quinta-feira, 31 de maio de 2012

Todo mundo conhece aquela piadinha do "oi, me dá seu telefone...........para eu não ligar nem por engano!" e hoje o "Fica a dica" vai ser neste estilo: fica a dica.........para não se hospedar.

Schatz e eu estamos em um hotel aqui em Ainring. É famoso e todo mundo dizia que era super bom e sempre estava cheio, por isso, teríamos que reservar com antecedência. Fizemos isso e como o quarto superior era uns 15 euros a mais (no total) do que o quarto normal, optamos por ficar no superior.

O hotel é bem bonitinho por fora: estilo casa alemã mesmo. Se chama Hotel Schaider. Ele tem três estrelas e eu ainda não descobri o porquê. Tá, eu estou detonando o hotel, mas também tem coisa boa: o café da manhã é bom, tem uma piscina dentro do hotel e academia. O quarto é bem limpinho e confortável. Eu só não ficaria aqui de novo por alguns motivos: o quarto tem uma janela que ao mesmo tempo é uma porta que dá para a varandinha do quarto. Tirando isso, não tem luz nenhuma entrando no quarto. Estou até com medo de sair e a luz do sol machucar meus olhos (exagerei). Sim, gente, eu dei uma dramatizada: o único ponto negativo é a janela, que não existe e, para compensar, a porta - que dá para a varanda - é de vidro. O problema é que estamos hospedados no térreo, ou seja: quando vou deixar a cortina aberta? Me incomoda povo passar e olhar para dentro... Tudo bem que aqui até hoje nunca passou ninguém, mas fico tensa só por ter a possibilidade.

Mais uma coisa: a internet é a cabo e você tem que pedir a senha na recepção. Como não sabia, fui pedir o cabo. O senhor - imagino ser o dono do hotel - me entregou e falou que não era pra eu me esquecer de devolver porque todo mundo esquece e o hotel fica sem. Ele não falou isso como um Lord inglês. Ele falou isso como a imagem que temos de alemão mesmo: parecia que estava brigando. E aí voltei pro quarto e fui tentar me conectar e a primeira página pedia para inserir a senha que deveria ter sido pega na recepção. Lá fui eu de novo. Agora sim, tudo certo.

Agora estava aqui no quarto - a porta estava trancada - e o mesmo senhor abriu sem nem bater, sem nem ter certeza se o hóspede estava aqui ou não. Isso me tira do sério!

Ah, detalhe: eu acho que ele não escuta bem. Eu estava no computador quando escutei a trava da porta abrindo. Aí falei:

(enquanto ainda estava girando a chave): "hallooo!" - saindo florzinha, de tão meigo que eu falei.

(enquanto estava girando a segunda trava): "HAllo!" - mix de meiguice e desespero

(enquanto eu vi a porta se abrindo): "HAAAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO" (AVC de desespero)

Estou aqui escrevendo e neste tempo já dei 2 pulos e corri em direção da porta porque escutei barulho de chave do lado de fora. OHGOD!

Schatz está no trabalho e eu passo o dia inteiro sozinha e vocês acreditam que eu cheguei ao nível de sair do banho e eu mesma bater na porta do banheiro perguntando que nem doida: "tem alguém aí?" e só depois de esperar e ter certeza que não tinha ninguém no quarto, eu saí do banheiro. Depois eu até ri sozinha da minha situação.

Para um quarto superior de um hotel 3 estrelas, este daqui deixou a desejar.

Fotos do hotel aqui!. Eu sei que não é ruim, mas um quarto claro é primordial, sério. Ah, e ninguém entrando no quarto sem saber se o hóspede está dentro também. haha

"com que frequência você escuta barulho de chave na porta do seu quarto?"

,

Estou pensando seriamente em inventar uma TPM e colocar a culpa nela. Duas revoltas em dois posts seguidos é pancadão!

