sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Oi, queridos!! Como foi o Natal de vocês? O meu foi ótimo! Minha irmã passou comigo e com Schatz e, mesmo só nós três em casa, foi super divertido!

Uma foto dos preparativos:

Como vocês podem ver, usei poucas coisas para decorar. Foi tudo bem simples (inclusive a ceia - fiz 2 pratos do livro do Jamie Oliver 30 minutos para ele , 130 minutos para mim), mas amamos tudo! Eu estou apaixonada por esse papai noel. Achei muuuuito fofo e ele tem espaço atrás para colocar vela. É muito lindinho! Aqui na Áustria - na Alemanha também é assim - a maçã é muito utilizada para decorar mesa de Natal. Este ano quis usar. Fiz uma abertura com uma faca pequena (ok, Schatz fez) até a vela se encaixar direitinho. Depois fiz um laço com uma fita que estava dando sopa aqui em casa (agora é verdade! Eu fiz!) e colei na maçã com cola quente. A sobremesa foi a árvore de Natal de Ferrero Rocher aí na foto, que é bem simples de fazer. É só fazer uma caminha de durex (aqueles maiores) com a cola virada para cima e grudar os bombons (para esta pequena eu usei 7 na base). Depois é só fazer a mesma coisa com o segundo andar(?) da árvore (usei 3 bombons) e colocar em cima da base feita anteriormente. Por último, só pegar um pedaço de durex, colar uma ponta na outra (para ficar com cola em todos os lados, sabe?) e grudar a cereja do bolo o último Ferrero. Chatinho, mas bem fácil!

Ai, gente... Não vou falar o quanto nos divertimos porque vai ficar até chato. haha Ter minha irmã aqui foi tão importante para mim que eu nem vou continuar falando, senão lágrimas vão rolar (ela foi embora ontem e eu estou ~ curtindo ~ a depressão-pós-visita-de-alguém-muito-amado). Para completar, fui levá-la ao aeroporto cantando (mentalmente) a música "A chuva cai", vocês conhecem? Ó ela aqui!

Acho a letra linda! Para você que está com preguiça de escutar a música, olhe que letra mara e chore comigo:

A chuva cai la fora
Você vai se molhar
Já lhe pedi, não vai embora
Espere o tempo melhorar
Ate a própria natureza,
Está pedindo pra você ficar

Atenda o apelo desse alguém que lhe adora
Espere um pouco
Não vá agora

Você ficando vai fazer feliz um coração
Que esta cansado de sofrer desilusão

Espero que a natureza
Faça você mudar de opinião


Mudando de assunto, eu AMO feirinhas de Natal e aqui tem 700 mil (aquele meu velho e bom exagero). Tirei algumas fotos para mostrar um pouco para vocês. Primeiro, as fotos de Schönbrunn:


Tirei pouquíssimas fotos. Estava bem frio no dia e não tive coragem de largar o chocolate quente para tirar mais. Imaginem vários quiosques ao redor da árvore. hihihi Agora a feirinha da Rathaus:


As minhas fotos da Rathaus não ficaram boas, então, caso queira, clique aqui para ver mais!

Ahhhh, se lembram que levei minha irmã para conhecer os Krampus na Alemanha? Falei sobre eles aqui! Ela amou tanto que tiramos foto com um deles!




Beijos, queridos!! Desejo que 2013 seja um ano fantástico para vocês!

P.S.: As feirinhas de Natal acabaram, mas no Schönbrunn e no Prater (roda gigante daqui) tem feirinha de inverno/ano novo também e vai até dia 1º e 6 de janeiro, respectivamente!

, ,
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Combinei de conhecer um mercadinho de Natal com Schatz, minha irmã e uma amiga. Na volta, decidimos passar pelo Museumsquartier (MQ) e acabamos de chegar. Lá está com uma decoração tão legal, está tudo tão lindo que até voltaremos amanhã para ficarmos mais, já que hoje foi só de passagem mesmo.

