terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vocês sabem que eu sou a mais nova louca por DIY (Faça você mesmo), né? Gente, é viciante isso! Eu estava maluca atrás de um extrato de baunilha para fazer um bolinho aqui em casa. Encontrei um vidro minúsculo por 15 euros. Juro que se tivessem quatro gotas lá dentro, eu compraria. Como não tinha (haha), decidi fazer o extrato de baunilha em casa mesmo! E a facilidade que é fazer? Dá até vergonha de não ter feito antes!

Tudo o que você precisa para fazer um extrato de baunilha caseiro:

  • Duas favas de baunilha,
  • Vodka (pode ser a mais barata que tiver, não vai fazer diferença na qualidade do extrato) e
  • Um vidrinho.

Existe coisa mais fácil? Na sexta, comprei as duas favas de baunilha (paguei dois euros e pouco por elas) e no final de semana eu queria ir em alguma loja para comprar o vidrinho. Schatz e eu fizemos compras, caminhamos, vimos filme, cozinhamos juntos (Jamie Oliver, um beijo!) e me pergunta se a gente comprou o vidrinho? Já contei que quando fico animada com algo, quero para ontem, né? Foi aí que eu abri na geladeira e vi o shoyu. Estava no finalzinho. Vi um frango. Tenho uma receita de tempero pra frango que usa shoyu. Ah, gente! 1+1=2! Nem pensei duas vezes: só queria o vidrinho do shoyu! Lavei com água morna e detergente duzentas vezes, para deixar beeeeeeem limpinho. Depois foi só colocar as favas de baunilha cortadas (o corte deve ser feito no comprimento!) e acrescentar vodka - não precisa colocar até o limite não! Só é necessário até cobrir as favas. Ah, se elas forem muito grandes, pode ser feito um corte no meio.

Coloque o vidro em um local escuro e seco. Agora preciso esperar dois ou 3 meses para usá-lo, mexendo umas 3 vezes por semana. A proporção é mais ou menos 250ml de vodka para cada duas favas de baunilha. Eu confesso que usei menos vodka porque o vidrinho de Shoyu que eu usei tem uns 100 e poucos ml.

Procurei a vodka mais barata, mas o vidro era muito grande! Então, compramos uma marca boa para o restante da garrafa virar alguns ~ extratos ~ de caipiroskas!

Clique aqui para ver um vídeo no youtube explicando como se faz!

Beijos, queridos!

,

2 comentários até agora

  1. Flor...
    eu não sei o que seria a fava da baunilha... acredite... onde você comprou???
    dica boa hem...
    beijosss

    Responder comentário

  2. Unknown diz:

    Nossa que genial!

    Deve ficar muito bom!!! Imagina passar 3 meses cuidando da essência, só não pode se apegar e ficar com dó de usar depois auhaihaiuhaiu Ainda bem que só bastam algumas gotinhas para cada receita, assim você passa mais tempo com a sua filh... Quer dizer... Com essa magnífica e respeitável obra prima culinária! ahahahah

    Eu nunca vi uma fava ao vivo, aqui em Brasília eu descobri que se acha no ceasa, mas falaram que é bem carinho! Mas eu vejo as fotos dela e suspiro =p

    1+1=2 ahahahhahahahah

    Boa sorte com os extratos de caipiroskas! ;)


    Responder comentário

Comente!