terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Queridos, hoje o post é sobre hidratação capilar! Gente, descobri essa "touca de gesso", vocês já ouviram falar? Não tem nada a ver com gesso. Na realidade, é feita com maizena. Sim, maizena de cozinha mesmo. Há uns dias minhas amigas e eu estávamos conversando sobre essa hidratação e ontem eu tive coragem de me lançar como cobaia do grupo.

Juro para vocês que se eu sair amanhã e o povo me perguntar: "Letícia, por que você usa seda no lugar do cabelo?", eu não vou me espantar. Meu cabelo tá maaraaaaa! Macio e hidratado!

Não estou gostando dessa foto, gente. Falta algo!

Agora siiiiiiim! Gostaram da minha adaptação? "Antes da touca de gesso" / "Depois da touca de gesso"!

Sério, estou apaixonada por essa hidratação. Eu vou ensinar como se faz aqui, mas eu tinha que cobrar, porque é um milagre! Tudo o que você vai precisar está nesta lista:

  • 1 xícara de água (200ml);
  • 2 colheres de sopa caprichadas de algum creme* que você tenha em casa;
  • 2 colheres de sopa caprichadérrimas de Maizena;
  • Ampola de vitamina ou algumas gotas de óleo capilar (opcional);
  • 1 colher de sopa de açúcar (só use açúcar se o seu cabelo for muito volumoso, com fios grossos!)

Você vai fazer o seguinte: lave seu cabelo só com shampoo. Desembarace os cabelos. Pegue um potinho, coloque o creme* e junte a colher de açúcar (lembrando que o açúcar só será usado caso seu cabelo seja muito volumoso, grosso, daqueles difíceis de lidar como o meu) e misture bem! Agora pegue uma panela, coloque a água e a maizena e vá mexendo sem parar, até engrossar (vai parecer uma massa. A consistência vai ficar bem parecida com esses cremes mais concentrados! Demorará uns 5 minutos, mais ou menos. Ah, o fogo é médio/baixo). Desligue o fogo, pegue essa massa de maizena e coloque no potinho, onde está o creme. Misture bem. Agora acrescente a vitamina ou o óleo (eu coloquei algumas mil gotas do Óleo Extraordinário da L'Oreal) e misture novamente. Separe o cabelo em mechas e vá passando essa mistura morna no cabelo todo (não precisa esperar esfriar não! A massa de maizena estará quente e o resto, frio, então a mistura vai ficar morninha. O ideal é passar ela morninha mesmo!). Aí é só colocar um roupão (de seda, para combinar com o cabelo novo!), tomar uns bons drinks e esperar 30 minutos (não tem problema se passar disso. Eu fiquei quase uma hora. hihi)

Gente, pare com o preconceito. Vocês me conhecem e eu só falo o que eu testo e aprovo. Meu cabelo está aqui inteirão! Não caiu e não está com cheiro de mingau. Pode fazer na fé e volte para me contar, porfa!

Eu não vou falar que o volume do meu cabelo diminuiu 50% porque seria injusto. Diminuiu bem mais. Uma frase apenas: estou chocada com essa belezinha!

Eu falei que tinha que cobrar por dar a receita, né? Quer saber? Vou cobrar mesmo... em quilos de maizena!!

Ah, não é aconselhável guardar o que sobrar. Só para vocês terem uma ideia: eu tenho muuuuito cabelo e ele vai até a cintura. Fiz a receita que coloquei aqui no post e sobrou. Como eu duvido que você tenha mais cabelo do que eu, acredito que você possa fazer a metade (decisão de cada um, claro)!

*Quando eu pesquisei sobre a "Touca de Gesso", vi uma pessoa perguntar se o creme da receita era de corpo ou de cabelo. Estou rindo até agora disso. hahahaha Amores, quem for hidratar o cabelo das pernas (para chegar nesse nível, é melhor depilar, né, fia?), pode usar de corpo. Agora, se você vai hidratar tuas madeixas, opte pelo creme de cabelo, viu? (Aqueles redondinhos! Não é condicionador não!)

Beijos e bom carnaval, queridos!

UPDATE! Depois de passar a mistureba no cabelo (nesta parte o cabelo vai ficar bem durinho. Calma. hahaha), coloque uma touca térmica (se não tiver em casa, pode colocar só saco plástico e touca normal para abafar um pouco) e aí espere os 30 minutos!

40 comentários até agora

  1. Anônimo diz:

    kkkkk que post MARA!!! Mas é claro que vou experimentar!!! E você escreveu com tanto, mas tanto entusiasmo que eu acho que o negócio é milagroso mesmo!!! Mas vou fazer sem o açúcar, o meu cabelo é bem fininho! Adorei Lê!
    Obrigada por compartilhar pra deixar as ameeegas bunitas também!! hahaha

    Pergunta: os cabelos ficam duros quando a massa vai secando? Lava com shampoo novamente pra tirar tudo?

    beijinhos!