Mas a de hoje merece um post. Depois que entrei nessa onda de blog, eu amo ler blogs. Vou clicando, clicando e leio vários até ver que já passa de meia noite e me deito para dormir (tá, exagerei). Nestas andanças, vi um que parecia muito bacaninha. Li o último post que a menina escreveu e continuei clicando, mas o que ela falou não me saía da cabeça e corri pra cá. Pelo que eu entendi, ela dizia que não tinha saudades do Brasil e também não tinha orgulho de ser brasileira, porque ela não escolheu ter nascido no Brasil e poderia ter nascido em qualquer outro país. Já li isso em muitos blogs e convenhamos que não é muito difícil encontrar alguém com a mesma opinião. Estou longe de querer levantar polêmica, briga e afins, só quero expor minha opinião no meu blog. - Ainda bem que eu inventei a TPM no início do post, né? haha

Eu não serei hipócrita de falar que tenho saudades de morar no Brasil. Disso eu também não tenho e só por dois motivos: aqui eu não tenho medo da violência como tinha quando morava em Brasília (antes era tranquilo, mas ouvir que familiares foram assaltados na porta de casa, foram quase sequestrados e etc) me tiram o sono e me trazem um conflito: ao mesmo tempo que estou feliz por não me preocupar tanto com isso, acabo me preocupando pelos que eu amo e estão por lá. O outro motivo é que a vida aqui é muito mais justa. Uma vendedora (como eu fui) consegue com seu próprio salário pagar aluguel de um apê de 60m2 (não no centro, mas como eu moro em aldeia, acaba que é tudo perto), comprar coisas pessoais (claro que não dá para comprar uma Louis Vuitton por semana, PORFA), mas dá para viver tranquilo, o que não dá no Brasil.

Concordo que muitos brasileiros têm orgulho do país só quando estão no exterior, mas fico feliz por não ser uma dessas pessoas. Eu sei que temos nossos defeitos, como a Alemanha também tem e também descobrirei os defeitos da Áustria. Eu tenho saudade do sol, do suco de laranja feito na hora (aqui até em hotel e restaurantes é industrializado! Dá para fazer em casa, claro e já consegui encontrar em shopping, mas é difícil!), do feijão, do requeijão e do João. (BRINKS! Só pra finalizar com ão.)

Claro que eu não tenho o direito de dizer do que outra pessoa tem que sentir saudade, se tem que ter orgulho de onde veio ou sei lá mais o que. E nem quero ser "uma brasileira melhor" porque eu tenho saudade, sim, de algumas coisas do nosso país, mas nada tira o orgulho que tenho por ser brasileira. Como teria se tivesse nascido indiana, americana ou japonesa.

Com a mesma revolta que vejo os brasileiros que só amam o Brasil quando estão em outro país, eu vejo os brasileiros que esquecem a sua origem, morrem por um Green Card ou qualquer outra autorização de permanência no exterior. Será que essas pessoas também veem o lado negativo do país onde estão ou pior: veem, mas escondem e só ficam a falar mal do Brasil?

Minha adaptação na Alemanha não foi nada fácil e isso deve ter um motivo: Eu amo o Brasil (não só na Copa).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como disse ontem, estou em um hotel e hoje fui ao mercado para comprar duas águas. Minha revolta começou lá. Gente, como pode um país só tomar água com gás? Sei que já falei disso aqui no blog, mas hoje foi diferente: estou eu no setor onde tem garrafas (cerveja, refri, água, suco, tudo) e vi uma água de 1 litro. Com gás, ok. Continuo minha busca. Com gás, com gás, com gás. Continuo olhando e passo por uma escrito "medium". Não quero medium. Eu só queria uma sem!

Vejo uma escrito: "extra Still". Still significa silencioso, quieto, nessa direção. Uma água silenciosa, ou seja, sem gás, era exatamente o que eu estava procurando. ACHEI!

E aí eu leio essas lindas letrinhas no pé da montanha. Coloquei a foto bem grande para ter certeza que eu não estou ficando doida. Sabe o que significa sehr wenig Kohlensäure? Toma a bomba: com pouco gás. Não quero morrer do coração, mas na minha lógica, uma água EXTRA STILL deveria ter menos do que zero(?) de Kohlensäure. Eu estou que nem esta mulher (imagem tirada daqui):

Arrancando os cabelos fio por fio. E sem contar que eu sou mestre em chegar em um restaurante e pedir uma Mineralwasser e me arrepender depois. Nem preciso falar que aqui na Alemanha, a água mineral é tchananananaaaaannnnn: C?M G?S!!!

Final da novela: encontrei uma escrito Natürliches Mineralwasser STILL. Gigante, com círculo em volta e vermelho! Para não ter erro! Ufa. Saí do mercado aliviada e feliz...













