terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Primeira vez que vejo isso, minha gente! Olha que ideia mara (fotos tiradas de um anúncio da Amazon!):

Cápsulas que imitam as das máquinas Nespresso! Com elas, você poderá colocar o café da sua preferência dentro da cápsula e tomar normalmente. Ideia ótima, né? Até porque o valor de cada uma no Brasil daria quase para comprar um apê, né? Por falar nisso, aqui é mil vezes mais barato. Quando vier para Europa, se você tiver Nespresso em casa, já guarda lugar na mala para as cápsulas!

Essas daí eu vi no site da amazon.de! Só colocar "Nachfüllbare Nespresso" e aparecerão várias!

Beijos, queridos!

P.S.: Todo mundo que eu conheço está tomando chá de hibisco. Estou tomando minha primeira (e última) caneca neste exato momento. Meu Deus, que coisa horrível! Cada gole, uma careta.
P.S2: Nay Pimentel, obrigada por ter curtido a página Schoschee no facebook!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Queridos, se lembram da pista de patinação no gelo que eu falei neste post? Então! Fui até lá no final de semana e tenho informações extras para vocês!

O que eu escrevi no post anterior está certo, só tenho uma ressalva: é necessário deixar 50 euros como caução pelo aluguel dos patins. Vou explicar melhor o porquê.

Os valores da entrada e do aluguel são para o dia inteiro, caso você queira. Você pode patinar por quanto tempo quiser. Eu também disse que em volta da pista de gelo tem alguns stands para beber ou comer algo, né? A caução do patins é necessária justamente por isso: você tem total liberdade para sair da pista, comer e beber algo, conversar um pouco e voltar só mais tarde. Aliás, o piso foi coberto com uma espécie de madeira e isso faz com que muita gente não tire os patins nem para se deslocar!

Há também um armário (como esses de escola) para guardar bolsa e outros pertences:

Essa parede clara aí atrás são os armários! Reparem no rapaz andando normalmente com os patins!

Para quem não quiser comer crepe, salsicha e demais lanches vendidos nos stands, existe uma outra possibilidade: um restaurante parecido com uma Alm (as casas no meio do nada nas montanhas. Já visitei várias e divulguei no blog. Um exemplo aqui e outro aqui:


Ah, também descobri o motivo de cobrarem uma taxa extra - que será devolvida - pelo ticket: ele não é feito de papel. É um cartão de identificação por ondas de rádio. Você fica com ele até não querer mais patinar. Na entrada da pista tem um leitor para que você passe o cartão toda vez que for entrar e, claro, sair. Quando você devolver o cartão, receberá a taxa extra paga (2 euros). O mesmo acontecerá com a devolução dos patins: você receberá os 50 euros da caução de volta.

Quando fui, a pista destinada ao jogo Eisstockbahn estava cheia de crianças aprendendo a patinar! Olha que fofura:

Mais algumas fotos:


Só para deixar claro: a pista é mil vezes maior que isso, viu? Acho que deve ser lindo - e frio - no final da tarde, nevando um pouco... Amanhã será um bom dia para isso, já que a previsão do tempo indica neve para amanhã às 16h (horário que começa a escurecer no inverno)!

Beijos, queridos!

,
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vocês devem pensar que eu só penso em comida, né, minha gente? Vocês estão certinhos! Ontem teve receita aqui no blog, hoje é restaurante... Percebi que é raro falar minha opinião sobre os restaurantes de Viena apesar de Schatz e eu comermos fora toda semana, então, vou começar a escrever sobre eles.

O de hoje se chama "Gondola". Pelo nome já dá para perceber, mas não custa falar: é italiano. Aqui em Viena é muito fácil encontrar pizza gostosa. Todo botequim tem e todas as que comi foram com massas finas e bem recheadas. Nunca comi pizza ruim aqui, mas macarrão... Até hoje Schatz e eu estamos à procura do macarrão perfeito (que o Marcelo D2 não se ofenda com o trocadilho).

