terça-feira, 20 de novembro de 2012

Queridos, viajarei no sábado e tenho apenas 200 mil coisas para preparar. Volto dia 2 de dezembro e conto tudo para vocês, ok?

Beijos e até a volta!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Você tem um animal de estimação e ele é como um filho para você, portanto seu desejo maior é tê-lo ao seu lado em todos os lugares? Se você morar em São Paulo, você vai me achar meio doida por escrever sobre isso, afinal, tem alguns shoppings que deixam cachorro entrar, né? Se você morar em Brasília, você vai falar: "Cachorro? Em shopping? WHAT?" Na minha época (orrô que o negócio está feio pro meu lado!), em Brasília só era possível entrar com cachorro no parque da cidade, no eixão e pronto. Aqui em Viena, por onde você anda, tem alguém com cachorro ao lado. Em restaurantes também. Vou contar outra coisa: a minha Lhasa Apso (não conhece essa raça? Veja qual é aqui) chamada Frinfrin (na verdade o nome dela é Sofia, mas eu a chamo de Frinfrin, Fia, Fronha, Frofrinfrua, Sofiscleida, Sofis...) é do mesmo tamanho da pulga dos cachorros daqui. Vienense curte cachorro grande, pelo que eu percebo. Schatz e eu estamos até sonhando com um Golden Retriever! Claro que sonhar é uma coisa, ter é outra. Nós amamos cachorros, mas a gente viaja com frequência e como vamos fazer para deixar o Rex ou a Rexa em casa sozinho(a)? Não tem como! Hotel para cachorros também não vejo como uma possibilidade. Uma amiga veterinária viajou para Grécia com a família e deixou o cachorro dela na casa de uma amiga - depois de tentar com outras 200 amigas. Então, se hotel para cachorros não é opção para uma veterinária austríaca, não vai ser para o meu au aukraut também não!

Voltando ao restaurante, se você quiser levar seu cachorrinho para jantar contigo, pode tranquilo. Ainda pode pedir tigela de água e o garçom voltará com a tigela e com um biscoitinho ou algo para o Rex comer. Metrô também é liberado! Liberado = se o animal for pequeno, deve estar naquelas caixas para viagem, sabe? Se for grande, tem que usar focinheira + coleira e você pagará metade da passagem.

Observação: em restaurantes, cafés e etc, só pode levar cachorros!

É comum encontrar isso aqui na entrada de várias lojas:

Agora segure o coração: quando eu era criança, eu amava aqueles stands em shopping com vários tipos de doces e você podia colocar o que quisesse em um saquinho para depois pesar, sabem? Pois é. Aqui em Viena tem uma Pet Shop onde tem um treco desses só que com ração. Váaaarios tipos, você ainda pode dar um para o Rex experimentar e, se ele não gostar, você parte pro próximo tipo de ração. Dá para acreditar? Veja com seus próprios olhos:

Demais, né?

Leitor pergunta: Ai... Eu tenho um réptil em casa, como faço?
Scho Schee responde: Deixe em casa. Beijos.
Leitor afirma: preconceito com gatos, hein?

AHÁ! Os gatos têm um café só para eles, meu bem! O nome é Cafe Neko. Olhem a reportagem em português sobre o Cafe Neko aqui!

Para finalizar, vai uma foto da musa inspiradora deste post:

Fifi, venha pra cá, trem!!


Café Neko
Endereço: Blumenstockgasse 5, esquina com a Ballgasse - Viena.
Site: http://www.cafeneko.at/
Aberto todos os dias das 10 às 20h.

, , , ,
terça-feira, 13 de novembro de 2012

Vocês sabem que eu sou a mais nova louca por DIY (Faça você mesmo), né? Gente, é viciante isso! Eu estava maluca atrás de um extrato de baunilha para fazer um bolinho aqui em casa. Encontrei um vidro minúsculo por 15 euros. Juro que se tivessem quatro gotas lá dentro, eu compraria. Como não tinha (haha), decidi fazer o extrato de baunilha em casa mesmo! E a facilidade que é fazer? Dá até vergonha de não ter feito antes!