E estaria até agora se não fosse por uma pequena coisinha: quando eu cheguei no hotel e abri a bendita, ela fez: "pfffffffffffffffffiiiiiiiiiiii" (usem a criatividade e vejam que é barulho de gás saindo).

Ok, Alemanha. DESISTO! Você venceu!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Antes de falar sobre a diferença entre missa no Brasil e na Alemanha, quero contar a novidade para vocês: Schatz e eu conseguimos o apê que a gente queria!! Estamos muito felizes e eu até chorei de emoção! Eu queria tanto este apê - quem lê meu blog sabe que eu só tenho falado disso – que às vezes fico pensando se vocês, queridos leitores, pensam que Schatz e eu vamos morar na casa do Brad Pitt com a parede do quarto autografada e uma foto minha e dele (leia-se: minha e do Brad Pitt e não minha com o Schatz. Desculpa, amor! Também te amo!) tomando conta das portas do armário. Pois bem, a casa é bem bonitinha, mas longe de ser de 300 bilhões de dólares. E, sem querer ser humilde, mas até entre uma mansão e nosso apê, eu escolheria nosso apê. Sabe quando você encontra uma roupa tão linda, mas tão linda, que você não quer mais nenhuma, só ela? Para os meninos agora: sabe quando você encontra um carro com 4756437534(?) cavalos, monstruoso de potente e você só quer se for aquele carro? Então, eu estava assim com o apê e saber que ele era nosso depois de passar por uma entrevista para conseguí-lo, me deixou realmente bastante feliz.

Ah, agora eu devo uma explicação por ter sumido por tanto tempo, né? Quarta viajamos para Viena para assinar o contrato, tivemos que dormir por lá – o que não estava nos planos porque quinta foi aniversário de Schatz e queríamos passar por aqui com nossos amigos, mas tivemos que dormir por lá porque na Áustria, quando assina o contrato do apartamento, tem um outro documento que precisa ser assinado pelo dono do apê e datado por ele também. A partir desta data – que era a quarta-feira dia 23/05 – começou a contar o prazo de 3 dias para que a gente se registrasse em Viena. Aqui na europa tem isso que eu acho bem engraçado: quem chegar em uma cidade, tem que se registrar na „prefeitura“ (Rathaus) como morador da cidade. Se você for sair, tem que voltar lá e pedir para cancelar o seu registro, porque você está saindo da cidade. Aí se você for para outra cidade, como é o nosso caso, temos que cancelar nosso registro em Ainring e fazer um novo em Viena, porque moraremos em Viena e não mais em Ainring. E isso meio que nos obrigou a dormir lá porque não poderíamos voltar até sexta – quando acabaria o prazo de três dias -, já que passamos a semana inteira esvaziando o apartamento de Ainring para fazermos nossa mudança no sábado. E deu tudo muito certinho, mas tive que sacrificar os posts no blog. Tive tempo nenhum! :(

Agora o apê daqui está completamente vazio e o de lá com quase todas nossas coisas (três malas ficaram) e como esta semana é a última de trabalho de Schatz, sexta-feira nos mudaremos para Viena e aí será definitivo. Enquanto isso, estamos hospedados em um hotel aqui da cidade. Como diz minha amiga Paola: „é bom ter vida de madame por uns dias, né?“ Terei que dar meu depoimento depois, porque acabei de chegar no hotel CRENTE que eu ia postar no blog e eis que me vejo escrevendo o post no Word porque não tem internet – na verdade tem a cabo, mas eu não estou achando o bendito. Hihi.

Eita que o post já está quilométrico e eu ainda nem postei sobre como é a missa aqui na Alemanha! Gente, a primeira diferença está no tempo de missa: no Brasil é uma hora (pra mais) e aqui são 40 minutos! A homilia é „the flash“!! Pá, pum! 5 minutinhos e pronto. Outra diferença é que aqui não há folheto na porta da Igreja, mas sim Bíblias para que cada um possa pegar – e devolver no final! - para acompanhar os cânticos e orações do dia.

Como você vai saber quais são as orações e os cânticos? Tem uma plaquinha na frente, perto do altar, com uns números. Estes números são os que você deve procurar na Bíblia. Ai, gente, eu não sou religiosa e me esqueci do nome desses números de Bíblia – versículos? Acertei ou piorei minha situação? - eu fui para agradecer mais um ano de vida – fui no final de semana do meu aniversário – e também, é claro, para agradecer MY PRECIOUUUUUUUS (leia como se fosse o Gollum do Senhor dos Anéis) que é, óbvio, nosso apezinho-guti-guti-do-meu-coração.

