agora tem uma amazona. Só uma mulher, mas já é algo. :)
    Ah, e os cavalos sao só os machos!! Me esqueci de colocar. hihihihihi

  4. hauhauahua
    Eu também acho caro, Babi!
    Ainda mais para ficar em pé por 90 minutos! huahua
    Mas, morando aqui, mais cedo ou mais tarde eu teria que ir. :P
    Beijocas!!

  5. oi Lê...
    espetaculo interessante... porém bem salgadinho o preço!!!
    menina por que será que o povo daqui cheira tanto "CC"... rsrsr subcão mesmo.... ave!!!
    ri da parte das japonesas, pois sei bem o que é isso amiga... e cotar cana no sol do deserto foi ótimo!!!!.... rsrsr
    beijosssssssss





    Responder comentário

  6. ahh sim, e com visitas a gente faz mais dessas coisas mesmo...

    Responder comentário

  7. Anoca, jamais saberemos a resposta da tua pergunta. hauhauhauhua Acho que vou fazer um post sobre lugares onde é possível comprar desodorante. huahauhaua
    Negócio é feio. Um dia eu senti um odorzinho NO INVERNO! Como lidar quando dá para sentir mau cheiro no frio? Aí é só rezar para a alma, porque o corpo já era, né nao? huahauhauha
    Beijooooos!

  8. rsrsrsr.... essa foi ótima.... no inverno!!! dentro do trem fechado.... nossa... como diz a Valentina "Ecaaaa"!!!!
    rsrsr
    beijos

    Responder comentário

  9. Paula diz:

    Eu tb só descobri sobre a existencia dessa escola passeando por Viena! Queria muito ter ido, porque monto/montava cavalo, então entendo um pouco disso. Acho adestramento muito bonito quando é feito por gente tão profissional como eles. Mas houve esse problema de data. Quem sabe da próxima vez...

    Responder comentário

  10. É, Paula! Que pena que nao deu para você ir! Tem que saber os dias certinhos mesmo... Po, você que já gosta de cavalos e adestramento, iria amar! Fica a dica pra próxima vez que você vier!
    Beijao!

Comente!