segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como prometido, aqui vai o post sobre a engenhoca que Schatz fez para nossa orquídea não vir a óbito enquanto viajávamos. Eu não quero fofocar nem nada, mas sempre cuidei muito bem da orquídea simplesmente porque a acho linda! Eis que fui pra Disney e deixei minha linda und florida aos cuidados de Schatz. Minha gente do céu... Voltei depois de duas semaninhas, olhei para orquídea e ela estava sem nenhuma florzinha para contar a história!

Depois de mirar o maridão com um belo olhar repleto de raios - ou with lasers, como você preferir - continuei a cuidar da pobre plantinha. E haja paciência! Como demora para voltar a brotar! Claro que tive alguns agravantes:

1) quando os brotinhos começaram a querer aparecer, chegou o inverno e
2) fui 10 dias antes de Schatz para o Brasil - o que implicaria deixar as plantas aos cuidados dele de novo.

Enquanto me lamentava todos os dias por ter que ver minha orquídea definhar novamente, tive uma surpresa: mozão inventou um trem (com o que a gente tinha em casa mesmo) e deu muito certo. Por isso, compartilho com vocês hoje:

O que você vai precisar:


Como fazer? Primeiro junte o tubo na bomba para aquário e coloque no balde (não pode ser muito pequeno. Tem que caber uma quantidade razoável de água!). Assim:


Feito isso, coloque o suporte que servirá de apoio para a orquídea:


Depois coloque a orquídea de forma que a ponta do tubo fique próximo, porque, né? É por onde a água vai sair (marquei na foto abaixo com seta vermelha). Ah, importante: tire a flor do vasinho!! A água tem que ter por onde sair para voltar ao balde e continuar o ciclo alimentado pela bomba para aquários (setas azuis). Para facilitar o entendimento (vamos fingir que o balde está quase cheio de água, ok?):


Aí você diz: nossa, Letícia... Que trem feinho, hein? Tem como deixar mais bonitinho não?

Queridos, vocês querem algo que funcione ou algo bonito? A engenhoca que usei está aí, com tudo - ou quase tudo - que as pessoas têm em casa. Mas, tem como deixar esse trem mais bonito sim. Ó:


Opa, agora está lindo demais, minha gente!!

Continuando, agora é só conectar o fio da bomba à tomada do timer. O mais comum no Brasil é este aqui:


O ponto negativo é que com este timer, 15 minutos é o menor tempo possível para "agendar". Outro negativo é que não tem como definir o dia que você quer, portanto a bomba funcionará todos os dias no horário que você marcar (e, lembrando, funcionará por no mínimo 15 minutos).

Como a orquídea não é muito fã de água (o certo é molhá-la por 5 minutos, 1 vez por semana), precisávamos de um timer mais potente. Temos em casa também o digital. Com ele é possível agendar exatamente os minutos e dia da semana que você quer. Colocamos a bomba para funcionar por 3 minutos toda quarta-feira.


Voltamos de viagem e nossa plantinha estava assim:


*Suspiros*

Se suas plantas não precisam de nenhum cuidado especial, como a orquídea precisa, tem um jeito mais fácil de molhá-las enquanto você estiver fora de casa.

Beijos e uma ótima semana, queridos!!

Comente!