terça-feira, 16 de abril de 2013

Desde sexta os dias têm sido maravilhosos! Este foi o primeiro inverno que passei inteiro na Europa. Sempre fugia para o Brasil, mas este ano não deu. Resultado: vejo sol lá fora, não consigo ficar em casa. É como se eu precisasse sair para recarregar minhas baterias, sabe? Pior que é exatamente assim que me sinto. O inverno em Viena é mil vezes mais tranquilo do que era na Alemanha - isso porque os vienenses falam que o deste ano foi o mais severo dos últimos tempos - e eu aguentei bem, mas isso não significa que não tenha ficado com aquela deprê que os dias feios proporcionam. O problema é que aqui são dias feios por meses! Passar por isso me fez dar ainda mais valor ao sol. Saio para caminhar e me sinto viva agora. Ver tudo ficando verde novamente é muito gostoso! Eu estou em um nível de ~abobamento~ tão grande, que se estou no metrô e o sol bate no meu rosto, me dá vontade de fechar os olhos, curtir e se for preciso, perder a minha parada.

O que isso tem a ver com o labirinto? Nada! Quis apenas compartilhar minha paixão - maior do que nunca - pelo calor. Mentira: tem coisa a ver sim. Como disse, tenho saído para caminhar e o lugar mais perto de casa para fazer isso é nos jardins do Palácio Schönbrunn. Chaaaaaaaato demais (cof cof cof)! Nas minhas andanças, passei pelo labirinto (fica lá mesmo no palácio. É gigante, minha gente!) e me lembrei que já tinha feito fotos ano passado e me esqueci de postar no blog. Tem base um negócio desse? - diria minha amada tia goiana. O labirinto é bem divertido. Para família, então... Nem se fala! Vou contar com fotos:


No meio do labirinto tem um lugar elevado para você ter uma visão ampla e ver as pessoas perdidas tentando encontrar a saída. Foi de lá que tiramos as duas primeiras fotos:


São dois labirintos. Um tem o lugar no alto para ter a visão ampla e um outro mais acima, que é cheio de joguinhos. Um deles é de matemática. MUITO legal! Este aqui ó:


A explicação de como o jogo funciona (em alemão e inglês. Clique na imagem para aumentar):


Tem os diferentes tipos de labirintos em versão "para o dedo". É feito para colocar o dedo mesmo, gente! Pode se divertir sem medo! Reparem no tamanho do labirinto de Schönbrunn!!




Também tem aqueles espelhos que te deixam gorda, alta, baixa, magra, cara de ET, flutuando... Ou este que te deixa tudo isso aí em um espelho só:



Estes "postes" são bem legais. É exercício puro! O objetivo é ir até o topo escalando com a força dos braços e ajuda dos pés. Imaginem a cena: um bombeiro descendo por aquele mastro de emergência (tem nome isso?). Imaginou? Agora imagina o contrário. Só rebobinar o pensamento aí, gente! É o objetivo disso aqui:


As crianças amavam o da próxima foto. Cada quadradinho tem o som de uma nota musical. Teve alguém que tocou um trechinho de música mesmo!


Se cansou? Tem lugares com banquinhos para repor as energias:

Todos esses jogos você encontra enquanto está perdido no labirinto. Não é demais? Já falei que amo Viena hoje?

Beijos, queridos!

P.S.: Se você se perder, coloque uma mão na parede do labirinto (mão direita na parede do lado direito, por exemplo) e vai acompanhando sempre o caminho que sua mão vai passar (não desencoste a mão da parede!). Não posso afirmar que será o caminho mais rápido para a saída - até porque esse método não impede que você entre em um canto sem saída, mas é só continuar acompanhando sua mão que você vai conseguir sair do labirinto. Eu tive que fazer isso e estou aqui escrevendo para vocês, então o método funciona! Eu agarantcho!

Quase me esqueci de um outro motivo importantíssimo para não deixar de visitar o Palácio Schönbrunn: tem uma loja dos famosos chocolates Lindt!




Schloß Schönbrunn
Como chegar: estação Schönbrunn - linha U4. Se quiser ir primeiro na loja Lindt, parar na estação de metrô chamada Hietzing, fica mais perto. Explicando: o palácio é muito grande porque além do palácio em si, tem ainda o Zoo, os jardins, a Gloriette (tipo um Arco do Triunfo)... Essa loja da Lindt fica dentro da área do Schloß, mas é do lado oposto de quem desce na estação Schönbrunn. Pensem assim: estação Schönbrunn é a entrada A e estação Hietzing é entrada B. É importante saber que tudo está na mesma área. O que muda é só o tempo que você vai andar até chegar no palácio ou até chegar na loja Lindt.
Horário de funcionamento: Aberto diariamente, inclusive feriado. O horário de funcionamento muda de acordo com a estação do ano. Por exemplo: do dia 1º abril até 30 de junho, fica aberto das 8:30 até 17:30. De 1º de julho até 31 de agosto das 8:30 até 18:30. No inverno é de 8:30 às 17h. A loja Lindt fica aberta das 10 às 18h.

4 comentários até agora

  1. Anônimo diz:

    Oi minha linda, tudo bem?
    Já faz um tempinho que acompanho seu blog e ... tá bom , serei sincera , já li todas as postagens do seu blog e foi paixão logo de cara ! O problema é que eu sempre me sentia acanhada de deixar um comentário , mas é que eu gostei tanto desse post e achei esses labirintos tão legais ; que acabei tomando coragem para comentar . Eba ! rs ...
    Mal posso esperar pelos próximos posts . Espero que eu não fique tímida de novo ...
    Bjs
    Lana

    Responder comentário

  2. Anônimo diz:

    Ai que post gostoso de ler! É clara a sua paixão por esse lugar! E o sol, Lê! Estou adorando esses dias ensolarados...
    Lendo o post eu logo pensei " e se eu me perder", mas aí no finalzinho você respondeu. Parece ser muito legal!
    Um beijo, querida!

    Responder comentário

  3. Gostei muito, Letícia Valente. Também quero conhecer!Bjão

    Responder comentário

  4. Que bacana Lê este lugar!!!!! SUPA!
    Estes dias aqui tem sido lindos também... fiz um post sobre o passeio no sol domingo de tão felizes que estavamos de ver o SOL!!!! o rei sol....
    Mas ameiiiiiiiiii este labirinto....
    Beijos

    Responder comentário

Comente!