    Responder comentário

  2. Tenho amiga feia nao, Ana. huahauhau Se meu cabelo tá lindo, obrigacao das minhas miguxas é ter cabelo bonito também. huahauhau
    Fica duro quando passa sim, mas depois dos 30 minutos, quando vai lavar, ele já está muito macio! Tirei só com água! Nao passei shampoo nao, nem condicionador pq, como disse, já estava bem macio!
    Ah, coloca touca térmica para esperar os 30 minutos! Se nao tiver, nao tem problema. Só colocar um saco plástico para abafar um pouco que funciona!

  3. Pêtra diz:

    Nossa, mas com essa propaganda tão bem feita não tem como não fazer, hehehehe!!! Vou fazer nesse findi e volto pra te contar como ficou, mas também vou fazer sem o açucar (ou com bem pouquinho pra ver o que acontece, hehehe).
    Beijinho!!

    Responder comentário

  4. LÊ!!!!
    que MARAAAAA....
    mas nao entendi, ele alisa ou apenas hidrata? pois tenho uma minguerinha de cabelo flor...
    Mas vou fazer......
    VC é TUDO hem amiga...
    beijocas...

    Responder comentário

  5. Anônimo diz:

    Gente eu tenho que falar pra voces , eu já fiz essa mistureba e dá certo sim . No meu caso meu cabelo era(é o que voces leram mesmo ''ERA'')ondulado e com muito volume. e por incrivel que paresca vi essa receitinha da toca de gesso na Net e resolvi fazer.Fiquei mas de 2 hrs no cabelo. e enxaguei e TarãN!MEUS CABELOS ESTAVAM TOTALMENTE LISOS..é isso mesmo que vc leu:''LISOS'',e tbm TOTALMENTE SEM VOLUME,fiquei encantada e eu toda semana faço isso as pessoas perguntavam o que vc fez para que o seu cabelo ficasse assim,e eu respondia é um segredinho, pensavam até que fiz progressiva,dei relaxamento ou alguma quimica mas ñ,foi a nossa milagrosa MAISENA! Adorei o blog!bjOkaas.. Mas eu digo uma coisa esta comprovado que ele alisa cabelos que esta quase no ponto de ser liso,como era o meu.Ele ñ alisa cabelos totalmente cacheados nem cabelos crespos logo de primeira como o meu.Mas ele alisa sim progressivamente,e ñ de primeira.Esperam que gostaram da minha experiencia.Estou tirando onda de kabelos lisos! hahah. By:#KarenMachado

    Responder comentário

  6. Unknown diz:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  7. Jéssica Freitas, eu vi seu comentário pelo celular e acabei apagando sem querer. :( Mil perdoes!
    Respondendo sua pergunta, acho que nao custa nada tentar! Desde que descobri a touca de gesso, faco de duas em duas semanas e meu cabelo virou outro!! Volume diminuiu muito (coloco açúcar porque meu cabelo é cheio e com fios grossos) e ficou muito mais macio!
    Tente e me conta depois? Beijos!!

  8. Anônimo diz:

    Pode substituir o açúcar por mel?

    Responder comentário

  9. Acho que nao tem problema substituir o acucar pelo mel, mas penso que o volume vai continuar o mesmo. O mel hidrata, entao pode ser que o cabelo fique ainda mais hidratado. O acucar é para diminuir o volume!
    Beijos!

  10. Anônimo diz:

    Fiz a touca de gesso ontem e Meu cabelo ficou lindo, brilhoso e super macio adorei a receita, muito obrigada, bjus... ( Leticia Macena)

    Responder comentário

  11. Que bom que você fez e gostou, Letícia! Nao vivo mais sem touca de gesso! :)
    Beijos!

  12. Nuvens diz:

    pra tirar a hidratação é só lavar com água ou depois passa o condicionador?

    Responder comentário

  13. Anônimo diz:

    Caaaaaaaaaaaaaraaaaaaaaaaaaaaaa, Milagroso! Meu cabelo ta feito seda.
    E eu ainda fiz chapinha depois, QUE ACABAMENTO PERFECT!
    Mara, Te Amo, salvou minha vida *_* Meu cabelo
    é pior que o seu. Mas agora.. ESTÁ UM LUXOOOOOOOOOOOO!! ><'

    Responder comentário

  14. Unknown diz:

    Tem como substituir o creme pelo condicionador??

    Responder comentário

  15. Nuvens, desculpa responder só agora: só lava com água mesmo!!

    Anônimo: ""meu cabelo é pior que o seu" foi ótimo. huahauhauhauhua Que bom que você gostou!

    Laís: Tem sim, mas o resultado fica melhor com creme!

    Beijos!

  16. Anônimo diz:

    Vou experimentar agora.. Ameeiiiiii o post, propaganda perfeita.. Vou fazer e volto pra dizer o resultado..
    ~~>Mary Hellen akii<~~

    Responder comentário

  17. Anônimo diz:

    Fiz a touca hj acabei de fazer estou esperando secar mesmo com ele molhado estou sentindo macio so qe me cabelo e volumoso e tem fios grossos mas nao sabia da açúcar, vai ficar bom do mesmo jeito ?

    Responder comentário

  18. Anônimo, vai ficar macio, mas acredito que o volume continue o mesmo. Experimente colocar açúcar se você fizer mais uma vez!
    Beijos!

