sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vou começar com uma foto bombástica(?):

Quem olhar para essa latinha e não pensar: "Desculpe, senhor. Eu pedi coca e não sardinha..." ou não pensar que o trem de abrir veio quebrado, eu pago 10 reais.

Voltando ao post de hoje, só peço isso para vocês:




Para mim, é a melhor de todas!

Hatshepsut era filha de Tutmés I e se casou com o Tutmés II, seu meio irmão. Até aí, normal para a época, né? Agora é que vem o tchan: do casamento, veio uma filha e mulheres não podiam ser Faraós. "Tudo bem, vamos continuar tentando até vir um menino"- Eu diria que este foi o pensamento dela. O probleminha foi que o marido, Tutmés II, engravidou a outra esposa e nasceu um menino! Ou seja: ele governaria Egito. Ele seria o Faraó! Quando Tutmés II morreu, Hatshepsut inventou uma história dizendo que Amon-Ra, o Deus maior, era seu pai. Ela disse que em uma noite chuvosa Amon-Ra tomou forma do Tutmés I (o pai dela de verdade), engravidou a mãe dela e disse que a filha dos dois nasceria para governar o Egito. Por ela ser filha legítima do Deus maior, mesmo sendo mulher, ela deveria ser a próxima a governar o Egito. Ok, a história inventada por ela está linda, mas ela precisava de gente importante para confirmar isso e foi conversar com os sacerdotes. Estes tinham uma vida mansa por causa das doações que Hatshepsut fazia enquanto rainha. Então eles apoiaram a versão dela ser filha de Amon-Ra até porque eles pensavam que o Deus maior a castigaria pela mentira e o governo dela seria marcado por colheitas ruins e pragas.

Com a mentirinha feita e confirmada pelos sacerdotes, Hatshepsut não precisaria de muito para ter o apoio do povo. Dito e feito! Ela virou Faraó e ainda fez um templo só para ela. Ah, importante: o período em que ela esteve no poder (22 anos) foi de fartura para o Egito!

O Templo de Hatshepsut é maravilhoso! Algumas fotos:


Todo dia 22.12, o nascer do sol faz esta rampa acima parecer um tapete vermelho que guia até a entrada (não foi coincidência! O projeto do templo já foi feito pensando nisso! Não é fantástico?)




A pintura é a original!


Valor da entrada: 30 LE.

Gente, super importante dizer que o Templo de Hatshepsut, Vale dos Reis e Vale das Rainhas são três atrações turísticas diferentes! São bem próximas - de carro/ônibus -, mas cada um é em um lugar!

Este post será colacado no facebook do blog um pouco mais tarde do que o normal porque ele está agendado. Eu tenho um compromisso amanhã (sexta) cedinho e não sei que horas volto. Eu vou Sair pelo Mundo! Vamos juntos?!

Beijos, queridos!!

,

4 comentários até agora

  1. Anônimo diz:

    Querida Leticia,

    Muito obrigada por compartilhar mensagens tao bacanas ao longo dos dias!
    Desejo que vcs tenha um 2013 recheado com belas surpresas :-)
    E que nesse ano vcs conquistem tudo aquilo que o $ nao pode comprar…

    Vc constuma enviar e-mails com as atualizacoes do seu blog, se sim, poderia enviar para mim por favor tmb?
    Se nao, Kein Problem, eu volto, ja conheco o caminho :-)

    Um beijo aus Allgau,
    Marianna

    Responder comentário

  2. Le essa viagem foi 10!!! adorei conhecer um pouquinho com sua narração...
    Flor obrigada pelo recadinho lá no blog, hoje que fui dar uma lida e fiquei muito feliz... nao vou derreter, prometo!!!! rsrsr
    Beijos com saudadesssss

    Responder comentário

  3. krampus guel diz:

    AMO ESSE BLOG!! Morro de rir!!! Vc podia postar toda hora! hahaha! Proxima viagem, simbora pro agito no egito! =************

    Saudades demais de vc ja! Te amo, frô!

    Responder comentário

  4. Marianna, adorei seu comentário!
    Muito obrigada!
    Eu nao costumo enviar e-mails com as atualizacoes do blog nao, infelizmente.. O que eu faco é postar na página do blog no facebook (https://www.facebook.com/Schoschee)! Caso você queira, é só curtir lá. Ah, eu só coloco os posts do blog. Nao fico enchendo a timeline nao. :)

    Beijo grande!

Comente!