segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tem coisa mais linda que ipê? Brasília tem ipês por todos os lados e eu sou apaixonada! O amarelo é o meu preferido e concidentemente o jornal chamado Correio Braziliense (com z mesmo) está fazendo um concurso do ipê-amarelo mais bonito de Brasília. Rafaela, uma grande amiga, está competindo!

A foto que ela tirou é esta daqui:

Quem quiser dar uma forcinha, só entrar neste link, apertar ctrl + f digitar Rafaela na caixinha que vai aparecer. Depois só apertar em uma bolinha ao lado esquerdo da foto, ir até o final da página e clicar em votar. Fim! Ela é a única Rafaela, mas, por via das dúvidas, o sobrenome dela é Prado. hahaha

Mudando de assunto, quando falei sobre meus dotes culinários (#aloka), a Ana pediu para eu postar as receitas. Eu já fiz bolo de limão, de banana e cenoura. O de limão foi o meu preferido e por isso coloco a receita no post de hoje.


Bolo de limão da Letícia (mentira, é da Rita Lobo - amo!)

Para a massa:
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
Raspas de 2 limões
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma de bolo, com furo no meio. Procure fazer uma camada fina e uniforme, de preferência, usando um pincel. Polvilhe com farinha de trigo e bata bem para retirar o excesso. Passando pela peneira, coloque a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Se a massa ficar com uma aparência talhada, não se assuste: é assim mesmo.

Se você quiser assistir ao vídeo - como eu comecei a cozinhar há pouco tempo, eu gosto de ver vídeo para aprender direitinho - clique aqui!

O dela ficou assim: (nem adianta clicar no botão play porque é foto, gente!)

Sem pensar no lugar perfeito para tirar a foto, sem photoshop e sem máquina fotográfica de 700 bilhões de dólares - tenho que puxar a sardinha pro meu lado - fica assim (não desanimem!! Ficou gostoso. Verdade!):

Sim, coloquei menos açúcar na calda. Ah, gente. Não tive psicológico para colocar a quantidade pedida, aí a minha cobertura ficou ralinha mesmo. Poxa, só por eu atravessar o Atlântico, engordei uns gramas (3 kg são 3 mil gramas, concordam?) aí vou ficar enfiando o pé no açúcar? Não deu. Enfim, a cobertura vai de acordo com o peso na consciência de cada um!

Beijos, queridos!!

, , , , ,

8 comentários até agora

  1. Hummmmm.... amei!!!!!!!!!!!!!!!! vou fazer amnhã mesmo!!! tenho que comprar limão, não tenho hj aqui em casa... e depois te falo como ficou!
    Caracas ficou perfeito depois que vc desenformou...
    amo bolo de limão... ai estou parecendo boba... igual criança, não vendo a hora de fazer... rsrsr
    beijossss... obrigada pituxa linda!!!!! (se viu como vc me ganhou hj hemmm... :) )


    Responder comentário

  2. Menina na empolgação do bolo, esqueci de comentar sobre o Ipê... sorry...
    linda a foto dela!!!! vou lá dar uma força... bjsss

    Responder comentário

  3. Eu também amo ipês!! Agora fim de agosto é época lá no Brasil né?! Na casa dos meus pais tem muitos, tenho muitas saudade deles!! beijao

    Responder comentário

  4. huahuahuahauhaua
    E aí, Anoca??? Fez? Ficou bom? :D

    Beijos!!

  5. Obrigada, Ana! Beijos de novo! huahau

  6. Sabe que eu nem sei quando é época de q? Eu sou muito desatenta a época de frutas, árvores, chuva e essas coisas! :( Se vc diz que é em agosto, é em agosto! :D

    Babi, obrigada por ter curtido a página do blog no facebook! Aliás, como faz pra pronunciar seu nome? huahauhua
    Beijao!

  7. Ammiga, valeu por ter compartilhado! :D Acho foda essas coisas que a galera tem que votar porque não sou a pessoa mais pop de brasília, né? hehe Fico feliz por ter gostado da foto!

    E vou testar a receita do bolo! :*****

    Responder comentário

  8. Paula diz:

    Ai que fome que deu agora! x]

    Tb adoro ipê! Acho uma pena ele só existir no Brasil. Semana passada mostrei uma fono para uma alemã e ela "Nossa! O.o Essas árvores tropicais..." rsss

    Responder comentário

Comente!