Tudo o que você precisa para fazer um extrato de baunilha caseiro:

  • Duas favas de baunilha,
  • Vodka (pode ser a mais barata que tiver, não vai fazer diferença na qualidade do extrato) e
  • Um vidrinho.

Existe coisa mais fácil? Na sexta, comprei as duas favas de baunilha (paguei dois euros e pouco por elas) e no final de semana eu queria ir em alguma loja para comprar o vidrinho. Schatz e eu fizemos compras, caminhamos, vimos filme, cozinhamos juntos (Jamie Oliver, um beijo!) e me pergunta se a gente comprou o vidrinho? Já contei que quando fico animada com algo, quero para ontem, né? Foi aí que eu abri na geladeira e vi o shoyu. Estava no finalzinho. Vi um frango. Tenho uma receita de tempero pra frango que usa shoyu. Ah, gente! 1+1=2! Nem pensei duas vezes: só queria o vidrinho do shoyu! Lavei com água morna e detergente duzentas vezes, para deixar beeeeeeem limpinho. Depois foi só colocar as favas de baunilha cortadas (o corte deve ser feito no comprimento!) e acrescentar vodka - não precisa colocar até o limite não! Só é necessário até cobrir as favas. Ah, se elas forem muito grandes, pode ser feito um corte no meio.

Coloque o vidro em um local escuro e seco. Agora preciso esperar dois ou 3 meses para usá-lo, mexendo umas 3 vezes por semana. A proporção é mais ou menos 250ml de vodka para cada duas favas de baunilha. Eu confesso que usei menos vodka porque o vidrinho de Shoyu que eu usei tem uns 100 e poucos ml.

Procurei a vodka mais barata, mas o vidro era muito grande! Então, compramos uma marca boa para o restante da garrafa virar alguns ~ extratos ~ de caipiroskas!

Clique aqui para ver um vídeo no youtube explicando como se faz!

Beijos, queridos!

,
domingo, 11 de novembro de 2012

Hoje, domingo, dia 11 de novembro, merece um post especial. É o dia em que é celebrado o dia de Sankt Martin - São Martinho. Ao anoitecer, as crianças saem com suas lanternas (cada uma faz a sua própria na escola) cantando esta canção:

Laterne, Laterne,
Sonne, Mond und Sterne,
brenne auf mein Licht,
brenne auf mein Licht,
aber nur meine liebe Laterne nicht.

Laterne, Laterne,
Sonne, Mond und Sterne,
sperrt ihn ein, den Wind,
sperrt ihn ein, den Wind,
er soll warten, bis wir zu Hause sind.

Laterne, Laterne,
Sonne, Mond und Sterne,
bleibe hell, mein Licht,
bleibe hell, mein Licht,
sonst strahlt meine liebe Laterne nicht.


Tradução:

Laterna, laterna,
Sol, lua e estelas,
brilhe minha luz,
brilhe minha luz,
mas não queime minha querida lanterna.

Laterna, laterna,
Sol, lua e estelas,
prenda o vento,
prenda o vento,
ele tem que esperar até a gente voltar para casa.

Laterna, laterna,
Sol, lua e estrelas,
mantenha clara minha luz,
mantenha clara minha luz,
senão minha querida laterna não brilha.

Se tiver coisa mais fofa no mundo, alguém me avisa?

Beijos, queridos!

, , ,
sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Para quem mora em lugar que tenha longo período de neve ou chuva, vi uma ótima ideia! Infelizmente não me lembro onde eu a encontrei, mas sei que já fiz aqui em casa! hahaha

Olha que charme:

Tem época que vem neve, chuva, tudo junto. Gente, sério, dá vontade de nunca mais voltar pra casa só por causa da sujeira que fica na bota. Fica tipo uma lama na sola, é horrível! Aí vi essa foto e não pensei duas vezes! Eu não encontrei uma caixa retangular como a da foto e nem procurei muito porque quando eu quero muito alguma coisa, fico ansiosa e quero tudo para ontem! Fui em uma loja chamada Leiner aqui em Viena. Lá tem tudo para casa, inclusive móveis. Minha cama veio de lá, aliás. Ok, o importante é que eu comprei uma bandeja grande, feita de um plástico bem firme e, na loja predileta de Schatz - de construção -, compramos pedrinhas para jardim. As nossas são um pouco menores do que as da foto acima. O saco era de 5 kg e usamos ele todo! Como usei uma bandeja, ela tem as partes nas laterais para segurar, sabem? Para as mãos? Tampamos com fita adesiva por dentro e por fora para não correr risco das pedras caírem e ficou lindo! De verdade! Se vocês também usarem bandejas, podem comprar com desenho feio no fundo mesmo porque as pedras vão cobrir qualquer que seja o desenho! O daqui de casa está lindo perto da porta de entrada. Segunda caiu uma chuvinha aqui e já inaugurei meu porta-sapato-molhado. Meu plano era não colocar foto dele aqui porque eu tirei foto com o celular. Projeto 2013: tirar foto pro blog só com máquina. Ó que promessa linda de ano novo! :D

A bota é minha, viu? Não é do Schatz não. hahahaha Linda ela não é, confesso, mas que é companheirona do inverno, ela é. Paixão eterna. hahaha

Algo me diz que eu tirei a ideia do meu mais novo vício: Pinterest.

Beijos, queridos!

, , , ,
terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vocês sabiam que em Viena também tem roda-gigante? É o Viena Eye - estou brincando, minha gente! Vai falar esse nome para alguém não! O nome verdadeiro é Prater. A pronúncia é como a escrita mesmo.

Schatz e eu fomos conhecer. Minhas impressões antes da entrada do local: tem uma área verde bem grande e nenhuma lixeira por perto, ou seja: muito lixo no chão. Nem era tanto assim, mas causa um impacto ao comparar com o resto da cidade (talvez fosse o dia: fomos no verão, período de férias escolares). Depois dessa área verde é a entrada do parque. O Prater fica em uma espécie de parque de diversões! É lá onde tem o museu de cera "Madame Tussauds" e um carrossel com pôneis de verdade. Isso eu achei muito fofinho! Ah: o parque de diversões é para crianas! Não vão sair por aí dizendo "Nossa, li no blog da Letícia que em Viena tem uma Disney e é lá onde fica o ~Viena Eye~!" Se você falar isso, querido, vamos passar vergonha. Nós dois!

Como disse, o parque tem foco nas crianças e parece ser bem divertido porque estava bem cheio no dia!

Uma coisa suuuuuuuper legal da roda-gigante: ela tem vista, claro, para a cidade inteira. Os vagões podem ser alugados para um jantar romântico! Um garçom fica ao seu dispor e no preço já está incluso três pratos, bebidas, o garçom particular e a decoração à luz de velas. Imagina você em um jantar com seu bofe(?), olha para o horizonte e vê a cidade aos seus pés? Deve ser lindo! Já coloquei na minha listinha de "Coisas a fazer em Viena"!

Em volta do parque tem uma rua bem grande - alguns bons quilômetros - para fazer caminhada. Me lembrou muito o "Eixão" em Brasília. Para quem não conhece, o eixão é a via que percorre as Asas Norte e Sul. Todos os domingos e feriados, ele é fechado para os brasilienses se dedicarem ao esporte: fazer caminhada, andar de bicicleta, patins, skate e o que você quiser (menos cavalo. Daqui a pouco vocês entenderão o porquê dessa frase). É muito gostoso! Enfim, ao redor do Prater tem algo parecido e achei muito bacana. Pena que é um pouquinho longe de casa - tenho que trocar de metrô 2 vezes - e aí acaba dando fadiga de ir lá só para caminhar. Vamos para as fotos de celular? haha

Primeiro, o "eixão vienense":

Com uma pequena diferença: aqui pode andar a cavalo (somente na área reservada):

A roda-gigante:

Quem quiser ter uma ideia de como é o jantar dentro de um dos vagões da roda-gigante:

Achei elegante! Tirei a foto do site de um fotógrafo!

Obs.: Não é só chegar lá e pedir o jantar não, gente! Tem que ser reservado por alguma empresa!