Uma coisa interessante daqui também é que quando você vai se registrar na cidade, você tem que falar qual a sua religião. Caso você se declare católico, você deve pagar imposto que é descontado da folha de pagamento para não ter risco de se esquecer. Além do imposto, você pagará pelo seu casamento, por enterro, por tudo. Para mim, se cobra imposto, deveria ser tudo incluso, mas não é assim. Ah, e ainda tem que dar aquela contribuição na hora da missa. Eu acho que aqui é muita contribuição, mas estou longe de querer fazer disso um assunto polêmico. Falar de Igreja sempre dá um bafafá, né?

Então é isso, queridos! Acho que falei todas as diferenças que eu observei.

Beijos e boa semana para vocês!

,
terça-feira, 22 de maio de 2012

Como vocês já sabem, Schatz e eu conseguimos nosso apê! Amanhã vamos para Viena assinar a papelada e espero que dê tudo certo. Digo que espero que dê tudo certo porque temos o pé no chão e sabemos que se o contrato não está assinado, não temos nada ainda. Não é sendo pessimista - até porque eu realmente acredito que a possibilidade de dar algo errado é remota -, mas pensar assim ajuda a dar um gás caso algo dê errado. Tem uma frase feita que diz algo parecido, não tem? "Quem não se ilude sei lá o que sei lá o que". Enfim, a ideia que eu queria passar vocês já pegaram, né? Próximo tópico(?).

Gente, vocês acham difícil prova do ITA? Encontrar um apartamento em Viena é pior. Jesus amadooooooo! Viena tem 9403548375309 milhões de anos, né? (O Wikipedia diz que ela foi fundada em 500 a.c. - "a.c" signifca Antes de Cristo, minha gente. Antes. De. Cristo. OHGOD!) Então tem muuuuuuuuuito prédio antigo. Eu acho super bonito se for qualquer um destes aqui, mas se for só o bagaço da laranja, como muitos dos que vimos, aí o bicho pega!

Eu tinha falado aqui no blog sobre os alugueis que temos que pagar como taxa do apartamento, né? Bom, em Viena é suuuuuuper caro. Pagaremos 5,5 alugueis como Kaution (isso significa que quando a gente for se mudar/sair do apartamento, a gente receberá esse valor de volta com correção. Mas até você sair do apê, o dinheiro fica lá. Você não pode mexer nele por nada no mundo! É garantia do dono do apê. Quando você for se mudar, terá uma vistoria. Se o apê tiver acabadão, você não vai receber a Kaution de volta) e mais 2 alugueis para o corretor. E o primeiro aluguel. É, o primeiro mês é pesado! Ah, tudo à vista! Se você pensa em se mudar pra Viena, já vai fazendo o pezinho de meia aí e eu falo como aconteceu comigo para vocês não terem surpresas depois!

O título do post é "Dicas - apartamento" e eu não dei nenhuma dica até agora, né? A dica que eu dou é uma pequena lista de sites para você procurar imóvel na Áustria (várias cidades). Tem um "porém": os sites são todos em alemão. Dito isso, lá vai:

  • Will haben
  • Bazar - este daqui é venda/aluguel direto com o dono do apê, então você já economizou na grana do corretor. Minha opinião: tudo bem que eu só tive duas semanas depois do casamento para encontrar um apê, ir visitar, gostar e assinar contrato, mas Schatz e eu tentamos encontrar algo neste site (Bazar) e vimos apartamentos lindos, mandamos e-mail (um eu mandei do meu e outro Schatz mandou do dele) e recebemos exatamente a mesma resposta (ele estava voltando para o país dele e teria que alugar o apartamento que ele ficava). Significa: o cara era trambiqueiro. Quem mora em dois apartamentos diferentes? Então, tem que tomar muito cuidado! Não tem mistério: se pedirem qualquer valor antes de fechar contrato, já abra o olho. No nosso caso, o cara falou que era inglês e que não estava na áustria, mas mandaria a chave por uma empresa especializada (a empresa existia mesmo) e aí poderíamos ver o apê. Quando fomos ver a empresa especializada, ela pedia o valor de 2 alugueis para retirar a chave. Quando a gente devolvesse a chave, a gente teria o valor pago de volta. Só suspeitamos do cara porque ele mandou o mesmo e-mail para nós dois.
  • Real3 - foi aqui que encontramos o nosso apê. Quem precisar, só mandar um e-mail e eu indico o corretor. Ele é demais!! UPDATE!! Encontramos nosso apê no site BAZAR! Lá não é site só para contratos entre particulares não! Encontramos um apê no site BAZAR que estava aos cuidados de um corretor do site Real3!
  • Der Standard
  • Immobilien