Se estamos nessa saga até hoje, já deu pra perceber que o macarrão da Gondola não é a oitava maravilha do mundo, né? Eu não vou falar que é ruim porque o molho era bem saboroso. Pedimos um com frutos do mar e o camarão estava uma delícia, a lula também, estava tudo bem gostoso. O que me fez não gostar tanto? O próprio macarrão, tem lógica? Estava... er.. como posso dizer sem magoar...? Já sei: Al dente demais. Sabem que mesmo assim, daria uma segunda chance? Vai que a/o chef estava em um dia ruim? Deixar o macarrão na água por mais 3 minutos é mais fácil do que aprender a fazer um molho decente, concordam? Por isso eu daria mais uma chance. Até porque este era o único ponto negativo! O ambiente é bem bonitinho, não estava cheio, almoçamos escutando um CD de música brasileira(!) (maravilhoso, diga-se de passagem) e o garçom perguntou várias coisas sobre o Brasil porque queria conhecer um dia. Então, meus queridos, se vocês estiverem andando pelo 5.Bezirk - já contei que Viena é dividida em 23 Bezirke (distritos)? -, estiverem com fome e passarem por uma placa escrito "Gondola", se lembrarem do início do post, não precisa pensar: "Gondola? Jamais. Prefiro Mc Donald's!" Pelo total da obra(?), eu acho que eles merecem uma visitinha novamente. Ah, os preços são tranquilos também! Uns 8/9 euros cada prato.

Queria ter tirado fotos do local, mas um elefante fantasiado de Carmen Miranda é mais discreto que minha câmera, daí a vergonha bateu em minha porta. Calma, minha gente! Nem tudo está perdido! Eu tirei umas duas fotos com o celular do cara mais lindo do planeta (sei que cada uma pensou no seu próprio namorado/marido e os homens pensaram neles mesmos, mas estou falando do Schatz) e as fotitas estão inacessíveis no momento. Prometo postá-las ainda hoje!

As únicas fotos que tenho aqui são estas. Olhem que demais:


Um pimenteiro! Achei muito fofo!


Informações sobre o Gondola:

Site: www.gondola.at
Endereço: Schönbrunner straße, 70. No 5º distrito.
Horário de funcionamento: das 11 às 24h (segunda a sábado). Domingo é fechado!

Beijos e bom final de semana, queridos!


UPDATE:

Conforme prometido:

, ,
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queridos, ontem eu fiz um polpetone pro jantar que eu acho até crueldade não compartilhar a receita com vocês. Ficou bom demais!

Não sei de quem é a receita original - minha mãe me mandou por e-mail falando que era do Claude Troisgros (o francês mais fofo do mundo do programa "Que Marravilha"), mas eu pesquisei rapidinho aqui e acho que não é dele não. Por isso, vou deixar o dono da receita em aberto.

Ingredientes para o polpetone:

  • 500g de carne moída
  • 1 fatia de pão de forma umedecido no leite (não precisa encharcar)
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 colheres de chá de mostarda
  • Salsinha e orégano
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão
  • 1 pimenta dedo de moça picadinha (ou qualquer outra)
  • 1 colher de chá de sal

Misture tudo e reserve.

Agora abra uma porção em uma tábua e achate com a palma da mão. Depois coloque meia fatia de muçarela e feche como se fosse um pastelão. Faça a mesma coisa com as outras porções. Cubra com papel filme e coloque na geladeira por 1 hora.

Para o molho:

  • 2 tomates
  • 1 cebola
  • Um pouco de molho de tomate pronto
  • Cheiro verde, manjericão (se quiser)
  • 1 colher sopa de balsâmico
  • 1 colher de mel
  • 1 colher de chá de sal

Bater tudo no liquidificador com um pouco de água e levar ao fogo. Deixar ferver em fogo baixo por uns 10 min.

Para empanar:

  • Ovo
  • Farinha de pão ralado

Retire os polpetones da geladeira, passe no ovo batido, depois na farinha de pão ralado. Leve para fritar numa frigideira com pouco óleo. Não precisa nem cobrir o fundo. Coloque em um refratário, jogue o molho por cima, polvilhe muçarela ralada e leve ao forno quente por 15 minutos.


Ó, amei! Morro de preguiça quando a receita pede "Ingrediente X a gosto" ou então "bata com um pouco de água", como a receita que eu postei agora (risos). Fui na cara e na coragem! O pior é quando você pergunta para alguém que sabe cozinhar e a resposta é: "Ai, não sei explicar. Faço de olho! Quando você achar que está bom, você para." Oi? Foi aí que Jamie Oliver - sem sequer ter consciência disso - me ensinou uma coisa: toda vez que ele falava no programa dele "Agora vou colocar um pouco de manjericão", ele pegava uma maozada gigante! Percebi que o "pouco" de quem está iniciando na cozinha é diferente do "pouco" de um cozinheiro. Então, meu lema é: quando a receita diz para colocar um pouco de X, quando você, iniciante, achar que está muito, é porque está bom. Quando a receita falar para colocar muito de Y, você vai colocar o Y até você rir da sua própria cara e soltar um: "CARACAS!! Agora eu sacaneei a receita." Vai ficar ótimo! Comigo funciona que é uma beleza!