"Você pode indicar alguma?" Claro! Conheço uma ótima que faz este serviço: Sair pelo Mundo! ;) hahaha

Beijos, queridos!!

Obs.2: Eu falando que achei elegante (a mulher da foto está bem à vontade, mas manteve uma postura bonita, né?) e aí vejo a próxima foto:

Ela continua cheia de postura, mas o sapato está soltinho pelo chão! hahaha Certa está ela, né não?

, , , , ,
sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Há alguns meses eu comecei a achar graça no Pinterest. Para quem não conhece, nada mais é do que um painel online. Você vê várias fotos e pode colocar um "pin" nas que você gostar. Gente, tem tanta coisa legal por lá! Sei que comecei a guardar em uma pasta algumas fotos de comidas temáticas para o Halloween. No dia 31 abri a pasta no computador, escolhi algumas que eu faria, corri para o supermercado e comecei a preparar. Detalhe: eu nunca fiz nada temático. Foi a primeira vez. Também não sou chef de cozinha, mas achei que seria bacana fazer uma noite divertida aqui em casa. Eu estava cheia de boas intenções, mas algo me preocupava: o que minha coordenação motora reservava para mim.

Quando Schatz chegou em casa, ele podia escolher um cardápio bem farto (para dois era farto!) e com nomes bem apetitosos. Para comer:

"Rosto do mascote do Halloween" - eu não consegui inventar nenhum nome melhor. Tinha que ser macabro, gente! Vou colocar o que? Rosto de abóbora? Não dava! hahaha

Única coisa light da noite. Ah, para os olhos e o nariz fiz uma parede de pepino para segurar o molho de iogurte. O segundo prato era "Dedo de Bruxa":

Esse ficou demais, né? hahaha A unha fiz com azeitona preta!

Também tinha "Múmia do Egito":

Que não ficaram como eu imaginava. hahaha Já sei meus erros: quando for enrolar a massa na salsicha, não deixe muito certinho, com alguns pedaços de salsicha aparentes - como eu tinha feito - porque a massa vai crescer e precisa de mais tempo do que a salsicha para ficar pronta. Se você não deixar só o "rostinho" da salsicha aparecendo, ela vai cozinhar demais e "explodir". Se isso acontecer, a massa também vai desgrudar. Exatamente o que aconteceu comigo, imagino.

De sobremesa, fiz "Túmulo" - brigadeiro em um copinho com granulado por cima fingindo ser a terra do cemitério. Depois pensei: se eu tivesse triturado o granulado, daria mais ideia de terra, né? Tudo bem, fica o ensinamento para 2013. haha Fiz também um biscoito para ser a lápide e escrevi "RIP" com chocolate meio amargo que eu derreti (usei um palito para facilitar).

Por falar nisso, fui ao mercado, comprei tudo isso aí e mais um pouco e não é que eu tive a audácia de me esquecer dos doces das crianças que bateriam à minha porta? Para a minha sorte, só tocaram a campainha duas vezes. Uma vez eu me apavorei falando "Caracas, não tenho doce em casa! Caracas, não tenho doce em casa!" e fiquei procurando que nem doida, mas a criança só tocou uma vez, então, ela desistiu rápido. Na segunda vez, vieram duas crianças (hahaha). Peguei umas barrinhas de chocolate meio amargo (era a única coisa que eu tinha, de verdade! E eram muito bons porque eu os usava para sobremesa, ou seja: as mães vão curtir!) e também tinha um saquinho com aquelas balinhas em forma de ursinho, sabe? Era tudo o que eu tinha de doce em casa! Mais um ensinamento para 2013, pelo visto. hahaha

E para beber? Schatz ama suco de tomate. Chamei carinhosamente de "Sangue O+" (o meu! Sou romântica, né?) e para mim - não sou muito fã de suco de tomate - guaraná! Encontrei uma latinha no mercado, acreditam? Chamei de xixi de Zumbi, para entrar no clima da noite.

Foi muito divertido, gente! Sério. Sempre farei festas temáticas em casa!

Beijos e bom feriado, queridos!

,