Ah, detalhe: o dono do apartamento liga fazendo entrevista. Não estranhem! Ele quer conhecer um pouco sobre o possível morador e você está concorrendo com outras pessoas! A que ele gostar mais, levará o apê. Conhecer um pouco, eu até acho certo. Mas perguntar se estou grávida, quanto recebemos mensalmente e afins, acho um pouco exagerado, mas aconteceu.

Então é isso, gente! Vou me preparar para a viagem amanhã e assim que voltar, mando notícias!

Beijocas!

,
domingo, 20 de maio de 2012

Não. A semana de aula teórica, 15 aulas práticas e quase mil reais gastos para tirar sua carteira de motorista no Brasil não valem nada aqui na Alemanha. Quem tiver carteira de motorista de algum outro país da europa, aí sim, é só validar. Se você tirou no Brasil, como eu, ficará livre de fazer as aulas, mas terá que fazer as duas provas - teórica e prática - e desembolsar quase mil euros (o valor do curso inteiro. Não há redução por você fazer só as provas. Temos que pagar o valor total do curso). A notícia boa: você pode fazer a prova em português (valeu aí, Portugal!). Outra notícia boa: para quem vem só como turista, você pode dirigir legalmente por até 6 meses. Depois do 6º mês que você deve ter uma carteira alemã para dirigir (e um visto para permanecer na Alemanha! Visto de turista é só por 3 meses, mas Brasil e Alemanha têm um acordo e brasileiros podem pedir prolongação do visto para mais 3 meses, totalizando 6 meses como turista).

Para quem for tirar carteira aqui, gente, cooperem com vocês mesmos: tirem no verão!! Tirar no inverno é pedir para ser reprovado. Por mais Ayrton Senna que você seja, nós, brasileiros, não somos acostumados com neve e dirigir com gelo na pista não é fácil não! Sim, aqui tem que fazer baliza. E este é o menor dos problemas: a prova prática aqui é violenta! Além de sair na rua, como acontece no Brasil, tem uma pista especial de treino onde o instrutor te coloca em situações de risco (como te fazer perder controle em uma curva, puxar o freio de mão para ver como você se sairia se o carro derrapasse...) e se você fizer tudo certinho, você tem sua carteira.

Eu não dirijo mal, de verdade. Mas entre a prova e o trem, até hoje minha escolha foi o trem. Tomara que vocês sejam mais corajosos que eu!

Ah, o interessante também é que desde os 17 anos os alemães podem dirigir por aqui. Bom, mais ou menos. Poder dirigir, até pode, mas somente ao lado de uma pessoa autorizada (pode ser mãe, tia, pai, avô, amigo, tanto faz). Isso é como se fosse uma "pré-auto escola". O alemão já vai se preparando desde os 17 anos e quando ele tiver 18, ele começa com as aulas práticas e teóricas. A cobaia (quem tem que ficar ao lado do alemão no período da "pré-auto escola") deve ser autorizada pelo "Detran" daqui e ela não pode ter nenhum ponto na carteira e tem que ter no mínimo x (muitos) anos de carteira. Assim que o "Detran" autorizar esta pessoa, digamos, a mãe do alemão, ele pode dirigir o quanto quiser a partir dos 17 anos, mas somente com a mãe - que no caso é a pessoa autorizada - ao lado. Não pode sozinho e nem com outra pessoa. Isso eu achei bem legal: os alemães não chegam tão "crus" para fazer a prova de auto escola. Pensando pelo outro lado, deve ser um terror!! Imagina dirigir no início - que já é traumático - com a mãe ao lado!! A minha, pelo menos, só por saber que eu estava com uma semana de carteira, se eu fosse ultrapassar um carro, ela se segurava no putaquepariu (quem não sabe o que é, só clicar aqui!), fechava os olhos e se duvidar só abriria depois que eu estacionasse e falasse: "Mãe, pode abrir os olhos. Chegamos". Agora estou me lembrando do dia que minha vó ia viajar e não tinha ninguém em casa para levá-la ao aeroporto. HAHAHAHA Fiquei com dó quando ela soube que a neta de 18 anos, com carteira há pouco menos de 1 mês teria que levá-la.