  19. Aguardo notícias do seu resultado, Mary Hellen! :D

  20. Vou experimentar sua receita, porem vou substituir o açúcar pelo mel, pois meu cabelo é muito fino e volumoso e uma dúvida posso substituir a água por leite?

    Responder comentário

  21. Anônimo diz:

    meu cabelo é cacheado será que vai tirar meus cachos ou só melhorar o volume?

    Responder comentário

  22. Bia, acho que trocar o acucar pelo mel só vai aumentar ainda mais a maciez, mas nao vai diminuir o volume. Quanto à troca da água por leite, sinceramente eu nao sei dizer. :( Se tentar, volta aqui e me conta como ficou? Beijos!

  23. Anonimo, pode fazer tranquilo. Se a touca de gesso conseguisse alisar o cabelo, eu estava feliz da vida! hahaha Só é uma hidratacao profunda mesmo.
    Beijos!

  24. Anônimo diz:

    posso bazar na frente do cabelo para tirar o resacamento da frente :obs:meu cabelo e cacheado


    Responder comentário

  25. Anônimo diz:

    é nescessário fazer escova e prancha depois?

    Responder comentário

  26. LEMBRO QUE FIZ TOUCA DE GESSO EM UM SALÃO EM 1986 (LEMBRO DA DATA PQ FIZ PRA MEU NOIVADO HEHE) SÓ QUE NÃO SABIA QUE ERA MAIZENA E QUE ERA TÃO SIMPLES ( A MOÇA ME COBROU CARO NA ÉPOCA, AH SE EU SOUBESE !!..) ACABEI DE FAZER ,ESTOU ESPERANDO O RESULTADO . JÁ TÔ PASSANDO EM TODOS OS SARARAS DAQUI DE CASA HEHEHE. VOLTO PRA CONTAR COMO FICOU. BJIM

    Responder comentário

  27. Anônimo diz:

    Gente eu usei essa Bendita touca e A ME I!!. maravilhosa hidrata deixa realmente macio foi maravihosa bjs!!

    Responder comentário

  28. Anônimo diz:

    Ola Leticia!
    Surfando na internet a procura de um hidratante encontrei essa super dica da rouca de gesso, bom amanha mesmo vou colocar no meu cabelo.

    E outra coisa que me surpreendeu foi saber que voce mora na Austria, saba que temos algo em comum?

    Sou casada com um austriaco e morei la por 17 anos, no momento estamos no Brasil curtinho a familia e a trabalho mas voltaremos.

    Vielen Dank fuer den Tip,



    Responder comentário

  29. Anônimo diz:

    Acabei de encontrar essa dica (mais ja experimentei) e gostaria de saber se fecula de mandioca tem o mesmo efeito do amido de milho eu ja fiz com o amido e ficou bem legal. Queria so tirar essa duvida mesmo.

    Responder comentário

  30. Gente, respondendo o anônimo acima e muitas outras pessoas que me perguntam: eu nao sou expert em cabelos (infelizmente). Eu sinto muito, mas nao sei o que pode ser substituído pelo que. Só encontrei a touca de gesso, fiz, amei e publiquei. Isso nao me faz ter respostas para todas as perguntas (na verdade, sei tanto quanto vocês!).
    Uma coisa eu sei: é uma hidratacao maravilhosa! :)
    Grande beijo!

  31. Meu cabelo é volumoso, mas os fios não são grossos. Devo usar açúcar?

    Responder comentário

  32. Anônimo diz:

    Queria saber se ele e temporario oi fica pra sempre?kk

    Responder comentário

  33. Anônimo diz:

    Fiz essa touca de gesso e amei mesmo! Hidrata e tira o volume do cabelo.Usei um copo leite integral que contém ácido láctico, 2 colheres de maizena, 2 colheres de acúcar, duas colheres de creme de cabelo e um pouquinho de óleo de argan.Fiz o mingau em banho maria e quando ficou morninho coloquei o creme de cabelo e o óleo e misturei bem e apliquei na cabeleira e esperei 1 hora e enxaguei e finalizei com condicionador. Ficou show, recomendo. Quem quiser pode substituir o óleo de argan por Bepantol líquido vendido nas farmácias.

    Responder comentário

  34. Unknown diz:

    Letícia, vi uma receita com leite ao invés de água!
    Você sabe se funciona? Obrigada, beijos!

    Responder comentário

  35. Anônimo diz:

    Meus cabelos sao meii lisos e sao volumosos,mas sao finos devo usar açúcar?

    Responder comentário

  36. Anônimo diz:

    gostaria de saber se a fecula de mandioca da o mesmo efeito da maizena

    Responder comentário

  37. Anônimo diz:

    Amei amei e aei vo testar depois falo se amei de verdade kkkk ou não -.-

    Responder comentário

  38. Pois é, quero experimentar, mas olhando os comentários fiquei com algumas dúvidas que não foram respondidas: pra retirar o produto, usa-se o shampoo? Eu também vi receitas com leite, seria a mesma coisa? Beijos, adorei a dica!

    Responder comentário

Comente!