Já mostrei aqui! como é o MQ no verão. Agora eu mostro como ele está no inverno (até dia 24 de dezembro, pelo menos):

A próxima é do Leopold Museum. Infelizmente não dá para perceber pela foto, mas eles fizeram uma projeção para o museu parecer um biscoito de natal! Ficou muuuuuuuito fofo. Como vou voltar amanhã, prometo tentar me lembrar de levar a máquina (a foto foi tirada pelo cel):

Além da fofura que estava o prédio - lembrando que pessoalmente está 99 mil vezes mais bonito do que pela foto que coloquei - os stands do local eram parecidos com iglus!


Está muito lindo, minha gente! Quem tiver em Viena não pode perder! Esta do MQ é completamente diferente das outras duzentas (exagero) - também lindas - espalhadas pela cidade.

P.S.: Márcia, muito obrigada por ter curtido a página do Schoschee no facebook, viu?

Aproveito para desejar um Feliz Natal para vocês todos!!

Beijos, queridos!

,
terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Voltando com o assunto da viagem, a cidade que escolhemos visitar no lugar de Cairo (o conflito lá estava tenso!) foi Luxor, a maior cidade arqueológica do mundo! Ela era a antiga capital e o nome significa "Cidade dos Palácios".

Nosso primeiro passeio foi ao Templo Karnak. Na época (Karnak ficou pronto em 360 a.C), todo Faraó fazia questão de construir seu templo lá.

A entrada:

Detalhe das esfinges nas laterais:

Logo depois da entrada, tinha um local onde eram feitas festas de adoração aos Faraós. Como o Templo de Karnak era conhecido como o local mais sagrado, cada Faraó queria construir um templo maior e mais bonito do que de outro Faraó.

Só podiam entrar mestres religiosos, os mais poderosos da época e, claro, os Faraós. As pessoas "normais" não podiam entrar e admiravam somente do lado de fora. Nos dias da festa da adoração, todos podiam entrar, mas só até alguns metros depois da entrada. Nunca ultrapassar o local da festa!

Vamos ver mais algumas fotos? A próxima é de Ramsés II (com a filha no pé dele!)



As cores da foto acima não foram refeitas! Elas são os restos da pintura original!!



Por onde olhava, se via hieroglifos, é claro. Olhem uma parede deles:

A língua árabe é escrita da direita para a esquerda. Os hieroglifos podem ser escritos da esquerda para a direita, da direita para a esquerda e de cima para baixo. Só não pode ser escrito de baixo para cima porque seria uma ofensa aos deuses. Então como ler os hieroglifos se não dá nem para saber onde começa o bafafá? Você procura um animal. Para onde ele está olhando, é onde você deve iniciar sua leitura. Olhem na segunda fileira de baixo para cima, um pouco à esquerda do centro. Viram um cisne? Ele está olhando para a direita, então este texto em hieroglifos foi escrito da direita para a esquerda!

Continuando o passeio, só para vocês terem noção do tamanho das estátuas!

O que ele tem na mão é chamado de Ankh e simboliza a vida! Por isso em todos os monumentos feitos para os Faraós, eles estão com um Ankh na mão: para simbolizar a vida pós-morte.

Mais algumas fotos:




A próxima foto é tensa. Tirem as crianças da frente do computador:

Bem no meio da pilastra do centro tem uma imagem de um Deus egípcio com pênis ereto. Ele era o Deus da fertilidade. A história dele é a seguinte: os homens de uma cidade foram para uma batalha e demoraram muito tempo para voltar. Achando que os homens tinham morrido, o Deus da Fertilidade fecundou, em uma mesma noite, todas as mulheres dessa cidade. Depois de algum tempo, os homens voltaram e quando souberam do ocorrido, foram reclamar com o Deus maior (Amon-Rá). Como punição, Amon-Rá pediu para que o braço do Deus da Fertilidade fosse cortado. Por isso ele sempre aparece com o pênis ereto e somente um braço!

Últimas fotos:


É isso, meus amores! Amei Luxor e quero muiiiiito voltar lá!