Vou aproveitar que estamos falando de carro e contar outra coisa para quem mora aqui na Alemanha e tem um carro (ou quer ter). Quando você comprar o carro, você pode cadastrar um período de uso!! Por exemplo: se você só quer usar o carro no verão, você pode cadastrá-lo - no "Detran" - e todo pagamento referente ao carro (imposto, seguro) será proporcional ao período cadastrado! Mas cuidado!! Não vai dar uma de espertão e cadastrar o uso de maio até agosto, por exemplo, só para pagar menos imposto e seguro e usar o carro nos outros meses não! A multa é gigantesca - você estará sem registro, se lembre! - e tem fiscalização! Se você não cadastrou o carro de setembro até abril, ele deve ficar este período na garagem!

Mudando um pouco de assunto, obrigada pelos parabéns na sexta e pela compreensão por não ter tido post novo! :) Meu dia foi super bacana: tive o melhor presente de aniversário do mundo! Querem saber? Schatz e eu conseguimos o apê que a gente queria!! Até chorei de felicidade. Eu curto tanto os nossos primeiros passos como casal! Ah, à noite fomos comemorar a notícia e meu aniversário no restaurante chinês aqui da cidade e foi super gostoso! À tarde, para eu não ficar sem um bolinho, Schatz e eu fizemos um bolo de chocolate com pedaços de chocolate (meia receita, para não pesar ~tanto~ na consciência) e cantamos parabéns para mim. Assim mesmo, só nós dois, em casa. Foi uma delícia!

Agora deixa eu ir almoçar porque Schatz está só me esperando!

Beijos, queridos!!

, , ,
sexta-feira, 18 de maio de 2012

Queridos, peço imensas desculpas por hoje não ter post. Sei que era dia e ainda mais depois de várias semanas sem postar direito por causa do casamento, mas hoje é meu aniversário! Além disso, ainda estamos procurando apê e adiantando a mudança (parece que não acaba nunca!).

Vocês me perdoam? Tentarei postar no final de semana para me redimir!

Espero que vocês tenham um dia tão bom quanto o meu! Sim, porque hoje nada me abala - só a saudade dos amigos e familiares no Brasil. No aniversário dá um apeeeeeeerto no coração por estar longe... Mas tudo bem, hoje vou ligar para todo mundo para "cobrar" meus parabéns. hahaha

Beijos, queridos!!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Queridos, como este será o último post sobre o meu casamento, queria compartilhar com vocês os presentes que entregamos aos padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas. Eu queria algo bem diferente e dediquei muito tempo pensando no melhor presente para eles!

No meu casamento, foram 5 padrinhos - escolhidos pelo Schatz e 5 madrinhas - escolhidas por mim. Na verdade, um dos padrinhos do Schatz eu "roubei", porque minha melhor amiga já namora há 500 anos e o namorado dela se tornou alguém muito importante para mim, então jamais deixaria de chamá-lo. Schatz sempre foi muito compreensivo e sabe do meu amor escancarado por este casal.

Então, nossos 10 melhores amigos mais do que mereciam um presente à altura. Para os meninos, entregamos um presente e para as meninas, três. Ai, gente! Eu sei que foi injusto, mas depois que eu contar o presente, vocês saberão o motivo pelo qual os meninos não receberam. Vamos parar de enrolação que até eu, que já sei o que é, estou ficando aflita lendo estes três parágrafos sem sequer uma dica do que seria o presente, imagina vocês! haha

