sexta-feira, 26 de abril de 2013

- Primavera. Sem dúvida nenhuma!

Tenho certeza que foi essa a resposta que você ouviu quando perguntou para o melhor amigo do primo do seu vizinho (que mora há vários anos fora) qual a melhor época para vir à Europa. Queridos, a primavera é de fato ma-ra-vi-lho-sa!

Calma: maravilhosa para quem?

Para mim, para Schatz, para o melhor amigo do primo do seu vizinho e para todos que moram por aqui, mas é importante pensar que talvez não seja a melhor época para você, que mora no Brasil. O motivo é bem simples: o sol não nos aquece desde outubro. São cinco meses que enfrentamos como se o sol estivesse em uma moldura, apenas decorando a cidade: ele está lá. Nós conseguimos vê-lo - alguns dias mais, outros menos -, ele toca nossa pele, mas não nos aquece. Continuamos sentindo frio. É exatamente na primavera que a vida volta! As pessoas saem mais felizes, sem casacos, na luta para encontrar um lugarzinho em qualquer jardim da cidade para fazer um piquenique. As árvores e flores ficam cada dia mais lindas! Essa é a visão que a gente tem da primavera: ela dá cor para o que estava há meses sombrio. E isso é de fato lindo de se ver!

Tem que pensar direitinho porque é exatamente isso que quem está no Brasil (na maior parte do país) vê todos os dias! Durante o ano inteiro há um revezamento entre as diferentes árvores, o que torna tudo mais bonito ainda. Você está acostumado com a natureza! Ela está sempre aí! Será que a primavera é mesmo a estação do ano que te deixará de queixo caído?

Cada época tem seu lado ruim, é claro. O da primavera e verão é a quantidade de insetos. Ok, soou exagerado. Não pensem que a cada três passos você terá que enfrentar nuvens de insetos! Longe disso! Na verdade, são tão poucos que quando aparecem, irritam muito. É como texto com erro de português: quando você lê um com vários erros, dá até dó de quem escreveu, mas se o texto tem só um errinho de nada... Ah, como irrita! Sabe como é? Aproveitando a deixa, desculpa aê por qualquer coisa. Tá, acho que vocês entenderam que é aquele pouco que chateia!

O lado ruim do outono/inverno é o óbvio: frio. Em Viena o frio é muito suportável e não neva muito. No natal do ano passado não caiu um floco e escutei de um vienense que aqui nunca neva no natal. Se você procura neve, aumente suas chances programando a viagem para janeiro ou fevereiro. Eu indicaria outono/inverno para quem quer fazer férias diferente do que está acostumado. Venha para sentir o frio no rosto (é diferente!), para ver as folhas esparramadas pelo chão ou espere mais um pouco e venha para esquiar!

Uma foto de cada estação do ano para ajudar vocês na escolha:

Primavera
Verão
Outono
Inverno

Pense no que você quer ver, o que você espera da viagem e escolha a sua melhor época!

Beijos e bom final de semana, queridos!

Importante: as fotos foram tiradas por mim. As que ilustram a primavera e o verão foram tiradas em Viena. A foto "Outono" foi tirada em Ainring (Alemanha), onde eu morava antes de vir para cá e a foto "Inverno" foi tirada em Filzmoos (Áustria) há um mês, mais ou menos. Ainda vou escrever sobre Filzmoos aqui no blog! Já adianto que amei!

P.S.: Gustavo, muito obrigada por ter curtido a página do Scho Schee no facebook! :)

2 comentários até agora

  1. Oi Lê,
    menina mas acho a primavera daqui bem diferente de lá, pois cheguei aqui em abril lembra?? estava saindo do verão de lá e entrando na primavera aqui... Bom, as estações daqui são bem profundas pra mim, por exemplo no Brasil em setembro na primavera o que mais se vê são árvores de Ipê (lindas...) porém a diferença que aqui o zelo de plantarem flores nos parques, nas praças... fica muito aconchegante... as macieiras branquinhas e rosadas (lindas).... Bom Lê eu particularmente amo o calor do Brasil, mas acho as estações da Europa mais marcantes, então pra mim qualquer época que escolherem seria bacana!!!
    Sabe que se for embora daqui a 3 anos, sentirei muita falta disso...
    Beijoss....

    Responder comentário

  2. A paisagem deve ficar mesmo muito linda ... Sei como é esse negócio de ter sol mas não sentir bem o calor dele . Aqui em São Paulo tivemos um inverno assim no ano passado . De qualquer forma , é bom saber que ele ainda está por aí néam ; )
    Bj
    Lana

    Responder comentário

Comente!