Quero aproveitar e agradecer a Aline e o Thiago por terem curtido a página do Schoschee no facebook! Vocês são uns queridos, viu? Obrigada mesmo! :)

Aline, você perguntou sobre o spray de passar roupa, né? Eu fiz o meu em casa, mas tem este aqui para comprar, por exemplo. O nome em alemão é Bügelhilfe Spray, mas se você quiser seguir a receita que eu fiz, olhe este post aqui! Para resolver este probleminha, coloquei um pouco mais de água do que o pedido na receita!


Valor da entrada no Templo Karnak: 65 L.E (Libras Egípcias)

,
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Meus bens(?), vocês estão preparados para APENAS o melhor comercial do mundo? Não? Então vejam mesmo assim:



Papai Noel: está chaminé não é grande o bastante para nós dois! Eu trago os presentes!!
Entregador da Zalando: Eu trago os presentes da Zalando!!!
Papai Noel: EU SOU O PAPAI NOEL!!!!!
Entregador da Zalando: Eu sou mais rápido!!

VRUP (barulho dele entrando na chaminé). Depois todo mundo ama os presentes da Zalando e troca o típico papai noel de chocolate pelo entregador da Zalando de chocolate.

AMEI esse comercial, ri horrores e JURO que se eu encontrasse um entregador da Zalando de chocolate para vender, eu compraria. (Adoro essas tosquices!)

Para quem não conhece a loja, já falei dela aqui! Adorei, veio super rápido, tudo bem embaladinho... Recomendo demais, mas é aquele negócio: tem que reservar um tempinho para olhar bem todo o site e dar uma garimpada. Tem algumas coisas feinhas, mas se olhar com carinho, só digo duas coisas: adeus cartão de crédito!! Olá, Serasa!

Brinks, gente. Comprem com parcimônia. Se beber, não compre. Ok, estou indo longe demais na piadinha.

Ahhhh, o site da loja está aqui: http://www.zalando.at/ (tem .de também!)

Beijos, queridos!!

,
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Este ano passaremos o Natal com a minha irmã aqui em casa. Como seremos só nós três, não me animei em comprar um pinheirinho. Schatz e eu temos um Ficus em casa, que foi usado como nossa árvore de Natal. Ficou bem bonitinha, mas o que eu quero mostrar aqui é outra coisa: os presentes embaixo da árvore são decorativos também, né? Nós só compramos o presente da minha irmã, então a decoração estava bem fraquinha. O que eu fiz? Peguei duas caixas de sucrilhos e embrulhei como presente!

Olhem como ficou:

Os dois embrulhos vermelhos são as embalagens vazias de sucrilhos e o branquinho é o presente da minha irmã! Ganhamos o papai noel de uma amiga e o chocolate de Krampus está lá por mais tempo que eu imaginava.

Post rapidinho porque estou totalmente sem tempo!

Beijos, queridos!

P.S.: assim que eu conseguir, faço o post sobre Luxor!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Nosso desejo era ir a Cairo ver pirâmide e esfinge. A confusão que estava lá na semana da nossa viagem (ê azar!) fez com que a gente desistisse de conhecer a capital do Egito. Cheguei a lamentar um pouco, mas tudo bem. Decidimos ir para Luxor, onde está localizado o famoso Vale dos Reis. Hoje eu vejo que era ignorância minha ligar o Egito somente a pirâmide e esfinge. Com certeza Schatz e eu voltaremos. É um lugar fabuloso!!

Marcamos na recepção do hotel uma excursão para Luxor. Saímos de Hurghada às 5:40 da manhã com previsão para chegarmos às 9:15 (240km mais ou menos). Na verdade, chegamos às 10:20 porque o grupo decidiu passar por um caminho diferente: queríamos conhecer a parte verde do Egito e como os agricultores viviam.

O nascer do sol é lindo! Tiramos foto pela janela do ônibus (o vidro estava com manchas, mas mesmo com a qualidade ~ incrível ~ vou colocar a foto aqui!):

O trajeto Hurghada-Luxor é 75% pelo deserto, onde é possível ver beduínos (falarei um pouquinho deles mais para frente) e 25% é pelo Nilo, onde é mais fértil e, portanto, se concentra a agricultura egípcia.