P.S.: Eline, muito obrigada por ter curtido a página do Schoschee no facebook! :))

Beijos, queridos!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para quem acha que alemão é feio e parece que as pessoas brigam até quando falam "eu te amo", vejam essa música aqui (aliás, ela é ótima para quem está aprendendo alemão!):



Outras duas da mesma cantora (Annett Louisan):






Tradução:

ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab

Você não ligou errado,
Eu apenas tenho meu coração conectado com o telefone e com o computador
Se você quiser me dizer que você chora por mim,
Aperte o 1!

Se você quiser me perguntar se eu ainda estou brava, se a gente pode se encontrar (até parece!) para recomeçar ou sabe-se lá qual outra baboseira,
Aperte o 2!

Você precisa de ajuda com a pergunta "como eu estou me sentindo com essa situação" - se eu mantenho sentimento ou desprezo por você
Até onde eu deveria acreditar em você, o que eu penso de você e com que frequência eu ainda deveria passar por isso,
Aperte o zero!

ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab
ba ba ba ba ba bada bab

Se você só quiser saber onde suas coisas estão,
Se você pode dormir aqui, porque não sabe para onde ir
e se eu deveria te buscar na delegacia
Aperte o 4!

Se você tiver problemas com sua nova mulher,
o seu dinheiro acabou,
seus cabelos estão brancos
a solidão está te causando sofrimento
Aperte o 8!

Refrão
bababa....
Refrão
Você poderia me fazer um favor para poupar os meus nervos?
Então simplesmente aperte a tecla com o desenho de um pequeno telefone vermelho.


O nome do primeiro vídeo é "Desapareça", o do segundo é "Alergia a Casal" e o terceiro, que eu traduzi, pede pro cara desligar o telefone para poupar os nervos dela. Será que Annett teve problemas com relacionamento? Só digo uma coisa: fez bem pra ela, porque as letras são bem divertidas, os clipes bem legais, o ritmo... Com a fama que ela tem por aqui, acho que ela concordaria comigo. hahaha Eu gostei muito! Quem quiser a letra e tradução das outras, só pedir! Eu estou muito chata aqui em casa de tanto cantar essas músicas. E o pior: descobri a Annett na sexta-feira, então só decorei o refrão e algumas outras frases perdidas. Sabe quando toca "Macarena" em festa (isso existe ainda, gente?), o povo fica todo feliz e saltitante, querendo muito cantar e enrola a música inteira, quando finalmente sai um "Heeeey Macarena!" em alto e bom som? Eu estou desse jeitinho! Se bem que estou escutando toda hora. Vou acabar decorando 2T*! O estilo dessas músicas me lembra muito as da Lily Allen!

Viu como tem música alemã que não parece briga? O mundo de vocês caiu agora, hein? Vocês estão chocados, que eu sei! Estou vendo daqui!

P.S.: Lilian e Isabel, obrigada por terem curtido da página do Schoschee no facebook! :)

*2T = dois tempos, rapidinho.

Beijos, queridos!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gente, pirem comigo: do dia 25 de janeiro até 10 de março quem estiver em Viena vai poder desfrutar da pista de gelo em frente à prefeitura (Rathaus). AMO eventos lá. Todos são super lindos e bem produzidos!

A pista terá uma área total de ~ apenas ~ 7 mil m². Está bom ou quer mais? Não é aquele quadradão de gelo não! O daqui inclui caminhos por dentro do parque da prefeitura. A pista estará aberta todos os dias das 9 às 22 horas e tocará músicas dos anos 80, 90 e até, como não poderia deixar de ser, valsa!

Para vocês terem uma ideia de como vai ser:

Ah, também terão seis pistas para jogar Eisstockbahn (aquele jogo de discos, sabem? Parece Bocha, só que no gelo).

Para nos aquecermos (já me sinto lá!), haverá lojinhas vendendo chá, ponche e comidas quentes - como tem nas feirinhas de natal! Encontrei um vídeo que mostra a pista no gelo da Rathaus! Caso queiram, cliquem aqui e vejam o vídeo! (Vocês também ficaram meio tontos ou eu sou muito fresca sensível?)