Todos os 10 (5 madrinhas + 5 padrinhos) receberam uma máquina fotográfica descartável com 27 fotos (e com flash!). Pensei que seria uma lembrancinha legal, já que eles teriam como recordação a visão deles da festa, sabe? Para mim, mais personalizado que isso, impossível! As madrinhas receberam, além da câmera, uma caixinha linda com macarons, outra caixinha linda com um mini-vasinho, uma mini-pá de jardinagem, sementes de amor perfeito e um cartaozinho escrito: "Para que vocês também cultivem um amor perfeito!". Mesmo que minha letra seja horripilante, eu quis escrever o cartão porque eu me preocupei muito com que eles vissem o carinho com que fiz tudo. Como não poderia faltar, vamos para as fotos? Ah, é tirada pelo celular, então a qualidade não está boa. :(

Presente das madrinhas:

A caixa floral é a que está com o "kit-jardinagem-amor-perfeito", a caixinha menor (dos noivinhos) é a que está com os macarons e uma amiga publicitária personalizou a máquina. Relevem que a foto está torta. Aqui no pc ela está reta e sabe-se lá o porquê, aqui ela saiu torta!

Presente das daminhas:

Uma caixinha com lápis de cor, 3 desenhos para colorir com o tema casamento, doces e um sapinho que, ao colocar água, se transforma em um príncipe! A barra de chocolate das princesas recheada de M&M foi para minha prima-daminha de 5 anos. A minha outra daminha tem 9 anos e recebeu o mesmo presente, só troquei o chocolate das princesas por duas barras da Milka com recheio de Oreo(negresco).

O presente do pajem foi a mesma coisa, mas com o tema "carros". Ah, demos também um carrinho!

Cada um recebeu um cartaozinho escrito: "(nome da Daminha ou Pajem), agradecemos muito por você ter aceitado ser nossa daminha/pajem. Você é demais!"

No meu casamento não teve chuva de arroz! Troquei por "chuva" de bolhas de sabão. Sempre achei uma graça! Comprei este daqui:

Ah, aqui na Alemanha uma festa de casamento grande tem 40, 50 pessoas. Se eles não gostam de uma tia, por exemplo, eles não a convidam para o casamento - mesmo que ela seja a única da família que não seja convidada. A nossa festa foi pequena - para o Brasil - com 200 convidados e os alemães foram acolhidos tão bem, foi uma festa tão gostosa, que eles ficaram encantados!

Gente, quase me esqueci de falar sobre a música! Contratamos um trio que toca suuuuuuuuper bem que fizeram uma interpretação da música Under my umbrella para a entrada dos padrinhos e uma outra interpretação da música do Sítio do Pica-pau amarelo para a entrada das daminhas e pajens. Ficou perfeeeeeeeeeeeito! Quando eu digo interpretação, é porque eles fizeram a música se encaixar em um casamento, que tem que ser mais, sei lá, elegante (não encontrei nenhuma palavra melhor agora). Ficou muito, muito, muito legal!

Bom, queridos, então é isso! Boa semana para vocês!

Beijos!


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Oi, queridos!! As três semanas que eu tive no Brasil foram tão corridas, que não tive tempo nenhum para postar. É uma pena, mas sempre pensei no blog e tirei várias fotos dos preparativos do casamento e vou escrever sobre isso aqui para dar alguma ideia para vocês - vai que tem noivos lendo meu blog, né não? :)

Antes de começar com a overdose de post sobre casamento, vou falar sobre o voo de volta. Schatz e eu voltamos de São Paulo em um voo direto para Munique pela Lufthansa.

Pronto. Isso era o que eu tinha para falar do voo. Gente, o que foi a nossa volta? Uma maravilhaaaaaaaa!! Míseros mortais que somos, viajamos na classe econômica e estávamos em uma fileira para 4 pessoas. Quando o embarque foi encerrado, olhei pro lado e o que eu vi? Duas poltronas lindamente vazias! Me lembrei na hora dos meus tempos de brilhantina(oi?) quando eu tinha tamanho/idade para, em uma viagem de carro longa, deitar no colo da minha irmã e dormir o trajeto inteiro. Me senti na primeira classe, dormindo com as pernas esticadas! hahaha Sem contar que tinha wi-fi (paga) durante o voo. Sim, eu poderia usar a internet sobrevoando o Atlântico. É muito amor!! A televisão era individual e tinha tanto filme que eu ainda não tinha visto que eu juro para vocês que eu fiquei triste por serem "apenas" 11 horas de voo. Não sabia se me deitava nas poltronas vazias e dormia, se via TV, se comprava besteirinha no duty free com minhas milhas que iriam vencer (sim, pode comprar no avião com milhas! Tinha umas 7 mil que estavam vencendo e não queria perdê-las, então comprei um rímel da dior e um conjunto com 6 esmaltes da Artdeco - mas aí gastei 19 mil milhas. hihi) ou se navegava na internet. Sei que já dá para perceber, mas digo: o melhor voo que já peguei. Detalhe: já viajei antes pela Lufthansa e não tinha achado nada demais - além do maior espaço/conforto entre as cadeiras. Talvez eu tenha tido sorte desta vez!