Sobre a agricultura:

  • Só trabalham homens. As mulheres e crianças trazem bebida e comida para os homens, exceto em época de colheita: aí todos da família podem ajudar;
  • Há milhares de anos os egípcios trabalham só com mãos e animais (sem máquinas) e é assim até hoje!
  • Os burros são animais extremamente importantes para os agricultores;
  • Banana, maça, uva, melancia, arroz, cenoura, tomate, alho, cebola, algodão são comumente plantados por lá;
  • As casas tradicionais dos agricultores têm 3 quartos: uma sala, um quarto e outro quarto para os animais. Família e animais vivem em conjunto. Nas casas com dois andares, o térreo é para moradia e o segundo andar é para acomodar a colheita. É normal ver casa com o terceiro andar inacabado. É dever dos filhos construírem o terceiro andar;
  • Os agricultores comem o que eles plantam: verduras e frutas. Uma vez por mês eles comem peixe ou carne. São os mais pobres do país;
  • A bebida principal é o chá, mas também bebem caldo de cana!

Sobre os beduínos:

  • Vivem no deserto;
  • Há 60 anos exitiam 700.000 beduínos. Hoje são 300.000. A quantidade diminuiu muito porque antes eles viajam pelos países árabes livremente por não precisarem de visto, nem identidade. Hoje em dia o visto é necessário e eles continuam sem ter documento, então não viajam mais;
  • Atualmente existem os beduínos ciganos. Vivem como os ciganos na europa: pedindo dinheiro na rua e morando perto de grandes cidades. Os beduínos de antigamente moravam pelo deserto - onde encontravam água para eles e os animais - e ficavam até esgotar tudo o que o local poderia fornecer. Só então eles se deslocavam para outro lugar e assim viviam;
  • O camelo é para os beduínos tão importante quanto os burros para os agricultores: são o meio de locomoção, fornecem alimento (leite e carne) e a pele;
  • Curiosidades sobre o Egito:

    • 90% do país é deserto e está localizado no norte da África, mas uma parte dele (Sinai) está localizada na Ásia!
    • Os policiais são muito preocupados com a segurança dos turistas;
    • Não costuma chover, mas quando acontece, chove muito!
    • Melhor época para ir ao egito: no inverno (de novembro a março - entre 21 e 28 graus). Na semana em que ficamos por lá, a temperatura estava sempre em torno dos 28 graus. O verão é muito quente (30 a 35 graus)! Agosto é o pior mês: 45 graus na sombra e 60 graus ao sol - nos lugares mais quentes!
    • No Egito chove mais ou menos 40 dias por ano! Se em um dia chover por 5 minutos, já é contado como dia de chuva.
    • No trajeto Hurghada-Luxor tinha trilho de trem, mas vários trechos foram roubados;
    • Existem três teorias para o mar vermelho ter este nome (a água do mar vermelho é a coisa mais linda do mundo! Um azul impressionante!):
      {1. teoria} Pela quantidade de corais e diversidade de peixes (muitos são vermelhos);
      {2. teoria} O deserto era chamado de Terra Vermelha. Por isso o mar da Terra Vermelha seria chamado de Mar Vermelho;
      {3. teoria} Pelas montanhas. As mais altas são avermelhadas. Eu as vi no caminho para Luxor e fiquei deslumbrada! Para mim, são rosas/lilás, mas tenho que admitir que "Mar lilás" ficaria um nome meio ruinzinho. haha Uma foto da montanha - também tirada pela janela do busão!
    • Me diga que dá para ver que tem uma coloração diferente nas montanhas do fundo! (esqueçam as manchas do vidro, porfa!)

    • A cor preta das roupas das mulheres não tem nada a ver com estado civil ou idade. Elas usam por achar uma cor bonita, mais arrumada para sair. Dentro de casa, usam roupas coloridas;

    Vou colocar algumas fotos tiradas no caminho pra Luxor e sobre a cidade eu escrevo no próximo post porque este aqui já está grande demais!




