terça-feira, 19 de março de 2013

Oi, queridos! Decidi fazer um post sobre a máquina de fazer refrigerante que temos aqui em casa. Muita gente perguntou se é bom, onde encontra e etc, então achei legal escrever sobre ela hoje.

A máquina se chama "SodaStream". Quando compramos - há quase dois anos - só tinha um modelo (pelo menos na loja em que compramos), mas hoje em dia já tem vários outros. A única diferença é o design. O resto é igualzinho!

Como funciona: para fazer o refrigerante, você precisa do xarope da sua preferência, de água normal e da garrafinha própria da marca (a Sodastream já vem com duas ou três garrafas!). O primeiro passo é colocar água na garrafa - obedecendo a linha de limite máximo. Depois, você vai encaixá-la (tem que rodar. O encaixe no topo da máquina é como se fosse uma porca em um parafuso, sabe?) O tubinho branco que vocês estão vendo na primeira foto fica, claro, dentro da garrafa já com água. É justamente pelo tubinho que sairá o gás.


O tubinho por onde sairá o gás
Cilindro com o gás

Com o tempo, você vai precisar trocar o cilindro porque, né? Um dia o gás aí dentro há de acabar. Tudo bem que Schatz e eu não fazemos refri com a maior frequência do mundo (uma vez por mês, em média) e vou contar para vocês que até hoje não precisamos trocar o cilindro. Ou melhor: até semana passada. Por sorte, foi possível fazer nosso último refri no mesmo dia que fizemos as fotos! Ah, as lojas que vendem SodaStream, vendem também o gás. A troca é bem simples: a máquina tem dois botões cinzas nas laterais. Só apertá-los ao mesmo tempo e a parte de trás sai com facilidade. Agora que você sabe disso, olhe a foto abaixo e volte um pouco para reparar a foto acima!

Botões para desmontar

Existem vários sabores (coca-cola, limão, frutas vermelhas, pêssego...), mas o meu predileto é este aqui:

Xarope

Tangerina! A tampa do xarope é para ser usada como medidor. Também tem xarope para uma dose - bom para os momentos de será-que-é-bom, porque é dose única. Olha ele aqui:

Xarope miniatura

Depois de colocar o gás na garrafa, é só acrescentar o xarope escolhido - como falei, use a tampa como medidor - e agitar delicadamente a garrafa para a água e o xarope se misturarem bem. Schatz faz leves movimentos para cima e para baixo (tipo gangorra) porque assim fica bem misturado e o gás permanece.

Prontinho!

Nossa opinião: gostamos muito! Só não fazemos com mais frequência porque não somos muito loucos por refrigerante, mas o sabor é ótimo. O que acho mais bacana é a liberdade de fazer tudo do seu jeito: colocar a quantidade que quiser de gás e de xarope (mais forte, mais xarope). Sei que muitos devem se perguntar se a coca-cola é igual à comprada e aviso logo: não, não é. Se nem a Pepsi é parecida, imagina um xarope da Sodastream! hahaha O de limão é muito parecido com Sprite. Muito mesmo. Tangerina é meu TOP 1 (nada a ver com fanta), mas é um pouco difícil de encontrar. O sabor limão taiti é o TOP 2 (tem o siciliano - amarelinho - também, mas acho que não experimentamos ainda).

Caso eu tenha me esquecido de falar algo, só perguntar!

Beijos, queridos!



Onde comprar? Grandes supermercados, lojas que vendam pequenos eletrodomésticos ou online pela Amazon.
Preço: 59,90 euros (na Amazon está na promoção por 49,90 euros)


9 comentários até agora

  1. Super divertido pros fas de refrigerantes e água com gás. Eu que nao gosto nem de um nem de outro fico com meus suquinhos e água da torneira mesmo!!

    beijo

    Responder comentário

  2. Camila Valente diz:

    Isso aí é genial!! Queria maquina de torresmo! :(

    Responder comentário

  3. Esta máquina realmente é diferente, original.. coisa daqui!!!
    Ah! faz mais vídeos seus, adorei!!!!
    beijãoo

    Responder comentário

  4. Unknown diz:

    GOSTARIA DE SABER QUANTO CUSTA O GAS É FACIL DE ENCONTRAR ME AJUDE POIS QUERO MUITO ESSA MAQUINA OBRIGADO.

    Responder comentário

  5. @LEDA RODRIGUES Leda, o gás custa uns 9 euros, mais ou menos. Onde vende o SodaStream, vende também o gás.
    Beijo!

  6. Ubonora diz:

    Gostaria de saber quanto custa em média o cilindro e o xarope!? Grata

    Responder comentário

  7. @Ursula Bonora Ursula, o xarope custa uns 8 euros. No comentário acima, falei que o cilindro de gás custa uns 9 euros, mas acho que custa mais. Nao me lembro o valor exato porque compro uma vez por ano (ou demoro até mais), mas nao é caro nao.
    Beijo!

  8. Anônimo diz:

    Oi Letícia, Gostaria de saber se o refri perde o gás muito rápido. Quando vi receitas para se fazer refrigerante de água com gás comprada pronta e xarope caseiro de frutas no liquidificador, sem nem precisar fazer já sabia que ficaria com pouquíssimo gás. Esse dura alguns dias na geladeira com gás?
    E outra dúvida que tenho e que ainda não achei ninguém falando sobre, é se eu guardo o refrigerante nessa garrafa na própria SodaStream ou em outra de pet/vidro? Pq se eu quiser, por exemplo, fazer em maior quantidade e dar de presente para o povo daqui levar para casa, não teria como, né...
    Obrigada,
    Letícia (tbm kkkk).

    Responder comentário

  9. @AnônimoOi, Letícia! Para ser bem sincera contigo, tenho que dizer que aqui em casa nunca durou nem 3 horas. huahauhua A garrafinha da SodaStream é pequena (1L, talvez?), entao nao sobra para guardar na geladeira. Como você coloca a quantidade de gás que quiser, imagino que se você já fizer com o intuito de tomar só no outro dia, coloque mais gás que você colocaria. Aí eu acho que dura até o dia seguinte sim (mas aí eu já acho melhor deixar a garrafa da SodaStream com água na geladeira de um dia pro outro e no dia seguinte, quando for beber, você coloca o gás e o xarope). Para dar de presente é complicado porque o refri tem (obrigatório) que ser feito na garrafa da SodaStream. Se você fizer direitinho e for passar para outra garrafa para dar de presente, aí nao tem jeito: vai perder muito gás. Isso também aconteceria com coca-cola ou qualquer outro refrigerante.
    Espero ter ajudado!
    Beijao, xará!

Comente!