terça-feira, 16 de outubro de 2012

No sábado dia 6 de outubro aconteceu em Viena o Lange Nacht der Museen (noite longa dos museus). Este evento acontece, salvo engano, duas vezes por ano e funciona assim: das 18h até 01 da manhã você compra um ticket no valor de 13 euros e visita quantos museus você quiser/conseguir e o ticket vale ainda para um ônibus especial para o evento. O ônibus tem uma linha própria e as paradas são os museus. É só você descer em frente ao que você quer visitar. Atenção: tem mais de uma linha para o ônibus porque são muitos museus! Tem que tomar cuidado para não pegar a linha errada (que não passa pelo que você quer visitar!)

Schatz e eu participamos do Lange Nacht e gostamos muito! Quando compramos os nossos tickets - lembrando que é um por pessoa e ele vale para entrada em todos os outros - vi que tinha um livrinho com uma lista dos 121 museus participantes. Nós fizemos assim: olhamos e marcamos os que nos interessavam. Deles, marcamos os que a gente queria ver de qualquer jeito. Começamos por eles e aí, caso ainda tivéssemos tempo, continuaríamos a nossa lista. Conseguimos visitar três museus. Vimos todos os três direitinho e não nos preocupamos com a quantidade e sim, em ver o que os nossos escolhidos ofereciam.

Nossa primeira visita foi ao Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum). Fabuloso!! Chegamos pontualmente às 18h e saímos de lá quase 21h! É imenso, mas vale muito a pena!

Em seguida, visitamos o museu do Freud. Todo turista ama falar que veio pra Viena e conheceu o consultório do Freud. Posso criar polêmica? Achei muito bobinho. Vimos tudo em 30 minutos. É bem pequeno e para quem for, fica a dica: não dá para ver sem o guia em áudio! Se você não pegar o guia, você só vai ver parede com foto e um pouco das coisas que ele colecionava. Tem que pegar o áudio para saber a história! Para este dia da noite longa dos museus, a cada 10 minutos tinha um tour guiado todo em alemão, mas, como disse, também tem o guia em áudio (tipo um walk and talk - quem não se lembra do "uóquitóqui", gente?) em outras línguas.

Como o museu do Freud era pequeno, deu tempo para irmos em um que eu queria ver a tempos: Secession. O prédio, por fora, já me encantava! Joga "secession vienna" no google imagens e veja se eu não tenho razão! Lindo demais. A cúpula é linda! Enfim, estava doida para ir. Fomos. Só digo uma coisa: peço desculpas até hoje por ter pedido pra ir lá. Não gostei de jeiiiiiiito nenhum. Marido também não! Entramos e era um salão imenso com uns 5 quadros pendurados. Sério. Só tinha isso no primeiro andar. Fomos ao segundo andar: um vídeo só com imagens e um som de batuque. Não, não era um batuque legal. Reproduza o som em casa: só bater o dedo na caixa de fósforo e deixar uma moeda cair no metal. Mais uma vez. Mais uma vez. Você acha que mudava depois de algum tempo? Não, querido leitor otimista! Era isso o tempo inteiro enquanto passavam fotos doidas no telão. Povo entrava, olhava, o queixo caía de desgosto e saía. Schatz e eu aguentamos a tortura por uns 5 minutos. Depois, fizemos o mesmo: saímos. O lado bom disso tudo é: as exposições são temporárias, né? Oremos para a próxima ser melhor! Se você clicar na palavra "Secession" no início deste parágrafo, vai entrar no site do museu. Só olhe as fotos da primeira página. Descrevi certinho ou não? É aquilo ali, minha gente!

Falei que fomos em três museus porque não contei o Secession como uma ida válida. Para vocês terem noção do quanto foi ruim. Enfim, fomos ao Technisches Museum (Museu técnico). Schatz já quer comprar o ticket anual do museu, sonhando em levar os filhos lá para explicar tudo para eles. É bem legal porque mostra como acontecem as coisas. Por exemplo: como funciona um gerador e várias outras coisas. O interessante é que é um museu interativo! Você aprende como funcionam várias coisas nas maquetes ou objetos reais. Difícil explicar, mas muito interessante. Sabe Feira de Ciências da escola? A ideia é a mesma. A diferença é que você pode mexer nas maquetes dos outros amigos e nenhum será um vulcão feito com bicarbonato de sódio e vinagre. É muito bom! Você que é ou tem um marido ou mulher/namorado(a)/companheiro(a)/amigo(a) nerd vai adorar! Uma hora da manhã fomos gentilmente expulsos do museu e foi uma noite incrível!

Agora chega, né, gente? Falo demais, credo!

Beijos, queridos!

, , , , , , , ,

3 comentários até agora

  1. Poxa Lê que legal...
    já ouvi falar que em Paris tem a noite "branca" que funciona mais ou menos deste jeito..
    Caracas em Viena tem 121 museus???? nossa...
    Dei risada do marido nerd... rsrsr. Não sou nerd não, mas acho legal também essas coisas menina!!!! :)
    beijosssss

    Responder comentário

  2. Imagino o quanto o Eric deve ter gostado desse museu técnico! Acho que o pai da Paola ia se amarrar também! ahuehaea De todos, acho que é o único que eu iria. Realmente não gosto de museus!

    Responder comentário

  3. Que legal Leticia!! Visitar museué tudo de bom né?!! Ruim quando eles não são interessantes como vc teve o desprazer, mas que bom que os outros cumpriram com sua função!!! Beijokas

    Responder comentário

Comente!