    O interessante é que só avistamos deserto na maior parte do caminho, mas quando chega perto do Nilo, olha a diferença:


    Pena que as manchas do vidro estão aparecendo muito nas últimas fotos... Enfim, o Nilo dá vida ao Egito! Ao redor dele tem árvores, verde, vida. Longe dele, deserto!

    Agora preciso ir! Minha irmã está me visitando e estamos no trem, chegando na Alemanha. Quero que ela conheça os Krampus (post sobre eles aqui!)

    Beijos, queridos!

    , , ,
    terça-feira, 4 de dezembro de 2012

    Começarei com uma informação importante para quem planeja uma viagem para o Egito: brasileiros precisam de visto! A parte boa é que não é necessário agendar entrevista nem nada. Olha a facilidade: você paga pelo visto direto no aeroporto de entrada no Egito. Meu voo era para Hurghada. Eu não precisei fazer nada na embaixada antes da viagem, só precisei pagar 13 euros ao chegar no aeroporto de Hurghada e, após o pagamento, recebi o carimbo no passaporte. Detalhe: o pagamento pode ser feito em euro, mas você receberá o troco em Libra Egípcia!

    Primeira dica: Hurghada é uma cidade banhada pelo mar vermelho, o que significa ser lotada de resorts. Só aconselho ficar em resorts quando for a Hurghada. Quando fechamos o hotel, pedimos com transfer aeroporto-hotel-aeroporto e eu tive a impressão que é o normal porque ao lado de fora do aeroporto não era um carro que nos esperava, mas sim, um ônibus. Nós falamos o nome do nosso hotel e nos foi indicado em qual ônibus deveríamos entrar. Schatz e eu ficamos em um da rede "Makadi". São vários resorts grudados um no outro. O "Grand Makadi" tem 3 estrelas, o "Makadi Palace" com 4 estrelas e o "Makadi Spa" com 5 estrelas. No nosso ônibus só tinham hóspedes da rede "Makadi". Não se preocupe: parece ser uma excursão, mas não é. É apenas um transfer. Eu vou bater muito na tecla de ficar só em resort no Egito porque lá só é aconselhável tomar água de garrafa. A água de torneira costuma dar disenteria. Então, passar mal é uma preocupação a menos ao ficar em um bom hotel. Outro motivo é por ter agente de turismo no hotel. Em Hurghada não tem muito o que se fazer. Não tem museu ou atrações turísticas interessantes. O forte de lá é o mergulho/snorkel no mar vermelho. Se você quiser conhecer Cairo, Luxor ou qualquer outra cidade egípcia, é só falar na recepção - eles falam inglês - e agendar sua viagem. Sem agente de turismo é impossível um estrangeiro fazer qualquer coisa no Egito!

    Segunda dica: Não comam salada fora do hotel. Ou você acha que a alface será lavada com água mineral de garrafa? Não garanto que no hotel a alface seja lavada do jeito certo, mas eles estão preocupados com o nome deles, então o capricho ao lidar com alimentos é mil vezes maior. No Makadi eu comi salada no almoço e não tive problema nenhum!

    Terceira dica: Importantíssima!! Ao chegar no aeroporto, terá um funcionário dizendo para os passageiros entrarem na fila à direita. ERRADO! Você vai entrar no aeroporto de Hurghada e vai olhar à sua esquerda logo após a porta de entrada. Terão uns guichês da polícia egípcia e é lá onde você vai comprar seu visto. Se você seguir na fila da direita, como indicado pelo funcionário, você vai pagar uns 50% a mais pelo seu visto. Sim, eles podem fazer isso. Eu considero esta dica super importante pelo simples fato d'eu não ter encontrado essa informação em nenhum lugar. Fiquei sabendo por um amigo e repasso para vocês. Somente Schatz, eu e mais umas 6 pessoas compramos no lado esquerdo. Então, poucas pessoas sabem disso!

