terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eu acho o prédio do Parlamento de Viena muito bonito. Sua localização só ~agrega valor~. Ele, com seu estilo grego, fica ao lado da Prefeitura, que tem estilo neogótico. Um belo casal! :)

Foto tirada no auge do inverno do ano passado

Caso vocês queiram saber mais sobre o Parlamento (Conselho Nacional + Conselho Federal) e sobre o edifício, tem um pdf aqui bem bacana! Foi tirado do site oficial, só tem duas páginas e está em português. Motivo nenhum para deixar de ler, né não?

O post de hoje é sobre como este prédio é por dentro. Já adianto que é lindo, cheio de detalhes!



A visita é aberta ao público de segunda à sexta de 6:30 até 19h (entrada só até 18:30) e sábado das 9 às 17h (entrada só até 16:30). O tempo de duração é relativamente rápido (uma hora, mais ou menos) e o valor da entrada é de €5 euros - para quem tem até 19 anos, a entrada é gratuita.



O dia 26 de outubro é feriado nacional na Áustria e a entrada ao Parlamento é aberta (gratuita) para todos. Não se assuste com o tamanho da fila. Entram várias pessoas de uma só vez, então é tudo bem rapidinho. Aliás, foi um dia de festa pela cidade! Com direito até a Bungee Jump. Alguém teria coragem de pular com uma corda amarrada aos pés de uma altura de 192m? Eu não pularia nem por decreto, mas vou contar que o elevador não parava um segundo. Pelo visto, fez sucesso!


CACILDA (viram uma pessoa com braços abertos na altura da pata do cavalo?)

Voltando ao Parlamento, ele tem duas salas de sessões. Uma delas é assim:



Detalhe do teto

Uma curiosidade tirada do pdf que falei acima: "durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício do parlamento foi gravemente danificado por bombardeamentos, destruindo-se cerca de metade da substância do edifício. No período até 1956 procedeu-se à reconstrução; a sala de sessões do Conselho Nacional foi, então, construída num estilo moderno e funcional, enquanto que as restantes divisórias de acesso público, tal como o aspecto exterior do edifício do parlamento, foram reconstruídos, o mais fiel possível ao original"


Um passeio no mínimo interessante, não?


Como chegar? Linhas U2 - estação Volkstheater (saída Ring) ou estação Rathaus. Pela linha U3 também é possível. Parar na estação Volkstheater (saída Ring)

P.S.: Marcos, muito obrigada por ter curtido o Scho Schee no facebook! :D

Beijos e uma ótima semana, queridos!

, , ,

Comente!