P.S.: Marianna, Luana e Danusa, muito obrigada por terem curtido a página do Schoschee no facebook! :)


Informações:
  • Na noite do dia 24 de janeiro, próxima quinta, a patinação no gelo será gratuita!
  • Site do evento: http://www.wienereistraum.com/
  • É normal os stands cobrarem uma taxa pela caneca/xícara. Geralmente custa uns 2 euros, mas pode variar de stand para stand. Esta taxa é devolvida assim que você levar a caneca de volta. Funciona assim: você quer tomar um chocolate quente que custa 3 euros, por exemplo. A taxa (Pfand) da xícara custa 2 euros. Você pagará 5 euros e quando terminar de beber o chocolate quente, é só devolver a xícara em qualquer stand do evento (não precisa ser no stand onde você comprou) e você receberá os 2 euros da taxa de volta (porque você devolveu a xícara).
  • Por algum motivo aleatório, o ticket da pista de gelo também cobra 2 euros de Pfand. (2 euros além do valor da entrada e do aluguel dos patins! Pfand é sempre taxa extra que será ressarcida com a devolução de algo).
  • Valor normal: 6,50 euros
  • Descontos:
    • Crianças (1999 - 2009): 5 euros;
    • Senhores (nascidos até 1954): 5 euros;
    • Família (2 adultos + 1 criança ou 1 adulto + 2 crianças): 15,50 euros e cada criança extra: 4,50 euros;
    • Último minuto (a partir de 21:30): 2,50 por pessoa;
    • Grupos (a partir de 10 pessoas): 5,50 euros por adulto e 4,50 euros por criança;
  • Aluguel do patins:
    • Adulto: 6,50 euros;
    • Criança: 4 euros;
    • Último minuto (a partir das 21:30): 3 euros por casal;

Beijos e bom final de semana, queridos!

,
terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Em dezembro levei minha irmã ao Vapiano. No primeiro post que escrevi sobre ele, o ambiente eu elogiei e a comida, nem tanto. Eu resolvi dar mais uma chance porque eles são mais famosos pela pizza (eu comi macarrão quando fui e não gostei) e queria que minha irmã conhecesse o local. Desta vez, pedi pizza e adorei! É um prato generoso e vem bem recheada! Detalhe: a daqui tem a massa fininha. Então, quem gostar da massa um pouco mais grossa, provavelmente não gostará das pizzas daqui. A que eu pedi foi a "Bruschetta" (tomate, alho, rúcula, parmesão e muçarela). Eu gostei muito! Também gostei porque o Vapiano não estava tão cheio, o atendimento foi melhor... Enfim, tudo colaborou! Agora tenho que ir uma terceira vez para me decidir se indico ou não. hahaha

Mudando um pouco de assunto, eu amo ver comerciais. Perdi um pouco disso quando me mudei para a Alemanha e Áustria porque... Sinceridade? As nossas são as melhores! São divertidas, inteligentes, eu amo! Aqui elas são bem... er... com gosto duvidoso. Quando é para ser engraçada, o humor é à la Zorra Total. Aí fica difícil, né? É claro que às vezes saem umas boas (tipo as da Zalando! Veja uma aqui e outra aqui!) e outras como esta:



Menininha: Gatinho, faça "miau"! Gatinho, faça "miau"!
- Mãe olha com um olhar preocupante -
Menininha: por favor, gatinho... Faça "miau"!
Cachorro: pflusch ("que saco" seria a tradução hahaha)
Menininha: Gatinho bonzinho! (é tipo o nosso: "Bom garoto!" quando o cachorro faz a coisa certa, sabe?)

- Expressão impagável da mãe -
Narrador: Nem todo mundo pode ter um filho perfeito, mas uma sala perfeita...
Preços dos móveis. Nome da loja.

Pergunta do ITA: e aí, minha gente? Engraçada ou de mau gosto?

Beijos, queridos!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vou começar com uma foto bombástica(?):

Quem olhar para essa latinha e não pensar: "Desculpe, senhor. Eu pedi coca e não sardinha..." ou não pensar que o trem de abrir veio quebrado, eu pago 10 reais.

Voltando ao post de hoje, só peço isso para vocês:




Para mim, é a melhor de todas!

Hatshepsut era filha de Tutmés I e se casou com o Tutmés II, seu meio irmão. Até aí, normal para a época, né? Agora é que vem o tchan: do casamento, veio uma filha e mulheres não podiam ser Faraós. "Tudo bem, vamos continuar tentando até vir um menino"- Eu diria que este foi o pensamento dela. O probleminha foi que o marido, Tutmés II, engravidou a outra esposa e nasceu um menino! Ou seja: ele governaria Egito. Ele seria o Faraó! Quando Tutmés II morreu, Hatshepsut inventou uma história dizendo que Amon-Ra, o Deus maior, era seu pai. Ela disse que em uma noite chuvosa Amon-Ra tomou forma do Tutmés I (o pai dela de verdade), engravidou a mãe dela e disse que a filha dos dois nasceria para governar o Egito. Por ela ser filha legítima do Deus maior, mesmo sendo mulher, ela deveria ser a próxima a governar o Egito. Ok, a história inventada por ela está linda, mas ela precisava de gente importante para confirmar isso e foi conversar com os sacerdotes. Estes tinham uma vida mansa por causa das doações que Hatshepsut fazia enquanto rainha. Então eles apoiaram a versão dela ser filha de Amon-Ra até porque eles pensavam que o Deus maior a castigaria pela mentira e o governo dela seria marcado por colheitas ruins e pragas.

