sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Vocês sabiam que tem restaurante chinês especializado em fondue? Quando eu vi isso, quase morri do coração! Juro que não sabia que isso existia! Sei que meus amigos alemães comeram em Ainring e a-m-a-r-a-m! Falaram que é coisa de outro mundo!

Há umas duas ou três semanas, minha sogra esteve aqui nos visitando e ela adora a região onde Schatz e eu morávamos. Então, combinamos que passaríamos um final de semana por lá. Falamos com nossos amigos e eles já falaram prontamente: "vocês têm que experimentar o fondue chinês! Posso marcar um jantar lá?" Nós estávamos muito curiosos e concordamos. Eu já conhecia o restaurante e era maravilhoso! Estava despreocupada. Foram chegando os pratos: lula, polvo, camarão, carne, frango, folhas verdes chinesas... Delícia, né? Mais pratos foram chegando: uns bolinhos de peixe misturados com não sei o que, tofu... Nem tão delícia mais, né? Como seria no fondue normal? Pegar o que você quisesse e colocar no óleo/pedra para fritar e depois colocar um molho. Beleza. No fondue chinês é diferente: você pega o que você quer (cru), joga dentro de uma banheira de Deus sabe o que, e depois você tem que pescar o que você escolheu. Detalhe: não sei se isso é normal, mas os alemães pegavam o prato de lula, por exemplo, jogavam a metade do prato lá, pegavam as folhas, jogavam a metade das folhas e ia assim. Então, meu amigo, quando você ia pescar a lula, por exemplo, (usa-se uma espécie de rede, parecendo essas de pegar borboleta, mas pequena, claro), não tinha só a lula. Tinha também a folha chinesa do amigo, o tofu do outro amigo, o bolinho... Tinha o que você escolheu, o que você não escolheu e mais um pouco! Sabe em desenho animado quando alguém vai pescar e vem sapato, latinha e etc? Pois é. A ideia está bem por aí.

Pois bem, todo mundo pescou, foi colocando em cada prato, ok, e a amiga alemã, foi a primeira a colocar na boca. Falou que estava gostoso, mas bem apimentado. Ela ama pimenta! Já me bateu um desespero aí. Eu gosto do sabor da pimenta, mas em um bobó de camarão, sei lá, eu coloco 3 gotas de tabasco e está ideal! Mais do que isso, não aguento! Falamos pro graçom que estava muito apimentado e ele trouxe água fervente pra diluir. Água fervente. Toda a lógica do mundo usar água para diminuir a ardência de algum molho, mas isso era fondue, minha gente. O que eu estava comendo? Em que eu estava ~banhando~ meu camarão? Não sei até hoje e jamais saberemos.

Olhei pra minha sogra e senti o desespero no olhar dela também. Ela pegava só folha verde, às vezes comia a folha crua e dizia: "adoro folhas!" Me dava uma vontade quase incontrolável de rir! Confesso que gostei da tática e comi algumas folhas cruas também, mas eu nã ia disputar as folhas tão amadas da minha sogrinha, né? Parti para o prato de camarão! Pelo gosto do camarão ser bem expressivo, quase nem sentia o gosto do molho e estava ótimo assim!

Quando achei que tivesse acabado, minha gente do céu, chega o garçom com um prato de Glasnudeln (não sei o nome em português, mas é um macarrão meio transparente. Eu traduziria como "macarrão de vidro") para fazer o quê? Molhar na bendita mistureba de água fervente + pimenta + X + Y + Centrum (tudo o que existir de A a Z). Quase caiu uma lágrima. Falei que queria pouco - pior que nem dava para usar a desculpa de fazer dieta, porque esse macarrão é feito de água - e comi. Sabe que nem estava ruim? Com tanta coisa diferente sendo mergulhada no molho, alterou muito o sabor e ele estava até gostosinho (comparado com o início da refeição, é claro).

Tirei algumas fotos e como eu gosto muito de vocês, vou dizer só uma coisa antes de mostrá-las: Amar é... TE DIZER PARA NUNCA COMER FONDUE CHINÊS EM RESTAURANTE CHINÊS! Entendido, meus amores? Ótimo! Falo em restaurante chinês porque, gente, o prato que não pode faltar pra deles é pato. Eu, Letícia, nunca comi pato no China in Box, vocês já? Claro, queridos! O chinês do Brasil é adaptado pro gosto brasileiro! Então, caso vocês encontrem fondue made in China no Brasil, podem até experimentar, mas fora de nosso país, não aconselho.

(Drama Queen on) Estou até arrepiando só de ver as fotos. O pior é que é verdade. (drama queen off).

Preparados? Lá vai:

Tinha pouca coisa ainda. Tirei a foto bem no início, antes de chegar tudo:

O molho:

Passou! Agora você já pode relaxar os músculos faciais porque a foto mais linda - só que ao contrário - era essa do molho. Desenruga a testa antes de ver a próxima foto! Pode voltar ao normal!

A rede:

Agora a "sobremesa"! Macarraozinho:

Direto pro molho:

Prontinho!

Depois fomos caminhar e vou finalizar o post com uma foto do passeio para vocês esquecerem o fondue Chinês. Sou uma graça, não?

Beijos, queridos!

, ,

5 comentários até agora

  1. hhahhahah, nunca tinha ouvido falar disso não... mas pela foto e sua descrição nao parece mesmo ser boa coisa...

    Responder comentário

  2. Aiaiai, não gosto de comida chinesa!! Minhas amigas chinesas que me desculpem!!
    Mas essa história de jogar tudo misturado ali dentro não me agrada nem um centésimo...
    Primeiro, não gosto de peixe e derivados, nada que venha do mar...
    Segundo, well, não tem segundo...mas ainda não gosto de nada que venha do mar...rsrsrs
    Sorry :(

    Responder comentário

  3. LÊ! ri demaisss....
    a das folhas verdes foi muito engraçado... "adoro folhas"...
    menina que troço é este??? obriga por me 'amra"e me avisar.... rsrsrsr
    beijosssss, estou rindo até agora... adorei! bom final de semana florzita>


    Responder comentário

  4. ahuehuahuehaheahea segunda vez que você conta sobre o findue chinês e eu me acabo de rir! Adorei o "amar é". haha Tu é demais! :*

    Responder comentário

Comente!