    Quarta dica: Estrangeiro não pega táxi no Egito. Primeiro porque o preço é combinado antes de entrar, eles só aceitam Libra Egípcia (LE) e só falam árabe. O meu amigo que me deu a dica do visto disse que já pegou táxi lá. A corrida deu 25 LE, ele deu uma nota de 100 e o motorista deu troco para 50 LE. Meu amigo contestou dizendo que havia dado nota de 100 e o motorista falou que não, que era de 50. Eles fazem isso para ganhar dinheiro mesmo. Não foi erro inocente do taxista. A sorte foi que passaram por um policial e meu amigo disse para parar o táxi que ele iria falar com o policial. Só aí o taxista deu o troco certo. (A polícia sempre está do lado do turista!).

    Quinta dica: Os egípcios pedem muuuuita moeda para tudo. No hotel tivemos que deixar a mala do lado de fora e um funcionário a levaria para nosso quarto. Tivemos que dar gorjeta. O problema está aqui: nossa mala foi "passear" com uns 4 funcionários antes de chegar ao nosso quarto. Tivemos que dar gorjeta para todos! Outra coisa que acontece muito: vimos um egípcio pedindo para um italiano trocar 10 euros em moeda por nota. O italiano trocou e o egípcio pediu moeda pela troca. Exatamente: o italiano ajudou e o egípcio pediu dinheiro pela ajuda. É loucura, mas acontece. Vimos também uma egípcia com um burrinho e um filhote de carneiro se equilibrando em cima do burrinho. Um turista tirou foto e ela foi pedir dinheiro por ele ter tirado a foto dos animais dela. Muitas vezes, pela praia, você vai ver um cara andando com um camelo. Ele fala que custa 1 euro para subir, você acha barato, vai andar de camelo e, na volta, uma surpresa: o dono do camelo diz que você tem que pagar 10 euros. Enquanto ele não receber o novo valor, o animal não se deita para você descer.

    Devo dizer que é até irritante o tanto que eles pedem dinheiro. De resto, só tenho elogios ao país!

    Vou colocar algumas fotos do hotel que ficamos:




    Quarto:

    Varanda do quarto:

    Sobre o Makadi Spa:

    - Não é permitida a entrada de menores de 16 anos;
    - Limpeza, conforto, serviços: nota 10!
    - Sistema all inclusive: alimentação e bebidas - alcóolicas também - já estão inclusas. Com tantos restaurantes maravilhosos, dava dor no coração ficar um dia longe do hotel. Pronto. Falei.
    - Site aqui!

    Obs: Cada hotel é diferente do outro! As fotos postadas e a nota 10 pela limpeza, conforto e serviços são do Makadi Spa, onde ficamos! Não sei dos outros, mas já escutei falar super bem do Makadi Palace! No Makadi Palace, por exemplo, é permitida a entrada de crianças. Somente o Makadi Spa é destinado apenas a adultos. Outra diferença: os hóspedes do Grand Makadi (3 estrelas) só poderiam comer pelo sistema all inclusive nos restaurantes do Grand Makadi. Os hóspedes do Makadi Palace (4 estrelas), poderiam usufruir dos restaurantes do Makadi Palace e também do Grand Makadi. Os hóspedes do Makadi Spa poderiam usufruir de todos, além dos específicos para o Makadi Spa. Resumindo: cada hotel tem uns 5 restaurantes próprios, mas quem estava no de 5 estrelas poderia ir ao restaurante do de 4 estrelas e o de 4 estrelas poderia ir nos restaurantes do 3 estrelas. O contrário também é possível (os hóspedes do de 3 estrelas jantarem no restaurante próprio para o de 4 ou 5 estrelas, mas aí não estaria incluso no sistema all inclusive e seria cobrado extra).

    Próximo post farei sobre a cidade Hurghada, curiosidades do Egito, Luxor e mergulho no mar vermelho! Tá, precisarei de mais de um post para isso. hahaha

    Beijos, queridos!!

    , , , ,