Com a mentirinha feita e confirmada pelos sacerdotes, Hatshepsut não precisaria de muito para ter o apoio do povo. Dito e feito! Ela virou Faraó e ainda fez um templo só para ela. Ah, importante: o período em que ela esteve no poder (22 anos) foi de fartura para o Egito!

O Templo de Hatshepsut é maravilhoso! Algumas fotos:


Todo dia 22.12, o nascer do sol faz esta rampa acima parecer um tapete vermelho que guia até a entrada (não foi coincidência! O projeto do templo já foi feito pensando nisso! Não é fantástico?)




A pintura é a original!


Valor da entrada: 30 LE.

Gente, super importante dizer que o Templo de Hatshepsut, Vale dos Reis e Vale das Rainhas são três atrações turísticas diferentes! São bem próximas - de carro/ônibus -, mas cada um é em um lugar!

Este post será colacado no facebook do blog um pouco mais tarde do que o normal porque ele está agendado. Eu tenho um compromisso amanhã (sexta) cedinho e não sei que horas volto. Eu vou Sair pelo Mundo! Vamos juntos?!

Beijos, queridos!!

,
terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Neste primeiro post de 2013, decidi escrever um pouco mais sobre o Egito para vocês. É em Luxor onde está o famoso "Vale dos Reis". É uma pena que seja proibido fazer fotos por lá. As máquinas fotográficas devem ser deixadas na entrada - ou no ônibus, caso você vá com alguma empresa (aconselhável! Vários motivos aqui!).

O Vale dos Reis surgiu porque as pirâmides eram frequentemente saqueadas. Para impedir - ou minimizar - isso, os Faraós mandaram construir o Vale dos Reis em um local de difícil acesso com as tumbas escondidas. Somente os Reis e pessoas importantes (só os homens. As mulheres e filhas estão no Vale das Rainhas) seriam enterrados. Até hoje, 63 templos foram encontrados e com certeza o número não vai parar aí.

Os templos são desenhados por dentro para descrever a viagem do Faraó (e guiá-lo) para a vida eterna, onde ele se juntaria aos outros deuses. Em um deles, havia a pintura de uma deusa com o sol sendo engolido por ela, passando por todo seu corpo, até que ela ~ liberava ~ o sol, simbolizando, assim, as 24h do dia - a noite era o momento em que o sol estava sendo "digerido" pela deusa e enquanto o sol não era "comido", era dia. O desenho é fantástico! Para vocês terem uma ideia, vou colocar a imagem que eu encontrei neste site aqui!:

Não é a que eu vi lá no templo, mas dá para vocês terem uma ideia!

É também no Vale dos Reis que está a tumba do Tut-ankh-Amon (Tutancâmon). O templo dele tem 23m² e é o menor do Vale. Os outros têm uma média de 200 a 400 m² (algumas têm até 800m²!). O Tut-ankh-Amon é um dos Faraós mais conhecidos somente pela riqueza encontrada em seu templo (havia 6 mil objetos de ouro. Lembrando que só tinha 23m²! Imaginem o que deveria ter nas maiores que foram saqueadas!). Ele foi Faraó aos 9 anos e morreu aos 18, então não fez muito pelo Egito. Cada templo demorava uns 6, 7 anos para ser construído. A construção era iniciada com o Faraó ainda em vida.

Como eu disse antes, era proibido tirar foto. Então mostrarei agora uma foto do Vale dos Reis retirada do Wikipedia (nem dá pra ver direito...):

Quanto? A entrada custa 80 Libras Egípcias e você poderá visitar 3 (três) tumbas.

P.S.: Para visitar a do Tut-ankh-Amon, deve-se pagar extra!

Importante!!
Vejam esta foto:

Se vocês, por curiosidade, procurarem fotos do Vale dos Reis na internet e virem algo parecido com a foto acima, você vai deixar escapar uma risadinha e vai sair do site na mesma hora porque você vai ler sobre o local desta foto no próximo post do Schoschee, mas você já sabe que este aí em cima é o Templo de Hatshepsut e não o Vale dos Reis!

Só digo uma coisa: voltei apaixonada pelo Egito!

Beijos, queridos!

,