Sobre o casamento, foi tudo perfeito! Eu nunca tive sonho de me casar de branco, na Igreja e lalala, mas gente, é muuuuuuito bom! Schatz e eu nos casamos no Garten Haus, um café colonial no Setor de Mansões do Lago Norte, em Brasília. No início eu estava meio nervosa porque como eu moro aqui na Alemanha, fechei tudo que nem doida e não fiz degustação. Eu confiei. Tá, minha mãe já tinha feito uma festa lá (faz mais de 10 anos) e a gente tinha adorado tudo, mas como fazia muito tempo, talvez a qualidade tivesse mudado, não sei. Fiquei insegura também porque fui degustar o vinho (chamado Trivento) e não tinha gostado de jeito nenhum!

Calma, gente. Deixa eu organizar meu pensamento aqui - estou no trem indo pra Viena (ainda não temos apê. Aquele não deu certo) - e estou pensando e escrevendo e não terei tempo para revisar, mas preciso fazer uma observação antes: no Garten Haus é quase tudo incluso no preço: buffet, bebidas (suco, vinho branco e tinto, cerveja bohemia, refrigerante normal e diet, água), docinhos (que você pode escolher entre duas famosas doceiras em Brasília - Maria Amélia ou Marina), garçons, decoração do lugar, o bouquet da noiva e um para a daminha, o DJ... Tem tudo, praticamente. E, como eu só tive 2 meses para preparar meu casamento, fazer lá seria uma mão na roda. Além de ficar na beira do Lago e ter uma vista MARAVILHOSA! É um lugar rústico bem bonito e com a decoração... Fica de tirar o fôlego!!

Falei com a dona que não tinha gostado do vinho e queria trocá-lo e, além disso, queria acrescentar espumante. Não tive problema nenhum em fazer isso. Gente, tudo o que a noiva ver, eles fazem. Eu disse que estava insegura, mas hoje eu indico para todo mundo o lugar! Foi tudo mais que perfeito!! O por-do-sol foi lindo, a decoração do jeito que eu queria, pedi para trocarem o bouquet da daminha por um bouquet de marshmallow e fizeram.

Ah, o buffet você pode escolher entre café colonial e jantar. Eu escolhi café colonial pelo horário (me casei 17h), mas fiquei com medo dos convidados sentirem falta de um jantar mesmo. Agora que o casamento passou, vi que meu medo era muito bobo! A comida estava DELICIOSA! Juro que até hoje recebo e-mails dizendo o quanto a festa foi boa! Vamos ver algumas fotos? :)

Antes de começar a cerimônia:

Durante a cerimônia:

E a lua do dia do casamento que foi a maior dos últimos 18 anos? Foi muito perfeito, gente!

Já na pista de dança:

Entrega das alianças (foto pelo celular! Depois coloco algumas fotos oficiais!):

Finalizo com uma foto do topo do bolo, porque estou chegando em Viena e tenho que me preparar para sair do trem. No próximo post escreverei sobre os presentes dos padrinhos (amaram!!), dos pajens e daminhas e o que os alemães acharam do casamento!

Como tenho 1,56m e Schatz tem 1,87m, tive a ideia de me fazer em cima de duas malas para ficar do tamanho dele e ganhar um beijinho! As malas, é claro, simbolizando nosso namoro - quase todo à distância - e nossa vida fora do Brasil depois de casados. Ah, nas minhas mãos eu tenho um dicionáro de alemão e Schatz tem um de português (ele é brasileiro, mas como ele fala desde pequeno alemão e português, às vezes ele escreve algumas palavras em português errado - mas com a lógica da língua alemã - e aí eu fiz esta brincadeira e coloquei ele com um dicionário de português nas mãos. Ficou muito fofo, né?

Se eu ficar mais no trem, povo me joga pela janela! Beijos, queridos!!

,