terça-feira, 6 de agosto de 2013

Com o calor que está fazendo (36 graus em média), além de deitar no chão para me refrescar só um sorvetinho para salvar, né minha gente? O azar: não tinha em casa. A sorte: tenho o livro "30 minutos e pronto" do Jamie Oliver e lá tem uma receita de sorvete de frutas vermelhas.

Confesso que fiz só porque eu estava muuuuuuuito psicopata por um sorvete e o que me impedia de fazer com fé no coração era a presença de um ingrediente que eu detesto: iogurte. Eu não consigo comer (se a gente fingir que danete é iogurte, aí eu gosto). Acho ruim, mas, como já disse mil vezes: estava realmente MUITO calor - ainda está - e convenci meu cérebro de que a base do sorvete seria o morango e não o iogurte. A arte de se enganar: eu domino. Ainda bem porque ficou maravilhoso!! Espia a obra de arte #alouca:


Por ser utilidade pública (quem estiver no Brasil, anote e guarde para o final do ano), passo a receita aqui:

- 250ml de iogurte;
- 1,5 colher de sopa de mel;
- hortelã;
- 250g de frutas vermelhas congeladas.


Antes de explicar como fazer, tenho uma pegadinha para vocês:


Qual é o cúmulo da confiança no próprio taco?
Resposta: você, uma mísera mortal, achar que tem cacife para mudar receita do Jamie Oliver.

Ich bin's! Minhas mudanças foram: eu só tinha morango em casa. No dia anterior, tirei o treco verde de cada morango, cortei em dois e coloquei no congelador. Quando fui fazer o sorvete, coloquei 250 g de morango, como estava escrito. Fui experimentar e só tinha gosto de iogurte. Coloquei o resto (mais 250g) aí ficou perfeito! Então, eu usei, no total, 500g de morango.

Como fazer? Eu usei o processador de alimentos com esta lâmina aqui (quem fizer com o liquidificador, me conta se fica bom? Acho que funciona!):


Primeiro você vai bater só o iogurte, o mel e a hortelã (dica: coloca beeeeeeeeem pouquinho porque hortelã tem gosto forte. Vai experimentando e se achar que precisa de mais, coloque). Depois que estiver tudo bem batidinho, acrescente as frutas congeladas e bata novamente até tudo fica bem integrado. Fim. Perca tempo roubando doce de criança não, minha gente! Ó a facilidade sem limites que é fazer esse sorvete caseiro!

Parte glamour: Jamie sugeriu colocar taças no congelador uns 15, 20 minutos antes de começar o preparo. Quando for pegar as frutas congeladas, já pegue as taças, distribua mirtilo em cada uma (em alemão: Heidelbeere) e depois umas colheradas do sorvete por cima. Foi isso que fiz! Achei lindo porque a taça ainda fica congelada por fora. Dá um efeito bem bacana! Tudo bem que as minhas descongelaram em 0,1 segundo, mas achei a ideia boa para dias não tão ~Rio de Janeirenses~ assim.

Vocês se lembram que pedi para tomar cuidado com hortelã? Pois bem, história com base em fatos reais: minha vizinha (aquela que tem celulite e comprou creme para ver se tem resultado, sabe? Aliás, ela ficou devendo a resenha sobre o produto. Lá vai: quando ela passa, ela sente a perna ficar MUITO quente, mas a irmã dela não sentiu nada. Ou seja, placar final: AMAR 1 x 1 PRESTA PARA NADA. Alguém usou e quer dar o depoimento para desempatar? :D) Enfim: ela fez o sorvete, colocou umas 10 folhas pequenas de hortelã e sobressaiu muito no gosto. Resultado: ela congelou os mirtilos sobreviventes da fofurice feita na taça para usá-los no dia seguinte, quando ela pegou o processador, colocou o sorvete de morango-hortelãzento, jogou os mirtilos congelados e bateu tudo. Agora ficou nota 10!! Para não ter que "remendar" seu sorvete, cuidado para não pesar a mão na hortelã, ok? Lição dada, hein, minha gente?

Espero ter refrescado a semana de vocês!

Beijos, meus amores!

5 comentários até agora

  1. ahuahuahua Desespero por sorvete faz milagre! huahua
    Ficou MUITO bom, Ana! :D
    Beijocas!!

  2. Nooossa, preciso testar essa! Nada melhor que sorvete nesses dias infernais...

    beijo

    Responder comentário

  3. Anônimo diz:

    O que o desespero não faz! uhauahauah
    Mas obrigada por compartilhar a receita, vou tentar fazer, acho uma boa essas coisas feitas em casa. Amoreca, e como assim você não gosta de iogurte? Trauma de infância? Se pudesse tomaria uns 3 litros por dia! uahauah pergunto porque é igual a história da bananada que o suricate postou. Minha irmã não toma de jeito nenhum, porque nossa mãe nos forçava tomar todo dia! kkkkk
    Por falar no Soap&Glory, ainda tou pra comprar. Vou testar pra ver se o negócio funciona. Mas eu nem tenho celulite, então ainda vou pensar direitinho se compro! aloka! uahauah
    xero

    Responder comentário

  4. Anônimo diz:

    Você tem um jeitinho tão engraçado de contar as coisas ... rs ... Só rindo mesmo !
    Infelizmente, minha semana não está nada refrescante . O tempo está tão seco e quente aqui em São Paulo que a umidade do ar foi comparada ao clima de deserto pelos meteorologistas ( cerca de 14% ) Mas valeu a intenção . Vou ficar olhando prá essa foto e imaginar que esse sorvete vai me refrescar muuuuuuito .
    Bjs lindinha

    Responder comentário

Comente!